Muito bem.
Então estamos perante algo inevitável, é isso?
Qual a solução ?
Solução? Países muito mais capazes que o nosso e gente muito mais inteligente do que eu não a têm.
Eu não tenho sequer a certeza que o fogo seja efectivamente um inevitabilidade, posto isto acho que está claro que o negócio do fogo tem de acabar, não faz sentido continuar a atirar milhões e milhões para cima das chamas e negligenciar o resto.
Já sei que vem aí choro porque enche os bolsos a muita gente mas parcela aqui parcela ali com a porcaria do eucalipto(e quem tiver problema com isto, em vez de vir falar ah e tal a produção X não arde, que tire o cu da cadeirinha e vá fazer uns quilómetros a pé para um mato negligenciado, que isto sim é a norma em PT, e veja em primeira mão a diferença quer de temperatura, de restolho ou da humidade do solo numa zona de eucaliptos e por exemplo de carvalhos ou castanheiro).
Da mesma maneira que existem centenas(milhares?) de vagas para nadadores salvadores todos os verões, convinha começar a pensar em algo dentro dos mesmo moldes mas voltado para as florestas.
Tolerância zero para comportamentos de risco, ecologismo radical nas escolas focado na proteção directa das florestas e conservação em vez de de alterações climáticas e pintar paredes. Promover o consumo de carne e movimentos "back to the land".
Unidades locais voluntárias de supressão rápida de focos de incêndio sob alçada das juntas de freguesia. Construção de presas e sistemas de armazenamento de água nas zonas mais vulneráveis.
Não gosto muito da ideia porque é lá que passo boa parte do meu tempo livre mas considerar a interdição de acesso a zonas florestais em períodos de alto risco. No mínimo acesso condicionado.
Não exactamente da forma como diz o companheiro
DoktorHans mas sim, tratar as acções dos incendiários como uma ameaça imediata à vida e permitir uma actuação proporcional das autoridades e de populares.