Tópico dos carros eléctricos

Fico estupefacto.

Tu és bom a ficar estupefacto, já a dizer alguma coisa de jeito ficas muito aquém ... Estou a espera que o deus do ring diga o tempo do i4, já que se for eu a dizer vens para aqui cantar de galo, ao menos responde. Ou és só corretor?

Tu és bom a ficar estupefacto, já a dizer alguma coisa de jeito ficas muito aquém ... Estou a espera que o deus do ring diga o tempo do i4, já que se for eu a dizer vens para aqui cantar de galo, ao menos responde. Ou és só corretor?

Nao percebe e continua a martelar.

Por favor continua 🙏

WW-S3-12-2023.png

Eu sei que esta imagem já passou aqui duas vezes.

Mas da imagem dá para tirar várias ilações.

Que o carro elétrico parece o futuro.

Que a revolução acontece devagar e está a perder velocidade sem mais produto a outras preços.

Que existem muitos novos players grandes na área, maioria chineses.

Que existem grupos europeus a não vender tão mal como se apregoa por aqui.

Os japoneses ainda estão à espera de algo.

A Tesla é a mais bem posicionada.

Arriscou primeiro, foi levada ao colo durante muitos anos até chegar a ter um bom produto para massas e para ser rentável.

Pois, pq não compraste a tempo.
É o que dá achar é nos fóruns que se aprende alguma coisa sobre engenharia.

Não é por acaso que as acções da Tesla valem tanto que quase todos os OEM juntos.
Não é por acaso que é a única que consegue obter uma boa % de lucro com EV.

Uma dica, a Tesla é o início OEM com silício, único com tech. 4nano, único full design and manuf. Circuit boards etc

Eu não quero nem preciso aprender de engenharia, não é a minha área, e também não quero ouvir empregados do musk a dizer quão melhor é a tesla em relação a tudo o resto.

Como já disse, eu só falo do que vou lendo. Na teoria é tudo muito bom, na prática não é bem assim, basta ir aos grupos de utilizadores TESLA.

Em relação ao resto que escreveste, estás com isso a desmentir que as ações da tesla são das mais overvalued que existem? :sh)

Nao percebe e continua a martelar.

Por favor continua 🙏

Ya, és bom Ratcher, mas se não és bom a dar informação nenhuma, escusas de vir corrigir, vai pra casa de banho rir... Ao menos os mortos um gajo faz lhes uma estátua ficam todos contentes... A ti tenho de te gramar.

O i4 é tão bom que tem de ir em modo domingo para chegar ao fim da pista.
Não faz porque os travões não aguentam, nem com upgrade, porque o carro pesa 2ton e tal e é um mono.

​​​​​

Tou a espera de BMW's i4 com 300/400/500mil km e já agora do tempo no ring?

i4 começou a ser vendido em 12/2021, será difícil alguém ter conseguido fazer essa quantidade de kms.

Em relação aos tempos no ring de sedans familaires elétricos, acredita que esses só interessam a quem nunca vai andar com um sedan familiar elétrico no ring...

Ya, és bom Ratcher, mas se não és bom a dar informação nenhuma, escusas de vir corrigir, vai pra casa de banho rir... Ao menos os mortos um gajo faz lhes uma estátua ficam todos contentes... A ti tenho de te gramar.

Não faz porque os travões não aguentam, nem com upgrade, porque o carro pesa 2ton e tal e é um mono.

​​​​​

Finalmente concordamos, é um mono. Mas no genero de carro, dos monos melhorzinhos.

​​​​​

Toma, faz alguma coisa útil:
https://www.tesla.com/ownersmanual/model3/en_us/GUID-65384C1F-86F2-44E8-A8BC-8A12E7E00A40.html

i4 começou a ser vendido em 12/2021, será difícil alguém ter conseguido fazer essa quantidade de kms.

Em relação aos tempos no ring de sedans familaires elétricos, acredita que esses só interessam a quem nunca vai andar com um sedan familiar elétrico no ring...

... Estás aí a mandar te aos arames pelo saudosismo europeu e depois vais dizer que queres um Volvo ex30... Tão a Volvo é chinesa e esse modelo é uma plataforma dos chinos... Admiro a tua coerência

... Estás aí a mandar te aos arames pelo saudosismo europeu e depois vais dizer que queres um Volvo ex30... Tão a Volvo é chinesa e esse modelo é uma plataforma dos chinos... Admiro a tua coerência

Até me dava ao trabalho de explicar mas cansei [:cool:]

Independentemente do post ter levado a situação demasiado ao extremo a meu ver…

De forma pragmática, é perfeitamente legítimo alguém querer suprir as suas necessidades ao preço mais baixo possível (O preço de reserva das pessoas não é igual para o mesmo bem).

O que é que a indústria automóvel europeia tem a mais que as outras indústrias?

Onde estavam todas estas preocupações com:
deslocalização de têxteis para china
deslocalização da industria nacional para o leste da Europa (e da Europa para a China)
destruição de frota pesqueira…

A globalização trouxe perda de empregos, nos “perdedores”

A nível local, também tivemos o setor da construção a rebentar há 2 décadas atrás, o comércio de rua sofrer com shoppings etc..

Voltando à indústria automóvel:
Quem quiser e puder que vote com a carteira, que é o único voto que conta.

Os construtores europeus também moveram produção, empregos e know-how para a China.

Os construtores europeus também aproveitaram vários anos de preços subsidiados pelos estados Europeus nos seus VE para vender corsas e 208s a 40000€.

disclaimer: compraria um carro chinês MG4 se tivesse orçamento mais limitado. E o que é ridículo é que mesmo com uma tarifa de 20% no preço atual de 28k continuaria com um preço competitivo face aos EVs atuais.

É isto mesmo.

Eu também tentava sempre comprar marcas de roupa nacionais, depois começaram a ser feitas no Bangladesh ou Vietname ou a terem etiquetas Made in P.R.C, Designed in Portugal.

Equipamentos electrónicos de marcas japonesas, Made in China. Caixa do computador, fabricante sueco, diz em letras garrafais por baixo Made in China. Portátil Made in China.

Telemóvel, uns ainda diziam Assembled in Korea, Made in China.

Passou tudo para a China mas a preços europeus, colocaram know-how e mostraram-lhes como fazer a preços baixos enquanto continuaram a vender ao consumidor ao mesmo preço. Agora eles têm o know-how de fabrico, têm a matéria prima, vêm buscar alguns experts a outros locais e lançam os seus produtos com a mesma qualidade (ou até melhor) a um preço mais acessível.

O portátil já é de marca chinesa, o telemóvel também e o próximo carro provavelmente também o vai ser.

Já deviam ter aprendido quando foi o COVID. Parece-me que a Renault é a única marca que tem esta preocupação actualmente, pelo menos fizeram questão na apresentação do R5 de indicar que quase todos os componentes do carro eram produzidos localmente. Mas os chineses também já cá andam a abrir fábricas...

É isto mesmo.

Eu também tentava sempre comprar marcas de roupa nacionais, depois começaram a ser feitas no Bangladesh ou Vietname ou a terem etiquetas Made in P.R.C, Designed in Portugal.

Equipamentos electrónicos de marcas japonesas, Made in China. Caixa do computador, fabricante sueco, diz em letras garrafais por baixo Made in China. Portátil Made in China.

Passou tudo para a China mas a preços europeus, colocaram know-how e mostraram-lhes como fazer a preços baixos enquanto continuaram a vender ao consumidor ao mesmo preço. Agora eles têm o know-how de fabrico, têm a matéria prima, vêm buscar alguns experts a outros locais e lançam os seus produtos com a mesma qualidade (ou até melhor) a um preço mais acessível.

O portátil já é de marca chinesa, o telemóvel também e o próximo carro provavelmente também o vai ser.

Já deviam ter aprendido quando foi o COVID. Parece-me que a Renault é a única marca que tem esta preocupação actualmente, pelo menos fizeram questão na apresentação do R5 de indicar que quase todos os componentes do carro eram produzidos localmente. Mas os chineses também já cá andam a abrir fábricas...

Sim o ganancia pegou e deu um ajeito floral a uma coisa simples que é... O que representa a tua escolha no meio do globais de vendas? Pouco mais de nada... és apenas menos um Tesla nos 500 que eles venderam este mês... Vais comprar carro e influenciar a tua decisão por fatores de economia de países e empresas privadas, grande aspiração a mudar o mundo!!!
Muito antes de comprar Tesla também já tinha gasto o dinheiro num Ford, bem vistas as coisas já é a segunda vez que o lucro vai para os EUA, e nunca me senti culpado.

A Europa vai copiar dos estados unidos, acaba por restringir a venda a produtos montados em fábricas europeias. Com uma grande abertura a peças que venham da China ainda, porque não há alternativa... São essas políticas que influenciam a competitividade dos outros produtos na nossa economia. As nossas escolhas, são o que são...

​​​​​​

É isto mesmo.

Não vamos comparar, se houver um boicote à China por algum motivo e colocarem sanções às importações. Telemóvel, portátil, etc continuo a usar, quando avariar e não houver peças paciência, compro outro. Agora um carro?

Basta ver o que aconteceu na Rússia, imensos carros de marcas europeias sem peças, eventualmente conseguem encomendar de outros países aliados mas com custos e tempos de entrega maiores.

Marcas europeias com fabrico na China facilmente realocam as fábricas para outro país, tal como fizeram na Rússia.

Esse ciclo de vida tem por base quantos anos de utilização? Levou em linha de conta o desmantelamento/reciclagem do veículo?

Não considerámos anos, mas sim vida útil da bateria, para vários tipos de químicas.

O desmantelamento e reciclagem foram considerados. Senão não era análise de ciclo de vida :)

Não vamos comparar, se houver um boicote à China por algum motivo e colocarem sanções às importações. Telemóvel, portátil, etc continuo a usar, quando avariar e não houver peças paciência, compro outro. Agora um carro?

Basta ver o que aconteceu na Rússia, imensos carros de marcas europeias sem peças, eventualmente conseguem encomendar de outros países aliados mas com custos e tempos de entrega maiores.

Marcas europeias com fabrico na China facilmente realocam as fábricas para outro país, tal como fizeram na Rússia.

Carro é igual, quando avariar compro outro. Num cenário desses teria de ser a carburador porque com um boicote desses à China não estou a ver onde ias buscar componentes eletrônicos para fazer o que quer que fosse...

Mas alguem se chateia com a China? Umas ameaças aqui e ali... Mas precisamos muito deles!

Primeiro ensaio da Largus ao Scénic de 87 kWh de bateria. Sem teste padronizado de autonomia mas registaram um consumo de 20.2kWh/100km. Considerando a capacidade de bateria dá uma autonomia real de 430km. Quase mais 50km do que tenho no iX3 (também ando por volta desses consumos nos 35000km que já fizemos com o carro).

É de louvar o feito da Renault de conseguir ter um modelo com uma bateria tão grande e ainda bem abaixo das 2t.
Cerca de 200-300kgs a menos que a concorrência!
Infelizmente não tem reflexo proporcional no consumo, talvez a aerodinâmica não seja nada de especial...

Last edited:
Carro é igual, quando avariar compro outro. Num cenário desses teria de ser a carburador porque com um boicote desses à China não estou a ver onde ias buscar componentes eletrônicos para fazer o que quer que fosse...

Mas alguem se chateia com a China? Umas ameaças aqui e ali... Mas precisamos muito deles!
Trocas de carro com essa facilidade?

Precisamos deles, mas não temos de ficar dependentes deles

Back