Habemus fumo branco @LinoMarques

Foram grandes histórias... É bom recordar e seguir em frente para os automóveis atuais.
Aliás confesso que se não tivesse um carro dessa altura se calhar andava feito maluco à procura no OLX, como guardei o carro que faz sentido para mim, posso dizer que é um grande erro guardar, não me dá vontade nenhuma pegar no carro, nem uso para nada. É um mero investimento para venda futura.

Neste momento não há nada mais prazeroso que conduzir o VE.
​​​​​​

Man, pede lá pa cancelar a tua conta [:p]

Já não há users como o PauloFVF [:D]

brincadeirinha

Se eu tivesse garagem e soubesse fazer manutenção eu dizia-te o que fazia ao carro de 2021 [:D] apesar de gostar mt dele.
Na verdade acho que o mantinha e comprava outra reliquia, quero o meu W124 !!!!!

Só fico naquela de segurança passiva mas azarito.

Man, pede lá pa cancelar a tua conta [:p]

Já não há users como o PauloFVF [:D]

brincadeirinha

Se eu tivesse garagem e soubesse fazer manutenção eu dizia-te o que fazia ao carro de 2021 [:D] apesar de gostar mt dele.
Na verdade acho que o mantinha e comprava outra reliquia, quero o meu W124 !!!!!

Só fico naquela de segurança passiva mas azarito.

Eu sou mecânico, tenho garagem e ferramenta, sei fazer a manutenção básica, podia aprender ou adquirir ferramenta de diagnóstico,...

Mas depois experimentas um elétrico que nem precisa de manutenção... E é um descanso enorme! Aceleras e vai sem lag de turbo, sem hesitações, tem segurança, dá alertas de tudo, conduz sozinho,

É o que é...

Lamento, mas não vejo mais qualquer interesse nos carros de antigamente.

Last edited:
Eu sou mecânico, tenho garagem e ferramenta, sei fazer a manutenção básica, podia aprender ou adquirir ferramenta de diagnóstico,...

Mas depois experimentas um elétrico que nem precisa de manutenção... E é um descanso enorme! Aceleras e vai sem lag de turbo, sem hesitações, tem segurança, dá alertas de tudo, conduz sozinho,

É o que é...

Concordo contigo, tirando a parte dos 100% elétricos que não me dizem nada.

Por acaso hoje é um dia importante para mim.

Vendi um Primera P11 GT que já foi o meu daily e que era um carro de um familiar , em estado imaculado e com poucos kms (menos de 150.000). O meu familiar deixou de conduzir e o carro estava parado, pelo que foi vendido. Carro desde sempre na família, e pelo qual tive uma paixão enorme desde que me conheço.

No mesmo dia, chegou cá a casa uma Octavia IV, plug-in, 204cv e novinha em folha.

Se por um lado me custou deixar o Primera ir, a verdade é que a Octavia tem feito o meu dia. Além desta nova geração estar brutal, o carro anda muito (muito!) mais, e acima de tudo tem uma modernidade que eu adoro.

Sinceramente, aquela conversa tão típica de mecânicos e centros de inspeções “oh amigo, você tem aqui uma máquina como já não há. Nunca se desfaça disto, que já não se fazem carros assim”, passa-me um bocado ao lado.

No final do dia, carros como o Primera (que são excelentes e na época sempre foram muito subvalorizados face a outras marcas japoneses como a Honda), hoje em dia não passam de sorvedouros de gasolina e com prestações que para os padrões de hoje são apenas razoáveis.

Nisto dos carros, não sou muito saudosista.

Edit: A menos que se esteja a falar de um M3 E46, de um 911 993 como tem um colega meu, ou qualquer outro carro digno desse nome. Agora se vierem falar de banheiras Mercedes da década de 80, epa…

Last edited:

Vendi um Primera P11 GT que já foi o meu daily e que era um carro de um familiar , em estado imaculado e com poucos kms (menos de 150.000). O meu familiar deixou de conduzir e o carro estava parado, pelo que foi vendido. Carro desde sempre na família, e pelo qual tive uma paixão enorme desde que me conheço.

No mesmo dia, chegou cá a casa uma Octavia IV, plug-in, 204cv e novinha em folha.

Se por um lado me custou deixar o Primera ir, a verdade é que a Octavia tem feito o meu dia. Além desta nova geração estar brutal, o carro anda muito (muito!) mais, e acima de tudo tem uma modernidade que eu adoro.

Sinceramente, aquela conversa tão típica de mecânicos e centros de inspeções “oh amigo, você tem aqui uma máquina como já não há. Nunca se desfaça disto, que já não se fazem carros assim”, passa-me um bocado ao lado.

No final do dia, carros como o Primera (que são excelentes e na época sempre foram muito subvalorizados face a outras marcas japoneses como a Honda), hoje em dia não passam de sorvedouros de gasolina e com prestações que para os padrões de hoje são apenas razoáveis.

É isso amigo, não há que ter medo de dizer, é o que sentimos...

Se formos a ver, os carros começaram levezinhos, um Sedan familiar com 100cv andava bem, tinha 1000kg ou pouco mais, depois começaram a ter 1000 airbags, sistemas de ABS, os discos já eram ventilados, tudo no carro pesava o dobro, lógico que já pesavam 1500... Desde aí nada voltou atrás...

É lógico que tens um carro muito mais actual... Agora tens as duas tecnologias, vais ver em qual vais encontrar mais economia rapidamente!

Edit: A menos que se esteja a falar de um M3 E46, de um 911 993 como tem um colega meu, ou qualquer outro carro digno desse nome. Agora se vierem falar de banheiras Mercedes da década de 80, epa…

Partilho exatamente a mesma opinião.
Os tempos mudam, a tecnologia evolui e pelo que se tem visto nos últimos anos as vantagens (económicas e não só) dos híbridos e EVs é superior aos CI.
Tenho pessoas no meu circulo de amigos que dizem preferir o seu "trator" a diesel a um EV sem pensar duas vezes, e não fazem mais de 50KM/dia. Faz-me alguma confusão, mas as opiniões têm de se respeitar

Apesar de já teres sido picado várias vezes continuas nessa linha de argumentação.

Para ti, pelos vistos, escolheste um super-racional Toyota C-HR 1.2 e não um carro com um motor maior como tanto apregoas.

Mas olha, parece que o Merc ainda está disponível e deve ser bem negociável. Chega-te à frente!

Parece que gastar o dinheiro dos outros é mesmo mais fácil...

Quanto ao salvadorp não sei, e nem sabia que tinha um CHR, mas, na prática este forum anda um pouco à volta de sugerir carros para depois quererem fotos, e claro sugestões sem muitas vezes os terem conduzido sequer .

É o que é...

Não tens que lamentar nada meu caro, cada um tem os seus gostos. O mais importante é cada um gostar dos carros que tem.

Eléctricos nunca conduzi, mas carros cheios de equipamento já e dispenso cada vez mais a maioria dos gadgets.

Electrico só saberei depois de experimentar, mas tem sempre de existir um " tradicional " , caixa manual etc.

Atenção que uma coisa é gostar de carros mais antigos outra é poder tê-los no dia a dia e não só ao fim de semana.

Requer conhecimentos para não gastar fortunas em mão de obra, e sim os consumos são completamente ridículos para os dias de hoje.

Fdx sorry pensei que tava no outro topico....este é o do lino, my bad.

Não tens que lamentar nada meu caro, cada um tem os seus gostos. O mais importante é cada um gostar dos carros que tem.

Eléctricos nunca conduzi, mas carros cheios de equipamento já e dispenso cada vez mais a maioria dos gadgets.

Electrico só saberei depois de experimentar, mas tem sempre de existir um " tradicional " , caixa manual etc.
O equipamento transforma um carro. Tive um exemplo desses cá em casa há pouco tempo.

A minha mulher que não gostava do interior dos Golf, porque só viamos Trendline e Confortline, adorou o mesmo carro, versão Highline. Uns bancos a sério, a caixa auto, o TAE, Infotainment e respectivas funções, alteram a experiência, tornando as viagens mais agradáveis.

O equipamento transforma um carro. Tive um exemplo desses cá em casa há pouco tempo.

A minha mulher que não gostava do interior dos Golf, porque só viamos Trendline e Confortline, adorou o mesmo carro, versão Highline. Uns bancos a sério, a caixa auto, o TAE, Infotainment e respectivas funções, alteram a experiência, tornando as viagens mais agradáveis.

Sim sim esses casos sem dúvida, eu ja andei num golf base de gama eish que coisa mais funerária.

Eu gosto de alguns items de equipamento, mas dispenso outra boa parte.

È nisso que os carros alemães são fixes, dar para personalizar, pelo menos lá fora.

Cá em PT é packs e mais packs e raios parta.

Pois, eu não concordo nada. [:D]

Estás a comparar o "efeito carro novo" com um carro com quase 30 anos, não faz sentido.

Daqui a 6 meses/1ano já passou o efeito novidade e o Octavia já é outro "carro velho". E o Octavia não vai envelhecer como um 993.

E, na minha opinião, tirando os eléctricos que são um novo paradigma, os carros evoluíram muito pouco.

A diferença de um carro da década de 70 para outro de 2000 nada tem a ver com a diferença de um de 2000 para 2024.

Já para não falar da questão financeira, que a não ser que sejas multimilionário, tem de ser tida em conta.

Daqui a 1 ano quando o Octavia for apenas mais um carro usado sem qualquer novidade, achas que a diferença entre o que recebeste pelo Primera e o que pagaste pelo Octavia compensa?

Eu acho que não.

Pois, eu não concordo nada. [:D]

Estás a comparar o "efeito carro novo" com um carro com quase 30 anos, não faz sentido.

Daqui a 6 meses/1ano já passou o efeito novidade e o Octavia já é outro "carro velho". E o Octavia não vai envelhecer como um 993.

E, na minha opinião, tirando os eléctricos que são um novo paradigma, os carros evoluíram muito pouco.

A diferença de um carro da década de 70 para outro de 2000 nada tem a ver com a diferença de um de 2000 para 2024.

Já para não falar da questão financeira, que a não ser que sejas multimilionário, tem de ser tida em conta.

Daqui a 1 ano quando o Octavia for apenas mais um carro usado sem qualquer novidade, achas que a diferença entre o que recebeste pelo Primera e o que pagaste pelo Octavia compensa?

Eu acho que não.

Daqui a um ano, acho que sim, que a diferença vai continuar a ser relevante.

Para já porque a Octávia não tem custo. Mas nem queria entrar por aí.

Mas daqui por um ano vou continuar a poder:

- Ter um carro que faz 7 altos dos 0-100 contra perto de 9;
- Espelhar diretamente o ecrã do telemóvel no sistema nativo, em vez de colocar um suporte nas saídas de AC;
- Beneficiar de faróis FullLED matrix, que em viagens noturnas aumentam a segurança;
- Beneficiar de maior tecnologia em caso de embate;
- Beneficiar de tecnologia de segurança ativa;
- Embora o custo de aquisição não tenha existido, os consumos são relevantes.

Claro que o Primera é uma máquina, e continuo com saudades dele. É um carro muito mais puro.

Acho é que cada coisa tem a sua época e por muito puristas e saudosistas que sejamos, há razões de caracter objetivo que nos fazem ter de evoluir ao mesmo ritmo que evolui a tecnologia.

Quanto à diferença entre os anos 70-2000 vs 2000-2024, concordo contigo. Mas embora a última seja menor, a verdade é que existe.

Olhar para os mercedes da decada de 80 como apenas " banheiras...." [:D]

esta geração fast and furious deixa-me triste pah [:D]

Olhar para os mercedes da decada de 80 como apenas " banheiras...." [:D]

esta geração fast and furious deixa-me triste pah [:D]

Se me falares de R129, retiro já o que disse.

Agora w201 190d, w124 , w202 e outros que tais, dispenso.

P.S dos primeiros carros que conduzi foi um 190E imaculado de 1986.

Se me falares de R129, retiro já o que disse.

Agora w201 190d, w124 , w202 e outros que tais, dispenso.

P.S dos primeiros carros que conduzi foi um 190E imaculado de 1986.

Compreendo. Mas tens desses carros com motores xpto, tanto no W201 como W124.

Mas eu gosto de determinados carros não pela sua potência ou agilidade mas por tudo o resto, mas como disse, são gostos.Tambem gosto de carros modernos, tenho é pena dos poucos botões mais ecrãs mas é o que é e fica mais barato e fiável que os botões a partir ao longo da idade.

Eu não ando em carros de 1980, porque a minha saúde ainda tem algum valor, só de imaginar esses bancos a soltarem fibras que respiramos e que se depositam nos pulmões, um gajo a sentir-se e a ir para dentro de espumas e estofos em veludo cheios de surro do suor de anos, ácaros e mofo por todo o lado. Estar a respirar o ambiente desses motores 3litros de 100 cavalos com emissões maiores que um navio transatlântico.

Ainda ontem ia um 190d à minha frente a deitar mais óleo que sei lá pelo escape, deixei-o logo ir à vidinha dele ... Àla cá para trás que temos tempo.

Divirtam-se com os charutos. Felizmente a mudança de combustível continua em progresso, as pessoas já só querem elétricos e isso notasse e bem na qualidade do ar das cidades. Logo que seja viável é acabar com os 190d, e mesmo assim já só o vamos conseguir fazer daqui a mais de 10 anos, vejam a quantidade de anos que eles ficaram a dever à cova.

​​​​​​PAra andar de 190d, prefiro transportes públicos, trotinete, ou até mesmo a pé, que seja.
​​​​​

Last edited:
Eu não ando em carros de 1980, porque a minha saúde ainda tem algum valor, só de imaginar esses bancos a soltarem fibras que respiramos e que se depositam nos pulmões, um gajo a sentir-se e a ir para dentro de espumas e estofos em veludo cheios de surro do suor de anos, ácaros e mofo por todo o lado. Estar a respirar o ambiente desses motores 3litros de 100 cavalos com emissões maiores que um navio transatlântico.

Ainda ontem ia um 190d à minha frente a deitar mais óleo que sei lá pelo escape, deixei-o logo ir à vidinha dele ... Àla cá para trás que temos tempo.

Divirtam-se com os charutos. Felizmente a mudança de combustível continua em progresso, as pessoas já só querem elétricos e isso notasse e bem na qualidade do ar das cidades. Logo que seja viável é acabar com os 190d, e mesmo assim já só o vamos conseguir fazer daqui a mais de 10 anos, vejam a quantidade de anos que eles ficaram a dever à cova.

​​​​​​PAra andar de 190d, prefiro transportes públicos, trotinete, ou até mesmo a pé, que seja.
​​​​​

Por acaso isso vem contrariar a opinião de alguns especialistas do sector ( não meras opiniões de um qualquer user de um fórum, escondido atrás de um nick), de que há cada vez menos compradores e de que estes estão cada vez menos recetivos a comprar viaturas elétricas. Quanto a mim nunca foi solução, ou ainda não são solução. MAs como vivo na aldeia e respiro ar puro, quero lá saber dos que vivem nas cidades.

Claro que isso pode ser polemico, mas mais polémico é a politica energética que tem vindo acontecer, sobretudo neste pais, em que fecham 2 centrais a carvão e e só na China vão abrir cerca de 600, já para não falar nas do Norte da Europa.

Back