Stellantis em crise

O problema é que os ocidentais (europeus e americanos) não conseguem lidar com o facto de pela primeira vez na História estarem a ser ultrapassados por outros povos a todos os níveis.

Os Asiáticos já são os povos com o mais elevado QI do Mundo, e com a decadência populacional e económica do ocidente esta diferença só tem tendência a acentuar-se. Eles são mais inteligentes do que nós e só a arrogância e a hipócrisia dos ocidentais pode negar tal facto.

As tarifas são o desespero dos ocidentais a falar mais alto e a única consequência será a redução do poder de compra dos europeus e americanos.

O nosso maior problema é a arrogância e ignorância de pensarmos que a Europa ainda é o centro do Mundo. Desde a queda do Império Britânico que começou a nossa decadência.

so temos de fazer como a china, queres vender ca na europa
crias uma empresa ca, metade e nossa

Porque raio os europeus são tão arrogantes e hipócritas? Não conseguem admitir quando outros são melhores do que nós. Os Chineses fazem melhores automóveis do que os europeus em termos de qualidade/preço.

é a queda do império.. ainda não se ultrapassou esse trauma

O ano está a ser complicado e já estão a discutir o sucessor, isso é normal até porque já está há 10 anos na liderança do grupo.
Mas não podem ter memória curta, o Carlos Tavares encheu-lhes os bolsos com lucros.
Entrou na PSA em 2014 e fez o turnaround de anos de prejuízos para lucros chorudos:

image.png
Até os 35mio do package salarial são peanuts​

Pessoalmente acho o Carlos Tavares um genio. E eu nem sou pessoa de idolatrar nada nem ninguém.

So quem não se lembra do estado de pre falencia em que estava o grupo PSA. O que ele conseguiu em termos de gestão em pouco tempo era completamente inverosimil à partida.

Se alguem dissesse que a PSA iria chefiar um grupo como a stellantis toda a gente se iria rir. Particularmente no prazo em que foi.

Depois olhem bem para um 3008 da era dele e um da era anterior... olhem para um citroen e facam a mesma diferenca.

Claro que quem inova em pouco tempo e quem é ambicioso tem de pagar certas facturas. O mais facil é insistir nas velhas formulas ate falir.

Ja aconteceu o mesmo em certas eras da Renault em que ele mandava.

Muita inovação. Algumas falhas de fiabilidade mas no fim de contas avancou se bastante.

Os produtos que ele desenhou têm todos bastante caracter. Claro que a industria auto anda sempre no fio da navalha. Puxa--se o lencol de um lado e falta do outro. Ha o preço, ha a inovação, ha a qualidade e esse balanço é o mercado que o dita. Nisto o CT é mestre

Estou desejoso de conhecer o novo C3, C3 aircross, Panda, Frontera.

sao carros destes que fazem volumes e mantêm as marcas a ganhar dinheiro. A mim parece me que acertou em cheio no que o mercado europeu quer... um mercado descapitalizado mas que é ao mesmo tempo despretencioso e sofisticado.

A leapmotor é mais uma prova que CT pensa bastante diferente do gestor comum. E olhem bem para o C10 e suas caracteristicas globais... pois é.

Pessoalmente acho o Carlos Tavares um genio. E eu nem sou pessoa de idolatrar nada nem ninguém.

So quem não se lembra do estado de pre falencia em que estava o grupo PSA. O que ele conseguiu em termos de gestão em pouco tempo era completamente inverosimil à partida.

Se alguem dissesse que a PSA iria chefiar um grupo como a stellantis toda a gente se iria rir. Particularmente no prazo em que foi.

Depois olhem bem para um 3008 da era dele e um da era anterior... olhem para um citroen e facam a mesma diferenca.

Claro que quem inova em pouco tempo e quem é ambicioso tem de pagar certas facturas. O mais facil é insistir nas velhas formulas ate falir.

Ja aconteceu o mesmo em certas eras da Renault em que ele mandava.

Muita inovação. Algumas falhas de fiabilidade mas no fim de contas avancou se bastante.

Os produtos que ele desenhou têm todos bastante caracter. Claro que a industria auto anda sempre no fio da navalha. Puxa--se o lencol de um lado e falta do outro. Ha o preço, ha a inovação, ha a qualidade e esse balanço é o mercado que o dita. Nisto o CT é mestre

Estou desejoso de conhecer o novo C3, C3 aircross, Panda, Frontera.

sao carros destes que fazem volumes e mantêm as marcas a ganhar dinheiro. A mim parece me que acertou em cheio no que o mercado europeu quer... um mercado descapitalizado mas que é ao mesmo tempo despretencioso e sofisticado.

A leapmotor é mais uma prova que CT pensa bastante diferente do gestor comum. E olhem bem para o C10 e suas caracteristicas globais... pois é.

Todos os modelos que ele desenhou como engenheiro foram falhanços a nível de fiabilidade. Foi o responsável pelo período mais negro da Renault em termos de fiabilidade no início dos anos 2000s.

Os modelos que salvaram a PSA foram o 308 II, o 2008 I e o 3008 II e todos eles foram parcial ou totalmente desenvolvidos na era do Philipe Varin. O CT foi esperto (ou não fosse tuga[:D]) e saiu da Renault já a pensar na PSA.

A compra da Opel foi talvez a sua melhor decisão mas se formos a ver qualquer CEO teria feito o mesmo que ele fez. Ele teve foi esperteza de perceber a oportunidade. De resto o que ele faz é cortar nos custos e na qualidade.

O T03 não passa de um Spring. Portanto ele é um génio porque vai fazer o que a Dacia fez com um modelo que é uma bosta.

Sem palavras.

E a Stellantis tem apenas 20% da Leapmotor. Está longe de ser dona da empresa e é uma empresa pequena uma start up, não é a Dongfeng.

Todos os modelos que ele desenhou como engenheiro foram falhanços a nível de fiabilidade. Foi o responsável pelo período mais negro da Renault em termos de fiabilidade no início dos anos 2000s.

Os modelos que salvaram a PSA foram o 308 II, o 2008 I e o 3008 II e todos eles foram parcial ou totalmente desenvolvidos na era do Philipe Varin. O CT foi esperto (ou não fosse tuga[:D]) e saiu da Renault já a pensar na PSA.

A compra da Opel foi talvez a sua melhor decisão mas se formos a ver qualquer CEO teria feito o mesmo que ele fez. Ele teve foi esperteza de perceber a oportunidade. De resto o que ele faz é cortar nos custos e na qualidade.

Eu acho que estás a bater no ceguinho sem necessidade. O que importa é o ele fez de bem para chegar a CEO da Stellantis! Tem o seu mérito por mais inveja que isto te possa causar.
​​​​​​
Erros? São comuns aos mortais....

Mas enquanto uns chegam a CEO de uma grande empresa mundial, outros só têm palco na internet, e é para dizer mal.[:cool:]

​​​

Last edited:
Dá que pensar. A carneirada europeia a ser empurrada pelos seus medíocres e corruptos dirigentes para a mobilidade eléctrica, e os chinas a construirem centrais a carvão em barda para produzirem e nos impingirem automóveis eléctricos! E ainda há quem ache isto normal!

China iniciou construção de 70 gigawatts de novas centrais a carvão no ano passado, quase 20 vezes mais do que o resto do mundo em conjunto

https://www.oeconomico.com/china-in...zes-mais-do-que-o-resto-do-mundo-em-conjunto/

Dá que pensar. A carneirada europeia a ser empurrada pelos seus medíocres e corruptos dirigentes para a mobilidade eléctrica, e os chinas a construirem centrais a carvão em barda para produzirem e nos impingirem automóveis eléctricos! E ainda há quem ache isto normal!

China iniciou construção de 70 gigawatts de novas centrais a carvão no ano passado, quase 20 vezes mais do que o resto do mundo em conjunto

https://www.oeconomico.com/china-in...zes-mais-do-que-o-resto-do-mundo-em-conjunto/

Não querendo defender os chineses, mas como diz o outro, "uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa"... Os chineses são dos países que mais têm promovido a adopção de carros eléctricos. Agora se a eletricidade para os carregar é mais limpa ou mais suja, é outra coisa.
E já agora, não é a China que nos tem impigido nada. São mesmo os europeus que têm levado os temas de ESG ao extremo...

A Stellantis inicia a busca por um novo CEO enquanto Carlos Tavares enfrenta desafios crescentes.

https://auto.sapo.pt/noticias/66f27...o-carlos-tavares-enfrenta-desafios-crescentes

Stellantis. Carlos Tavares com continuidade em risco por pressão dos EUA

Este Tavares deverá ser um novo ministro de um qualquer ministério em Portugal. Como ele gosta de protagonismo não me admiraria[:D]

Estou disponível para o cargo e contento-me com uns míseros 2 milhões de euros por ano. Mais regalias, prémios e bónus variados!

Mais à sério, um novo CEO pouco irá resolver à não ser que o mesmo tenha autorização para cortar a direito.

Back