LuisPedro
Well-known member
Um 3008 faz mais de 400km com uma carga, 180km com 55% é possível, parece mais preocupação do proprietário
É possível, mas não é a 120km/h com AC ligado.
Um 3008 faz mais de 400km com uma carga, 180km com 55% é possível, parece mais preocupação do proprietário
quem carrega em casa (SEM PAINEIS SOLARES), quanto custa em 2025 cerca de 200km ?
5€ ? (2,5€/100kim)
6€ ? (3€/100kim)
8€ ? (4€/100kim)
10€ ? (5€/100kim)
com todas as taxas, iva, etc
quem carrega em casa (SEM PAINEIS SOLARES), quanto custa em 2025 cerca de 200km ?
5€ ? (2,5€/100kim)
6€ ? (3€/100kim)
8€ ? (4€/100kim)
10€ ? (5€/100kim)
Qual é o teu carro? 14,7 é globalmente um bom consumo.
Estou com média acumulada este mês(atípico com muita AE) de 14.2kWh/100km e pago cerca de 0,17€ por kWh(depois uma parte retorna como saldo continente, mas vamos ignorar), logo:quem carrega em casa (SEM PAINEIS SOLARES), quanto custa em 2025 cerca de 200km ?
5€ ? (2,5€/100kim)
6€ ? (3€/100kim)
8€ ? (4€/100kim)
10€ ? (5€/100kim)
Então mas o modelo não vai revelar a tua identidade. Fiquei mesmo curioso para saber que modelo faz um consumo médio assim. Só tens que me dizer se é um destes: Id4/TM3/GLA/Niro. []
Esse valor de consumo em casa, pelas contas apresentadas, não está a ter em conta as perdas no carregamento. Sei que depende de muitos factores, sendo o principal a própria velocidade de carregamento, mas pelo que vi algures numa tabela aqui neste fórum, podem chegar aos 20% (salvo erro) a carregar a 10A. São sempre 20% de pouco, é certo, mas ainda é assim deve ser contabilizado, uma vez que é do custo/100 kms que se está a falar.
Eu carrego normalmente a 10A e garanto-te que não perco 20%.
Eu não estou a contar com o que entra ou não no pack já por causa disso, até porque de momento não tenho maneira de contabilizar quanto entra ou não(o meu EVSE é o de origem e não tem ecrã), estou a contar apenas com o consumo reportado pelo CB do carro e o custo que me fica cada kWh. As perdas tinham importância se eu estivesse a dar o valor que o evse conta vezes o preço por kWh.Esse valor de consumo em casa, pelas contas apresentadas, não está a ter em conta as perdas no carregamento. Sei que depende de muitos factores, sendo o principal a própria velocidade de carregamento, mas pelo que vi algures numa tabela aqui neste fórum, podem chegar aos 20% (salvo erro) a carregar a 10A. São sempre 20% de pouco, é certo, mas ainda é assim deve ser contabilizado, uma vez que é do custo/100 kms que se está a falar.
Não percebi...se estão a calcular o custo a cada 100kms, as perdas são efectivamente um custo. Se não é possível contabilizá-las, é outra questão. E depois também ainda há o erro de CB, aqui acho que pode ser considerado desprezível. Há é outras questões com os valores de CB, mas também são outros 500 (carros que só contabilizam o consumo da viagem e não do tempo que estão parados ou de outros equipamentos). Daí que a medição da entrada de kWh é a maneira mais fiável e assertiva de se saber o custo por 100 kms, assim como num carro ICE se faz a média dos depósitos pelos kms/litros do abastecimento.Eu não estou a contar com o que entra ou não no pack já por causa disso, até porque de momento não tenho maneira de contabilizar quanto entra ou não(o meu EVSE é o de origem e não tem ecrã), estou a contar apenas com o consumo reportado pelo CB do carro e o custo que me fica cada kWh. As perdas tinham importância se eu estivesse a dar o valor que o evse conta vezes o preço por kWh.
5€ ? (2,5€/100kim)
6€ ? (3€/100kim)
8€ ? (4€/100kim)
10€ ? (5€/100kim)
Por aqui na Galp Bi-horário pago a 0,10€/kwh +iva. Para um consumo de 14kwh/100km da 1,72€/100km (iva incluído). 3,44€ para 200km onde 0,34€ são devolvidos em compras no Continente.
Isto claro, se tiver que pagar por energia, porque na realidade em 2024 paguei apenas 32% da energia consumida. O restante veio do sol.
Assim vale a pena…o carro acaba por se ir pagando ao longo dos anos.