Tópico dos carros eléctricos

Este ano vou comprar mais um elétrico, este terá que ser o carro de família, para ir à terra e para as viagens pelo país (não faço muitas).

Procuro um elétrico pouco usado até 30/35k€ e que faça Lisboa - Braga se possível sem parar, ou parar apenas uma vez. Pode ser importado, desde que tenha as garantias válidas.

Gostava de ter um carro que não obrigasse a revisões anuais (15k kms). Aassim de repente só me estou a lembrar dos do grupo VAG e Tesla, mas não quero comprar Tesla (sim eu sei que é um excelente elétrico mas não quero).

Ainda não fui experimentar nenhum mas para já estou de olho no ID3 de 77 kwh e no ID4.

As revisões dos Kia/Hyundai e dos Polestar são anuais?

Que carros estão a escapar-me, com estas premissas? Obrigado

Este ano vou comprar mais um elétrico, este terá que ser o carro de família, para ir à terra e para as viagens pelo país (não faço muitas).

Procuro um elétrico pouco usado até 30/35k€ e que faça Lisboa - Braga se possível sem parar, ou parar apenas uma vez. Pode ser importado, desde que tenha as garantias válidas.

Gostava de ter um carro que não obrigasse a revisões anuais (15k kms). Aassim de repente só me estou a lembrar dos do grupo VAG e Tesla, mas não quero comprar Tesla (sim eu sei que é um excelente elétrico mas não quero).

Ainda não fui experimentar nenhum mas para já estou de olho no ID3 de 77 kwh e no ID4.

Olha, foram esses os meus requisitos há 1 ano atrás. Carro para os passeios em família. Gostava do Polestar e do Bmw I4, mas estavam fora do orçamento. Ioniq5, também interessante, mas com intervalos de revisão de 15 000km e pouco eficiente com consumos elevados.
A minha indecisão acabou por ser entre o Tesla Model 3 e o VW ID4 apesar de serem carros muito diferentes. A escolha acabou por recair no Tesla Model 3 LR porque bem, depois de testar os dois percebemos que a comparação era mesmo disparatada. De um lado tinha um bom SUV de família, mas do outro tinha um carro de 4 segundos, tração integral, muito rápido a carregar até aos 80%, super eficiente em AE, com boa mala e muito importante, já com alguns exemplares entre os taxistas a ultrapassar os 500 000km com custos de manutenção e reparação irrisórios.
Já fiz várias viagens, num raio de 200km nem sequer preciso de cargas intermedias. Já cheguei foi Sevilha, sempre a carregar na rede Tesla a pagar 0,27€/kwh.
Nada arrependido

O ID4/5 com o perfil de SUV não sei se serão muito poupados face ao ID3/Born... Por outro lado dentro dos carros do grupo o Skoda Enyaq Coupé é o que costuma ter melhores consumos ainda que tecnicamente seja igual aos ID4/5. Eu começava por esse.

Os Ionic 5/EV6 77 kw/h também podem ser uma boa escolha ou o Seal (mas este deve ser difícil de encontrar por esses preços).

Eu nunca gostei de SUVs, mas no próximo mês vou mudar de casa e o acesso à garagem é complicado, qualquer carro baixo raspa na entrada. Não consigo entrar com o meu Toyota.

Apesar de gostar do Seal, a BYD também tem revisões anuais e era mesmo uma coisa que gostava de evitar. É uma aberração obrigarem a revisões anuais num elétrico e com o preço da mão de obra especial que cobram.

Já estou a ver que não vou ter muitas alternativas 😐

Já experimentaste o Seal? Já conduzi o de um amigo e o carro é excepcionalmente confortável e bem construído. Faz 400 km reais. Fez revisão anual que lhe custou 60 euros e zero degradação da bateria (LFP). Não acho mal que se peça um check up anual a qualquer carro, desde que não seja por um preço absurdo, como é óbvio, os elementos consumíveis e de segurança agradecem.

Seguramente uma das melhores opções, assim consigas encontrar um pelo teu orçamento. Começam a ver-se bastantes na estrada.

Eu nunca gostei de SUVs, mas no próximo mês vou mudar de casa e o acesso à garagem é complicado, qualquer carro baixo raspa na entrada. Não consigo entrar com o meu Toyota.

Apesar de gostar do Seal, a BYD também tem revisões anuais e era mesmo uma coisa que gostava de evitar. É uma aberração obrigarem a revisões anuais num elétrico e com o preço da mão de obra especial que cobram.

Já estou a ver que não vou ter muitas alternativas 😐

Não gostas do carro ou é só por emocionalismo europeu? As ações já dispararam outra vez, e as vendas estabilizou, a confiança parece ter voltado.:confused:

Bom dia
Pretendo instalar uma tomada trifásica de 32A para carregar um veículo elétrico a 11kW.
O que acham destes equipamentos?
A instalação irá ser efetuado por um eletricista.

Interruptor diferencial 3P+N 40A 30 mA tipo A HI Hager CDH640A

https://hager.com/pt/catalogo/produto/cdh640a-inter-dif-3p-n-40a-30-ma-tipo-a-hi-4m

Disjuntor 4P 32A C 6/10kA Hager NFN432

https://hager.com/pt/catalogo/produto/nfn432-disjuntor-4p-32a-c-6-10ka-4m

Interruptor Modular 4P 40A Hager SBN440

https://hager.com/pt/catalogo/produto/sbn440-interruptor-modular-4p-40a

Obrigado

Já experimentaste o Seal? Já conduzi o de um amigo e o carro é excepcionalmente confortável e bem construído. Faz 400 km reais. Fez revisão anual que lhe custou 60 euros e zero degradação da bateria (LFP). Não acho mal que se peça um check up anual a qualquer carro, desde que não seja por um preço absurdo, como é óbvio, os elementos consumíveis e de segurança agradecem.

Seguramente uma das melhores opções, assim consigas encontrar um pelo teu orçamento. Começam a ver-se bastantes na estrada.

A questão não é essa, mas sim ser 1 ano ou 15 mil kms. Para quem faça 25/30k kms/ano são praticamente 2 revisões por ano num carro eléctrico. Por isso mesmo, partilho da opinião do INSIGHT, dando primazia a carros em que a manutenção não fosse tão frequente. P.e., 1 ano ou 30 mil kms, era um plano que aceitava na boa (não sei se existe, mas tenho ideia que o Leaf é assim).

A Tesla vai cair ainda mais. Dos dados europeus já apurados em Abril a marca já vai em 8º ou 9º. Mesmo que caia apenas para 3º ou 4º já é um rombo grande. É o que dá apoiar movimentos de extrema direita, tentar comprar eleições, fazer saudações nazis e ter zero empatia para com os mais desfavorecidos no seu próprio país. Já para não falar na personalidade ego-maníaca e bi-polar de bully/cobarde. Nada disso está alinhado com os valores europeus. Uma pena porque os carros sempre foram referência.

A Tesla vai cair ainda mais. Dos dados europeus já apurados em Abril a marca já vai em 8º ou 9º. Mesmo que caia apenas para 3º ou 4º já é um rombo grande. É o que dá apoiar movimentos de extrema direita, tentar comprar eleições, fazer saudações nazis e ter zero empatia para com os mais desfavorecidos no seu próprio país. Já para não falar na personalidade ego-maníaca e bi-polar de bully/cobarde. Nada disso está alinhado com os valores europeus. Uma pena porque os carros sempre foram referência.

Não só. Todo o comportamento do Musk contribuiu também para que os consumidores descobrissem que afinal há oferta para além da tesla.
Eu não sei os números de Portugal, mas tenho visto BMW's elétricos a sair de cada esquina.

Entre um tesla, um chinês ou um Europeu, todos os que cá vivem não deviam pensar muito sobre o assunto, europeu todos os dias, ~28% de potenciais compradores Tesla já perceberam isso.

Back