O Tópico do Ténis! [US Open 2026]

Drama no jogo dos oitavos de final entre o Sinner e o Dimitrov, o búlgaro estava a ganhar 2-0 e é forçado a desistir com uma lesão no peitoral.

Do que tenho visto, não estou a ver quem possa ganhar este torneio ao Alcaraz, só mesmo se o Djokovic voltar ao seu melhor o que é improvável.

Vi os dois sets, e claramente Dimiyrov tinha o jogo controlado...

Mas Sinner é capaz de ganhar a Djpkovic e Alcaraz. Djokovic está lento, tem lá toda a técnica e experiência mas claramente a qty de erros não forçados que já comete, são falta de velocidade para chegar a tempo à bola...

Ainda assim, é o único que poderá ganhar a Sinner e Alcaraz....

Estes duelos Alcaraz/Sinner fazem-me transportar aos bons tempos de Federer/Nadal...

Ficava bloqueado sem saber por quem torcer.

The same today!

Resultados do Sinner nos últimos Grand Slams:
US Open 2024: Vencedor
Australian Open 2025: Vencedor
Roland Garros 2025: Finalista
Wimbledon 2025: Vencedor

É uma série digna de um Federer, Nadal ou Djokovic dos melhores tempos ainda que atualmente o nível tenístico no topo seja mais fraco do que na década passada.

Esta foi também a primeira final de Grand Slam em que não vi o Alcaraz jogar ao seu melhor nível nos pontos decisivos e isso fez a diferença no 4º set.

Resultados do Sinner nos últimos Grand Slams:
US Open 2024: Vencedor
Australian Open 2025: Vencedor
Roland Garros 2025: Finalista
Wimbledon 2025: Vencedor

É uma série digna de um Federer, Nadal ou Djokovic dos melhores tempos ainda que atualmente o nível tenístico no topo seja mais fraco do que na década passada.

Esta foi também a primeira final de Grand Slam em que não vi o Alcaraz jogar ao seu melhor nível nos pontos decisivos e isso fez a diferença no 4º set.

Sinner acho que poderia meter-se no meio desses se tivesse naquela era.

Já se esqueceram do memorável RG destes dois? Foi só ha dois meses....

Estes dois jogam a um nivel mais intenso que os big3 de há 10 anos

Já se esqueceram do memorável RG destes dois? Foi só ha dois meses....

Estes dois jogam a um nivel mais intenso que os big3 de há 10 anos

Foi à menos de dois meses até, mas não concordo que o Alcaraz e o Sinner joguem a um nível mais intenso do que os big3, o Sinner ainda posso aceitar que jogue a um nível próximo e que ganhasse ocasionalmente Grand Slams naquela era, agora o Alcaraz seria um jogador banal nos hardcourts nessa era (demasiados erros diretos) e mesmo nas superfícies naturais tenho dúvidas que conseguisse ganhar um Grand Slam.

Temos de ter em conta que os big3 são uma anomalia histórica no mundo do ténis, antes do Federer ter chegado aos 20 Grand Slams o jogador com mais títulos era o Sampras com 14...não vejo de todo o Alcaraz chegar a um registo desses e mesmo o Sinner vai precisar de ter uma carreira longa e sem lesões graves.

Última edição:
Foi à menos de dois meses até, mas não concordo que o Alcaraz e o Sinner joguem a um nível mais intenso do que os big3, o Sinner ainda posso aceitar que jogue a um nível próximo e que ganhasse ocasionalmente Grand Slams naquela era, agora o Alcaraz seria um jogador banal nos hardcourts nessa era (demasiados erros diretos) e mesmo nas superfícies naturais tenho dúvidas que conseguisse ganhar um Grand Slam.

Temos de ter em conta que os big3 são uma anomalia histórica no mundo do ténis, antes do Federer ter chegado aos 20 Grand Slams o jogador com mais títulos era o Sampras com 14...não vejo de todo o Alcaraz chegar a um registo desses e mesmo o Sinner vai precisar de ter uma carreira longa e sem lesões graves.

Não tenho a mesma opinião

Alcaraz tem mais ténis que Sinner, mais soluções, mais capacidade de improvisar, mais técnica, enquanto Sinner é muito mais consistente, mais frio e racional, consegue manter-se no momento o set inteiro, Alcaraz não.

Sobre o que irão conquistar no futuro não faço projecções, até porque me parece que terão menos concorrência que os Big3, e não vejo quem esteja para já posicionado para ganhar GS se estes dois não tiverem um qualquer percalço.

Sobre a intensidade e velocidade do ténis que se pratica hoje, os antigos jogadores como João Cunha e Silva, ou Miguel Seabra, partilham da mesma opinião, tal como daqui a 15 ou 20 anos, alguém estará a fazer a mesma comparação...

A intensidade não é um fator onde eles se destaquem, basta ver as finais entre o Djokovic e Nadal, ou os jogos na Australia entre Djokovic e Wawrinka, estes jogos entre o Sinner e Alcaraz não chegaram a esse nível.

Banal não seria, mas colocas bem a questão, ele não ia tirar slams ao Nadal em Garros, e em relva tambem era dificil..

Não foi só os big 3 que foram uma anomalia, essa geração que nasceu na decada de 80 teve muitos jogadores com muito talento e consistência, tivemos grandes jogadores a não ganhar slams, como um Berdych, Nalbandian, Ferrer.

Enfim é o que é, o que é certo é que eles para já estão a um nível superior a todos os outros como os Big 3 estavam, mas o tour está claramente num nivel mais baixo.

Não tenho a mesma opinião

Alcaraz tem mais ténis que Sinner, mais soluções, mais capacidade de improvisar, mais técnica, enquanto Sinner é muito mais consistente, mais frio e racional, consegue manter-se no momento o set inteiro, Alcaraz não.

Sobre o que irão conquistar no futuro não faço projecções, até porque me parece que terão menos concorrência que os Big3, e não vejo quem esteja para já posicionado para ganhar GS se estes dois não tiverem um qualquer percalço.

Sobre a intensidade e velocidade do ténis que se pratica hoje, os antigos jogadores como João Cunha e Silva, ou Miguel Seabra, partilham da mesma opinião, tal como daqui a 15 ou 20 anos, alguém estará a fazer a mesma comparação...

Eu concordo que o Alcaraz tem mais ténis mas isso só por si não ganha torneios, como tu dizes o Sinner é muito mais consistente e por isso tem um nível médio tenístico mais elevado do que o espanhol. É exatamente por causa dessa falta de consistência que o Alcaraz se vê à rasca com um Djokovic no final da carreira, enquanto o Sinner o consegue bater em 3 sets. E se o Alcaraz perde com um Djokovic em final de carreira não vejo mesmo como pudesse ganhar ao sérvio no seu auge físico.

Em relação à intensidade podemos discordar mas há muita gente que tende a sucumbir ao fenómeno do 'recency bias' e ex-jogadores de ténis não estão isentos disso.

Última edição:
Click image for larger version  Name:	FB_IMG_1752704443848.jpg Size:	124.8 KB ID:	14616697 Bom, até agora e relativamente a soft skills elas têm-se traduzido em mais vitorias para Alcaraz, quer em torneios ATP quer em GS, no futuro veremos.

É um facto que os jogadores de top que ganham a Alcaraz, perdem com Sinner, mas o h2h com Alcaraz é, ate agora, desvantajoso para o Italiano

PS. Mais uma opinião de um ex-jogador, que é tambem a minha como praticante e ex-federado 😉

filedata/fetch?id=14616697&d=1753043097 Bom, até agora e relativamente a soft skills elas têm-se traduzido em mais vitorias para Alcaraz, quer em torneios ATP quer em GS, no futuro veremos.

É um facto que os jogadores de top que ganham a Alcaraz, perdem com Sinner, mas o h2h com Alcaraz é, ate agora, desvantajoso para o Italiano

PS. Mais uma opinião de um ex-jogador, que é tambem a minha como praticante e ex-federado 😉

É normal que o Alcaraz tenha mais Grand Slams que o Sinner ele começou a ganhar no US Open de 2022 enquanto que o Sinner só começou a ganhar no Australian Open de 2024 mas daí para cá tem sido o mais forte dos dois, por isso mesmo é nº1 do mundo à imensas semanas e embora não tenha uma bola de cristal neste momento diria que será o italiano a ter uma melhor carreira.

Eu não nego que o Alcaraz tenha esse talento todo, até disse que ele tem mais ténis puro do que o Sinner, agora isso não significa que não tenha lacunas no seu jogo ou que seja melhor do que algum dos big3.

Primeiro título Masters para o Ben Shelton, um jogador que venho a seguir desde aquele US Open em que andou a trocar gestos de chamadas telefónicas com o Djokovic na semi-final [:D]

É verdade que beneficiou do facto do Sinner, Alcaraz e Djokovic não estarem presentes mas mesmo assim parece-me ser o americano com mais hipóteses de voltar a ganhar um Grand Slam desde que o Roddick ganhou o US Open de 2003.

Não ganharam, mas encantaram! [:cool:]

E com pontos fantásticos de parte a parte

E acho que o US Open encontrou um novo formato muito interessante:
- Pares mistos de famosos e a convite
- Short Set à melhor de 3
- Court a abarrotar
- 1 Milhão $ de prize money

"When the girl in your arms is the girl in your heart, then you've got everything. So hold her tight and never let her go"

[:p][:D]

image.png

Voltar
Superior