Recomendação para comprar um colchão

O tema que vou abordar a seguir, acredito que não seja interessante para muitos. Mas para quem cresceu a ver infraestruturas industriais abandonadas na beira da estrada e a interrogar-se da história daqueles edifícios, talvez tenha algum interesse.

No entanto, não deixa de ter algumas curiosidades interessantes.

A primeira pergunta que faço, pois parece-me que o auge desta empresa terá sido anterior à minha existência. Alguém se recorda dos colchões Climax? Por aí volta da década de 80?

Pois, a existência desta empresa está intrinsecamente ligada à Molaflex, que por si só também tem algumas peculiaridades interessantes.

Aliás, sem a ascensão do nazismo na Alemanha, a Molaflex provavelmente não teria visto a luz do dia. Já que um dos sócios, o senhor Siegfried Weinberg, um judeu alemão teria fugido para Portugal em 1937. Aqui conhece a família Moreira e em 1951, a empresa nasce pelo dr. Eugénio de Araújo Moreira e o senhor Siegfried Weinberg.
A atividade inicial da empresa era apenas a produção de molas para estofos ou carcaças de molas. A produção de colchões só inicia em 1954 com o fabrico diário de apenas 5 colchões.
Porém, nesse mesmo ano o senhor Siegfried Weinberg falece. Por esta altura, o Máximo Weinberg, o filho de Siegfried Weinberg, ainda teria apenas 16 anos.
No entanto, há uma outra figura que se torna incontornável para a Molaflex, o Ruy Moreira, filho do dr. Eugénio Moreira. É este quem toma as rédeas à empresa e a ele se deve muito do seu desenvolvimento.

Há aqui um parêntese que deve ser feito. Talvez não seja do conhecimento geral. Este Ruy Moreira é o pai do Rui Moreira, atual presidente da câmara do Porto.

A figura de Ruy Moreira e a Molaflex (Blog Conhecer Milheirós de Poiares)

O filho de Siegfried Weinberg, o Máximo Becker Weinberg, vendeu a participação da família na Molaflex na década de sessenta e em 1969, cria uma sociedade chamada Climax Portuguesa - Equipamentos e Mobiliário de Conforto S. A. R. L. que se irá instalar em Mem Martins. Aliás, o nome da sociedade está associado ao seu primeiro nome.

Já agora, deixo aqui esta curiosidade e até pode ser de alguma forma útil. Em 1986, as sociedades anónimas deixaram de se chamar “S. A. R. L.” para ser apenas “S. A.”, segundo o decreto-lei n.º 262/86, de 2 de setembro.

Na estrutura acionista desta empresa, já podemos encontrar em 1975 que as Fábricas Lúcia António Beteré S. A. (FLABESA) tinham uma importante fatia das ações. Porque esta empresa é importante? Não são menos que os colchões Flex, os atuais proprietários da Molaflex.

Diário do Governo n.º 216/1975, Série III de 1975-09-18, páginas 7093​

Na década de 80 foi encontrada documentação, que a FLABESA tinha 35% das ações, enquanto o Máximo Weinberg 30%, o restante capital devia estar disperso por menores acionistas. Embora este fosse o administrador-delegado da empresa.

Diário da República n.º 29/1989, Apêndice 2, Série III de 1989-11-02, páginas 4600​

No entanto, ocorre um desastre, em 1989 o Máximo Weinberg falece num acidente de automóvel em Silves. Mais ou menos pela mesma altura, que a FLABESA estava a adquirir a Molaflex. O que não deixa de ser uma coincidência estranha.

Judeus. Como eles mudaram Portugal - artigo revista Sábado

Nos anos seguintes, muito provavelmente a FLABESA acaba por sair do capital da Climax, tanto que em 1993 já não há qualquer referência a esta empresa no conselho de administração.

A década de 90 acredito que não tenha sido um período fácil para a empresa, pois terá ficado órfã do seu principal impulsionador e também de um grande acionista. Aliás, as nomeações e as renúncias nos órgãos sociais da empresa, leva-nos a pensar isso.

Por fim, por volta dos anos 2000, finalmente é adquirida pelo grupo Aquinos, que estabelece posteriormente a produção próxima da sua sede em Tábua.

https://www.climaxoficial.com/

Pela envergadura das instalações fabris em Mem Martins, leva-nos a pensar no que terá sido esta empresa.

Fotografias de 2012.

IMG-4756-1-001.jpg

IMG-4751-001.jpg

IMG-4765-001.jpg

Fonte

Local na Atualidade - Google Maps

Última edição:
Eram artigos que tinham aspecto de ter qualidade, com alguns pormenores interessantes para a época. Aliás, os colchões antigos parece-me que eram melhor fabricados, que depois as novas versões lançadas depois do ano 2000. [:D]

Climax Ortopex

image.png

image-1.png

image-2.png

image-3.png

O mais curioso é ainda se encontrar colchões com talvez mais de quarenta anos à venda, pois como poderão estar recordados em 1986 as sociedades anónimas mudaram de "S. A. R. L." para "S. A." e em alguns colchões que se vêem à venda ainda consta "S. A. R. L".

https://www.olx.pt/d/anuncio/colcho-climax-ortopex-IDGW3a5.html?isPreviewActive=0&sliderIndex=2

Última edição:
Saoos colchões dos putos, que são magros e que até só arranjaram namoradas há cerca de um ano![:D]

Estão com uma depressão no centro de uns 3 cm de profundidade.

Esperava-se mais!

Há dias vi à venda almofadas com carvão ativado e lembrei-me deste tópico. Quanto à parte de absorver odores e humidade, ainda vá. Mas quanto à parte de aliviarem dores no pescoço, curar cefaleias, etc.... tá bem....[:blush:]

Já que estamos a falar de coisas do antigamente, há uma pequena empresa de colchões em Lisboa que está no mesmo local desde 1979.

Ainda tem no CAE que é fabricante, o que sinceramente eu duvido. Provavelmente, deverá mandar fazer a outras empresas.

Eu digo isto porque vejo com dificuldade que os façam no local onde estão instalados. Embora tenham essa informação no letreiro exterior.

https://artiflexcolchoes.pt/pt/

Local - Google Maps

Edit: Basta ver que alguns artigos presentes na página deles são da Britoflex. Vai em linha com aquilo que eu pensava, que os mandassem fazer noutras pequenas/médias empresas.

https://artiflexcolchoes.pt/pt/inicio/20-colchao-molas-ensacadas.html

https://britoflex.pt/loja-online/anatomico-molas-ensacadas/

Última edição:
Ainda a respeito de colchões, tinham ficado algumas coisas por dizer fruto da minha experiência pessoal.

Como talvez alguns se recordem, acabei por comprar um colchão na Jysk com um grande desconto, por ocasião da abertura de uma loja nova.

No primeiro dia da abertura da loja, sabem quem estava a assessorar os clientes na sua escolha e a dar apoio aos funcionários da loja?

Duas simpáticas colaboradas da Novaqui, que talvez muitos não conheçam a empresa pelo nome, mas não é menos que o grupo Aquinos.

A Novaqui em parceria com a Jysk é quem trata da linha de colchões para Portugal.

Também me confidenciaram que a pessoa que fez o desenvolvimento de colchões para a Jysk, acabou por comprar o modelo por mim escolhido para si mesmo.

https://jysk.pt/quarto/colchoes/colchoes-de-molas/colchao-molas-140x190cm-kiva-gs110-dreamzone

Aliás, como é óbvio já tenho o colchão em casa, trouxe-o enrolado no próprio dia. Esperei as 72h recomendadas e não tive qualquer problema com o colchão em recuperar a forma.

Como está numa segunda habitação, ainda não tive oportunidade de o experimentar como queria. Mas em comparação com o colchão em que normalmente durmo, tem um conforto acrescido. Não se sente os mesmos pontos de pressão.

Nota negativa para o controlo de qualidade de um artigo com o PVP de 1300€, embora para um artigo que custou 325€ acabe por ser negligenciável. Tinha umas fibras expostas junto a uma costura que deviam pertencer ao forro interno da capa superior. Porém, com um pouco de cuidado e paciência, com uma tesoura acabei por conseguir removê-las.

Agora vem a parte mais melindrosa, nem tem que ver tanto com a Novaqui, mas exatamente com a Jysk.

Pois, a Jysk faz a propaganda que os seus colchões têm garantia de 15 ou 25 anos, conforme se é um produto Plus ou Gold.

Porém, em lado nenhum diz na sua página web, ou que tenha conhecimento, noutro sítio, que é com restrições. Ou seja, essa tal extensão da garantia apenas se aplica a molas e armações do colchão conforme vem expresso no recibo de garantia.

Garantia alargada para colchões

Oferecemos uma garantia alargada de 15 ou 25 anos em vários colchões:

Colchões de molas: 15 anos de garantia no PLUS e 25 anos no GOLD
Colchões de espuma: 25 anos de garantia no GOLD

Além disso, oferecemos um período de teste de 100 dias, para colchões GOLD. Isto significa que pode experimentar o seu novo colchão GOLD por 100 dias e, se não estiver totalmente satisfeito com a sua escolha, pode trocá-lo por outro.​

https://jysk.pt/inspiration/qualidade-e-garantia

Isto na minha opinião confere uma prática comercial um tanto enganosa.

garantia-jysk.png

Sinceramente, eu não espero mais que a garantia de três anos que estão legalmente obrigados.

E não é só aqui, na página alemã também é o mesmo.

https://jysk.de/inspiration/qualitaet-und-garantie

Também acho que em alguns colchões a descrição do artigo poderá não corresponder à realidade, para melhor ou pior. Mas isto é apenas uma suspeição.

Em 1º lugar deixa-me gabar-te a paciência por esta tua pesquisa acerca de colchões e seus fabricantes, e ao mesmo tempo agradecer-te pois não há-de tardar muito a ter que comprar um e posso beber alguma informação.

No primeiro dia da abertura da loja, sabem quem estava a assessorar os clientes na sua escolha e a dar apoio aos funcionários da loja?

Duas simpáticas colaboradas da Novaqui, que talvez muitos não conheçam a empresa pelo nome, mas não é menos que o grupo Aquinos.​

Também me confidenciaram que a pessoa que fez o desenvolvimento de colchões para a Jysk, acabou por comprar o modelo por mim escolhido para si mesmo.

Mas aqui borraste um bocado a pintura; depois de tanta pesquisa, e mesmo desconfiança, acreditaste nisto? [:D][;)]

Em 1º lugar deixa-me gabar-te a paciência por esta tua pesquisa acerca de colchões e seus fabricantes, e ao mesmo tempo agradecer-te pois não há-de tardar muito a ter que comprar um e posso beber alguma informação.

Mas aqui borraste um bocado a pintura; depois de tanta pesquisa, e mesmo desconfiança, acreditaste nisto? [:D][;)]

Acreditei, pelo simples facto que elas não tinham razão para me mentir, pois não eram funcionárias da Jysk, nem ganhavam nada em vender um colchão mais caro.

E o caro era relativo, pois estava a comprar os colchões bastante mais baratos do que é habitual.

kiva-gs110.png

Mas também já tinha o colchão escolhido, por isso, acabaria por ser indiferente, apenas achei uma curiosidade interessante.

Última edição:
Por curiosidade, também aqui ficam as promoções de outros colchões. Relembro que isto foi uma campanha excepcional de abertura loja, que acredito apenas se repetirá noutra ocasião semelhante.

promo1.png

promo2.png

Voltar
Superior