Invisto desde 2020, mas tenho tambem IWDA tenho mais ou menos metade metade e ouro. Em 2022 foi quase 20% negativo.
Isso que dizes e importante porque a historia que e passada pelos influencers é que isto sobe 10% ao ano, e juros compostos e é espetáculo, mas o mercado pode efetivamente cair e ter uma década assim novamente, ou mais no japão foi mais tempo.
Por exemplo para ti o melhor que te podia acontecer era teres uma década assim, se tivesses confiança para ir colocando lá dinheiro.. o mais importante acho que é a consistência.
JP Morgan um estudo, que diz que se tivesses investido nos ultimos 20 anos o teu retorno eram os tais 10% mas se tivesses a entrar e a sair e falhasses os 10 melhores dias o teu retorno era 6%, se falhasses os 20 melhores dias o retorno já era 3%, se falhasses os melhores 30 dias seria de 1,3% e falhando os 40 melhores dias o retorno já era negativo.
Podes investir num edge para te proteger disso. Pessoalmente não acredito muito no futuro da europa, acho que isto é uma casa a arder, e por isso acho mais provável que o euro fique mais fraco, mas não sei.
Entraste numa altura boa.
Para mim uma queda grande brevemente seria positivo, mas não que durasse também 10 anos isso seria demasiado e catastrófico. Não pretendo estar mais de 20 anos nisto.
O mercado está bem perigoso:
- A economia nos EUA está a abrandar.
- O mercado laboral a deteriozar-se.
- A inflação já fez o botom e está a virar para cima.
- O preço das casas uma loucura.
- As avaliações das empresas na estratosfera, a incorporarem possiveis ganhos futuros que ninguém sabe se vão ser concretizados
- Peso no indice das 10 maiores empresas em níveis nunca antes vistos.
- A alavancagem no mercado em níveis perigosissimos
- A divida não pára de subir e encontra-se em níveis imensuráveis
- etc
Isto é só uma opinião, porque ninguém consegue prever isto, mas parece-me que poderá haverá uma correção(que já devia ter acontecido), depois mais uma puxada "final" para novos máximos até ao fim do ano para sugar mais retail bulls para o mercado e depois 2026 preparem-se...
Em relação ao câmbio...pois ao certo ninguém sabe, mas já tenho ouvido os proprios Americanos a dizerem que o que esperam é uma desvalorização lenta do dolar...e isto para nós a ir comprando se não houver recuperações será fatal.