Tópico das Casas

Mas há dois dias apareceu-me no Instagram uma publicidade a um T4 Duplex num prédio novo. XPTO preço a condizer.
E depois no video de apresentação aparece isto... A Sala e a varanda da Sala...

WhatsApp Image 2024-02-19 at 10.41.56.jpg

Antes demais, parabéns!
Fizeste um bom negócio, e neste ano que passou, entre a casa estar em obras e pronta, já valorizou. Claro que esse teu vizinho está maluco... Mas cada um pede o que quer.

Já agora queres contar um pouco mais do processo? Sei que nessa zona há pelo menos um prédio que está com problemas de licença de habitação, mas os outros tem corrido bem.
Tu quando compraste já a obra ia a meio não? Tiveste liberdade para mudar alguma coisa na casa? Os contactos com o promotor foram bons? Sabes quanto tempo demorou desde o 1º dia de obra ao dia que ficou e acabado e depois até à licença e escritura?
Eu como ando a ver em planta e estou a acompanhar mais de 10 construções diferentes, noto que há muito pouca informação sobre todo o processo, os problemas, as vantagens e as desvantagens.
Mais para a frente quero ver se faço um calendário do que outros podem esperar.

Obrigado!

Se voltares aos meus posts de Fevereiro de 2021, conto lá o processo. Basicamente comprei em planta e não havia ainda nada, nem escavações sequer

O projecto Altear do promotor Solyd, tem um fundo americano por detrás (Oaktree Capital) com uns valentes biliões. A cargo deles têm 10 empreendimentos aqui no alto do Lumiar e não tem havido grandes atrasos, a média é 2 anos construção mais 4 meses licença de habitação.

Existe outro projecto de outro promotor na zona (Hera Residences) mas as fundações estiveram 10/15 anos expostas e paradas, era um projecto antigo e está a dar barraca na altura de obter licenças de habitação. No lote 1 do Hera as LU demoraram 1 ano e depois os certificados energéticos vieram como B-

Não tive a liberdade para mudar nada na fração, nem mesmo acenando com um maço de notas… alterações só as podes fazer depois da escrituras (és capaz de mudar uma ou outra coisa mas é excepção à regra).

De resto, o nosso construtor é a Mota Engil, o mesmo pessoal que andou a fazer o Infinity em Sete Rios… os próprios confidenciam que as frações são muito semelhantes, os materiais e mão de obra usados são basicamente os mesmos, a maior diferença lá é que as zonas comuns são mesmo de luxo.

Obrigado!

Se voltares aos meus posts de Fevereiro de 2021, conto lá o processo. Basicamente comprei em planta e não havia ainda nada, nem escavações sequer

O projecto Altear do promotor Solyd, tem um fundo americano por detrás (Oaktree Capital) com uns valentes biliões. A cargo deles têm 10 empreendimentos aqui no alto do Lumiar e não tem havido grandes atrasos, a média é 2 anos construção mais 4 meses licença de habitação.

Existe outro projecto de outro promotor na zona (Hera Residences) mas as fundações estiveram 10/15 anos expostas e paradas, era um projecto antigo e está a dar barraca na altura de obter licenças de habitação. No lote 1 do Hera as LU demoraram 1 ano e depois os certificados energéticos vieram como B-

Não tive a liberdade para mudar nada na fração, nem mesmo acenando com um maço de notas… alterações só as podes fazer depois da escrituras (és capaz de mudar uma ou outra coisa mas é excepção à regra).

De resto, o nosso construtor é a Mota Engil, o mesmo pessoal que andou a fazer o Infinity em Sete Rios… os próprios confidenciam que as frações são muito semelhantes, os materiais e mão de obra usados são basicamente os mesmos, a maior diferença lá é que as zonas comuns são mesmo de luxo.

Obrigado. É mesmo esse tipo de feedback que as vezes falta.

Mas cada caso é um caso, eu acompanho empreendimentos em Lisboa há alguns anos e uns entre a promoção e as reservas e o começo da obra, já passaram 2/3 anos... Outros não a obra começou mais depressa.
Por norma há sempre uma ideia de 24m de obra que é exequível, poderá haver 1/2 meses de atraso. As LU é que se estiver tudo certinho é fácil, se houver algum problema... Ui podem demorar imenso.

Tenho um amigo que comprou uma casa em Planta em Oeiras e anda-me sempre a querer assustar, porque ainda não tem a casa, mas já está quase. Mas a obra nem demorou muito, mas ai está, entre ele comprar e a obra começar... Foram quase 1 ano e meio perdido. Por isso é que agora parece muito tempo. :sh)

Pelo que percebi a ideia é fugir antes de as pagar [:D][:D].... mas com 300k de mais valias tb não vai longe nas Caraibas...

Olha outra baratinha [:)][:)][:)]

Gente louca.... ​

Sim fugir antes de entregar a parte ao sócio invisível 😂😂 como só tenho CH de 130k ainda dava para levar meio milhão para as Caraíbas 😂

Obrigado. É mesmo esse tipo de feedback que as vezes falta.

Mas cada caso é um caso, eu acompanho empreendimentos em Lisboa há alguns anos e uns entre a promoção e as reservas e o começo da obra, já passaram 2/3 anos... Outros não a obra começou mais depressa.
Por norma há sempre uma ideia de 24m de obra que é exequível, poderá haver 1/2 meses de atraso. As LU é que se estiver tudo certinho é fácil, se houver algum problema... Ui podem demorar imenso.

Tenho um amigo que comprou uma casa em Planta em Oeiras e anda-me sempre a querer assustar, porque ainda não tem a casa, mas já está quase. Mas a obra nem demorou muito, mas ai está, entre ele comprar e a obra começar... Foram quase 1 ano e meio perdido. Por isso é que agora parece muito tempo. :sh)

Isso vai depender sempre de promotor para promotor… este já tinha um historial grande de entrega e como era com a maior construtora do país acabei por ficar um pouco mais descansado do que com o Zé da esquina…

Agora ir para promotores e construtores sem qualquer tipo de historial tbm não tinha arriscado 🥲

Andei a ver casas em Lisboa recentemente e questiono-me como é os ar condicionados nas paredes ainda são tão comuns, principalmente em casas acima de meio milhão.

Pisos radiantes, ventiloconvectores embutidos,... há tantas soluções que esteticamente funcionam tão melhor.

Limitações de custo ou optimização de volumes?

É o que há, vende-se que nem pães quentes para que esforçar mais? 😅

A mim tbm me faz imensa impressão que o infinity com frações ao dobro do preço da minha continue a ter o AC na varanda 😳

É o que há, vende-se que nem pães quentes para que esforçar mais? 😅

A mim tbm me faz imensa impressão que o infinity com frações ao dobro do preço da minha continue a ter o AC na varanda 😳

Segundo sei, a questão do AC foi um "erro/problema" que nunca deveria ter acontecido num prédio daqueles.
Mas ai está, aconteceu. [:D]

Também depende do uso que se dá às coberturas e à maneira que se fazem as varandas, mas ainda é muito comum (ainda mais agora) ter o AC na varanda, costuma é estar oculto numa zona técnica.

O Infiniti vale pelas zonas comuns, que são os melhores que eu vi no país, porque do resto deixa muito a desejar. As piscinas, o spa e o ginásio são dignos de um hotel de 5 estrelas.

Os apartamentos são pequenos e os acabamentos e equipamentos são "banais".

O Infiniti vale pelas zonas comuns, que são os melhores que eu vi no país, porque do resto deixa muito a desejar. As piscinas, o spa e o ginásio são dignos de um hotel de 5 estrelas.

Os apartamentos são pequenos e os acabamentos e equipamentos são "banais".

Eu não visitei e vi só algumas fotos. (curiosamente há muito poucas fotos do interior, e muito menos das casas. Talvez por privacidade dos espaços)
E sim do pouco que se vê, os espaços comuns são de topo. As casas parecem simples, sem nenhum devaneio em termos de materiais, o que até é comum em algo tão grande e com tantas fracções.
Mas pelo pouco que vi não me parece "banal" há alguns detalhes melhores.

O problema é que já começas a ter casas de 500/600 mesmo sem qualquer tipo de qualidade. [s)]

Olá!

Eu trabalho remoto, com a ocasional ida ao Saldanha para eventos da empresa.
A minha senhora trabalha em Linda-A-Velha.

Queremos comprar um T2/T3, de preferência com garagem, porque queremos manter um carro clássico lá, mas não é um requisito do qual não possamos abdicar.

Onde recomendam arranjar casa? Queríamos combinar o conforto/idade da casa com a distancia ao trabalho dela, sabendo nós que não conseguimos comprar muito perto do local de trabalho dela.

O orçamento seria no MÁXIMO dos MÁXIMOS 300k, mas idealmente mais para os 260-270k

Olá!

Queremos comprar um T2/T3, de preferência com garagem, porque queremos manter um carro clássico lá, mas não é um requisito do qual não possamos abdicar.

Onde recomendam arranjar casa? Queríamos combinar o conforto/idade da casa com a distancia ao trabalho dela, sabendo nós que não conseguimos comprar muito perto do local de trabalho dela.

O orçamento seria no MÁXIMO dos MÁXIMOS 300k, mas idealmente mais para os 260-270k

Tens T2 por esse preço dos anos 80 às portas de Lisboa, por exemplo Alfornelos ou Pontinha.

Pouco, mesmo muito pouco. E muito velho. E a minha senhora prefere algo mais recente e mais longe

Então tens de ir abrindo o raio e ver o que aparece.
E decidirem se querem algo mais barato e velho para renovar. Ou algo mais recente que n precise de obras.

Se ela trabalhasse do outro lado da cidade, diria claramente para verem o Montijo.

Assim é ingrato, duvido que consigas sair dos Massamás e Agualvas da vida.

Se bem que Agualva até tem uns prédios porreiros agora, que conheço particularmente bem porque tenho lá uns conhecidos que compraram casa - Jardins da Anta.

Tirando a zona, o condomínio até é engraçado.

Se ela trabalhasse do outro lado da cidade, diria claramente para verem o Montijo.

Assim é ingrato, duvido que consigas sair dos Massamás e Agualvas da vida.

Se bem que Agualva até tem uns prédios porreiros agora, que conheço particularmente bem porque tenho lá uns conhecidos que compraram casa - Jardins da Anta.

Tirando a zona, o condomínio até é engraçado.

A zona da Anta também é porreira. A minha madrasta viveu lá grande parte da vida. A minha família vive na quinta das flores. O meu problema com a Anta é que não tem comboio "perto", e o que tem é no Cacém.

No entanto, é um tradeoff entre o comboio e garagem, pois por 260k há T2 em Massamá Norte, também "longe" da estação, mas sem garagem

A zona da Anta também é porreira. A minha madrasta viveu lá grande parte da vida. A minha família vive na quinta das flores. O meu problema com a Anta é que não tem comboio "perto", e o que tem é no Cacém.

No entanto, é um tradeoff entre o comboio e garagem, pois por 260k há T2 em Massamá Norte, também "longe" da estação, mas sem garagem

Com esse orçamento não é preciso ir para tão longe. Aliás por 300k já encontra T2 em Benfica embora pequenos e antigos.

Eu não visitei e vi só algumas fotos. (curiosamente há muito poucas fotos do interior, e muito menos das casas. Talvez por privacidade dos espaços)
E sim do pouco que se vê, os espaços comuns são de topo. As casas parecem simples, sem nenhum devaneio em termos de materiais, o que até é comum em algo tão grande e com tantas fracções.
Mas pelo pouco que vi não me parece "banal" há alguns detalhes melhores.

O problema é que já começas a ter casas de 500/600 mesmo sem qualquer tipo de qualidade. [s)]

Eu tenho lá uma casa a venda, ainda não fechei negócio mas está para breve. Como eu disse, em termos de áreas comuns arrisco a dizer que é melhor edifício que em Portugal, o ginásio para além de ser espaçoso está bem equipado com máquinas da technogym. O Spa/piscina interior está a altura dos melhores hotéis e a piscina no topo tem uma vista brutal. Quanto aos apartamentos, na generalidade são pequenas, como a maioria das novas construções e a cozinhas para além de não ter os melhores equipamentos são pequenas. O valor condomínio é a doer 🤣

Olá!

Não ando muito a par dos preços hoje em dia mas... Com 300k não se consegue comprar um T2 com garagem em Carnaxide?

Back