"O cantinho das motos"-

Já comprei algumas hondas, em stands diferentes, nunca tive a sorte de oferecerem as despesas.

Esta última até estava com uma campanha (provavelmente para despachar as 2024, porque deve haver alterações para 2025...), mas das malvadas despesas não consegui fugir...[:cool:]

Se tivesse guito e onde guardar, estava uma zx6r na minha garagem, até podia ser com a pintura do 40º aniversario[br:)].

Mas uma cbr também não ficava mal... São motos em vias de extinção, que não me importava nada de ter para dar uma voltinha de quando a quando, para matar a saudade de um il4 raçudo.

Esta r9, (tal como a r7, ninja 650 e o camandro) são muito mal arranjadinhas... Percebo que a malta goste do aspecto desportivo e tal, mas falta-lhe a raça de um motor mais a sério e condizente com a imagem. Isto na minha opinião, claro está.

Mas está claro que não percebo nada disto, pois todos os fabricantes parecem estar a apostar neste nicho...

Cump.

Acho que a mt09sp com o motor que tem, sim algo incrivel, agora uma R com esse motor nao

Eu tenho uma r6 rj15 e uma mt07 e vejo dois estilos diferentes e quero adicionar uma mt09sp a garagem ja que uma R1 ou R1M acho muito dinheiro

Uma R com o motor da 09 nao faz sentido na minha visao, pois nao se compara com a R1 em termos de motor pois ja andei nas 2 e nao consigo ver o mesmo

Olhando a precos faz muito mais sentido uma cbr600rr

nem consigo perceber quem acha que a r7 e tao boa como uma r6. considero na minha opiniao uma mt07 melhor que a r7, mas com os devidos upgrades

Nada mal. Os scorpion acabam por ser pneus de algum taco e por norma tendem a gastar mais em estrada.
O meu de trás deve fazer uns 16mil km, mas o da frente, devo optar pot trocar. Ainda tem piso, mas começam as chuvas e fico com medo de ir ao chão.

Nota: Pela segunda fez em 10 anos, hoje vim de carro para o trabalho em vez de mota. Está muito mau no Norte do país...

A sensação que fiquei dos STR é que são um pneu um bocadinho inútil: em estrada perdem para os 90/10, e para quem faz Offroad já deverá fazer sentido apostar em algo mais 50/50, e esquecer um bocado andar na estrada, parece-me.

Não notei que os STR se gastassem muito mais rápido, mas nunca gostei muito do feedback da frente em curvas rápidas, havia ali situações em que se notavam os tacos (talvez devido ao design) e só se deixou de notar conforme o desgaste foi avançando.
Outro detalhe: não são radiais.
Mas não achei mais pneus, nunca me provocaram sustos mesmo com chuva.

​​​​​​​Sempre gastei mais rápido o pneu de trás que o da frente.
​​​​​​

Acho que a mt09sp com o motor que tem, sim algo incrivel, agora uma R com esse motor nao

Eu tenho uma r6 rj15 e uma mt07 e vejo dois estilos diferentes e quero adicionar uma mt09sp a garagem ja que uma R1 ou R1M acho muito dinheiro

Uma R com o motor da 09 nao faz sentido na minha visao, pois nao se compara com a R1 em termos de motor pois ja andei nas 2 e nao consigo ver o mesmo

Olhando a precos faz muito mais sentido uma cbr600rr

nem consigo perceber quem acha que a r7 e tao boa como uma r6. considero na minha opiniao uma mt07 melhor que a r7, mas com os devidos upgrades

Nota-se que as marcas japonesas andam com alguma dificuldade em manter os seus motores de 4cl, e aí ou têm optado por deixá-los cair, ou não mexer nem desenvolver muito mais.

O caso da Yamaha então é mesmo deprimente, daqui a nada só ficam com o CP2 e o CP3 em atividade e a dar para todos os modelos.

Deixaram cair a Super Teneré 1200, deixaram cair a FJR e XJR, em breve são os 4cl que desaparecem...
(Ainda vamos ver o CP3 a servir para estas todas)

Gostava de saber qual é mesmo o problema: se é de rentabilidade financeira devido aos custos de desenvolvimento e produção, ou se até é culpa do cliente e do seu endeusamento aos dois motores que servem para tudo, sabendo eles que vão vender as motos na mesma [;)]

Nota-se que as marcas japonesas andam com alguma dificuldade em manter os seus motores de 4cl, e aí ou têm optado por deixá-los cair, ou não mexer nem desenvolver muito mais.

O caso da Yamaha então é mesmo deprimente, daqui a nada só ficam com o CP2 e o CP3 em atividade e a dar para todos os modelos.

Deixaram cair a Super Teneré 1200, deixaram cair a FJR e XJR, em breve são os 4cl que desaparecem...
(Ainda vamos ver o CP3 a servir para estas todas)

Gostava de saber qual é mesmo o problema: se é de rentabilidade financeira devido aos custos de desenvolvimento e produção, ou se até é culpa do cliente e do seu endeusamento aos dois motores que servem para tudo, sabendo eles que vão vender as motos na mesma [;)]

Terá a ver com metas de consumos e emissões?

Muito mais agressiva do que esperava, bonita para crl!!. Mexidas no quadro, suspensões e mapas do motor.

Rumores no mercado alemão para um preço de 13700. Aqui, como sempre, deve ser mais cara.

Terá a ver com metas de consumos e emissões?

Há marcas (europeias) que conseguem manter motores 4cl em linha, e outras motores V4, fora uma panóplia de diversidade de tipos de motor no catálogo (BMW), por isso não me parece que sejam emissões. Ou melhor, pode até ser, isso associado aos custos de desenvolvimento e rentabilidade do modelo.

Ou então como disse, essas marcas deixarem-se estar na zona de conforto porque sabem que os clientes estão +/- certos (se não são os mesmos, são outros, até porque as gerações também mudam).
Se começam a perder a paixão e a lançar produtos que até os chineses lançam, é que pode ser um problema, e ao seguir este caminho a médio prazo podem perder relevância e tornar-se apenas mais uma no monte (falo concretamente da Yamaha e também dá Honda).

Há marcas (europeias) que conseguem manter motores 4cl em linha, e outras motores V4, fora uma panóplia de diversidade de tipos de motor no catálogo (BMW), por isso não me parece que sejam emissões. Ou melhor, pode até ser, isso associado aos custos de desenvolvimento e rentabilidade do modelo.

Ou então como disse, essas marcas deixarem-se estar na zona de conforto porque sabem que os clientes estão +/- certos (se não são os mesmos, são outros, até porque as gerações também mudam).
Se começam a perder a paixão e a lançar produtos que até os chineses lançam, é que pode ser um problema, e ao seguir este caminho a médio prazo podem perder relevância e tornar-se apenas mais uma no monte (falo concretamente da Yamaha e também dá Honda).

Só perguntei, porque nos carros também começaram a aparecer muitos motores de 3 cilindros, com o propósito de reduzir emissões. Menos cilindros deve dar para homologar com menos emissões. Na prática não será bem assim.

O mercado europeu de 2 rodas com vendas mais altas dos últimos 25 anos nos primeiros 8 meses de 2024 com 2.1 milhões veículos vendidos (+ 13.9%)

Maiores mercados:
1º -Turquia ( + 39 %)
2ª- Itália (+5,25)
3º- França (-1%)
4- Alemanha (-5,1%)
5- Espanha (+3,7%)

Por marcas:
1º -Honda ( + 13,1%)
2ª- Yamaha(+18,1%)
3º- Kuba (+55%)
4- Piaggio (-7,7%)
5- BMW (-0.9%)

Curiosidade : Rússia com os melhores resultados da última década (+75%) . Deduzo que tenham vendido os carros para comprar motoretas[:D]
O mercado é dominado por OEMs locais produzindo com componentes Chinas e fabricantes Indianos
1º. Regulmoto
2º- Racer
3º- Bajaj​

Curiosidade. Yamaha com subida no mercado espanhol de 33.6% (NMAX + 140,6% e MT-07 +134,2%)

Last edited:
Após tanto tempo, a minha XF-17 deu finalmente entrada na oficina do meu amigo, neste fim de semana, para levar o kit Athena 45 mm.
É agora que até labaredas​ vai mandar [:cool:]

O mercado das desportivas é hoje um mercado muito mais pequeno do que já foi. Eu penso que o custo de desenvolvimento das 4 cilindros não compensa por causa das emissões.
Algums marcas tentam adaptar os motores que já têm para ir dando umas bicadazinhas como é o caso desta R9.

A malta hoje gosta trails, nakeds e coisas do género. [:D]

Após tanto tempo, a minha XF-17 deu finalmente entrada na oficina do meu amigo, neste fim de semana, para levar o kit Athena 45 mm.
É agora que até labaredas​ vai mandar [:cool:]

Acredito e sei que sim, mas vou lembra-te o óbvio:

Isso anda muito, trava pouco, as suspensões e o quadro são uma porcaria e os sustos são vulgares, sobretudo se fizeres uma condução mais "desportiva", algo muito tentador em estradas mais lentas e de bom piso, então se houver picanços com outros...

PS: illo tempore, tive um valente estampanço numa, felizmente sem grandes danos para mim...

Eu ainda sou do tempo que o motor das desportivas servia de base, com menos vitaminas, a umas naked´s (e não só...) muito engraçadas[:cool:]

Actualmente é o oposto[:D]

Se é bom ou mau, não faço ideia, mas posso dizer que mais depressa comprava uma 600/750 il4 (mesmo usada) do que as bi ou tri que as japonesas têm no catálogo.

Só posso acreditar que terá de ver, como já disseram, pelos custos de desenvolvimento envolvidos. E lá está, nisto das motos há malta a comprar por clubismo, pelo que haverão sempre clientes, ou seja a marca serve o que bem entende, até dar[;)]

Cump.

O Douro nunca desilude, principalmente quando se começa a entrar pelas estradas mais locais.

fHktQSz.jpeg
wAAACH5BAEKAAAALAAAAAABAAEAAAICRAEAOw==
​​

V5a9NJi.jpeg
​​
vtFVSMO.jpeg

Entretanto, sapato novo atrás:

ryJVqjk.jpeg

​​​​​​​

Douro è sempre Douro. Já tens feedback do pneu? É um forte candidato para a 1150.

E por falar em pneus, depois de não sei quantos jogos de PR4GT e um jogo de PR6GT (que mais tarde a Michelin veio a descobrir que não era conselhavel para a K16GT) vai sair um Roadtec 01. Tenho ouvido boas críticas se bem que o Z6 ou lá o que era que vinha de origem durou menos de 5 mil kms.

De qualquer forma, na AT tenho utilizado os Scorpion Rally STR com muito bons resultados nas suas várias versões (todas diferentes mas todos bons), por isso vamos lá ver... [:D]

Douro è sempre Douro. Já tens feedback do pneu? É um forte candidato para a 1150.

Hoje levou um ensaio jeitoso, deu para testar em vários cenários de curvas e tipos de estradas.
FIz a n221 de Mogadouro até Figueira Castelo Rodrigo, depois a 222 até Foz Côa, depois a estrada antiga até Moncorvo.
Depois desci até Foz do Sabor e subi por Cabeça Boa (estradinha top) até Carrazeda de Ansiães.
Aí apanhei o IC e a A4 até Amarante onde deu para ver o comportamento a velocidades mais elevadas.
Em Amarante apanhei a N210 (muito lixo na estrada) até Entre os Rios, e daí a 108 até ao Porto.

Ainda é cedo para falar e falta saber como evolui o desgaste e a segurança, falta andar com chuva e fora de estrada.
Mas para já, fica a sensação que dá mais confiança a curvar rápido em estradas nacionais e principalmente em autoestrada, onde mais me impressionou.
Em contrapartida, pareceu-me menos manobrável/menos ágil a baixa velocidade, e mais arisco em situações de falhas na estrada (ranhuras, sobreposição de alcatrão) ou lixo. Comparativo aos Scorpion Trail II.

O aspecto dele está bem rogoso, e parece mais mole. Fico com a sensação que vai durar pouco, mas espero estar enganado...
​​​​​​​Diferente dos Pirellis que tive neste aspecto.

Bem fizeste estradas onde andei no outro fim de semana, e confirmo essa da cabeça boa. Será que por ser mais mole fica mais difícil de manobrar quando lento?

Já comprei algumas hondas, em stands diferentes, nunca tive a sorte de oferecerem as despesas.

Esta última até estava com uma campanha (provavelmente para despachar as 2024, porque deve haver alterações para 2025...), mas das malvadas despesas não consegui fugir...[:cool:]

Se tivesse guito e onde guardar, estava uma zx6r na minha garagem, até podia ser com a pintura do 40º aniversario[br:)].

Mas uma cbr também não ficava mal... São motos em vias de extinção, que não me importava nada de ter para dar uma voltinha de quando a quando, para matar a saudade de um il4 raçudo.

Esta r9, (tal como a r7, ninja 650 e o camandro) são muito mal arranjadinhas... Percebo que a malta goste do aspecto desportivo e tal, mas falta-lhe a raça de um motor mais a sério e condizente com a imagem. Isto na minha opinião, claro está.

Mas está claro que não percebo nada disto, pois todos os fabricantes parecem estar a apostar neste nicho...

Cump.

Já vou na 3ª Honda e incluem sempre as despesas, mas depois fazem desconto na mota, que compensa esse montante.
Aconteceu com a Forza 125, com a X-adV e com a Africa Twin. As três foram compradas no mesmo stand, não sei se será coincidência.

Já vou na 3ª Honda e incluem sempre as despesas, mas depois fazem desconto na mota, que compensa esse montante.
Aconteceu com a Forza 125, com a X-adV e com a Africa Twin. As três foram compradas no mesmo stand, não sei se será coincidência.

Provavelmente sim, deve-se ao facto de comprares sempre no mesmo stand e essa ser a politica da casa. A melhor oferta que tive foi nesta última nc, onde há uma campanha a decorrer...

Mas repara que pagas as despesas, tens é desconto, que é diferente. Não sei porquê, mas fazem sempre questão que se pague as despesas. É o mesmo que oferecer a 1ª revisão, em algumas casas é quase impossivel.

O valor das revisões, o atendimento e a atenção para com o cliente também varia muito consoante a concessão onde se vai[;)]

Cump.

Provavelmente sim, deve-se ao facto de comprares sempre no mesmo stand e essa ser a politica da casa. A melhor oferta que tive foi nesta última nc, onde há uma campanha a decorrer...

Mas repara que pagas as despesas, tens é desconto, que é diferente. Não sei porquê, mas fazem sempre questão que se pague as despesas. É o mesmo que oferecer a 1ª revisão, em algumas casas é quase impossivel.

O valor das revisões, o atendimento e a atenção para com o cliente também varia muito consoante a concessão onde se vai[;)]

Cump.

A única coisa que conta é o que sai efetivamente do bolso.

Agora se oferecem as despesas, revisões, 50% de desconto na mota ou não fazem nada disto, é completamente irrelevante.
As ofertas só são boas para agarrar clientes e a malta se convencer que fez um grande negócio [:D]

• Like
Reactions: ice
Back