Pessoal, uma pergunta
tenho neste momento um iphone 11 pro, 5 ano neste momento
recomendam comprar o 16 este ano ou esperar pelo proximo ano pelo ultra?
O que fazes com o telf? O que valorizas mais?
Para o 11P um 16P parece um bom substituto. Aliás se não valorizares o ecrã a 120Hz nem a lente de zoom ótico (telephoto) e tiveres pressa eu este ano até apontava ao 16 normal e não ao Pro porque este ano os chips voltam a alinhar*, a RAM vai também ser a mesma em ambos os modelos (8 GB) algo que só aconteceu nos últimos anos no 11 e no 14. E vindo de um 11P mesmo o 16 normal não tem qualquer tipo de downgrade como tens por exemplo de um 13P para o 16 normal visto o primeiro ter o ecrã 120Hz.
Agora se puderes esperar pelo menos mais 6 meses ou até 1 ano acho que poderá valer a pena porque em março/abril do próximo ano vai chegar o novo SE que terá a frente e ecrã do 14 normal e a traseira do 16 mas apenas com uma lente (mas a mesma lente do 16 provavelmente, já com 48MP e certamente bastante capaz).
Sinceramente não sei quanto a vocês, mas a ultra wide só teve piada durante uns meses ainda em 2019, daí para a frente é raro usá-la embora possa dar jeito em determinadas situações. Pese embora, para quem a use, vale a pena esperar pelo 16 pois espera-se (rumores) que finalmente o sensor desta ultrawide passe de 12 a 48MP para a lente principal.
Isto para justificar o SE ser boa compra vs o 16 normal.
De resto desconfio que quem comprar o 16 se pode arrepender daqui a 6 meses pois aposto forte no facto do SE vir a ter o mesmo A18 do 16 normal e os mesmos 8 GB de RAM (até por haver histórico de coisas do género nos últimos modelos SE vs os modelos com 6 meses de mercado não Pro). Apesar de haver rumores contraditórios sobre isto, uns falam no chip A16 e 6 GB de RAM, outros no A18+8GB.
Agora para mim é fácil de perceber o porquê de ser muito mais provável as mesmas specs internas do 16. Isto porque primeiro é preciso 8 GB de RAM para correr o AI, segundo porque não nos podemos esquecer que os SE tipicamente aguentam 2 anos na mesma spec interna (e não 1 ano) pelo que o A16+6GB de RAM a ser vendido em inícios de 2027 e sem possibilidade de correr AI parece-me completamente descabido.
Mais, mesmo em termos de aspeto exterior, tendo em conta que o chassis em si tem de aguentar aí 4 anos até havia rumores a apontar para a frente com 15 com a ilha dinâmica, no entanto isso já seriam semelhanças a mais com o 15 e 16 e tem de haver alguma diferenciação. Pessoalmente acho a ilha dinâmica giro sim, mas pouco relevante no fim do dia. Sei disso porque aqui em casa há um 15P.
Onde o SE pode vir a "falhar" é só ter 64 GB de base e o 16 ter obviamente os 128 GB que já vem desde o 13. Fala-se em 499USD em termos de peço. Mas na Europa e com IVA não esperem nada abaixo dos €650 pelos meus cálculos. No entanto a minha esperança é primeiro haver pequenas promos e segundo que venha realmente com o A18+8GB e já agora com 128GB. Caso contrário que os 128GB sejam um upgrade de apenas €50 e apareçam promos do género €100 de desconto na versão de 128GB com PVP de €700, ou seja, A18+8+128 por ~€600.
Por fim se quiseres muito o ecrã 120Hz sem ter de dar um rim e aguentares um ano espera pelo 17 normal. Ou então se quiseres algo realmente high end e super future proof espera também um ano pelo 17P que vai ter 12GB de RAM e certamente muitos upgrades face ao 16P que sinceramente acho que vai ser underwhelming.
Isto porque vai manter os 8GB do modelo anterior, ok vai passar a ter 256 de base no Pro pequeno, mas com um aumento de preço portanto no fundo para quem lhe chega 128 tem de pagar mais e calar.
Mas claro, nos anos em que há novo design eles aproveitam (quase) sempre para "não dar quase nada em troca". Foi assim no iPhone 6, no 12 e vai ser agora. Que essa é outra, mesmo que se venha a notar pouco o aumento devido a bezels ainda mais fininhos (que já são bastante finos no 15P) o facto é que vão ficar maiores, algo que nem toda a gente quer.
6,3" há uns bons anos era tamanho de telf grande e o Max vai chegar quase às 7", é a loucura...
*quer dizer mais ou menos pq um vai ser o A18 e outro o A18 Pro, mas se tivesse de apostar diria que o Pro terá algo como mais 1 core de GPU e talvez também um clock de CPU um pouco superior, de resto deverão ser iguais ao passo que o i14 e i15 tiveram os chips dos modelos Pro do ano anterior