Ainda sobre as condições dos CH, estas são as propostas que eu tenho para um valor de 170k:
filedata/fetch?id=14453032&d=1715330856
Exceptuando raras excepções, não estou a ver os bancos a reduzir os spreads abaixo de 0.7% (numa situação extrema e num cenário bastante hipotético, até um mínimo de 0.5%).
Tanto o MTIC como a TAEG servem apenas como indicação, já que é calculado sobre as condições actuais do empréstimo, e pode alterar rapidamente (basta por exemplo o banco alterar as comissões de manutenção das contas...).
Sobre as propostas apresentadas, podes escolher a que te sentires mais confortável:
- Tens uma proposta de taxa fixa de 2,50% a 1 ano. A prestação é a mais baixa. No próximo ano, voltas a renegociar novamente o crédito (se tiveres vontade e paciência para passar pelo mesmo processo).
- Tens proposta de taxa fixa de 2,85% a 3 anos e spread 0,70%. Para mim, parece ser a proposta mais equilibrada. Daqui a 3 anos, voltas a consultar o mercado.
- Tens propostas de taxa fixa a 2,90% que não são más, mas devem ter condições associadas, especialmente no caso da proposta com a prestação superior de 712,48€.
O que eu recomendo é analisar 5 factores:
- Taxa fixa mais baixa possível
- Prazo de taxa fixa (Recomendo um prazo não superior a 3 anos, para tentar aproveitar as melhores condições possíveis do mercado em períodos relativamente curtos)
- Posterior spread em taxa variável, que seja o mais baixo possível. No teu caso, 0,7% parece ser o melhor no mercado, actualmente.
- Condições associadas em cada proposta: Isenção ou não de comissões de manutenção, de cartões, obrigatoriedade de subscrição de outros produtos e serviços, etc...
- Obrigatoriedade de seguros no banco. Ponto extremamente importante. Há bancos a oferecer condições apelativas nas propostas, mas depois obrigam a subscrever seguros através dos bancos ou seguradoras associadas, e acabam por cobrar prémios de seguros bem superiores. A possibilidade de negociar fora do banco vale ouro.
No meu caso, consegui negociar os seguros fora do banco, e no caso do seguro de vida, subscrevi uma apólice com melhores coberturas e prémio de seguro 30% inferior ao que era oferecido pelo banco. E adivinha a melhor: A seguradora que subscrevi o seguro, era a mesma oferecida pelo banco. [

]
Não te esqueças que é sempre no início do empréstimo quando se paga mais juros. Quanto mais baixas forem as taxas, menos juros terás de pagar...
No teu excel, deves fazer para cada proposta, uma célula a calcular a soma do valor da prestação + seguros + comissões associadas (se existirem).
Será aí que deves tomar a tua decisão.