Tópico da Informática - se é informática, vem parar aqui!

Não é por mal ou ser desmancha prazeres mas... Há mais de 30 anos que se fala de processdores ARM para substituir Intel/AMD x86.
Será desta?

E não estou a exagerar nos anos infelizmente [:D]
Vai depender de como estiver o suporte para arm do windows, e como se vai portar o emulador x86, prism.

Não é por mal ou ser desmancha prazeres mas... Há mais de 30 anos que se fala de processdores ARM para substituir Intel/AMD x86.
Será desta?

E não estou a exagerar nos anos infelizmente [:D]

Já aconteceu em 2020 em Mac. E com ganhos de performance substanciais.

Já aconteceu em 2020 em Mac. E com ganhos de performance substanciais.

Sim, sem dúvida.

Só que eu essa conversa já a ouvi tantas vezes que já não acredito muito.
O windows já existe há imensos anos para ARM e a adesão é que não é nada de especial.

​​​​​

Compro recondicionados a nos para uso pessoal e lá na empresa também é o que usamos.
Além do X360 que comprei recentemente, tenho aqui um elitebook 840 G4 i7 já com uma data de anos e está impecável. O Elitedesk 800 g2 que tenho também está para as curvas.
Para mim não há melhor, são baratos, grade A com 3 anos de garantia e está a andar. Se avariar, é super fácil encontrar peças e também são fáceis de substituir

Eu não consigo entender isso.

Nós temos dezenas de Elitebooks de 2021 , agora , passados 3 anos, e mesmo 2...eu olho para eles e questiono como raio alguém iria recondicionar isto....

por isso é que depois é cada barrete....

No entanto se forem DELL ou Lenovo mais profissionais tb admito que já aguentam de outra maneira.

A menos que eles nesses grade A substituam a carcaça.

Mas sempre me fez confusão as empresas que não querem gastar dinheiro em maquinas novas e com CPUs recentes.

E os Thinkpad ainda mais resistentes são a nível de chassis e robustez. Mas como o meu não anda na guerra prefiro os elitebook pois a nível de aspeto são mais simples e leves

Oh pois e os teclados dos lenovo não me consigo entender com aquilo mas sem duvida que parecem tanques.

Eu não consigo entender isso.

Nós temos dezenas de Elitebooks de 2021 , agora , passados 3 anos, e mesmo 2...eu olho para eles e questiono como raio alguém iria recondicionar isto....

por isso é que depois é cada barrete....

No entanto se forem DELL ou Lenovo mais profissionais tb admito que já aguentam de outra maneira.

A menos que eles nesses grade A substituam a carcaça.

Mas sempre me fez confusão as empresas que não querem gastar dinheiro em maquinas novas e com CPUs recentes.

Onde os compro vêm mesmo como novos. Em tempos cheguei a comprar na PTRefurb e também era porreiros mas demoravam algum tempo a vir.
Entretanto tenho um conhecido que chegou a comprar um tipo no OLX os supostos Grade A e aquilo vinha tudo cheio de riscos. É preciso eprceber o que quem vende diz pois há muitos que trabalham com o Grade A, B C e outros que têm os A+ A A- B e C (troca logo as voltas todas).

Eu há anos que só uso recondicionados a titulo pessoal, e tenho recomendado e até encomendado para familiares e amigos e 0 problemas. Na empresa onde trabalho também é tudo recondicionados e tirando um que foi substituido em garantia também nunca houve grande situação a apontar.

​​​​​​Quanto ao ultimo parágrafo, eu percebo perfeitamente. Para trabalho de escritório qualquer i5 6º geração com 8 ou 16gb de ram e um ssd funcionam às mil maravilhas. Para quê gastar 500 ou 600€ em computadores novos quando por 300 fazem o mesmo? E nos portáteis tens a questão da fraca qualidade e resistência dos domésticos, para quem anda na rua nas vendas rapidamente vão ao ar (qualquer elitebook dá 10-0 a esses)

Depois tens sempre a questão ambiental, que vale o que vale.

Para mim a escolha recai sempre sobre os Grade A ou A+ caso trabalhem com essa escala + 3 anos de garantia

Last edited:
Onde os compro vêm mesmo como novos. Em tempos cheguei a comprar na PTRefurb e também era porreiros mas demoravam algum tempo a vir.
Entretanto tenho um conhecido que chegou a comprar um tipo no OLX os supostos Grade A e aquilo vinha tudo cheio de riscos. É preciso eprceber o que quem vende diz pois há muitos que trabalham com o Grade A, B C e outros que têm os A+ A A- B e C (troca logo as voltas todas).

Eu há anos que só uso recondicionados a titulo pessoal, e tenho recomendado e até encomendado para familiares e amigos e 0 problemas. Na empresa onde trabalho também é tudo recondicionados e tirando um que foi substituido em garantia também nunca houve grande situação a apontar.

​​​​​​Quanto ao ultimo parágrafo, eu percebo perfeitamente. Para trabalho de escritório qualquer i5 6º geração com 8 ou 16gb de ram e um ssd funcionam às mil maravilhas. Para quê gastar 500 ou 600€ em computadores novos quando por 300 fazem o mesmo? E nos portáteis tens a questão da fraca qualidade e resistência dos domésticos, para quem anda na rua nas vendas rapidamente vão ao ar (qualquer elitebook dá 10-0 a esses)

Depois tens sempre a questão ambiental, que vale o que vale.

Para mim a escolha recai sempre sobre os Grade A ou A+ caso trabalhem com essa escala + 3 anos de garantia

Man se fores ver um elitebook novinho, vais logo ver a diferença....

Se for um lenovo já nem tanto.

Eu imagino que os portáteis recondicionados sejam masé de renting original, e aí o cliente tem que ter smp muito cuidado.

Agora outra coisa, não digas que um I5 de 6ª geração serve. Epah, não serve, é mt mt lento para ambiente empresarial e já o era há 3 ou 4 anos.

Usávamos alguns até que depois se passou para a 11ª geração e que diferença abismal, e se juntarmos softwares como teams ou similares então jasus.

fraca resistência dos domesticos notei nos ideapad S330 e afins, n valiam mesmo nada partiam-se todos. Os outros, safam, depois tambem depende como os outros foram tratados nos primeiros 4 anos de vida, Se nunca tiveram limpeza de componentes estâo sempre em temperaturas altas e isso não faz nada bem aos materiais.

Este chega bem para o Windows 11 atualizado 23H2

1.jpg

O cpu é apenas um componente.. O que mais conta para lixar a experiência do user são os botleneck escondidos que reduzem velocidades entre processador ,disco e RAM . E não interessa a velocidade do papel, interessa o real.

E exactamente como nos telemóveis com specs XPTO e depois são arrastadeiras..

Um elitebook, por regra cumpre.

Se não cumprisse ng compraria. Nestes modelos empresariais importa a "fama" e reputação acima de tudo.

Acho que já disse isso nesse tópico mas mesmo na comparação com probook com specs semelhantes no papel, o elite é bastante melhor no dia-a-dia.

O cpu é apenas um componente.. O que mais conta para lixar a experiência do user são os botleneck escondidos que reduzem velocidades entre processador ,disco e RAM . E não interessa a velocidade do papel, interessa o real.

E exactamente como nos telemóveis com specs XPTO e depois são arrastadeiras..

Um elitebook, por regra cumpre.

Se não cumprisse ng compraria. Nestes modelos empresariais importa a "fama" e reputação acima de tudo.

Acho que já disse isso nesse tópico mas mesmo na comparação com probook com specs semelhantes no papel, o elite é bastante melhor no dia-a-dia.

Sim, sem duvida. Mas com CPU's de 6ª geração não há volta a dar.

Sim, sem duvida. Mas com CPU's de 6ª geração não há volta a dar.

Sim, houve uma versão qualquer do Windows que juntou umas instruções específicas de processador que não existiam até à 6a. Mas estás a falar de algo lançado em 2015...

Esse recondicionados geralmente são mais recentes.

​​​​

Sim, houve uma versão qualquer do Windows que juntou umas instruções específicas de processador que não existiam até à 6a. Mas estás a falar de algo lançado em 2015...

Esse recondicionados geralmente são mais recentes.

​​​​

Foi do exemplo falado pelo calimero.

Se forem recondicionados aí de 10ª geração ja n me choca .

Se bem que a 1ª geração I5 intel tb n é grande coisa.

Em laptops a AMD é canhão.

Man se fores ver um elitebook novinho, vais logo ver a diferença....

Se for um lenovo já nem tanto.

Eu imagino que os portáteis recondicionados sejam masé de renting original, e aí o cliente tem que ter smp muito cuidado.

Agora outra coisa, não digas que um I5 de 6ª geração serve. Epah, não serve, é mt mt lento para ambiente empresarial e já o era há 3 ou 4 anos.

Usávamos alguns até que depois se passou para a 11ª geração e que diferença abismal, e se juntarmos softwares como teams ou similares então jasus.

fraca resistência dos domesticos notei nos ideapad S330 e afins, n valiam mesmo nada partiam-se todos. Os outros, safam, depois tambem depende como os outros foram tratados nos primeiros 4 anos de vida, Se nunca tiveram limpeza de componentes estâo sempre em temperaturas altas e isso não faz nada bem aos materiais.

Acho que tens um grau de exigência demasiado alto. Eu passo o dia a bater portas a empresas e a instalar equipamentos de impressão e bem vejo.
E sim, para a maioria das empresas que tem um PHC/Sage aberto + 1 ou 2 tabs no Chrome e um documento em excel, um i5 mesmo de 6ª geração com 8 ou até mesmo 16GB de ram e um SSD faz o trabalho sem atrasos.

Claro que isto não é regra, mas das várias empresas que visito diáriamente e pelo que vejo nos meus clientes, normalmente é tudo recondicionados ou equipamentos já bastante antigos para administrativos/comerciais/produção/contabilidade/rh etc etc e quem leva com máquinas novas são os gerentes, departamentos de design e marketing ou então o ramo da arquitetura.

Quanto à proveniência dos PCs, há N lojas e certamente todas terão as suas fontes, de onde habitualmente costumo comprar são de rentings (dizem ser maioritariamente do setor bancário, estado e saúde) e vêm sempre grade A (sem marcas de uso) e 3 anos de garantia.

Este chega bem para o Windows 11 atualizado 23H2

1.jpg

image.png - Click image for larger version  Name:	image.png Size:	158.4 KB ID:	14458934
Por aqui também, sem atrasos!

Ainda hoje estive num gabinete de contabilidade que apanhei desktops com i3 4ª geração + 4gb DDR3 + SSD de 240gb com o W10 e aquilo não sendo nenhum canhão serve para o trabalho em questão.

Esse print é do meu elitebook 840g4. Recentemente comprei também um elitebook x360 1030 G4 com i5 8 geração e também é impecável.
Para o meu cunhado chegou ontem um thinkpad t470, ainda com i6 6ª geração + 16 de ram + ssd e mesmo com Windows 11 está perfeitamente rápido e sem bloqueios para office, web e ver uns videos.

Last edited:
Há um pormenor importante, sobretudo para as empresas: o suporte do windows 10 acaba para o ano que vem, com a possibilidade de extender com um pagamento anual com aumento progressivo.
E para estar a pagar esta anuidade, se calhar mais valia fazer upgrade para um equipamento que já suporte o windows 11, digo eu.

Penso que continuará a haver suporte para a versão LTSC que até é boa por não ter bloatware.
Toda a forma, tenho instalado o 11 num i5 de 4ª geração (desktop) e em 2 portáteis (i7 7gen e i5 8gen) e sem problemas.

O problema é analisar-se as cenas com prints.
Depois depende do que se entende por trabalho empresarial, ok, 2 ou 3 folhas excel sem grandes instruções, 3 ou 4 separadores no firefox, percebo, nos meus pais tá um I3 de 2ª geração com 8 GB ram e não compromete.

Mas a diferença é abismal para os mais recentes, eu pelo menos não gosto da falta de fluidez, pode ser overkill em muitos casos mas...

Agora em ambiente empresarial? Basta 2 ou 3 processos a correr em simultâneo que entala logo o sistema, em 3ª e 4ª geração nada a fazer, e 4 GB RAM não dá para nadinha.

A malta é que se habitua a abrir apps e demorar 6 ou 7s, eu cá gosto de um melhor equilibrio.

Há investimentos que têm que ser feitos, mas, novamente, dependerá. Eu tava numa empresa que os I5 6ª geração iam servindo. Depois foi convertida noutra empresa, passou-se a usar Teams e mais algumas coisinhas e teve que se trocar a frota toda, é que nem pensar, atrasava muito a produtividade..

Outra questão é as baterias, é que nem penar.

Os Mac's é que sao excelentes nisso.

Continuo a achar overkill correr tudo a computadores novos para fazerem as tarefas que fazem.
Repara que na maior parte dos postos estão com um ERP aberto e um documento no office e o email aberto.
Qualquer i5 mesmo de 4a geração faz isso sem atrasos tendo um ssd.

Claro que isto não e regra, mas é o que vejo na grande parte das PME e a verdade é que nao compromete

Quanto à proveniência dos PCs, há N lojas e certamente todas terão as suas fontes, de onde habitualmente costumo comprar são de rentings (dizem ser maioritariamente do setor bancário, estado e saúde) e vêm sempre grade A (sem marcas de uso) e 3 anos de garantia.

Podes referir quais?

Também tenho curiosidade nos Dell. Alguma sugestão?

Caros, a ver se alguém me consegue ajudar, ou eu consigo explicar:

Tenho N contactos Google, aos quais quero adicionar datas de nascimento, emails e mais algumas notas.

Sem ter de abrir um a um, e sem recorrer a ficheiros.csv (não me consigo entender com eles) como é que me safo?

O ideal seria exportar os contactos para um Excel (não .csv), faço um PROCV para adicionar a informação que preciso, e depois voltar a fazer upload dos contactos.

Enviado do meu YAL-L21 através do Tapatalk

Back