Tópico da Apple

16 Gb já tinha o penúltimo macbook que comprei, e era Janeiro 2014... e já na altura 8 Gb seriam bastante limitativos.

Como é que, 10 anos depois, se continuam a vender Macbooks com 8 Gb de base, é qualquer coisa que desconheço.

Claro que os die hard fans saem-se sempre com o "you're using it wrong", e com os Arm não é preciso tanto RAM e mais não sei o quê...
Não há almoços grátis, e logo no 1º boot sem mais nada aberto, a memória ocupada no de 16 Gb já chega perto dos 8, enquanto num de 8 Gb são 5,tal Gb, basta iniciar o MacOS e este já se está a limitar em si próprio com 8 Gb.

Portanto, 8 Gb de RAM devia ser considerado um insulto a uma máquina destas.

Se funciona? Claro que funciona, se eu abrir aqui um celeron dual core com 4 Gb de RAM, também funciona com um OS moderno, até dá para ir à internet e tudo.

Convém é ter alguma paciência.

Recebi um mail do El Corte Inglês a dizer que havia promoção em tecnologia e fui ver as promos, infelizmente não apanhei o azul mas para mim a cor desde que não fosse o “dourado” estava tudo mais ou menos bem.

A pouca diferença de preço para dos 8 para 16 Gb de RAM foi porque nos de 8 não havia mais do que 12% de desconto e aquele modelo de 16 estava com 18%. Curiosamente as outras cores estavam disponíveis para compra, só que estavam a 1809€

Na Amazon se abrires os links dos MacBook aparece depois a opção de escolher o teclado em Português. Normalmente o preço não é o mesmo. Já apanhei com teclado em PT mais baratos do que com o teclado em ES.

Sem olhar a questões de negócio a cor que mais gosto é o azul escuro, mas por razões práticas (risca mais facilmente, descasca na zona das entradas etc) e porque é um clássico o Silver acaba por ser a minha preferência.

Claro que o cinzento também marcha bem e o único que não me entra de todo é, como para ti, o dourado.

Nem sei se tenho newsletter do ECI (acho que não), mas já percebi. Podias ter por exemplo um alerta do KK e/ou Keppa. Eu tenho alertas nestes dois sites de artigos que me interessam.

Por €80 é um no brainer, aliás até por €150 (para mim).

Que parvo, pensava que era um artigo totalmente diferente, realmente tem lá a opção de teclado, RAM e disco.

Tão bom não, tens de dizer que é melhor! 😂

Aqui: https://www.amazon.es/dp/B0CX23YCV3...UY7263EfgYuUewXS90G-B1onGYRZIgq0Win4m_S2_1XBR

446907851_8001803049900914_5985669711441816023_n.jpg

Por acaso o msantos antecipou-se, mas como ainda por cima fizeste um print com setas e tudo mais tenho de realmente reconhecer que o Lewis é melhor que o Max :)[:D]

E afinal de contas o El Corte Inglês não é tão sério como eu pensava. Recebi um e-mail a dizer que anularam o meu pedido.
Ainda não tive tempo para ver se dão alguma justificação sobre isso na página do pedido na minha conta

Pois, realmente era muito bom.

A RP chegou a ter isso a 1600 (não era pior) e teve os iPad 10th a 380 e iPad Air 5 (M1) a 530 no outro dia, mas entretanto desapareceu. O Air M1 a 530 acho bom bom negócio, o M1 chega e sobra (assumindo que os 64 GB estão ok).

Eu vou ficar de olho do novo Air M2 11" porque além do novo chip, vai ter mais anos de suporte, já vem com 128 GB (acho um plus ter espaço para meter filmes/séries offline em viagens) e, tal como os novos iPad Pro (e apenas estes) permite a opção de trancar e não deixar passar o carregamento a 80%. Sim eu sei, se eles quisessem qualquer iPad poderia receber isto via update, mas enfim, chico espertices à Apple.

E sim eu sei que na prática é quase igual ao iPad 5/M1, embora detalhes como a câmara frontal em cima em modo landscape seja um bom upgrade. A câmara "de lado" era uma parvoíce. Sim, se for usado como um iPhone era o ângulo certo, mas a larga maioria das pessoas que usa iPad usa em modo landscape 90% do tempo (pelo menos eu uso).

Mas voltando ao teu caso, legalmente não podes fazer nada? Podem-se sempre descartar para stocks esgotados e coisas do género não?

Last edited:
16 Gb já tinha o penúltimo macbook que comprei, e era Janeiro 2014... e já na altura 8 Gb seriam bastante limitativos.

Como é que, 10 anos depois, se continuam a vender Macbooks com 8 Gb de base, é qualquer coisa que desconheço.

Claro que os die hard fans saem-se sempre com o "you're using it wrong", e com os Arm não é preciso tanto RAM e mais não sei o quê...
Não há almoços grátis, e logo no 1º boot sem mais nada aberto, a memória ocupada no de 16 Gb já chega perto dos 8, enquanto num de 8 Gb são 5,tal Gb, basta iniciar o MacOS e este já se está a limitar em si próprio com 8 Gb.

Se funciona? Claro que funciona, se eu abrir aqui um celeron dual core com 4 Gb de RAM, também funciona com um OS moderno, até dá para ir à internet e tudo.

Já tive esta discussão contigo no passado e discordo desta visão. Na altura nem respondi à letra porque achei que não valia a pena tendo em conta a tua postura extremamente arrogante que usaste comigo e completamente desnecessária tendo em conta que apenas simpliquei uma ideia para não prolongar mais o post e também tendo em conta o que já dei a este tópico no passado (porque se tu discordas disto há muita gente aqui que certamente concorda).

Mas respondendo ao teu comentário:

Não podemos comparar ARM com x86 desta forma. Tal como não podemos comparar macOS a rodar em chips Intel "genéricos" vs Apple silicon feitos à medida.

Os sistemas Apple Silicon ARM precisam de menos RAM do que sistemas x86 principalmente devido às diferenças na arquitetura, gestão de RAM e otimização do sistema.

Estes sistemas "M" utilizam memória unificada com o CPU, GPU e outros componentes a partilharem o mesmo "memory pool". Isto reduz muito a necessidade de múltiplas cópias de dados que estão em "diferentes lados" da memória. Sim, quando tens gráficas integradas tens um sistema parecido em teoria, mas na prática a Apple consegue um resultado melhor por ser tudo feito à medida do macOS e sobretudo à arquitetura ARM.

As arquiteturas ARM usam técnicas de gestão de memória mais eficiente como melhor gestão de cache e melhor pre-fetching.

Depois a Apple consegue otimizar melhor o macOS para chips M1 (até por ter mais de uma década em sistemas ARM com o iPad e iPhone) do que conseguia para Intel onde não tinha qualquer tipo de input no hardware. Esta integração profunda permite que o software aproveite ao máximo as capacidades de hardware.

Mais, tens o "compressed memory". Sim, isto existe desde o OSX Mavericks, no entanto parece-me óbvio que com Apple Silicon isto vai mais além do que com Intel.

Por fim a arquitetura ARM tem menor overhead em comparação com a x86 porque é arquitetura mais simples (menos instruções, de onde vem "RISC"?).

A sério que do alto da arrogância mandas essa posta de que "mal fazes boot tens 5 GB ocupados dos 8 ou 8 dos 16"?*

Isso é uma característica do macOS, usa sempre bastante memória e na verdade é até um sinal que faz uma gestão muito eficiênte dos seus recursos. Se quiseres posso explicar em maior detalhe num futuro post.

*Depois desta se ainda tiveres a lata de chamares os outros de ignorantes no futuro ficamos conversados. É como quando já tiveste a lata de questionar a forma como eu sinto o meu carro, como se não soubesse conduzir nem percebesse nada de carros nem condução. Isto porque foste a um site ver as part numbers e não sei do quê... Enfim. E sim, eu gostava de ter uma razão para esta questão (que é OT aqui por isso não vou continuar), e já procurei e procurei por essa net fora sem qualquer resposta. Mas o que eu sinto é inquestionável e qualquer pessoa séria não me questionaria, exceto se conduzisse o carro claro.

Por fim mesmo por fim: A sério que estás a comparar um MBA M1 (sim, mesmo o base 8/256) com um Celeron com 4 GB de RAM?

Eu também não comprava um Mac de arquitetura "Mx" em 2024 com menos de 16 GB de RAM, no entanto acho que te falta algo tão simples como pegar num computador destes e simplesmente usar.

Porque ficarias surprendido com a forma como a combinação macOS+arquitetura ARM+Apple Silicon+2 discos NVME super rápidos em RAID0+RAM integrada super rápida faz milagres. Sim, debaixo do capot aquilo faz um swap super agressivo, mas aos olhos do utilizador comum tudo funciona bem e rápido, mesmo edição de foto e vídeo 4K.

Olhar para a memória RAM ocupada não é um bom indicador porque os sistemas operativos modernos seguem o princípio "free RAM is wasted RAM". O facto de ela surgir "ocupada" não quer dizer que esteja de facto a ser absolutamente necessária. Em grande medida está simplesmente alocada a certos processos, mas em modo de "espera", por assim dizer.
Dito isto, também concordo que 8Gb em 2024 é pouco. Ainda mais agora que as "private LLM" vão explodir.

Last edited:

Já tivemos aqui esta discussão várias vezes, e sinceramente, é algo que já nem vou alimentar.

Enquanto tu compraste N computadores nos últimos anos eu tenho um M1 base de 2020 que me chega e sobra para todo o trabalho que faço. E nem uso apps da Apple para otimizar o sistema, é tudo Microsoft e Google.

Com quase 4 anos em cima e muito possivelmente ainda aguenta mais 4 sempre a trabalhar sem problemas. Até lá ainda compras mais uns quantos pcs com 32gb de RAM ou algo que o valha. [;)]

Tudo o resto que dizes, não leves a mal, mas são apenas disparates levados a um extremo que nem se percebe a razão. O que um M1 8gb parece mesmo é um Celeron, fazes bot e tens logo mais de 5GB ocupados, enfim.

Abraço.

O meu M1 8GB deve estar quitado, tipo Seat Ibiza. Na primeira imagem, com chrome aberto na amazon, página chrome com o google calendar aberto, mail aberto, excel com 1 documento aberto, apple music a tocar, one note aberto a trabalhar, one drive ligado (está sempre) estão a ser usados 5GB (os tais que supostamente se liga o mac e ficam logo gastos)...

Na 2ª imagem bastou-me desligar a página da amazon e a página do google calendar (mantendo o resto aberto) e ele desceu praticamente até aos 4GB...

Não vejo em nenhuma situação nenhum défice de memória assinalado a amarelo.

Se há pessoal que consegue e trabalha com o dobro de tudo disto ligado, claro que precisa de mais recursos. Agora quando falamos da esmagadora dos utilizadores, tenho sérias dúvidas.

Outra: sabem quanto é que tenho de disco gasto? 40gb, tenho quase 205gb livres.

Mais uma vez, ah e tal, 256gb já não dão para nada.

Sinceramente, já não dou para estes peditórios geeks de andar a ver monitores de atividades e coisas semelhantes. Passam-me meses e meses que não abro isto.

Enquanto a máquina trabalhar mantenho-a, quando achar que já não serve, compro outro.

Uma coisa é certa: seja mac ou windows, não vou dar mais 500€ para ter uma máquina future proof quando as minhas necessidades diárias não o exigem. É como a malta que compra um carro de 7 lugares para aquelas férias de 1 semana e depois nas restantes 99% das vezes viaja sozinho. [;)]

Last edited:
Pois, realmente era muito bom.

A RP chegou a ter isso a 1600 (não era pior) e teve os iPad 10th a 380 e iPad Air 5 (M1) a 530 no outro dia, mas entretanto desapareceu. O Air M1 a 530 acho bom bom negócio, o M1 chega e sobra (assumindo que os 64 GB estão ok).

Eu vou ficar de olho do novo Air M2 11" porque além do novo chip, vai ter mais anos de suporte, já vem com 128 GB (acho um plus ter espaço para meter filmes/séries offline em viagens) e, tal como os novos iPad Pro (e apenas estes) permite a opção de trancar e não deixar passar o carregamento a 80%. Sim eu sei, se eles quisessem qualquer iPad poderia receber isto via update, mas enfim, chico espertices à Apple.

E sim eu sei que na prática é quase igual ao iPad 5/M1, embora detalhes como a câmara frontal em cima em modo landscape seja um bom upgrade. A câmara "de lado" era uma parvoíce. Sim, se for usado como um iPhone era o ângulo certo, mas a larga maioria das pessoas que usa iPad usa em modo landscape 90% do tempo (pelo menos eu uso).

Mas voltando ao teu caso, legalmente não podes fazer nada? Podem-se sempre descartar para stocks esgotados e coisas do género não?

Legalmente julgo que não posso fazer nada.
Liguei para a linha de apoio e disseram-me que tinha sido o departamento logístico a anular o pedido mas não tinham justificado o porquê, provavelmente seria por falta de stock...mas isso não cola, continuam a ter à venda no site e até com um prazo de entrega inferior ao que me tinham dado!
Fiz um email a reclamar mas não deve dar em nada e se assim for, a seguir escrevo no livro de reclamações.

O El Corte Inglês chegou a ser conhecido pelo seu excelente serviço ao cliente e pós venda mas isso já devem ser águas passadas.

Já tive esta discussão contigo no passado e discordo desta visão. Na altura nem respondi à letra porque achei que não valia a pena tendo em conta a tua postura extremamente arrogante que usaste comigo e completamente desnecessária tendo em conta que apenas simpliquei uma ideia para não prolongar mais o post e também tendo em conta o que já dei a este tópico no passado (porque se tu discordas disto há muita gente aqui que certamente concorda).

Mas respondendo ao teu comentário:

Não podemos comparar ARM com x86 desta forma. Tal como não podemos comparar macOS a rodar em chips Intel "genéricos" vs Apple silicon feitos à medida.

Os sistemas Apple Silicon ARM precisam de menos RAM do que sistemas x86 principalmente devido às diferenças na arquitetura, gestão de RAM e otimização do sistema.

Estes sistemas "M" utilizam memória unificada com o CPU, GPU e outros componentes a partilharem o mesmo "memory pool". Isto reduz muito a necessidade de múltiplas cópias de dados que estão em "diferentes lados" da memória. Sim, quando tens gráficas integradas tens um sistema parecido em teoria, mas na prática a Apple consegue um resultado melhor por ser tudo feito à medida do macOS e sobretudo à arquitetura ARM.

As arquiteturas ARM usam técnicas de gestão de memória mais eficiente como melhor gestão de cache e melhor pre-fetching.

Depois a Apple consegue otimizar melhor o macOS para chips M1 (até por ter mais de uma década em sistemas ARM com o iPad e iPhone) do que conseguia para Intel onde não tinha qualquer tipo de input no hardware. Esta integração profunda permite que o software aproveite ao máximo as capacidades de hardware.

Mais, tens o "compressed memory". Sim, isto existe desde o OSX Mavericks, no entanto parece-me óbvio que com Apple Silicon isto vai mais além do que com Intel.

Por fim a arquitetura ARM tem menor overhead em comparação com a x86 porque é arquitetura mais simples (menos instruções, de onde vem "RISC"?).

A sério que do alto da arrogância mandas essa posta de que "mal fazes boot tens 5 GB ocupados dos 8 ou 8 dos 16"?*

Isso é uma característica do macOS, usa sempre bastante memória e na verdade é até um sinal que faz uma gestão muito eficiênte dos seus recursos. Se quiseres posso explicar em maior detalhe num futuro post.

*Depois desta se ainda tiveres a lata de chamares os outros de ignorantes no futuro ficamos conversados. É como quando já tiveste a lata de questionar a forma como eu sinto o meu carro, como se não soubesse conduzir nem percebesse nada de carros nem condução. Isto porque foste a um site ver as part numbers e não sei do quê... Enfim. E sim, eu gostava de ter uma razão para esta questão (que é OT aqui por isso não vou continuar), e já procurei e procurei por essa net fora sem qualquer resposta. Mas o que eu sinto é inquestionável e qualquer pessoa séria não me questionaria, exceto se conduzisse o carro claro.

Por fim mesmo por fim: A sério que estás a comparar um MBA M1 (sim, mesmo o base 8/256) com um Celeron com 4 GB de RAM?

Eu também não comprava um Mac de arquitetura "Mx" em 2024 com menos de 16 GB de RAM, no entanto acho que te falta algo tão simples como pegar num computador destes e simplesmente usar.

Porque ficarias surprendido com a forma como a combinação macOS+arquitetura ARM+Apple Silicon+2 discos NVME super rápidos em RAID0+RAM integrada super rápida faz milagres. Sim, debaixo do capot aquilo faz um swap super agressivo, mas aos olhos do utilizador comum tudo funciona bem e rápido, mesmo edição de foto e vídeo 4K.

Memória unificada, ARM, tudo propaganda Apple.
Apesar de um excelente sistema de gestão de memória, não há substituto para RAM físico.

Não sei se deste conta, mas disse em cima que comprei um Air 15 M3 com 16 gb de RAM, e é uma máquina assustadoramente rápida para um portátil ultrafino e sem sequer uma ventoinha. E estou muito satisfeito.

O que digo é que é vergonhoso que a base dos Macbook em termos de memória sejam os 8G, nesta gama de preços.

Não vale a pena a propaganda das memórias unificadas, pode ajudar, mas em termos de custos só a ganância pode explicar a Apple oferecer 8gb em vez de 16gb. Faz lembrar a historia dos 640k serem suficientes para todos.

Há vários exemplos de testes na net / youtube que demonstram perfeitamente a diferença de performance numa única aplicação, com M3 de 8 e 16gb. Diferença que chega a ser superior ao gap generacional entre M1/M2/M3.

Mas depois o arrogante sou eu…

Em relação à RAM, a minha experiência com Macs foi anterior ao aparecimento dos M1, tive dois Air com 8Gb de RAM, um deles foi a a última versão com Intel.

O que posso dizer é que a experiência não foi das melhores, bastava ter algumas aplicações abertas e a ventoinha fazia-se ouvir a bem ouvir, para além do Mac aquecer bastante ao centro do teclado.

Com muito receio dos Air e dos 8 Gb de RAM, quando sairam os M1, a escolha recaiu num Pro M1 de 16" com 32 de RAM.

Enquanto na versão de 14" havia muitos passos que se poderia dar no processador Pro, no de 16" a versão Pro era logo a superior.
No meu caso a versão seguinte seria o MAX (por pouco mais de 200€), mas na altura nos testes que a malta andava a fazer referiam que a versão MAX para as mesmas tarefas, aquecia demasiado e ligava as ventoinhas, ao passo que na versão Pro isso não acontecia, mas obviamente que não estava em causa o maior poder do processamento do MAX.

Até acredito que o mais provável foi terem corrigido esse problema do MAX numa actualização, mas eu resolvi jogar pelo seguro, até porque não ía fazer nada de extraordinário no Mac que requeresse um processador do gabarito do MAX, o Pro era mais do suficiente.
E o objectivo é ficar com este MacBook 10/12 anos, daí a opção 32 de RAM e 1 TB de disco rígido.
E eu até acredito que provavelmente irá durar mais... muito devido ao ecrã extraordinário que tem.
Daqui a 10 anos é que os Air deverão vir equipados com um ecrã desta qualidade.

https://youtu.be/GtPBWxFx060?si=q0Ixg2JRri6usFu2

olha aí esse arrogante do carago.

8gb vs 16 gb

sem grandes multitaskings, aplicações um pouco mais exigentes, a diferença que faz mais 8 Gb de RAM.

Ou seja, estar a comprar um Macbook com 8 Gb é estar a limitar logo à partida o rendimento máximo que tudo o resto pode oferecer.

ora eu acho isto inconcebível para máquinas deste preço.
8 Gb está bem, mas é para computadores de 500€.

Se os 8 Gb vos chegam? Muito bem, power to the people.
agora não tentem argumentar com o “it’s magic” ou “it just works”, porque simplesmente não é verdade. A realidade desmente isso.

Isso é como dizer que achas inconcebível a BMW cobrar um extra por certos equipamentos que são de série em carros mais baratos. São opções, quem compra marcas premium não espera o pragmatismo racional da Dacia.

Já tivemos aqui esta discussão várias vezes, e sinceramente, é algo que já nem vou alimentar.

Enquanto tu compraste N computadores nos últimos anos eu tenho um M1 base de 2020 que me chega e sobra para todo o trabalho que faço. E nem uso apps da Apple para otimizar o sistema, é tudo Microsoft e Google.

Com quase 4 anos em cima e muito possivelmente ainda aguenta mais 4 sempre a trabalhar sem problemas. Até lá ainda compras mais uns quantos pcs com 32gb de RAM ou algo que o valha. [;)]

Tudo o resto que dizes, não leves a mal, mas são apenas disparates levados a um extremo que nem se percebe a razão. O que um M1 8gb parece mesmo é um Celeron, fazes bot e tens logo mais de 5GB ocupados, enfim.

Abraço.

Confesso que até fiquei surpreendido pelo parco esforço que o teu sistema M1 faz para o teu work flow*. Ok, é um work flow soft, mas na realidade a larga maioria das pessoas que compra uma máquina desses vai ficar mais que satisfeita, nomeadamente por comparação com os sistemas equivalentes Intel do passado recente.

Quem precisa mais do que um M1 8/256 sabe perfeitamente isso e obviamente vai fazer o esforço para chegar a máquinas acima disto, nomeadamente MBP com pelo menos "16/512" e chips M3 Pro ou superior.

Esta dos 5 GB de RAM ocupados como elemento que prova alguma coisa foi um tiro bem ao lado, pior só comparar um M1 com um Celeron com 4 GB de RAM.

*Aqui há uma casa há um sistema igualito a esse que faz um esforço maior porque aquilo é Chrome com várias tabs "pesadas" abertas, Spark Mail, WP, Spotify. E já lhe disse que quando usa LR, PS, FCP etc. deve fechar o Chrome ou ter só 1/2 tabs abertas, quase contrário está a colocar o sistema num grande esforço.

Isso é como dizer que achas inconcebível a BMW cobrar um extra por certos equipamentos que são de série em carros mais baratos. São opções, quem compra marcas premium não espera o pragmatismo racional da Dacia.

Claro. Agora não admito que me chamem arrogante e ignorante. Há uma diferença razoável no M3 entre 8 e 16Gb, se as pessoas a conhecem e vivem bem com ela, muito bem.
Em 2020 ainda admito que se pudesse considerar os 8 Gb de base no M1. 4 anos depois, desculpem, mas não de todo.
A crítica é para a Apple ao continuar a oferecer os 8 Gb de base, não para quem os compra.

Agora virem com a propaganda oficial dos mecanismos mágicos da Apple justificarem apenas 8 gb, lamento, mas não compro. O código RISC é evidentemente mais pequeno, mas alguém reparou que a esmagadora maioria da memória RAM é ocupada pelos dados que as aplicações usam, e não pelo tamanho do código executável...

É notório que mesmo no Air, que é bastante mais limitado pelos constrangimentos térmicos, praticamente qualquer coisa a mais do que ter uma dúzia de tabs abertas no Safari, é limitado em performance pelos 8 Gb de RAM, sendo tudo o resto igual no hardware.

O meu M1 8GB deve estar quitado, tipo Seat Ibiza. Na primeira imagem, com chrome aberto na amazon, página chrome com o google calendar aberto, mail aberto, excel com 1 documento aberto, apple music a tocar, one note aberto a trabalhar, one drive ligado (está sempre) estão a ser usados 5GB (os tais que supostamente se liga o mac e ficam logo gastos)...

Na 2ª imagem bastou-me desligar a página da amazon e a página do google calendar (mantendo o resto aberto) e ele desceu praticamente até aos 4GB...

Não vejo em nenhuma situação nenhum défice de memória assinalado a amarelo.

Se há pessoal que consegue e trabalha com o dobro de tudo disto ligado, claro que precisa de mais recursos. Agora quando falamos da esmagadora dos utilizadores, tenho sérias dúvidas.

Outra: sabem quanto é que tenho de disco gasto? 40gb, tenho quase 205gb livres.

Mais uma vez, ah e tal, 256gb já não dão para nada.

Sinceramente, já não dou para estes peditórios geeks de andar a ver monitores de atividades e coisas semelhantes. Passam-me meses e meses que não abro isto.

Enquanto a máquina trabalhar mantenho-a, quando achar que já não serve, compro outro.

Uma coisa é certa: seja mac ou windows, não vou dar mais 500€ para ter uma máquina future proof quando as minhas necessidades diárias não o exigem. É como a malta que compra um carro de 7 lugares para aquelas férias de 1 semana e depois nas restantes 99% das vezes viaja sozinho. [;)]

Aqui no M1 é frequente estar com défice de memória a amarelo e chega a ter 3 GB de swap e 2/3 GB de memória comprimida.

Os 256 GB não dar para nada também é algo pessoal, eu acho curto hoje em dia, mas há realmente muita gente hoje em dia que como tu tem quase tudo na cloud.

Sim, é uma boa analogia do carro de 7 lugares. E como é óbvio gastar por exemplo mais 50% (que não anda longe da realidade entre MBA 8/256 para 16/512) do valor ou €500 para se ter um uso como o teu não faz realmente muito sentido.

Da mesma forma que fazer um esforço para ter estes upgrades (tentando encontrar o melhor deal, nomedamente por volta dos €1500) também pode fazer sentido para quem precisa dos upgrades e/ou quer ter algo mais future proof.

Aqui não há certos ou errados absolutos, vai de cada um.

Legalmente julgo que não posso fazer nada.
Liguei para a linha de apoio e disseram-me que tinha sido o departamento logístico a anular o pedido mas não tinham justificado o porquê, provavelmente seria por falta de stock...mas isso não cola, continuam a ter à venda no site e até com um prazo de entrega inferior ao que me tinham dado!
Fiz um email a reclamar mas não deve dar em nada e se assim for, a seguir escrevo no livro de reclamações.

O El Corte Inglês chegou a ser conhecido pelo seu excelente serviço ao cliente e pós venda mas isso já devem ser águas passadas.

Claramente águas passadas, agora usam tácticas das mais reles...

Sim, também acho que legalmente e na prática não há muito a fazer, e mesmo que desse nem vale o tempo e chatice. Provavelmente por mais €100 arranjas esse mesmo computador sem um filme desses.

Não sei se vai servir de algo escrever no LdR, mas eu percebo e tb já o fiz.

Memória unificada, ARM, tudo propaganda Apple.
Apesar de um excelente sistema de gestão de memória, não há substituto para RAM físico.

Não sei se deste conta, mas disse em cima que comprei um Air 15 M3 com 16 gb de RAM, e é uma máquina assustadoramente rápida para um portátil ultrafino e sem sequer uma ventoinha. E estou muito satisfeito.

O que digo é que é vergonhoso que a base dos Macbook em termos de memória sejam os 8G, nesta gama de preços.

Não vale a pena a propaganda das memórias unificadas, pode ajudar, mas em termos de custos só a ganância pode explicar a Apple oferecer 8gb em vez de 16gb. Faz lembrar a historia dos 640k serem suficientes para todos.

Há vários exemplos de testes na net / youtube que demonstram perfeitamente a diferença de performance numa única aplicação, com M3 de 8 e 16gb. Diferença que chega a ser superior ao gap generacional entre M1/M2/M3.

Mas depois o arrogante sou eu…

ARM pode não ser só vantagens, mas tem vantagens em termos de eficiência geral (RAM, performance/W etc.) Nem tudo é apenas marketing.

Há mais de 10 anos atrás compraste um MBPr 15" Intem com 16 GB de RAM. Agora, 10 anos depois compras um novo novo em folha com os mesmos 16 GB de RAM?

Tu que afirmas RAM é RAM e compras este portátil? Em 10 anos de evoluções no mínimo deverias ter comprado algo com 32 GB de RAM?

Ou será que 16 GB num Mac recente é realmente melhor que 16 GB num sistema Intel com 10 anos? Hmm...

Como consumidor é claro que era muito melhor que o Air base tivesse o dobro da RAM e disco e também prefiro gastar 1000 que 1500, mas eles estão a gerir uma empresa orientada para obter o lucro máximo possível e quem não gosta tem muita concorrência do outro lado do força.

Eu sigo esse canal há pelo menos 5 anos e nomeadamente este tipos de testes acompanho e sei perfeitamente que M3 16 GB faz a diferença face ao base de 8 GB. No entanto primeiro em termos de versões base eu tenho falado muito no M1 que, se fores ver vídeos de aqui há 3 anos e tal desse mesmo canal vais ver que mesmo a versão base faz um excelente trabalho tendo em conta os recursos limitados (para use cases mais exigêntes).

Depois, nunca me viste a recomendar o Air M2 8/256, esse ficou bem pior graças a ter perdido os dois módulos de 128GB em RAID0...

Agora o M3 base, se fores a esse mesmo canal, vais ver que não sendo tão bom como o M1 base, graças a ter voltado a ter os dois módulos de 128GB em RAID0, voltou a ter uma performance bastante aceitável para um produto de entrada.

Claro que os 16 GB fazem imensa diferença quando tens o Chrome aberto com não sei quantas tabs e queres exportar 50 imagens de alta resolução no LR, mas mais uma vez, quem tem este tipo de workflow nunca deve comprar um Mac base, nem hoje nem nunca.

Dito isto, e já o tinha dito aqui no passado, com o aumento de performance para o M2 e agora M3 cada vez mais os 8 GB RAM aprensentam as suas limitações. Aliás, nem consegues extrair tudo do M3 com 8 GB de RAM, mas não quer dizer que não seja uma máquina mais que suficiente para muito boa gente.

Sim, foste arrogante ontem, sim várias pessoas aqui desmentiram a tua teoria, e sim foste arrogante no passado comigo pelo menos duas vezes em que trataste como idiota que não percebe nada de condução/pneus e burro que não percebe de como funcionam estes Macs modernos com Apple Silicon.

Deixei passar nas duas vezes, mas desta vez não passou.

E sim, o arrogante aqui és tu.

Back