Dubai,
Como referi estive 2 vezes, em 2022 e 2023, em Fevereiro, temperaturas amenas ou já quentes, mas porreiras para passear, mesmo no exterior, tipo 25 a 30º de máximas
Da primeira vez aproveitei para ir à Expo, o que valeu bastante a pena, mas não é relevante como sugestão por razões óbvias.
Da primeira vez fiquei 1 noite num hotel de 5 estrelas na Palmeira e depois as outras 4 ou 5 num hotel de 3 estrelas próximo do Khalifa e do Dubai Mall. Recomendo este hotel, era caro para 3 estrelas (tinha aberto nesse ano 2022), mas era muito porreiro e excelentemente localizado para fazer tudo. Ficar na Palmeira é giro e tem mais glamour mas está-se bastante longe de quase tudo, perde-se bastante tempo em deslocações (taxis são baratos) e ubers mais caros mas com preço razoável.
Recomendo subir ao Khalifa (já o tinha feito no Empire Estate Building e nas Twin Towers em NY, no Sear Towes em Chicago, na Torre Eifel em Paris ou na Tower Eye em Sidney) adoro estas coisas de prédios altos, é uma obra de engenharia brutal, que vale mesmo a pena e também pela perspectiva que se tem do Dubai. Aliás o Dubai é um paraíso para quem gosta de arquitectura, porque há variadíssimas construções espetaculares. O Dubai Mall também é a não perder, o melhor Centro Comercial que já vi (talvez o melhor do Mundo) é gigante, tem vários ambientes, na zona das marcas de luxo é absolutamente brutal a qualidade de materiais e aparência das lojas, mas também a pinta do pessoal que o frequenta (maioria muçulmanos), mas com muitos turistas à mistura. Outro ponto muito interessante é o gigantesco aquário com vista do Centro Comercial, com várias espécies de tubarões, raias, etc. A escala é mesmo brutal.
Aliás o Dubai é muito cosmopolita e tolerante, cheguei a ver mulheres em topless na praia e bikinis que quase não se viam de tão pequenos, há imenso respeito, não vês ninguém a virar a cabeça para apreciar a rapariga que passa, todo o ambiente é de grande segurança e tudo super limpo.
Depois também acho giro ir a Madinat Jumeirah, que fica um pouco antes da Palmeira e muito próximo do Burj Al Arab (o Hotel de 7 estrelas), é uma espécie de Souk moderno, com alguns restaurantes giros, mais civilizado e porreiro que a zona de Deira, mais a Norte, onde tens as zonas do Ouro, Especiarias, etc.
Esta zona de Deira é das mais genuínas, mas também das com menos graça, com aquela abordagem chata e insistente típica dos muçulmanos nos mercados, é uma zona mais antiga e feia e muito marcada pelas zonas comerciais temáticas (na minha segunda vez no Dubai não repeti), tem uns barquinhos muito baratos onde se pode atravessar o creek. Mas lembro-me que comprei caril, cajus e tamâras de muito boa qualidade a excelente preço, curiosamente a um iraniano que tinha lá uma loja, mas a quem não davam nacionalidade (O Dubai não gosta do Irão).
Uma coisa que recomendo vivamente, porque adorei foi fazer uma visita com guia a uma mesquita, creio que foi à Jumeirah Mosque !? sei que é a única no Dubai visitável, muito giro e interessante, por toda a explicação sobre o islamismo, nada pesada, gostei mesmo muito. A mesquita em si fisicamente não se destaca.
Depois também recomendo uma visita à ilha da Palmeira (Palm Jumeirah), o Hotel Atlantis tem um pequeno Centro Comercial com ambiente porreiro e uma oferta gastronómica internacional muito interessante. Há também uma zona de restaurantes ao ar livre próximos de uma fonte com espetáculos de luz e música, sofisticada e cara muito gira para jantar.
A zona litoral da Palmeira para cima tem alguns sítios com praias publicas boas, como Kyte Beach, com ambiente muito giro, pessoal de todo o lado, muito apoio de praia, desde duches a restaurantes ou pequenos bares, além de um fantástico parque de skates. A praia é boa e a temperatura (em Fevereiro) ao nível do melhor Algarve. No Verão eles põem gelo nas piscinas, porque a água fica quente demais :sh)
O programa de ir ao deserto também gostei, muito pela viagem (sair do Dubai mais turístico) e pela parte dos jipes a andar nas dunas, que é espetacular. O jantar, espetáculo e antes as paragens nos quads e a possibilidade de andar de dromedário, não adorei, mas compreendem-se como parte da coisa.
Visitar a "Frame" é engraçado e tive pena de não ir ao museu do futuro em nenhuma das vezes (tem que se marcar uns dias antes). O museu do futuro é um dos exemplos da fantástica arquitectura do Dubai.
Depois e a titulo mais pessoal visitei um ginásio por curiosidade (é um dos melhores do Mundo), onde encontrei um português a trabalhar como PT, tive vontade de entrar num stand de carros ou outro mais especial mas não o cheguei a fazer. O Dubai é óptimo para se alugar um carro mais especial, tipo Lamborghini, Mclaren, Bentley, etc.
Quando em 2023 voltei já fiquei numa casa de um amigo, numa zona mais "árabe" em Suqeim, a experiência foi diferente, repeti algumas coisas, mas já sem grande stress e normalmente ía sempre todos os dias um bocadinho à praia relaxar, ou antes ou depois de passear, fui às compras, fazia o PA e um ou outro jantar em casa, fui a outros Emiratos, fiz montanhismo, fui a Abu Dhabi e a incrível mesquita Sheikh Zayed, foi uma perspectiva de morador, muito gira.
Acordava com o chamamento para rezar e deixava-me ficar mais um pouco, mas é engraçado como nos habituamos até a estas coisas. Fiz uma vida mais calma, andei mais a pé, tive mais contacto com as pessoas que é uma coisa que gosto muito e globalmente até foi melhor.
O Dubai tem ainda outras vertentes brutais como os roof tops, as festas, etc. que eu não explorei de todo.