Tópico da Apple

Pessoal, uma pergunta

tenho neste momento um iphone 11 pro, 5 ano neste momento

recomendam comprar o 16 este ano ou esperar pelo proximo ano pelo ultra?

também tenho um desses mas vou aguardar até deixar de ter atualizações vou esperar pelo Ultra sem duvida[;)]

O meu 13 continua com travadinhas no teclado, e isso começa cada vez mais a me fazer comichão…
Tenho actualizado a ver se resolvem e nada.
Comprei novo no Natal, não se justifica… Nunca tinha comprado um iPhone novo para mim, e nunca tinha tido problemas.
Começo a achar que não pode ser só do software…

Entretanto, para uso dos meus pais, encomendei um Mac Mini básico, M2 com 8 Gb de RAM e SSD 256 Gb. Vem substituir outro Mac Mini, ainda Intel, de 2017, que está a dar as últimas (também fruto do uso descuidado, imaginem se fosse um Windows).

Junta-se ao clube, o meu e o da minha mulher estão assim desde o iOS 17... Já vamos no 17.6.1 e nada. :sh)

Nem que seja só para tirar as dúvidas, instala um.

Edd :)

Não precisa de instalar para tirar dúvidas... com outro teclado não há problemas.

Ou seja o problema é mesmo a Apple não saber fazer um teclado para o seu aparelho. :sh)

Utilizo o Teclado Microsoft SwiftKey no Android e estou muito satisfeito.

A pontuação é de 4,7 estrelas com 4,22 milhões de críticas e mais de mil Milhões de Transferências ( Teclado Microsoft SwiftKey – Apps no Google Play​ )

Para iOS também tem boa classificação 4,6.

Microsoft SwiftKey AI Keyboard on the App Store (apple.com)

Com tantas alternativas de qualidade ficar preso a apps que funcionam mal é algo que me intriga.

Sim, o swiftkey é o melhor, mesmo para Apple, aqui a questão é "seres obrigado" a instalar um teclado externo e tens de lhe dar as premissões todas para poderes usar como deve ser, sendo que o swiftkey ocupa um pouco mais de ecrã...
Isto é ter de optar por uma solução para um não problema. [:D]

Sim, o swiftkey é o melhor, mesmo para Apple, aqui a questão é "seres obrigado" a instalar um teclado externo e tens de lhe dar as premissões todas para poderes usar como deve ser, sendo que o swiftkey ocupa um pouco mais de ecrã...

No Android, dá para redimensionar o teclado. Pode-se pôr na mesma altura que o teclado da Apple, e se quiseres, adicionar uma linha de números

Instalei o 17.6.1 e apesar de ainda ser cedo para falar, parece-me que melhorou...
E a mesma questão é mesmo essa, o teclado original tem que funcionar como sempre funcionou (bem), não se percebe este "bug gigante".
Ainda não instalei o Swiftkey, ainda estou a dar o benefício da dúvida a este update, mas se não resultar, lá terá que ser.

Pessoal, uma pergunta

tenho neste momento um iphone 11 pro, 5 ano neste momento

recomendam comprar o 16 este ano ou esperar pelo proximo ano pelo ultra?

O que fazes com o telf? O que valorizas mais?

Para o 11P um 16P parece um bom substituto. Aliás se não valorizares o ecrã a 120Hz nem a lente de zoom ótico (telephoto) e tiveres pressa eu este ano até apontava ao 16 normal e não ao Pro porque este ano os chips voltam a alinhar*, a RAM vai também ser a mesma em ambos os modelos (8 GB) algo que só aconteceu nos últimos anos no 11 e no 14. E vindo de um 11P mesmo o 16 normal não tem qualquer tipo de downgrade como tens por exemplo de um 13P para o 16 normal visto o primeiro ter o ecrã 120Hz.

Agora se puderes esperar pelo menos mais 6 meses ou até 1 ano acho que poderá valer a pena porque em março/abril do próximo ano vai chegar o novo SE que terá a frente e ecrã do 14 normal e a traseira do 16 mas apenas com uma lente (mas a mesma lente do 16 provavelmente, já com 48MP e certamente bastante capaz).

Sinceramente não sei quanto a vocês, mas a ultra wide só teve piada durante uns meses ainda em 2019, daí para a frente é raro usá-la embora possa dar jeito em determinadas situações. Pese embora, para quem a use, vale a pena esperar pelo 16 pois espera-se (rumores) que finalmente o sensor desta ultrawide passe de 12 a 48MP para a lente principal.

Isto para justificar o SE ser boa compra vs o 16 normal.

De resto desconfio que quem comprar o 16 se pode arrepender daqui a 6 meses pois aposto forte no facto do SE vir a ter o mesmo A18 do 16 normal e os mesmos 8 GB de RAM (até por haver histórico de coisas do género nos últimos modelos SE vs os modelos com 6 meses de mercado não Pro). Apesar de haver rumores contraditórios sobre isto, uns falam no chip A16 e 6 GB de RAM, outros no A18+8GB.

Agora para mim é fácil de perceber o porquê de ser muito mais provável as mesmas specs internas do 16. Isto porque primeiro é preciso 8 GB de RAM para correr o AI, segundo porque não nos podemos esquecer que os SE tipicamente aguentam 2 anos na mesma spec interna (e não 1 ano) pelo que o A16+6GB de RAM a ser vendido em inícios de 2027 e sem possibilidade de correr AI parece-me completamente descabido.

Mais, mesmo em termos de aspeto exterior, tendo em conta que o chassis em si tem de aguentar aí 4 anos até havia rumores a apontar para a frente com 15 com a ilha dinâmica, no entanto isso já seriam semelhanças a mais com o 15 e 16 e tem de haver alguma diferenciação. Pessoalmente acho a ilha dinâmica giro sim, mas pouco relevante no fim do dia. Sei disso porque aqui em casa há um 15P.

Onde o SE pode vir a "falhar" é só ter 64 GB de base e o 16 ter obviamente os 128 GB que já vem desde o 13. Fala-se em 499USD em termos de peço. Mas na Europa e com IVA não esperem nada abaixo dos €650 pelos meus cálculos. No entanto a minha esperança é primeiro haver pequenas promos e segundo que venha realmente com o A18+8GB e já agora com 128GB. Caso contrário que os 128GB sejam um upgrade de apenas €50 e apareçam promos do género €100 de desconto na versão de 128GB com PVP de €700, ou seja, A18+8+128 por ~€600.

Por fim se quiseres muito o ecrã 120Hz sem ter de dar um rim e aguentares um ano espera pelo 17 normal. Ou então se quiseres algo realmente high end e super future proof espera também um ano pelo 17P que vai ter 12GB de RAM e certamente muitos upgrades face ao 16P que sinceramente acho que vai ser underwhelming.

Isto porque vai manter os 8GB do modelo anterior, ok vai passar a ter 256 de base no Pro pequeno, mas com um aumento de preço portanto no fundo para quem lhe chega 128 tem de pagar mais e calar.

Mas claro, nos anos em que há novo design eles aproveitam (quase) sempre para "não dar quase nada em troca". Foi assim no iPhone 6, no 12 e vai ser agora. Que essa é outra, mesmo que se venha a notar pouco o aumento devido a bezels ainda mais fininhos (que já são bastante finos no 15P) o facto é que vão ficar maiores, algo que nem toda a gente quer.

6,3" há uns bons anos era tamanho de telf grande e o Max vai chegar quase às 7", é a loucura...

*quer dizer mais ou menos pq um vai ser o A18 e outro o A18 Pro, mas se tivesse de apostar diria que o Pro terá algo como mais 1 core de GPU e talvez também um clock de CPU um pouco superior, de resto deverão ser iguais ao passo que o i14 e i15 tiveram os chips dos modelos Pro do ano anterior

Last edited:
Não precisa de instalar para tirar dúvidas... com outro teclado não há problemas.

Ou seja o problema é mesmo a Apple não saber fazer um teclado para o seu aparelho. :sh)

Somos 3... (ainda tenho um iPhone 11 com praticamente 5 anos)

Lembro-me de tu te queixares disso desde o início do iOS 17 mas pensei que entretanto isso tivesse sido resolvido nesta fase madura do iOS 17.

Pelos vistos estava enganado e estou com o mesmo problema no 17.6.1. Vim direto do iOS 16.7.x btw, eu faço sempre isto todos os anos. E o meu AW também só agora foi do 9.6.x para o 10.6.1. Nos primeiros dias julguei que o 10 me tinha arruinado a bateria do AW, mas depois ao fim de 5/6 dias estabilizou e agora a bateria está +/- igual. É que quando isso aconteceu comecei-me a lembrar das queixas na performance e bateria das primeiras iterações do watchOS 10.

Mas voltando atrás, o teclado no geral está pior em termos de corrigir bem o que escrevo, embora tenha melhorado um pouco de dia para dia com o uso. Agora o pior além disso é que volta e meio o telf bloqueia por completo durante uns segundos e é extremamente irritante...

Ainda experimentei o teclado da Google, mas também não adoro e para ser usado na sua plenitude temos de dar acessos que me recuso a dar, pelo que voltei ao teclado stock...

No 15P nunca houve este problema do teclado desde o iOS 17.2 ou 17.3?, embora ela ainda não tenha atualizado do 17.4.1 que já lhe ando a dizer há séculos para atualizar. Isso e o Mac que está com uma versão com 2 anos :sh)[:D]

O teclado infelizmente tive que instalar o SwiftKey. O da Google também é bom mas não gosto de partilhar informação com a Google mal por mal a Microsoft.

O teclado da Apple é vergonhoso. Desde a fraca AÍ, poucas opções de personalizar, fraco suporte international, etc. Para mim a gota de água foi em texto longos o corretor deixa de funcionar.

Em iPhone estou demasiado agarrado para mudar, muito menos para a Google. Até Apple maps passei a usar como default. Mas o iPhone 13 ainda vai ter de me durar uns 2 anos mais pelo menos.

Já agora para quem usa o Swiftkey, para ganhar espaço apaguei todos os teclados da apple, incluindo o emoji, mas o teclado swift continua a deixar uma barra "enorme" em baixo para i con de mudança de teclado da apple. :sh) Há opção de reduzir isto?

O que fazes com o telf? O que valorizas mais?

Para o 11P um 16P parece um bom substituto. Aliás se não valorizares o ecrã a 120Hz nem a lente de zoom ótico (telephoto) e tiveres pressa eu este ano até apontava ao 16 normal e não ao Pro porque este ano os chips voltam a alinhar*, a RAM vai também ser a mesma em ambos os modelos (8 GB) algo que só aconteceu nos últimos anos no 11 e no 14. E vindo de um 11P mesmo o 16 normal não tem qualquer tipo de downgrade como tens por exemplo de um 13P para o 16 normal visto o primeiro ter o ecrã 120Hz.

Agora se puderes esperar pelo menos mais 6 meses ou até 1 ano acho que poderá valer a pena porque em março/abril do próximo ano vai chegar o novo SE que terá a frente e ecrã do 14 normal e a traseira do 16 mas apenas com uma lente (mas a mesma lente do 16 provavelmente, já com 48MP e certamente bastante capaz).

Sinceramente não sei quanto a vocês, mas a ultra wide só teve piada durante uns meses ainda em 2019, daí para a frente é raro usá-la embora possa dar jeito em determinadas situações. Pese embora, para quem a use, vale a pena esperar pelo 16 pois espera-se (rumores) que finalmente o sensor desta ultrawide passe de 12 a 48MP para a lente principal.

Isto para justificar o SE ser boa compra vs o 16 normal.

De resto desconfio que quem comprar o 16 se pode arrepender daqui a 6 meses pois aposto forte no facto do SE vir a ter o mesmo A18 do 16 normal e os mesmos 8 GB de RAM (até por haver histórico de coisas do género nos últimos modelos SE vs os modelos com 6 meses de mercado não Pro). Apesar de haver rumores contraditórios sobre isto, uns falam no chip A16 e 6 GB de RAM, outros no A18+8GB.

Agora para mim é fácil de perceber o porquê de ser muito mais provável as mesmas specs internas do 16. Isto porque primeiro é preciso 8 GB de RAM para correr o AI, segundo porque não nos podemos esquecer que os SE tipicamente aguentam 2 anos na mesma spec interna (e não 1 ano) pelo que o A16+6GB de RAM a ser vendido em inícios de 2027 e sem possibilidade de correr AI parece-me completamente descabido.

Mais, mesmo em termos de aspeto exterior, tendo em conta que o chassis em si tem de aguentar aí 4 anos até havia rumores a apontar para a frente com 15 com a ilha dinâmica, no entanto isso já seriam semelhanças a mais com o 15 e 16 e tem de haver alguma diferenciação. Pessoalmente acho a ilha dinâmica giro sim, mas pouco relevante no fim do dia. Sei disso porque aqui em casa há um 15P.

Onde o SE pode vir a "falhar" é só ter 64 GB de base e o 16 ter obviamente os 128 GB que já vem desde o 13. Fala-se em 499USD em termos de peço. Mas na Europa e com IVA não esperem nada abaixo dos €650 pelos meus cálculos. No entanto a minha esperança é primeiro haver pequenas promos e segundo que venha realmente com o A18+8GB e já agora com 128GB. Caso contrário que os 128GB sejam um upgrade de apenas €50 e apareçam promos do género €100 de desconto na versão de 128GB com PVP de €700, ou seja, A18+8+128 por ~€600.

Por fim se quiseres muito o ecrã 120Hz sem ter de dar um rim e aguentares um ano espera pelo 17 normal. Ou então se quiseres algo realmente high end e super future proof espera também um ano pelo 17P que vai ter 12GB de RAM e certamente muitos upgrades face ao 16P que sinceramente acho que vai ser underwhelming.

Isto porque vai manter os 8GB do modelo anterior, ok vai passar a ter 256 de base no Pro pequeno, mas com um aumento de preço portanto no fundo para quem lhe chega 128 tem de pagar mais e calar.

Mas claro, nos anos em que há novo design eles aproveitam (quase) sempre para "não dar quase nada em troca". Foi assim no iPhone 6, no 12 e vai ser agora. Que essa é outra, mesmo que se venha a notar pouco o aumento devido a bezels ainda mais fininhos (que já são bastante finos no 15P) o facto é que vão ficar maiores, algo que nem toda a gente quer.

6,3" há uns bons anos era tamanho de telf grande e o Max vai chegar quase às 7", é a loucura...

*quer dizer mais ou menos pq um vai ser o A18 e outro o A18 Pro, mas se tivesse de apostar diria que o Pro terá algo como mais 1 core de GPU e talvez também um clock de CPU um pouco superior, de resto deverão ser iguais ao passo que o i14 e i15 tiveram os chips dos modelos Pro do ano anterior

Muito obrigado pelo comentario!!!

Mas pelo que vi AI e screen mirror no macbook nao vai ser possivel na Europa devido as leis (isto visto por analistas europeus) agora se e verdade ou nao, IDK

Mas muito bem explicito, vou ponderar, porque acho que o 11pro ainda aguenta um ano

Instalei o 17.6.1 e apesar de ainda ser cedo para falar, parece-me que melhorou...
E a mesma questão é mesmo essa, o teclado original tem que funcionar como sempre funcionou (bem), não se percebe este "bug gigante".
Ainda não instalei o Swiftkey, ainda estou a dar o benefício da dúvida a este update, mas se não resultar, lá terá que ser.

Presumindo que já fizeste de tudo, desde libertar espaço no iphone, fazer reset ao dicionário, remover e e voltar a adicionar línguas, além de um reset total para as definições de fábrica, e que nada disso resultou, só se pode concluir que tiveste o azar de te calhar um "limão"!

Muito obrigado pelo comentario!!!

Mas pelo que vi AI e screen mirror no macbook nao vai ser possivel na Europa devido as leis (isto visto por analistas europeus) agora se e verdade ou nao, IDK

Mas muito bem explicito, vou ponderar, porque acho que o 11pro ainda aguenta um ano

Foi para te responder mas acho que aproveitei e também acrescentei valor no geral a pessoal que ande aqui mas não siga tão atentamente os rumores e afins. Assim fica já com alguma info resumida qb [:)]

Bem lembrado o screen mirroring. Sim, até ver não dará para usar na UE (nem o AI pelo menos até ao fim do ano início do próximo, deixa lá ver) mas assumo que eventualmente a Apple e a UE irão chegar a acordo. A Apple já teve de aceitar várias exigências da UE, seja na questão das comissões na App Store, lojas alternativas e mesmo os iPhones com USB-C se não fosse a UE e ainda não os teríamos te garanto... Portanto há um histórico recente da Apple acabar por ceder e certamente não quer irritar os seus clientes europeus, até porque o AI é a killer feature dos próximos tempos.

Se aguentares um ano e se quiseres/cons€guires chegar ao 17P acho que fazes muito bem. Nos dias que correm é realmente preciso uns bons anos para se sentir um upgrade como deve ser! E 11P para 17P será certamente um upgrade à séria a todos os níveis!

E daqui a um ano já terás certamente screen mirroring e AI na UE.

Presumindo que já fizeste de tudo, desde libertar espaço no iphone, fazer reset ao dicionário, remover e e voltar a adicionar línguas, além de um reset total para as definições de fábrica, e que nada disso resultou, só se pode concluir que tiveste o azar de te calhar um "limão"!

Falando meu caso, para acrescentar outra experiência.

A regra de ouro em qualquer telf, tablet, pc etc. em discos modernos (aka SSDs) é ter sempre pelo menos 10% livres. Eu tinha precisamente entre 12 a 14% livres no meu 11 antes do update.

Mas aproveitei (como já o tinha em fins de 2022 quando comprei o AW e tive de ir dos iOS 15.x.x para o 16.2.x) para a garantir backup das fotos e vídeos todos no GFotos e apaguei quase tudo localmente.

Somando com uma limpeza de 10GB de música offline do Spotify e assim fiquei com ~30GB livres. Isto num 11 com 64GB.

De resto não sabia dessa dica de fazer reset do dicionário e de apagar e voltar a adicionar os teclados (deu para fazer porque mantive o Gboard, e que vou manter just in case mesmo sem as permissões on).

Ainda só usei cerca de 24h desde que li aqui a tua dica e o fiz e parece estar um pouco melhor, mas já me bloqueiou ainda assim 1/2 vezes...

Fazer reset total não vou fazer já, mas posso considerar essa opção num caso extremo.

Não acho que ele apanhou limão nenhum, pelo menos ele o Silver e eu estamos com esse problema. Isto no iOS 17 com um iPhone 11, um 13 e o do Silver não sei qual será mas lembro-me de ele ter comprado um 12 há uns bons anos atrás. Se tiver trocado por um modelo mais recente então ainda pior...

De resto de pessoas próximas de mim com dois 14 normais, um 14P, outro 11 (embora tenha um uso muito leve e até pode estar com o bug? a pessoa nem se aperceba pois escreve poucas mensagens, é uma pessoa mais velha) e um 15P do que sei ninguém está com este bug. E todos estes iPhones estão no iOS 17.​

Eu já dei oportunidade, e por mais que uma vez, quer ao swiftkey quer ao Gboard, mas acabei sempre por apagar e regressar aos teclados normais da Apple. Nunca me adaptei bem aos outros. Talvez em parte porque fui ao longo do twmpo corrigindo as manhas dos teclados da Apple. Por exemplo, uma coisa em que ele falhava muito era distinguir entre "e" e "é" ou "esta" e "está". Em teoria aquilo devia perceber o contexto da frase, mas na prática isso nem sempre acontecia. Resolvi isso há anos (para aí desde o Iphone 7, passando a escrever "eh" quando quero que saia "é" e "estah" quando quero que saia "está".
Por outro lado, o teclado da Apple também permite escrever de forma "swift", ou seja, arrastando os dedos sem levantar entre as letras, algo a que também me fui habituando. E agora com o Ios 18 (estou a usar as beta), em que permite ter no mesmo teclado mais que uma língua, acho que está melhor que nunca.
Isto no fundo é uma questão de hábito.

Back