Topico do Mercadona

Conheço alguns fornecedores do Mercadona, em particular se frutas e vegetais. Dizem eles que o Mercadona é o cliente mais exigente e criterioso na escolha e seleção dos produtos. Por exe., as alfaces não podem ter um qualquer furinho na folha - incluído a embalada. A nabiça é de hidroponia, leva a esponja húmida e tem de ter as folhas em perfeita apresentação. É o próprio Mercadona que fornece os cartuchos aos produtores para ali serem colocados os vegetais. São critérios habituais que os fornecedores têm de cumprir, caso contrário, deixam de ser "parceiros".

Em sentido contrário, há clientes que pedem o oposto. A nabiça só querem a maior e com fraca apresentação. Compram aquilo a 5 cent/kg e o produtor agradece porque ao invés de mandar para o lixo, manda para essas empresas. As caixas cheias vão diretamente para os tanques com lixívia, é tudo lavado, cortado e vendido em embalagens.
Depois há outros que vendem a nabiça baby, mas de "baby" tem pouco. São maiores e menos tenras, mas como são embaladas, ninguém se apercebe. Como o preço da baby é superior no produtor, eles pedem a maior mas vendem ao cliente final como baby.
Nestes relatos em particular, encontram-se as lojas Lidl e PD.

Isto é curioso, porque se há algo em que eu acho o Mercadona muito fraco, é nas frutas e vegetais. Os gajos têm mangas que parecem calhaus, invariavelmente verdes e sem sabor nenhum. Ananás quase sempre péssimo e ácido, isto só como alguns exemplos básicos.

O que é curioso é que se vais a um Mercadona em Espanha, a coisa muda de figura. Trabalham com produtos de uma gama mais alta, ou no caso das frutas e verduras, de tipos diferentes. Parece que eles olham para o mercado português como um mercado muito pobre, sem capacidade de comprar produtos um pouco mais caros, e optam por não mandar para cá nada de uma gama superior. Esse exemplo das frutas é bem ilustrativo: Enquanto em Espanha eles optam pelo produto de qualidade superior, por um preço mais alto, em PT vendem o mais barato possível.

Eu moro num sítio em que há Mercadona, Aldi, Continente, Pingo Doce, LIDL e Intermarche num raio de menos de 1Km. Costumo ir ao Mercadona várias vezes, mas nunca consigo fazer uma compra completa, e tenho sempre de ir a um dos outros comprar fruta decente :sh)

Last edited:
O Mercadona tem sucesso porque tem lojas confortáveis, espaçosas com bom ambiente e tem um serviço ao cliente acima de qualquer outro supermercado em PT.

Os produtos são como os da concorrência, os colaboradores são como os da concorrência e até rodam mais entre postos que os da concorrência, os preços são como os da concorrência, etc etc etc.
Não vale a pena fazer dissertações sobre o assunto.

O Mercadona tem sucesso porque tem lojas confortáveis, espaçosas com bom ambiente e tem um serviço ao cliente acima de qualquer outro supermercado em PT.

Os produtos são como os da concorrência, os colaboradores são como os da concorrência e até rodam mais entre postos que os da concorrência, os preços são como os da concorrência, etc etc etc.
Não vale a pena fazer dissertações sobre o assunto.

Os produtos pelo menos os que consumo têm mais qualidade do que os da concorrência. O Mercadona lembra o Lidl de há 15/20 anos atrás a nível de produtos.

No início apresentam produtos com uma relação qualidade/preço superior à concorrência para ganharem quota de mercado e uma legião de fãs. Daqui a alguns anos se for como o Lidl começam a cortar na qualidade para aumentar os lucros e reduzir os custos. Logo veremos.

Ainda vai demorar...

Mais depressa vejo o Lidl ou o Aldi a mexerem-se do que os nacionais. O Auchan parece que estagnou, os outros Franceses idem.

O Mercadona está sempre cheio ou bem composto.
​​
Face o que eles (não) gastam em publicidade, diz muito da qualidade deles.

O Lidl e o Aldi nesse aspecto do serviço são sem dúvida os piores. Poucos funcionários, não têm talho nem peixaria, as lojas parecem armazéns. Quem liga a isso é natural que não goste. Aquela zona da padaria do Lidl é de uma falta de higiene gritante, toda a gente vai lá mexer com as mãos, aquilo é nojento.

O Lidl é onde faço a maior parte das minhas compras porque não tenho um Mercadona perto.

Eu nisto dos supermecados acho que cada um reflete a política e a própria personalidade do país de onde são originários.

Por exemplo:

Lidl e Aldi, lojas frias que parecem armazéns, ambiente com poucos funcionários e poucos serviços, tratamento na caixa a despachar algo frio e arrogante. Isto é basicamente como são os alemães.

Mercadona, loja bem decorada, ambiente acolhedor, funcionários prestáveis e simpáticos.

Continente e PD, como o Mercadona mas um pouco menos organizado. Muitos PD e Continentes têm zonas onde muitos velhotes passam o dia. Além de supermecados são zonas de convívio. Ambiente típico de países latinos.

Auchan, ambiente pseudo luxuoso e bastante variedade de produtos.

Depois há os supermecados de nicho como o Supercor ou o Apolónia que não se enquadram aqui por terem um tipo de cliente mais específico.

Tenho pena que cá não exista uma cadeia de supermecados do UK e eles têm várias. Há uma Tesco no Algarve mas aquilo é um frashising manhoso para impingir porcaria aos turistas. Também há um ou outro Spar com esse conceito.

Abram um em cada cidade ou vila, e os PD, os Continentes, Auchan, Leclercs, etc etc, vão abrir a pestana rápidamente.

Vamos a um Mercadona e temos 99% das caixas abertas, vamos aos outros e temos mais de 50% das caixas encerradas ou nem sequer abriram. Vamos ao talho e somos atendidos pela empregada que esteve de manhã na Peixaria, ou vice-versa, depois não temos nem um peixe bem arranjado, nem uma carne bem cortada, vamos à Charcutaria e quem nos atende é o empregado da Padaria...:confused::confused:

O Mercadona nem precisa de fazer muito melhor, basta oferecer mais serviço ao cliente, que é coisa que o retalho em PT abandonou há muito tempo...
Em Coimbra o Pingo Doce, coincidência ou não, renovou as suas lojas mais próximas dos supermercados Mercadona. Lojas da Portela e Combatentes completamente renovadas, perto do Mercadona da Solum que abriu em Setembro.

No caso do Pingo Doce de Eiras até aumentaram a área de vendas, a loja ficou bem maior, mais iluminada, corredores largos, uma boa área de pronto a comer, caixas automáticas e as normais com sistema de fila única. E ali bem perto o Mercadona vai abrir em Novembro a segunda loja de Coimbra.

O Auchan que se ponha a pau, continuam com as lojas iguais há 15 anos.

A minha Maria não gosta do Mercadona, acha-o muito limitado.

Se for do tipo de pessoa que compra sempre as mesmas coisas, sim. Mas o Mercadona distingue-se precisamente por ter certos produtos que não encontras nos "nacionais". Para mim, é esse "factor de diferenciação" que me leva a ir lá de vez em quando, mas não a fazer dele o meu supermercado "principal".

Se for do tipo de pessoa que compra sempre as mesmas coisas, sim. Mas o Mercadona distingue-se precisamente por ter certos produtos que não encontras nos "nacionais". Para mim, é esse "factor de diferenciação" que me leva a ir lá de vez em quando, mas não a fazer dele o meu supermercado "principal".

Tenho de discordar. Dá-me um exemplo de algo que encontras no Mercadona, e que não encontras em mais lado nenhum, com outra marca?

Eu acho precisamente o contrário. Falta muita coisa no Mercadona, não é um mercado onde consigas comprar tudo, a não ser que só consumas coisas básicas. Se um certo produto tiver diversas variedades, eles terão só a mais barata. Se estiveres à procura de algo de uma categoria melhor, esquece.

A ideia que eu tenho do Mercadona é que eles têm produtos de marca própria com um preço médio / baixo, de boa qualidade, o atendimento é excelente, e de resto não veja nada fora do vulgar.

Se a ideia é comprar produtos mais exclusivos, então podias dizer que o Supermercado do El Corte Ingles é assim, porque lá sim encontras coisas bem diferentes dos outros, porque também é direcionado para outro segmento.

Tenho de discordar. Dá-me um exemplo de algo que encontras no Mercadona, e que não encontras em mais lado nenhum, com outra marca?

Eu acho precisamente o contrário. Falta muita coisa no Mercadona, não é um mercado onde consigas comprar tudo, a não ser que só consumas coisas básicas. Se um certo produto tiver diversas variedades, eles terão só a mais barata. Se estiveres à procura de algo de uma categoria melhor, esquece.

O Mercadona é um supermercado com forte aposta nos produtos de marca própria como um Lidl ou um Aldi.

A maior parte das pessoas vai lá só para comprar produtos de marca própria.

Comparando com um Lidl ou Aldi o Mercadona tem muito mais variedade de produtos de marca própria.

Para dar um exemplo, compara a oferta de perfumaria/higiene do Mercadona e do Lidl. É uma diferença enorme.

A ideia que eu tenho do Mercadona é que eles têm produtos de marca própria com um preço médio / baixo, de boa qualidade, o atendimento é excelente, e de resto não veja nada fora do vulgar.

Se a ideia é comprar produtos mais exclusivos, então podias dizer que o Supermercado do El Corte Ingles é assim, porque lá sim encontras coisas bem diferentes dos outros, porque também é direcionado para outro segmento.

Não sou cliente, até porque a loja mais próxima da minha casa fica a 50 km. No entanto, há uma pessoa bastante próxima de mim que vai com frequência, devido à maior oferta de produtos sem glúten.

Ainda não entrei em nenhum Mercadona aqui em Portugal, mas em Espanha tanto a secção de presuntos, como a de conservas, nunca vi aqui igual. Por exemplo latas de atum de Kg, só vi no Mercadona.

O SuperCor e Apolónia apostam em alguns produtos diferentes de gama média alta e alta, claro que não podem ser comparados com o Mercadona, Pingo Doce ou Lidl.

Ainda não entrei em nenhum Mercadona aqui em Portugal, mas em Espanha tanto a secção de presuntos, como a de conservas, nunca vi aqui igual. Por exemplo latas de atum de Kg, só vi no Mercadona.

Em PT a secção de presuntos e conservas deles é banal. Vais ao El Corte Ingles e tens 10 ou 20 vezes mais oferta.

Mas como eu disse mais acima, há grandes diferenças entre o Mercadona espanhol e português. O espanhol é voltado para o público geral, inclusive com produtos de marcas externas que não encontras em PT (por exemplo iogurtes Danone, batatas fritas Ruffles / Lays, etc). A qualidade é bem superior em diversas coisas. Em Espanha tens 10 ou mais tipos de fiambre, em PT tens 2 ou 3....

Em PT, até pode ser que mude, mas de momento o foco deles é um público com pouco poder de compra, que na sua generalidade dá prioridade ao preço e não à qualidade. (não quero com isto dizer que não tenha qualidade).

Em Coimbra o Pingo Doce, coincidência ou não, renovou as suas lojas mais próximas dos supermercados Mercadona. Lojas da Portela e Combatentes completamente renovadas, perto do Mercadona da Solum que abriu em Setembro.

No caso do Pingo Doce de Eiras até aumentaram a área de vendas, a loja ficou bem maior, mais iluminada, corredores largos, uma boa área de pronto a comer, caixas automáticas e as normais com sistema de fila única. E ali bem perto o Mercadona vai abrir em Novembro a segunda loja de Coimbra.

O Auchan que se ponha a pau, continuam com as lojas iguais há 15 anos.

Isto!

E pode simplificar-se da seguinte forma:

A Distribuição classifica-se em 3 grandes grupos:

Hipers, Supermercados, e Lojas de proximidade, que é onde estão os LIDl, Mercadonas, PD, Continentes Bom Dia, Aldis etc. etc

Cada um destes segmentos vale uma parte de um todo, o Retalho (quota de mercado)

Alguem tem vindo a perder para o Mercadona, porque eles crescem e reproduzem-se a olhos vistos e têm lojas sempre cheias.

Procurem pela Quota do mercado do Mercadona, qual o objectivo deles para os proximos 10 anos

Depois podem ir googlar um pouco à Distribuição Hoje e vejam qual o segmento do retalho e as insignias que mais têm perdido para o Mercadona.

Last edited:
Os produtos pelo menos os que consumo têm mais qualidade do que os da concorrência. O Mercadona lembra o Lidl de há 15/20 anos atrás a nível de produtos.

No início apresentam produtos com uma relação qualidade/preço superior à concorrência para ganharem quota de mercado e uma legião de fãs. Daqui a alguns anos se for como o Lidl começam a cortar na qualidade para aumentar os lucros e reduzir os custos. Logo veremos.

Não concordo.
Existiu um buzz inicial à volta de meia dúzia de produtos (essencialmente de higiene do lar), eu inclusive lá fui comprar os "maravilhosos" amaciadores e outros, mas foi tudo um produto de markting. Admito que alguém possa preferir o aroma A ao B, mas genericamente não há nada no mercadona que não exista nos outros, ou que tenha um preço mais baixo que o dos outros. Anda tudo muito alinhado.
Quando lá vou, não vou à procura de 1 produto especifico, vou porque gosto de fazer lá compras, mas compro as mesmas coisas em qualquer supermercado da mesma dimensão, nos maiores a variedade nem tem comparação.
O que mais gosto no mercadona é o serviço de peixaria, é de uma atenção ao cliente sem par. (o peixe é como nos outros lados)

Não concordo.
Existiu um buzz inicial à volta de meia dúzia de produtos (essencialmente de higiene do lar), eu inclusive lá fui comprar os "maravilhosos" amaciadores e outros, mas foi tudo um produto de markting. Admito que alguém possa preferir o aroma A ao B, mas genericamente não há nada no mercadona que não exista nos outros, ou que tenha um preço mais baixo que o dos outros. Anda tudo muito alinhado.
Quando lá vou, não vou à procura de 1 produto especifico, vou porque gosto de fazer lá compras, mas compro as mesmas coisas em qualquer supermercado da mesma dimensão, nos maiores a variedade nem tem comparação.
O que mais gosto no mercadona é o serviço de peixaria, é de uma atenção ao cliente sem par. (o peixe é como nos outros lados)

Estás enganado.

O Mercadona tem de facto mais variedade de produtos de marca própria do que o Lidl ou o Aldi. Para além de ter peixe fresco, carne, charcutaria.

Se tiveres paciência conta a quantidade diferente de produtos que cada um tem numa determinada secção.

O Mercadona ganha de longe.

E esta é precisamente a sua maior vantagem. Depois o serviço, a quantidade de caixas, o espaço da loja, o factor novidade também contribui muito para o sucesso.

Tu no Lidl entras num armazém e és tratado um bocado como gado, a despachar, à alemã.

Estás enganado.

O Mercadona tem de facto mais variedade de produtos de marca própria do que o Lidl ou o Aldi. Para além de ter peixe fresco, carne, charcutaria.

Se tiveres paciência conta a quantidade diferente de produtos que cada um tem numa determinada secção.

O Mercadona ganha de longe.

E esta é precisamente a sua maior vantagem. Depois o serviço, a quantidade de caixas, o espaço da loja, o factor novidade também contribui muito para o sucesso.

Tu no Lidl entras num armazém e és tratado um bocado como gado, a despachar, à alemã.

Sobre o serviço ao cliente nada a acrescentar.
sobre os produtos, factualmente nao é assim. Nem só existem lidl e aldi, ha mais supermercados. Tudo o que lá vende, os outros têm.
Eu vou ao lidl e não me sinto gado, sei qual é o serviço que prestam, concordo com esse contrato, peso os pros e contras e considero que vale a pena la ir (não é por acaso o sucesso que têm)

Sobre o serviço ao cliente nada a acrescentar.
sobre os produtos, factualmente nao é assim. Nem só existem lidl e aldi, ha mais supermercados. Tudo o que lá vende, os outros têm.
Eu vou ao lidl e não me sinto gado, sei qual é o serviço que prestam, concordo com esse contrato, peso os pros e contras e considero que vale a pena la ir (não é por acaso o sucesso que têm)

Eu também vou ao Lidl, o tratamento ao cliente no Lidl é a despachar ao máximo, na caixa nem te dão tempo para arrumar tudo.

Eles fazem isso porque é uma questão cultural, na Alemanha é assim e além disso têm poucas caixas e por norma só têm metade delas abertas.

O Mercadona é completamente o oposto. Nada tem a ver com o Lidl nesse aspecto, o espaço é muito mais acolhedor e espaçoso, tem muito mais funcionalidades e funcionários e o tratamento na caixa é muito mais afável e simpático do que no Lidl. Além de ter muito mais caixas abertas. Um Mercadona deve ter 3 ou 4 vezes mais funcionários do que um Lidl.

Nada a ver mesmo. O Lidl tem um conceito diferente e é oriundo de um país que tem esse tipo de normas sociais. Espanha é o oposto.

Exacto, Alemanha é tudo carrancudos arrogantes e Espanha e Portugal tudo gente simpatiquérrima, motivada e sempre pronta a sorrir ao próximo!!

Tens de abandonar a tua fabulosa cave criadora de clones e viajar mais pelo mundo a conhecer gente real, vais ver o bem que te faz! [:cool:] [;)]

Back