Tópico das Casas

Os 28% de imposto são uma barbaridade nisso toda a gente está de acordo. Mas não é o imposto que inflaciona o valor das rendas, o que inflaciona é o excesso de procura.

Mesmo que este ou outro qualquer outro governo erradicasse este imposto as rendas não iriam baixar. Quem disser o contrário está simplesmente a mentir.
Claro que não, nem entra nas contas de quem investe numa habitação para colocar no mercado de arrendamento... É só 28% do rendimento...

Temos de ver pelo valor do metro quadrado. Já agora, em que zona fica o empreendimento?

Nem tudo se resume ao preço por M2...
neste caso, o T4 é melhor, têm mais qualidade espacial que vai muito além de ter mais 1 divisão/quarto/suite.

Quem pode pagar e tendo em conta a realidade portuguesa em que um apartamento destes é para um número muito restrito de carteiras, não me parece que 1.2 ou 1.5 milhões seja aí que está a diferença.

Por isso percebo o que diz o SilverArrow sobre ser diferente este caso das famílias que tipicamente compram casa por 240/300k, apesar de ser os mesmos 25% de diferença.

É o mesmo que uma família de classe "média" comprar um carro de 24/30k€ a fazer um esforço financeiro enorme, sujeitando-se a isso por no mercado não haver mais barato, ao passo que a do "milhão" compra o carro de 120/150k € porque gosta e pode, e dificilmente vai fazer o mesmo esforço financeiro.

​​​​​​

Os 28% de imposto são uma barbaridade nisso toda a gente está de acordo. Mas não é o imposto que inflaciona o valor das rendas, o que inflaciona é o excesso de procura.

Mesmo que este ou outro qualquer outro governo erradicasse este imposto as rendas não baixariam. Quem disser o contrário está simplesmente a mentir.

Na prática, seria uma daquelas medidas como tantas outras que já vimos que o, neste caso, senhorio, ficaria com o valor dos 28%, não baixando nada, não se reflectindo nada nos preços. E nem tão pouco resolveria a falta de oferta.

Claro que não, nem entra nas contas de quem investe numa habitação para colocar no mercado de arrendamento... É só 28% do rendimento...

É melhor dizeres que estás a ser irónico. Realmente acham pouco o estado levar um terço da renda de uma casa sem fazer nada, mesmo assim não conseguem providenciar habitação social a quem precisa, assim é fácil ser cobrador de impostos sem dar nada em troca :sh)​​​​​​[8b]

Na prática, seria uma daquelas medidas como tantas outras que já vimos que o, neste caso, senhorio, ficaria com o valor dos 28%, não baixando nada, não se reflectindo nada nos preços. E nem tão pouco resolveria a falta de oferta.

Isto, sem tirar nem por.

É melhor dizeres que estás a ser irónico. Realmente acham pouco o estado levar um terço da renda de uma casa sem fazer nada, mesmo assim não conseguem providenciar habitação social a quem precisa, assim é fácil ser cobrador de impostos sem dar nada em troca :sh)​​​​​​[8b]
Eu até sugeria que aumentassem a percentagem, de acordo com o raciocínio vigente não causaria aumento das rendas, e assim o estado ficava com mais verba para essas coisas.

• Like
Reactions: DMA
Eu até sugeria que aumentassem a percentagem, de acordo com o raciocínio vigente não causaria aumento das rendas, e assim o estado ficava com mais verba para essas coisas.

Nos ultimos 5 anos o valor das rendas subiu 50%, quanto e que subiu o valor do imposto?

Eu digo-te, Zero.

Está a mentir pq? Quantos imóveis não estão fora do mercado devido a este imposto.

O que causa aumento de preços é o aumentado da procura mas tb a incapacidade de criar mais oferta.

Quem negar isto, está a mentir.

Os imóveis não estão fora do mercado por causa desse imposto. Seria uma tonteria. É melhor ganhar 72%, que em alguns casos com o englobamento pode ser menos. do que não ganahr nada. Há muitos imóveis fora do mercado por causa dos excessivos direitos dos inquilinos, principalmente dos caloteiros, e da morosidade nos despejos.

Desenho interessante!
casa dentro de uma casa, dentro de uma casa, etc

É um trocadilho, a cabana de "logs" (troncos) em papel logarítmico (isto, se alguém não estiver a ver: https://en.wikipedia.org/wiki/Graph_paper )
270px-Log_paper.svg.png

e misturado com uma fractal, tipo Sierpinski ou Hilbert. "Math nerds" ( cf. https://xkcd.com/356/ ) [:D]

Os imóveis não estão fora do mercado por causa desse imposto. Seria uma tonteria. É melhor ganhar 72%, que em alguns casos com o englobamento pode ser menos. do que não ganahr nada. Há muitos imóveis fora do mercado por causa dos excessivos direitos dos inquilinos, principalmente dos caloteiros, e da morosidade nos despejos.

Nem mais, ainda há "muita" gente com apartamentos, prédios e afins em cidades grandes, que vêm de familia, e que estão vazios, são pessoas de outra geração que tem ainda bons rendimentos, ou reformas, ou empresas, ou dinheiro de família e que não precisam desse rendimento extra (claro que bem gerido e aplicado podia ser uma grande mais valia). Mas são pessoas que não estão para o trabalho e chatice que dá.

Eu por exemplo, tinha uma avó com um micro apartamento T0 na terrinha, teve aquilo "alugado" dezenas de anos a uma pessoa amiga que pagava em dinheiro, essa pessoa morreu, a casa ficou vazia, ela já não tinha idade para gerir o arrendamento, e a família está toda longe para dar o acompanhamento devido. Ainda se tentou durante três ou quatro anos, correu bastante mal duas vezes... Gastava-se mais em deslocações, mudanças de fechadura e reparações que se tinham de fazer por inquilinos que fugiam e deixavam a casa estragada, do que em rendas... E já com tudo certinho nas finanças havia quem nem queria... Por isso... Ficou fechada, menos prejuízo.
Claro que a malvada nesta história era a minha avó, latifundiária com um T0 de 20m2 que alugava a 100€...

Arrendamento habitacional
​​
Já só levam 1/4 da renda da habitação, estão amigos. Contratos com período de renovação superior a anual não são para mim, mas eu também não sou adepto de jogos de sorte ou azar... Ha que seja, nada contra...

• Like
Na verdade o imposto não aumentou, mas a receita aumentou 50%... [;)]

Vocês não perceberam o meu post, óbvio que quanto maior a incidência maior a coleta.

Apenas quis demonstrar que existe uma relação entre o imposto a pagar e o valor da renda até determinado ponto, apartir dai é o mercado que manda. Repara que há mais de uma década que o imposto está nos 28% no entanto só nos últimos anos é que se tem verificado aumentos estratosfericos .

Arrendamento habitacional
​​

Ainda estou à espera da aplicação desse regime.
Segundo me disseram parece que a interpretação está a ser que esses "descontos" por mais anos apenas são aplicáveis a rendas acessíveis, com os limites máximos estipulados na lei, que rendas mais altas não têm qualquer tipo de desconto.

Mas como ainda não foi aplicado ainda ninguém sabe bem como vai ser...

• Like
Nem mais, ainda há "muita" gente com apartamentos, prédios e afins em cidades grandes, que vêm de familia, e que estão vazios, são pessoas de outra geração que tem ainda bons rendimentos, ou reformas, ou empresas, ou dinheiro de família e que não precisam desse rendimento extra (claro que bem gerido e aplicado podia ser uma grande mais valia). Mas são pessoas que não estão para o trabalho e chatice que dá.

Eu por exemplo, tinha uma avó com um micro apartamento T0 na terrinha, teve aquilo "alugado" dezenas de anos a uma pessoa amiga que pagava em dinheiro, essa pessoa morreu, a casa ficou vazia, ela já não tinha idade para gerir o arrendamento, e a família está toda longe para dar o acompanhamento devido. Ainda se tentou durante três ou quatro anos, correu bastante mal duas vezes... Gastava-se mais em deslocações, mudanças de fechadura e reparações que se tinham de fazer por inquilinos que fugiam e deixavam a casa estragada, do que em rendas... E já com tudo certinho nas finanças havia quem nem queria... Por isso... Ficou fechada, menos prejuízo.
Claro que a malvada nesta história era a minha avó, latifundiária com um T0 de 20m2 que alugava a 100€...

Há uns anos estive em trabalho num concelho alentejano que atualmente é dos que tem mais pressão imobiliária. Passei lá muitos meses e conheci muitos dos proprietários da zona de intervenção. Nem imaginas a quantidade de casas vazias numa das ruas principais daquela terra. A história era sempre semelhante. Tinham recebido de herança, mas tinham receio de alugar.

• Like
Já só levam 1/4 da renda da habitação, estão amigos. Contratos com período de renovação superior a anual não são para mim, mas eu também não sou adepto de jogos de sorte ou azar... Ha que seja, nada contra...

Contrato anual na realidade corresponde a um mínimo de 3 anos.

É uma pena não fazeres contratos mais longos, tinhas ai uma boa oportunidade de fazer caridade ao teu inquilino em pelo menos 10%.

Afinal aqui está!

Caso pratique uma renda mensal num novo contrato que exceda em 50% os limites aplicáveis ao Programa de Apoio ao Arrendamento, não haverá lugar à redução da taxa especial com base na duração (ainda que o contrato tenha um prazo superior a 5 anos), aplicando-se a taxa de 25%, aplicável à generalidade de rendimentos prediais decorrentes de contratos de arrendamento habitacional.

Em Lisboa:

T0 - 600 euros
T1 - 900 euros
T2 - 1.150 euros
T3 - 1.375 euros
T4 - 1.550 euros
T5 - 1.700 euros

Last edited:
Back