16 Gb já tinha o penúltimo macbook que comprei, e era Janeiro 2014... e já na altura 8 Gb seriam bastante limitativos.
Como é que, 10 anos depois, se continuam a vender Macbooks com 8 Gb de base, é qualquer coisa que desconheço.
Claro que os die hard fans saem-se sempre com o "you're using it wrong", e com os Arm não é preciso tanto RAM e mais não sei o quê...
Não há almoços grátis, e logo no 1º boot sem mais nada aberto, a memória ocupada no de 16 Gb já chega perto dos 8, enquanto num de 8 Gb são 5,tal Gb, basta iniciar o MacOS e este já se está a limitar em si próprio com 8 Gb.
Portanto, 8 Gb de RAM devia ser considerado um insulto a uma máquina destas.
Se funciona? Claro que funciona, se eu abrir aqui um celeron dual core com 4 Gb de RAM, também funciona com um OS moderno, até dá para ir à internet e tudo.
Convém é ter alguma paciência.
Já tive esta discussão contigo no passado e discordo desta visão. Na altura nem respondi à letra porque achei que não valia a pena tendo em conta a tua postura extremamente arrogante que usaste comigo e completamente desnecessária tendo em conta que apenas simpliquei uma ideia para não prolongar mais o post e também tendo em conta o que já dei a este tópico no passado (porque se tu discordas disto há muita gente aqui que certamente concorda).
Mas respondendo ao teu comentário:
Não podemos comparar ARM com x86 desta forma. Tal como não podemos comparar macOS a rodar em chips Intel "genéricos" vs Apple silicon feitos à medida.
Os sistemas Apple Silicon ARM precisam de menos RAM do que sistemas x86 principalmente devido às diferenças na arquitetura, gestão de RAM e otimização do sistema.
Estes sistemas "M" utilizam memória unificada com o CPU, GPU e outros componentes a partilharem o mesmo "memory pool". Isto reduz muito a necessidade de múltiplas cópias de dados que estão em "diferentes lados" da memória. Sim, quando tens gráficas integradas tens um sistema parecido em teoria, mas na prática a Apple consegue um resultado melhor por ser tudo feito à medida do macOS e sobretudo à arquitetura ARM.
As arquiteturas ARM usam técnicas de gestão de memória mais eficiente como melhor gestão de cache e melhor pre-fetching.
Depois a Apple consegue otimizar melhor o macOS para chips M1 (até por ter mais de uma década em sistemas ARM com o iPad e iPhone) do que conseguia para Intel onde não tinha qualquer tipo de input no hardware. Esta integração profunda permite que o software aproveite ao máximo as capacidades de hardware.
Mais, tens o "compressed memory". Sim, isto existe desde o OSX Mavericks, no entanto parece-me óbvio que com Apple Silicon isto vai mais além do que com Intel.
Por fim a arquitetura ARM tem menor overhead em comparação com a x86 porque é arquitetura mais simples (menos instruções, de onde vem "RISC"?).
A sério que do alto da arrogância mandas essa posta de que "mal fazes boot tens 5 GB ocupados dos 8 ou 8 dos 16"?*
Isso é uma característica do macOS, usa sempre bastante memória e na verdade é até um sinal que faz uma gestão muito eficiênte dos seus recursos. Se quiseres posso explicar em maior detalhe num futuro post.
*Depois desta se ainda tiveres a lata de chamares os outros de ignorantes no futuro ficamos conversados. É como quando já tiveste a lata de questionar a forma como eu sinto o meu carro, como se não soubesse conduzir nem percebesse nada de carros nem condução. Isto porque foste a um site ver as part numbers e não sei do quê... Enfim. E sim, eu gostava de ter uma razão para esta questão (que é OT aqui por isso não vou continuar), e já procurei e procurei por essa net fora sem qualquer resposta. Mas o que eu sinto é inquestionável e qualquer pessoa séria não me questionaria, exceto se conduzisse o carro claro.
Por fim mesmo por fim: A sério que estás a comparar um MBA M1 (sim, mesmo o base 8/256) com um Celeron com 4 GB de RAM?
Eu também não comprava um Mac de arquitetura "Mx" em 2024 com menos de 16 GB de RAM, no entanto acho que te falta algo tão simples como pegar num computador destes e simplesmente usar.
Porque ficarias surprendido com a forma como a combinação macOS+arquitetura ARM+Apple Silicon+2 discos NVME super rápidos em RAID0+RAM integrada super rápida faz milagres. Sim, debaixo do capot aquilo faz um swap super agressivo, mas aos olhos do utilizador comum tudo funciona bem e rápido, mesmo edição de foto e vídeo 4K.