Mercedes CLA concept EV?

Em vários sites de noticias (americanos) dizia que o modelo 2026 já viria com isso corrigido, não sei se só para os EUA ou globalmente.

Em vários sites de noticias (americanos) dizia que o modelo 2026 já viria com isso corrigido, não sei se só para os EUA ou globalmente.

Sim, parece que sim, o que dá para perceber é que os 800V na pratica não faz qualquer diferença para os 400V para carro do dia a dia.

Sim, parece que sim, o que dá para perceber é que os 800V na pratica não faz qualquer diferença para os 400V para carro do dia a dia.
Para dia a dia nem por isso, mas em viagem faz e muito a diferença... Olha os Xpeng a carregar em 12min dos 10 aos 80...

Para dia a dia nem por isso, mas em viagem faz e muito a diferença... Olha os Xpeng a carregar em 12min dos 10 aos 80...

A diferença que eu vejo é em termos de carregadores e fator cagaço das marcas, as chinesas apertam muito mais com a baterias do que as europeias, as coreanas também têm muito mais cuidado, então este CLA é notorio, o Bjorn carregava mais rapido com potências menores do que levar a carga acima dos 3xx kW, a curva era mais estavel.

EDIT: Viste a lista do Bjorn, vês diferenças assim tão grandes entre tecnologias 800V vs 400V? Aliás, o mais rapido é 400V.

Last edited:
Ora bem, lá fui e testar o cla e como automovel achei-o francamente bom.

Óbvio que tem as limitações de ser coupé, mas aí não é defeito é feitio. Duvido que caibam bem 3 adultos no banco posterior, embora o espaço para pés e cabeça seja razoável para o formato.

O que me agradou particularmente, neste contexto actual, é que achei os materiais do interior bastante bons, e mesmo aquela parede que é o ecran central acaba por não ser intrusivo. O sistema operativo chama-se mbos e é a nova geração da Merc pelos vistos. Do que vi achei a usabilidade boa desse sistema mas estive de volta dessa parte mto pouco tempo. Queria mais conduzi-lo.

Já o pisar e a compostura do chassis pareceu-me fantástico. Testei a versão 250+ e apesar de pneus 255/r35 atrás (não, não me enganei e à frente são 225) achei-o bastante confortável e ainda assim mto eficaz a curvar com mta estabilidade. O motor com 272 cv pareceu-me razoável com o facto de ser tração traseira a ser um ponto mto positivo em relação à familia glb ev por exemplo.

Em suma o cla cresceu e transformou-se num belissimo automovel para quem gostar ou quiser esse formato. O preço da versão 200 até começa abaixo dos €50k.

O cla 250+ anda por volta dos 55k para inicio de conversa e ainda sem descontos. Não me parece value for money descabido, para uma bateria com 85kWh. O cx de 0,21 tb ajudará a ter uma belissima autonomia mesmo estrada aberta.

Tudo isto deixa em aberto o potencial dos novos C e GLC ev. Têm potencial para serem espectaculares.

Também já experimentei.

Depois de privar com as anteriores gerações do CLA, é claramente um avanço, no entanto não fiquei deslumbrado. Até gostei em foto, mas o carro ao vivo acho que perde bastante.
Materiais ok para o segmento premmium, nota-se que será o modelo de entrada da Mercedes.
Andamento faz lembrar os antigos mercedes com caixa de 5auto, custa a sair, mas depois quando vai, segue firme.

Continuo sem perceber o que a mercedes faz a 4,70m de carro. É maior que um TM3 e tem claramente menos espaço em todo o lado, frente, trás, malas...

Descontos já andam nos 12% para qualquer empresa, subindo 2% em cada escalão da frota.
Dá para ter um AMG, com pack night e mais umas coisas interessantes por €55k.

Não comprava, mas está bem visto que vai vender que nem pão quente. Mercedes, "coupe", eléctrico abaixo dos 50k "bem" equipado.. Vai ser um fartote.

Também já experimentei.

Depois de privar com as anteriores gerações do CLA, é claramente um avanço, no entanto não fiquei deslumbrado. Até gostei em foto, mas o carro ao vivo acho que perde bastante.
Materiais ok para o segmento premmium, nota-se que será o modelo de entrada da Mercedes.
Andamento faz lembrar os antigos mercedes com caixa de 5auto, custa a sair, mas depois quando vai, segue firme.

Continuo sem perceber o que a mercedes faz a 4,70m de carro. É maior que um TM3 e tem claramente menos espaço em todo o lado, frente, trás, malas...

Descontos já andam nos 12% para qualquer empresa, subindo 2% em cada escalão da frota.
Dá para ter um AMG, com pack night e mais umas coisas interessantes por €55k.

Não comprava, mas está bem visto que vai vender que nem pão quente. Mercedes, "coupe", eléctrico abaixo dos 50k "bem" equipado.. Vai ser um fartote.

Eu tive oportunidade de contactar com o carro no salão automóvel do fim-de-semana passado, no Porto.

Em termos estéticos corresponde ao que se vê em fotografia. É daqueles modelos que não se fica surpreendido ou desiludido, consoante a ideia que já se tiver criado. Pessoalmente, gosto.

Relativamente aos materiais e acabamentos, a mim não me surpreendeu. Está num nível agradável, mas não acho que surpreenda, seja para a marca que é, seja para o preço. Face ao Classe A/CLA da geração anterior já não existem acabamentos que sejam suscetíveis de folgas e "cracks", mas curiosamente a anterior geração criou mais impacto no lançamento pelo salto qualitativo que aparentava (não necessariamente real). Os acabamentos inferiores são em plástico rijo e os superiores apesar de mais moles e agradáveis ao toque, nota-se que são duros por baixo. Infelizmente já são poucas as marcas que investem num tablier de "mousse" em que todo ele é de um material esponjoso.

Relativamente ao espaço interior, na parte frontal vamos "aconchegados", como sempre aconteceu no segmento C e D premium. Tablier curto, vidro frontal próximo do condutor, todos os comandos próximos, posição de condução adequada ao tipo de carro etc. Tudo o que poderá proporcionar uma sensação de condução bem conectada. É o tipo de ambiente onde me sinto bem.

O principal defeito do carro é o espaço nos lugares traseiros. A entrada para trás é muito apertada e obriga a exercício de contorcionismo. Já lá dentro, a sensação é de pouca margem, com pouco espaço para as pernas e um ângulo das mesmas demasiado "inclinado" e desapoiado (apesar de que até contava com pior face às reviews que vi, mas não deixa de ser mau). Para andar com adultos atrás, não acho que seja um carro recomendável.

A bagageira está dentro da expectativa, não sendo brilhante.

Como referido no post citado, e bem, o Model 3 acaba por ser um produto bem mais surpreendente no espaço que apresenta (para pessoas e bagagens) e até mesmo na perceção de qualidade.

Tecnologicamente (bateria, eficiência, arquitetura 800v) é o carro mais evoluído do mercado (como tal o melhor), mas para mim fica completamente afastado pela questão da habitabilidade traseira. Talvez quando surgir o substituto do EQA, o problema fique sanado.

Acredito no sucesso comercial em Portugal, com todas as vantagens que existem no nosso mercado para empresas. Por outro lado, a particular, não acho que vá ser o produto mais escolhido.

Tecnologicamente é uma pena ainda vir com motor de imans permanentes, um pouco aquem da evolução nesse capitulo.

Eu tive oportunidade de contactar com o carro no salão automóvel do fim-de-semana passado, no Porto.

Em termos estéticos corresponde ao que se vê em fotografia. É daqueles modelos que não se fica surpreendido ou desiludido, consoante a ideia que já se tiver criado. Pessoalmente, gosto.

Relativamente aos materiais e acabamentos, a mim não me surpreendeu. Está num nível agradável, mas não acho que surpreenda, seja para a marca que é, seja para o preço. Face ao Classe A/CLA da geração anterior já não existem acabamentos que sejam suscetíveis de folgas e "cracks", mas curiosamente a anterior geração criou mais impacto no lançamento pelo salto qualitativo que aparentava (não necessariamente real). Os acabamentos inferiores são em plástico rijo e os superiores apesar de mais moles e agradáveis ao toque, nota-se que são duros por baixo. Infelizmente já são poucas as marcas que investem num tablier de "mousse" em que todo ele é de um material esponjoso.

Relativamente ao espaço interior, na parte frontal vamos "aconchegados", como sempre aconteceu no segmento C e D premium. Tablier curto, vidro frontal próximo do condutor, todos os comandos próximos, posição de condução adequada ao tipo de carro etc. Tudo o que poderá proporcionar uma sensação de condução bem conectada. É o tipo de ambiente onde me sinto bem.

O principal defeito do carro é o espaço nos lugares traseiros. A entrada para trás é muito apertada e obriga a exercício de contorcionismo. Já lá dentro, a sensação é de pouca margem, com pouco espaço para as pernas e um ângulo das mesmas demasiado "inclinado" e desapoiado (apesar de que até contava com pior face às reviews que vi, mas não deixa de ser mau). Para andar com adultos atrás, não acho que seja um carro recomendável.

A bagageira está dentro da expectativa, não sendo brilhante.

Como referido no post citado, e bem, o Model 3 acaba por ser um produto bem mais surpreendente no espaço que apresenta (para pessoas e bagagens) e até mesmo na perceção de qualidade.

Tecnologicamente (bateria, eficiência, arquitetura 800v) é o carro mais evoluído do mercado (como tal o melhor), mas para mim fica completamente afastado pela questão da habitabilidade traseira. Talvez quando surgir o substituto do EQA, o problema fique sanado.

Acredito no sucesso comercial em Portugal, com todas as vantagens que existem no nosso mercado para empresas. Por outro lado, a particular, não acho que vá ser o produto mais escolhido.

Tinha muitas expectativas neste modelo:
”Ao ver as medidas e mala / frunk realmente está próximo ao model 3.
Tenho curiosidade em saber como vai ser o espaço interior.
E autonomia em AE dos de 85kwh.

se tiver espaço interior e o preço estiver alinhado pelos Eqa/b atuais parece me interessante e no top2 para próximo eletrodoméstico. Isto para fugir a carros de ~5m.​“

confirmou-se que o preço está alinhado pelos eqa/eqb, anuncia muito boa autonomia, mas pelos dois últimos posts sobre o modelo parece que o espaço interior não abunda.

A menos que a versão carrinha resolva o problema do espaço nos lugares traseiros, terei de ir acampar para o tópico do i3.

Tinha muitas expectativas neste modelo:
”Ao ver as medidas e mala / frunk realmente está próximo ao model 3.
Tenho curiosidade em saber como vai ser o espaço interior.
E autonomia em AE dos de 85kwh.

se tiver espaço interior e o preço estiver alinhado pelos Eqa/b atuais parece me interessante e no top2 para próximo eletrodoméstico. Isto para fugir a carros de ~5m.​“

confirmou-se que o preço está alinhado pelos eqa/eqb, anuncia muito boa autonomia, mas pelos dois últimos posts sobre o modelo parece que o espaço interior não abunda.

A menos que a versão carrinha resolva o problema do espaço nos lugares traseiros, terei de ir acampar para o tópico do i3.
A carrinha atrás no banco do meio não bates com a cabeça. Já no carro....

Para o ano já tem esse opcional. Opcional porque supostamente no futuro a coisa será virada para os 800 e não os 400.

Ainda quero ver isso acontecer, ao contrario do que o pessoal pensa os 800V não são apenas vantagens, pelo menos nas configurações atuais das baterias.[;)]

Mercedes-AMG CLA 45 4MATIC+ | 7:32.070 official laptime | Nordschleife

RankVehicleTiresLap Time
1Mercedes-AMG ONEMichelin Pilot Sport Cup 2 R6:29.09
2Ford Mustang GTD CompetitionMichelin Pilot Sport Cup 2 R (?)6:40.84
3Porsche 991.2 GT2 RS Manthey PerformanceMichelin Pilot Sport Cup 2 R6:43.30
4Porsche 992.1 GT3 RS Manthey PerformanceMichelin Pilot Sport Cup 2 R6:45.39
5Mercedes-AMG GT Black SeriesMichelin Pilot Sport Cup 2 R6:48.05
6Chevrolet Corvette ZR1XMichelin Pilot Sport Cup 2 R6:49.28
7Porsche 992 GT3 RSMichelin Pilot Sport Cup 2 R6:49.33
8Chevrolet Corvette ZR1Michelin Pilot Sport Cup 2 R6:50.76
9Porsche 992.2 GT3 Manthey PerformanceMichelin Pilot Sport Cup 2 R6:50.86
10Ford Mustang GTDMichelin Pilot Sport Cup 2 R6:52.07
11Porsche 991.2 GT3 RS Manthey PerformanceMichelin Pilot Sport Cup 2 R6:54.34
12Porsche Taycan Turbo GT Manthey PerformancePirelli P Zero Trofeo RS6:55.53
13Porsche 992 GT3 Manthey PerformanceMichelin Pilot Sport Cup 2 R6:55.74
14Porsche 992.2 GT3 (manual)Michelin Pilot Sport Cup 2 R6:56.29
15Ford Mustang GTDMichelin Pilot Sport Cup 2 R6:57.69
16BYD Yangwang U9 Xtreme 026:59.16
17Porsche 992 GT3Michelin Pilot Sport Cup 2 R6:59.93
18Porsche 718 Cayman GT4 RS Manthey PerformanceMichelin Pilot Sport Cup 2 R7:03.12
19Porsche 992.2 Turbo SMichelin Pilot Sport Cup 2 R7:03.92
20Xiaomi SU7 UltraPirelli P Zero Trofeo RS7:04.96
21Rimac NeveraMichelin Pilot Sport Cup 2 R7:05.30
22Porsche Taycan Turbo GT (Weissach Package)Pirelli P Zero R7:07.55
23Porsche 718 Cayman GT4 RSMichelin Pilot Sport Cup 2 R7:09.30
24Chevrolet Corvette Z06Michelin Pilot Sport Cup 2 R7:11.83
25BMW M4 CSLMichelin Pilot Sport Cup 2 R7:18.14
26BMW M4 CSMichelin Pilot Sport Cup 2 R7:21.99
27Xiaomi YU7 GT Track Package7:22.76
28Jaguar XE SV Project 8Michelin Pilot Sport Cup 2 R7:23.16
29Porsche Panamera (972) Turbo S E-HybridMichelin Pilot Sport Cup 27:24.18
30Tesla Model S Plaid Track PackageGoodyear Eagle F1 Supercar 3R7:25.23