Tópico dos carros eléctricos

59f03f2211e53bccd67c24c8816f6dce.jpg

3 anos e 3 meses depois acabou esta primeira aventura (totalmente) eléctrica

O carro (iX3) foi um acerto em toda a linha. Não desiludiu em nada do que se propôs inicialmente

Acaba sem qualquer falha/avaria e ao fim de quase 70.000km não tem um único ruído parasita. Solido como no 1• dia

Montagem/acabamentos nota 10 para a BMW

Não sendo nada de última geração e cheio de leds até o infotainment foi uma escolha conservadora e acertada da BWM. Conto pelos dedos de uma mão em 3 anos a quantidade de vezes que tive de reiniciar o CarPlay

Fiquei com a certeza que para o dia a dia, excluindo viagens, os eléctricos não dão qualquer hipótese aos ICE.

Por fim 2 reparos. Cuidado com aquela malta que continua a apregoar que os eléctricos desvalorizam os mesmos que ICE. Até pode ser melhor/mais aproximado em carros com IVA dedutível. Agora eléctrico usado de valor médio/elevado sem IVA dedutivel tem o mesmo apelo comercial de roupa usada.

Por último, e sem qualquer justificação que eu encontre até porque este carro penso que não faz updates OTA, a questão do consumo ter baixado significativamente últimos 10k km. Não percebo

Mais do que ser um bom EV é um bom carro. Ser EV acrescentou-lhe a qualidade de ser incrivelmente silencioso, e uma aceleração espetacular.

O carro (iX3) foi um acerto em toda a linha. Não desiludiu em nada do que se propôs inicialmente

Acaba sem qualquer falha/avaria e ao fim de quase 70.000km não tem um único ruído parasita. Solido como no 1• dia

Não sendo nada de última geração e cheio de leds até o infotainment foi uma escolha conservadora e acertada da BWM. Conto pelos dedos de uma mão em 3 anos a quantidade de vezes que tive de reiniciar o CarPlay

Fiquei com a certeza que para o dia a dia, excluindo viagens, os eléctricos não dão qualquer hipótese aos ICE.

Por fim 2 reparos. Cuidado com aquela malta que continua a apregoar que os eléctricos desvalorizam os mesmos que ICE. Até pode ser melhor/mais aproximado em carros com IVA dedutível. Agora eléctrico usado de valor médio/elevado sem IVA dedutivel tem o mesmo apelo comercial de roupa usada.

Por último, e sem qualquer justificação que eu encontre até porque este carro penso que não faz updates OTA, a questão do consumo ter baixado significativamente últimos 10k km. Não percebo
Parabéns.

Uma questão, se estás tão satisfeito porque dizes que acabou?

Parabéns.

Uma questão, se estás tão satisfeito porque dizes que acabou?

Troquei-o por um híbrido Plug-in.

Inicialmente a hipótese mais forte para a troca até era manter o eléctrico (Q8 etron) mas após um test drive a verdade é que o upgrade em termos de espaço e conforto não era significativo para o iX3 e foi boa ideia não fazer essa troca.

Mais do que ser um bom EV é um bom carro. Ser EV acrescentou-lhe a qualidade de ser incrivelmente silencioso, e uma aceleração espetacular.

Sem dúvida, é uma boa definição.

O X3 da geração prévia em que este iX3 foi baseado era um produto sólido e muito maduro.

A componente eléctrica dava-lhe uma suavidade fantástica.

Obrigado pelo relato.
Estava para perguntar se existia alguém neste tópico que decidiu voltar de EV para ICE/PHEV.

se bem me recordo o “defeito” apontado há uns tempos à utilização desse ix3 e que estava a provocar a hipótese a sua venda prematura era a falta de autonomia em AE a ritmos de 140/150.

provavelmente a melhor solução para mitigar isso dentro dos EVs seria, não o Q8, mas sim o A6 com bateria de 100kWh. Mas nunca seria melhor que um PHEV.

Obrigado pelo relato.
Estava para perguntar se existia alguém neste tópico que decidiu voltar de EV para ICE/PHEV.

se bem me recordo o “defeito” apontado há uns tempos à utilização desse ix3 e que estava a provocar a hipótese a sua venda prematura era a falta de autonomia em AE a ritmos de 140/150.

provavelmente a melhor solução para mitigar isso dentro dos EVs seria, não o Q8, mas sim o A6 com bateria de 100kWh. Mas nunca seria melhor que um PHEV.

O ano passado estive para trocar o carro exactamente por esse motivo. Deixei de fazer viagens com o eléctrico.

Aliás. Já nem sequer tenho cartão de carregamento, desactivei o plano há algum tempo. Não carrego o carro fora de casa há mais de 1 ano.

Esse problema foi resolvido com a troca do carro da minha mulher. Agora também tem um PHEV de tamanho mais aceitável e passámos a fazer todos os percursos que implicassem exceder a autonomia do iX3 com o carro dela.

A troca agora deveu-se… à troca simplesmente. Experimentar algo diferente.

Para tentar justificar isto de alguma forma queria algo mais confortável e com mais espaço.

Dentro de eléctricos semi novos não houve nenhum modelo que correspondesse ao livro de encargos pelo que optei por um PHEV

a 120 km/h anda nos 20-21 kWh/100, sim. A 125 faz mais um pouco.. pode n chegar aos 25 mas anda perto

Boas, é estranho mas é possivel pois o pessoal relata as medias sempre em modo "ECO".

Se fizer sempre AE 130km.h, tambem faço 15/16/17 kwh no Ioniq 28.
É diferente de fazer um mix AE/nacional

Tenho a minha opinião… isso foi uma boa aprendizagem de VE.

Um carro que faz média de 20 em 70mil km, teve uma utilização com bastante AE, e um suv (ainda por cima esse suv é lixo como VE tem cx fraco, é um carro a combustão convertido em VE, um erro da BMW para vender VE’s enquanto não lançam um produto novo que está 5 ou 6 anos atrasado) em AE é penoso!
Um bom sedan VE tinha aí 15 ou 16 de média e tinha feito 2/3 das paragens [:p] para fazer essas médias era a 160 ou mais…
Um carro tipo um i5 m40 teria sido bem mais acertado!

O valor comercial está mais do que compreendido, os VE desvalorizam para serem vendidos, os ice valem mais mas ninguém os quer! É uma tecnologia ultrapassada, em desuso. Vai ficar para a história junto à PlayStation 1, junto ao rádio a pilhas e ao leitor de disco de vinil, … tudo grandes tecnologias, em muita coisa melhores que as actuais, mas para apreciadores e para uso em situações bastante particulares.[:p]

Last edited:
É uma boa partilha também para os utilizadores do fórum, podem escolher um bom carro, sem barulhos parasitas e que ao fim de poucos meses não usam porque simplesmente não serve para nada porque foi mal concebido pela engenharia, ou ir logo para uma boa solução de mobilidade elétrica, carros com aerodinâmica apurada, puxadores de porta à face, linhas redondinhas e fluidas, sistemas de gestão de energia avançados e carros com custo de aquisição reduzido que usam materiais e construção perfeitamente coincidentes com a duração que um VE vai ter. Tesla ou chineses![:blush:]

Bem.... Depois de 3 anos em que o meu Mazda MX-30 tem sido absolutamente irrepreensível (menos na autonomia, mas isso foi de consciência e é perfeitamente adequada ao uso dele), hoje deixou-me completamente apeado. Tinha um almoço marcado com familiares e fiquei preso em casa à espera até venha a assistência.

Aparentemente a bateria de 12v descarregou totalmente, tenho a bateria principal com 90 e tal % de carga, mas o carro não faz nada. Parece uma árvore de natal com as luzes a piscar.

Enfim... O mais estranho é que usei o carro ontem ao fim do dia e de resto esteve parado e desligado na garagem toda a noite, não consigo vislumbrar razão nenhuma para isso acontecer.

Edit: pelo menos a assistência foi impecável, vieram em 20 minutos. Chegaram, ligaram um carregador de bateria portátil e em 2 minutos o carro estava funcional. Aconselharam a ir dar uma volta para carregar a bateria de 12v.

Last edited:
Bem.... Depois de 3 anos em que o meu Mazda MX-30 tem sido absolutamente irrepreensível (menos na autonomia, mas isso foi de consciência e é perfeitamente adequada ao uso dele), hoje deixou-me completamente apeado. Tinha um almoço marcado com familiares e fiquei preso em casa à espera até venha a assistência.

Aparentemente a bateria de 12v descarregou totalmente, tenho a bateria principal com 90 e tal % de carga, mas o carro não faz nada. Parece uma árvore de natal com as luzes a piscar.

Enfim... O mais estranho é que usei o carro ontem ao fim do dia e de resto esteve parado e desligado na garagem toda a noite, não consigo vislumbrar razão nenhuma para isso acontecer.

Edit: pelo menos a assistência foi impecável, vieram em 20 minutos. Chegaram, ligaram um carregador de bateria portátil e em 2 minutos o carro estava funcional. Aconselharam a ir dar uma volta para carregar a bateria de 12v.

Troca a bateria.. essa já era

Troca a bateria.. essa já era
Pois, amanhã vou falar com a Mazda para ver o que dizem.

Se bem que o tipo da assistência que cá veio comentou que com os carros modernos este tipo de assistências é o prato do dia, segundo a opinião que ele foi comentando provavelmente a bateria estaria boa e só deve ter sido algum bug de software que fez com que algum sistema elétrico não tenha ficado completamente desligado e tenha ficado a gastar durante a noite.

Mas, amanhã vejo o que me dizem. Também não me apetece andar a arriscar ficar outra vez empanado com uma coisa destas.

Ando a ver EV’s e com isso deparo-me com as avarias mais frequentes dos modelos em contenda.

A questão da bateria é mto comum.

A boa notícia é que é fácil de resolver.

A má é que deixa a malta apeada sem aviso.[:D]

Back