Real
Well-known member
Vamos lá ser justos.Vários drones (por exemplo o lancet), mísseis anti tanque (Kornet e similares), mísseis anti-aéreos, glide bombs, artilharia de precisão e mísseis de cruzeiro vários, incluindo o Kalibr.
Como achas que as centrais elétricas foram danificadas, e os milhares de tanques ucranianos destruídos? Como achas que a força aérea da Ucrânia foi dizimada? Como achas que as forças Ucranianas da contra-ofensiva foram destruídas?
Vê o que se paasa no terreno. Achas que é só força humana com armas de madeira? Achas que os vídeos que nos mostram apenas uma parte da realidade são representativos?
Temos que pensar além da propaganda.
Grande parte dessa tecnologia funcionou bem no início da guerra, quando a Ucrânia se defendeu com material.... russo.
Quando o armamento ocidental começou a chegar em força, os Russos retiraram ou entricheiraram-se. Os Himars foram uma revolução dentro da guerra. Os Javelin, etc...
Óbvio que se adaptaram e melhoraram muita da tecnologia que tinham, mas os ataques de mísseis recentes só voltaram em força porque os patriot supostamente andam a poupar munições.
Lembro-me de ler que algures em. 2023, Kiev teve muito tempo (não me recordo se foi um mês) sem qualquer alarme de ataque aéreo
Até os drones são iranianos.
Os ucranianos no início usavam muito os bauraktar turcos, mas já nem se ouve falar deles. Desenvolveram tecnologia própria, para ataques no mar e em terra.
Quando um drone ucraniano voa 1200km na Rússia sem ser abatido, o que é que isso diz das defesas russas?
Qual é a tecnologia russa que o armamento ocidental ainda não conseguiu abater?
EDIT: respondendo à minha pergunta, talvez as glide bombs sejam o próximo grande desafio, mas não passam de bombas burras (da era soviética) com umas "asas" e um sistema GPS adaptado. São lançadas muito atrás da linha da frente e espera-se que atinjam alguma coisa da zona para onde foram programadas...
Last edited: