Tópico das Casas

Ainda estou à espera da aplicação desse regime.
Segundo me disseram parece que a interpretação está a ser que esses "descontos" por mais anos apenas são aplicáveis a rendas acessíveis, com os limites máximos estipulados na lei, que rendas mais altas não têm qualquer tipo de desconto.

Mas como ainda não foi aplicado ainda ninguém sabe bem como vai ser...

Já é aplicado desde 2019. Nos meus contratos (duração 10 anos) tenho pago 14% de IRS e agora baixará para 10%.

Contrato anual na realidade corresponde a um mínimo de 3 anos.

É uma pena não fazeres contratos mais longos, tinhas ai uma boa oportunidade de fazer caridade ao teu inquilino em pelo menos 10%.
Sim, existe ali uma alínea "marota", parafraseando o nosso futuro ex primeiro.

Mas para 3 anos, o sócio improdutivo continua a levar o mesmo. Assinar um contrato plurianual sujeito a ver o inquilino a rebentar a casa toda? Já o referi que não é para mim. Mas não somos todos iguais...

• Like
Reactions: DMA
não sei se faço mal colocar isto aqui

mas eu adoro casas rústicas, reconstruídas, mas rústicas, à moda antiga - paredes e o resto

lá em trás-os-montes nas aldeias, por exemplo no concelho de Bragança, as paredes eram de pedra lacadas de branco, os telhados de lousa....

adorava ter assim uma segunda casa, tipo isto em baixo

Last edited:
Não ouvi o Podcast, mas cuidado com estas ideias redondas. No japão há muitas casas abandonadas por falta de população. São "grátis" entre muitas aspas porque são casas de campo na sua maoria em ruinas, em zonas onde ninguém vive nem quer viver. O maior contributo para o alivio do mercado imobiliário no Japão são as baixas taxas de natalidade e pouquíssima imigração. A População do Japão está a cair há cerca de 15 anos.

Quais ideias redondas? Se ouvisses sabias que foram abordados os fatores que influenciam a oferta e os fatores que influenciam a procura.

Para quem não tem noção da realidade imobiliária do Japão (diria que 99% dos portugueses) é bastante interessante porque nos dá uma perspectiva de um pais onde está a acontecer o contrario do que acontece aqui, porque é que isso acontece e quais as consequências.

Sim, existe ali uma alínea "marota", parafraseando o nosso futuro ex primeiro.

Mas para 3 anos, o sócio improdutivo continua a levar o mesmo. Assinar um contrato plurianual sujeito a ver o inquilino a rebentar a casa toda? Já o referi que não é para mim. Mas não somos todos iguais...

Percebo o receio, o inquilino tipo ai da zona da reboleira e meio para o agreste. No teu lugar fazia o mesmo.

Alguém daqui entendido em caixilharia?

Isto é porreiro em termos de isolamento térmico e sobretudo acústico?

IMG_0053.jpg

Oscilobatentes em PVC da Cortizo.

Em qualquer zona do país, seja Reboleira ou Quarteira.

Pois, não sei, não percebo nada desse mercado.

Tenho um amigo que aluga nessa zona do algarve e segundo ele só aluga a reformados do norte da Europa cheios de guita. Diz que não dão problemas, pagam a tempo e a horas e por valores muito acima da média.

Quem me dera...

Pois, não sei, não percebo nada desse mercado.

Tenho um amigo que aluga nessa zona do algarve e segundo ele só aluga a reformados do norte da Europa cheios de guita. Diz que não dão problemas, pagam a tempo e a horas e por valores muito acima da média.

Quem me dera...
Já ouvi falar. Arrenda em Quarteira e diz-lhes que é Vilamoura...

• Like
Reactions: FZX
https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Triângulo_Dourado_(Algarve)

Three-Pointsof-Algarve-Triangle.png

Last edited:
Alguém daqui entendido em caixilharia?

Isto é porreiro em termos de isolamento térmico e sobretudo acústico?

Oscilobatentes em PVC da Cortizo.
Na DOP deves ter o desempenho acústico do vidro. Podes pedir a do vão completo.

O vidro interior e exterior não deveriam ser da mesma espessura.

Back