Charger144
New member
Conheço alguns fornecedores do Mercadona, em particular se frutas e vegetais. Dizem eles que o Mercadona é o cliente mais exigente e criterioso na escolha e seleção dos produtos. Por exe., as alfaces não podem ter um qualquer furinho na folha - incluído a embalada. A nabiça é de hidroponia, leva a esponja húmida e tem de ter as folhas em perfeita apresentação. É o próprio Mercadona que fornece os cartuchos aos produtores para ali serem colocados os vegetais. São critérios habituais que os fornecedores têm de cumprir, caso contrário, deixam de ser "parceiros".
Em sentido contrário, há clientes que pedem o oposto. A nabiça só querem a maior e com fraca apresentação. Compram aquilo a 5 cent/kg e o produtor agradece porque ao invés de mandar para o lixo, manda para essas empresas. As caixas cheias vão diretamente para os tanques com lixívia, é tudo lavado, cortado e vendido em embalagens.
Depois há outros que vendem a nabiça baby, mas de "baby" tem pouco. São maiores e menos tenras, mas como são embaladas, ninguém se apercebe. Como o preço da baby é superior no produtor, eles pedem a maior mas vendem ao cliente final como baby.
Nestes relatos em particular, encontram-se as lojas Lidl e PD.
Isto é curioso, porque se há algo em que eu acho o Mercadona muito fraco, é nas frutas e vegetais. Os gajos têm mangas que parecem calhaus, invariavelmente verdes e sem sabor nenhum. Ananás quase sempre péssimo e ácido, isto só como alguns exemplos básicos.
O que é curioso é que se vais a um Mercadona em Espanha, a coisa muda de figura. Trabalham com produtos de uma gama mais alta, ou no caso das frutas e verduras, de tipos diferentes. Parece que eles olham para o mercado português como um mercado muito pobre, sem capacidade de comprar produtos um pouco mais caros, e optam por não mandar para cá nada de uma gama superior. Esse exemplo das frutas é bem ilustrativo: Enquanto em Espanha eles optam pelo produto de qualidade superior, por um preço mais alto, em PT vendem o mais barato possível.
Eu moro num sítio em que há Mercadona, Aldi, Continente, Pingo Doce, LIDL e Intermarche num raio de menos de 1Km. Costumo ir ao Mercadona várias vezes, mas nunca consigo fazer uma compra completa, e tenho sempre de ir a um dos outros comprar fruta decente :sh)
Last edited: