Bolsa e investimentos

Invisto desde 2020, mas tenho tambem IWDA tenho mais ou menos metade metade e ouro. Em 2022 foi quase 20% negativo.

Isso que dizes e importante porque a historia que e passada pelos influencers é que isto sobe 10% ao ano, e juros compostos e é espetáculo, mas o mercado pode efetivamente cair e ter uma década assim novamente, ou mais no japão foi mais tempo.

Por exemplo para ti o melhor que te podia acontecer era teres uma década assim, se tivesses confiança para ir colocando lá dinheiro.. o mais importante acho que é a consistência.

JP Morgan um estudo, que diz que se tivesses investido nos ultimos 20 anos o teu retorno eram os tais 10% mas se tivesses a entrar e a sair e falhasses os 10 melhores dias o teu retorno era 6%, se falhasses os 20 melhores dias o retorno já era 3%, se falhasses os melhores 30 dias seria de 1,3% e falhando os 40 melhores dias o retorno já era negativo.

Podes investir num edge para te proteger disso. Pessoalmente não acredito muito no futuro da europa, acho que isto é uma casa a arder, e por isso acho mais provável que o euro fique mais fraco, mas não sei.

Entraste numa altura boa.

Para mim uma queda grande brevemente seria positivo, mas não que durasse também 10 anos isso seria demasiado e catastrófico. Não pretendo estar mais de 20 anos nisto.

O mercado está bem perigoso:
- A economia nos EUA está a abrandar.
- O mercado laboral a deteriozar-se.
- A inflação já fez o botom e está a virar para cima.
- O preço das casas uma loucura.
- As avaliações das empresas na estratosfera, a incorporarem possiveis ganhos futuros que ninguém sabe se vão ser concretizados
- Peso no indice das 10 maiores empresas em níveis nunca antes vistos.
- A alavancagem no mercado em níveis perigosissimos
- A divida não pára de subir e encontra-se em níveis imensuráveis
- etc

Isto é só uma opinião, porque ninguém consegue prever isto, mas parece-me que poderá haverá uma correção(que já devia ter acontecido), depois mais uma puxada "final" para novos máximos até ao fim do ano para sugar mais retail bulls para o mercado e depois 2026 preparem-se...

Em relação ao câmbio...pois ao certo ninguém sabe, mas já tenho ouvido os proprios Americanos a dizerem que o que esperam é uma desvalorização lenta do dolar...e isto para nós a ir comprando se não houver recuperações será fatal.

Entraste numa altura boa.

Para mim uma queda grande brevemente seria positivo, mas não que durasse também 10 anos isso seria demasiado e catastrófico. Não pretendo estar mais de 20 anos nisto.

O mercado está bem perigoso:
- A economia nos EUA está a abrandar.
- O mercado laboral a deteriozar-se.
- A inflação já fez o botom e está a virar para cima.
- O preço das casas uma loucura.
- As avaliações das empresas na estratosfera, a incorporarem possiveis ganhos futuros que ninguém sabe se vão ser concretizados
- Peso no indice das 10 maiores empresas em níveis nunca antes vistos.
- A alavancagem no mercado em níveis perigosissimos
- A divida não pára de subir e encontra-se em níveis imensuráveis
- etc

Isto é só uma opinião, porque ninguém consegue prever isto, mas parece-me que poderá haverá uma correção(que já devia ter acontecido), depois mais uma puxada "final" para novos máximos até ao fim do ano para sugar mais retail bulls para o mercado e depois 2026 preparem-se...

Em relação ao câmbio...pois ao certo ninguém sabe, mas já tenho ouvido os proprios Americanos a dizerem que o que esperam é uma desvalorização lenta do dolar...e isto para nós a ir comprando se não houver recuperações será fatal.

Acho que não, devia ter entrado quase 10 anos antes, e não devia ter amortizado no empréstimo da casa, já estava quase reformado nesta altura 😅.

Eu acho que isto é um bocado como comprar uma casa, tambem está sempre caro, eu lembro-me de quando foi o covid se esperar que o preço caísse, e se calhar se andares aqui para trás vais encontrar posts a dizer que não é a altura certa.

Desde que me lembro há sempre pessoal a avisar que vai haver uma queda, não estou com isto a dizer que estás errado vamos ver no proximo ano.

O Dolar pode desvalorizar, mas o euro pode acompanhar e mais que o dolar o que nos interessa é a relação entre os dois, e não te esqueças que um dolar mais fraco tambem pode aumentar a exportação para as empresas americanas, se tu pagas 100 euros em netflix com o euro a 1 dolar eles recebem 100 dolares, com o euro a 1,3 recebem 130 dolares.

Acho que não, devia ter entrado quase 10 anos antes, e não devia ter amortizado no empréstimo da casa, já estava quase reformado nesta altura 😅.

Eu acho que isto é um bocado como comprar uma casa, tambem está sempre caro, eu lembro-me de quando foi o covid se esperar que o preço caísse, e se calhar se andares aqui para trás vais encontrar posts a dizer que não é a altura certa.

Desde que me lembro há sempre pessoal a avisar que vai haver uma queda, não estou com isto a dizer que estás errado vamos ver no proximo ano.

O Dolar pode desvalorizar, mas o euro pode acompanhar e mais que o dolar o que nos interessa é a relação entre os dois, e não te esqueças que um dolar mais fraco tambem pode aumentar a exportação para as empresas americanas, se tu pagas 100 euros em netflix com o euro a 1 dolar eles recebem 100 dolares, com o euro a 1,3 recebem 130 dolares.

É claro que 40 anos num mercado desde genero serão muito mais vantajosos do que 20 e 20 mais vantajosos do que 10 anos, etc.

O emprestimo da casa, quando as taxas andam nos 4-5% também faz mossa.
O mercado das casas ficou insano e tenho dificuldade em entender como existem compradores em tão largo numero paras as casas cá.

A queda que houve no S&P500 este ano não foi de menosprezar...mas a recuperação foi tão violenta, que a malta até se esquece do que se passou em Março/Abril

Eu estava-me mesmo a referir-me ao par Eur/Dolar, tal como meti no gráfico à 2 dias atrás. Essa relação subir dado o dolar desvalorizar.

Esta foi uma das razões que me levou a deixar de estar exposto ao índice SP500. Eu olho para a capitalização bolsista de algumas das grandes empresas Americanas lá representadas, e aquilo não faz qualquer sentido.

Na minha opinião, nunca na vida eles vão ter lucros que justifiquem aquele valor. O SP500 lá vai mantendo um grande valor, mas eu desconfio que é por causa da moda de investir nesse índice; vão a qualquer fórum e o "SP500 and chill" parece ser uma receita infalível que toda a gente segue. Até ao dia em que...

Então e onde investir? Olhem, eu tenho comprado ações de empresas "em saldo", considerando a sua capitalização bolsista, o lucro por ação e os dividendos que pagam. Até as portuguesas REN e EDP me deram grandes alegrias.

Tem corrido bem, mas ninguém conhece a receita infalível. Também pode dar para o torto.

Last edited:
Quem anda a comprar SP500 ETF mais de 40% da compra vão para 9 empresas, as outras 403 levam com 60% do portfolio.

Tirando a meia duzia de empresas leva o SP500 às costas o resto não está assim tão inflacionado. Nos outros mercados os valores estão melhores porque as melhores não estão tão inflacionadas.

Ainda esta semaana estava um artigo no FT a relacionar os investimentos com o momento da vida que nascemos, quem nasce em bons mercados de stocks tende a investir forte neles para o resto da vida, o mesmo para os bonds. E mais importante, os ganhos futuros não são nada de especial porque as coisas mudam mas a mentalidade original não.

Agora estamos numa fase que desde 2010 o mercado tem estado forte e muita gente ve isso para sempre e não como os ciclos de são.

O que toda a gente já reparou desde 2022 está finalmente a chegar ao numeros oficiais do mercado de trabalho, os numeros estão maus.

Mas o futuro só deus sabe!

Fdx não sou capaz de meter um tusto em bonds. Aquele debt to GDP ratio assusta-me :sh)

Eu te compreendo, mas nas acções... tudo pode mudar... e as vezes um gajo tem que se salvaguardar! Não creio que os bonds possam cair tanto como as acções, eu apenas estou a dizer que por vezes é necessario jogar a defesa e estou a sentir que estes tempos estão um pouco complexos... não estamos salvos em lado nenhum! , tenho uma estranha sensação ...não estou com confiança... mau sinal! prefiro perder um pouco do ganho mas estar mais seguro! o mais importante é chegar lá.

É claro que 40 anos num mercado desde genero serão muito mais vantajosos do que 20 e 20 mais vantajosos do que 10 anos, etc.

O emprestimo da casa, quando as taxas andam nos 4-5% também faz mossa.
O mercado das casas ficou insano e tenho dificuldade em entender como existem compradores em tão largo numero paras as casas cá.

A queda que houve no S&P500 este ano não foi de menosprezar...mas a recuperação foi tão violenta, que a malta até se esquece do que se passou em Março/Abril

Eu estava-me mesmo a referir-me ao par Eur/Dolar, tal como meti no gráfico à 2 dias atrás. Essa relação subir dado o dolar desvalorizar.

Acho que a taxa maxima que apanhei é a que tenho agora de 1,75%, tive sorte em termos de CH pelo período que apanhei. O meu pai chegou a pagar 22% na decada de 90.

As taxas de juro ainda estão relativamente baixas, e há gente com dinheiro em portugal e poucas casas a venda, espremendo as taxas de esforço um casal que ganhe 4K limpos compra uma casa de 450K.

Essa queda deu para ver muita gente a borrar a cueca, e foi um bom abre olhos para algumas pessoas.

Não vi o grafico que colocaste mas se alargares isso a 20 anos vais ver muitas flutuações nessa relação.

image.png

Esta foi uma das razões que me levou a deixar de estar exposto ao índice SP500. Eu olho para a capitalização bolsista de algumas das grandes empresas Americanas lá representadas, e aquilo não faz qualquer sentido.

Na minha opinião, nunca na vida eles vão ter lucros que justifiquem aquele valor. O SP500 lá vai mantendo um grande valor, mas eu desconfio que é por causa da moda de investir nesse índice; vão a qualquer fórum e o "SP500 and chill" parece ser uma receita infalível que toda a gente segue. Até ao dia em que...

Então e onde investir? Olhem, eu tenho comprado ações de empresas "em saldo", considerando a sua capitalização bolsista, o lucro por ação e os dividendos que pagam. Até as portuguesas REN e EDP me deram grandes alegrias.

Tem corrido bem, mas ninguém conhece a receita infalível. Também pode dar para o torto.

Também tenho algumas ações Tugas. Costumam ser generosas nos dividendos.

Acho que a taxa maxima que apanhei é a que tenho agora de 1,75%, tive sorte em termos de CH pelo período que apanhei. O meu pai chegou a pagar 22% na decada de 90.

As taxas de juro ainda estão relativamente baixas, e há gente com dinheiro em portugal e poucas casas a venda, espremendo as taxas de esforço um casal que ganhe 4K limpos compra uma casa de 450K.

Essa queda deu para ver muita gente a borrar a cueca, e foi um bom abre olhos para algumas pessoas.

Não vi o grafico que colocaste mas se alargares isso a 20 anos vais ver muitas flutuações nessa relação.

Tens taxa fixa? A quantos anos.

Nos anos 80/90 era a doer a taxa de juro. Mas a inflação tb estava bruta e os aumentos acompanhavam.

Em 2009 apanhei 5,xx%. Acabei por liquidar esse CH em 7 anos.

O meu receio é que as flutuações futuras tenham um sentido ascendente, sem retrocesso.
Tipo isto (hipotético):
33BdHGR.png

Tens taxa fixa? A quantos anos.

Nos anos 80/90 era a doer a taxa de juro. Mas a inflação tb estava bruta e os aumentos acompanhavam.

Em 2009 apanhei 5,xx%. Acabei por liquidar esse CH em 7 anos.

O meu receio é que as flutuações futuras tenham um sentido ascendente, sem retrocesso.
Tipo isto (hipotético):
33BdHGR.png

Fixei 5 anos, em 2022. Mas é engraçado porque é 2020 transferi o credito e o bancário disse-me que eu devia fixar que era uma grande oportunidade, fazia 1,3% a 30 anos, mas eu na altura queria amortizar o credito e não o fiz, mas o gajo acertou em cheio. Mas por acaso não sei se não vou ter azar quando acabar o periodo de taxa fixa, acredito que os juros vão aumentar nos próximos anos, porque acho que vamos ter inflação.

Quando ao dolar, é daquelas coisas que tens que ponderar.. tu falas-te na divida dos USA mas da UE só os alemães é que se safam nas grandes economias, espanha, frança e italia tem grandes dividas. Eu vejo mais facilmente uma desvalorização no euro a longo prazo do que no dolar.

Talvez faça sentido para ti investir em ouro.

da UE só os alemães é que se safam nas grandes economias, espanha, frança e italia tem grandes dividas.

O chanceler Merz está a tratar disso, já tiraram o travão legal à dívida e têm planos para a aumentar em grande com despesas muito rentáveis. :sh)

Já agora um ponto a favor de investir nos USA, na minha opinião claro, é que as reformas deles dependem do mercado, então eles tem muito skin in the game.

Tenho aqui 2k a mais que não sei bem que destino lhes dar.

Não se coloca a questão de serem precisos ou não num futuro próximo, porque não fazem parte da poupança “core”.

Neste momento tenho o portfólio dividido entre certificados, DP e cripto.

Falta aqui SP500, mas não queria entrar com o valor tão elevado. Se estivesse a 4k, chutava já para lá este dinheiro.

Sugestões? Isto para DP não aquece nem arrefece, paga-me um café por mês ou pouco mais. E eu até consigo DP a rondar os 3%…

Abate no CH. Mesmo com taxa fixa. Melhor que ficar parado, já que estás com receio de entrar em "topos"...

Esqueçam, a bolsa americana em USD será sempre um campeonato à parte.
O resto do mundo pura e simplesmente não tem activos suficientes para receber a montanha de dinheiro que eventualmente um fecho do mercado americano provocaria.
A america (SP500 USD) is simply too big to fail....

Já agora um ponto a favor de investir nos USA, na minha opinião claro, é que as reformas deles dependem do mercado, então eles tem muito skin in the game.

Não me admirava muito que a retórica "anti-boomer" que apareceu há dois anos fosse em preparação de mandar esses também para a valeta ...

Já há muitos anos que não oiço falar da AARP, a associação de reformados dos EUA, ainda deu umas cartas na política em tempos.

Esqueçam, a bolsa americana em USD será sempre um campeonato à parte.
O resto do mundo pura e simplesmente não tem activos suficientes para receber a montanha de dinheiro que eventualmente um fecho do mercado americano provocaria.
A america (SP500 USD) is simply too big to fail....

Hahaha essa foi boa! Centenas de economias falhadas aos longos dos séculos estão a rir de isso.

Back