Tópico dos SmartWatches

Para uma utilização normal, sem registar treinos, mas utilizando todas as outras funcionalidades sem restrição. Tive uma autonomia de 10 dias no Redmi Watch 4 com AOD (always on display).

Quero trocar o meu smartwatch (Amazfit bip 2 pro) por um melhor.

Só uso o smartphone para correr e ginásio. O meu atual demora muito tempo a posicionar o GPS, o que acaba por aldrabar os registos quando corro.

Basicamente procuro mais fiabilidade no registo do exercício (posicionamento rápido do GPS é fundamental) e do ritmo cardíaco.

Não gosto de relógio grande, estava a pensar num diâmetro de 40 +/-.

Até 300€ (ideal seria em torno dos €250) o que recomendam?

Obrigado

Já passaram uns dias, não vi...

Comprei este mês um Garmin forerunner 165, basicamente também para correr.
Para já estou a gostar de utilizar o relógio, mas ainda estou a aprender a funcionar com ele, visto que tem muitas funções que me podem ajudar.

Já andava para comprar um smartwatch há algum tempo para substituir uma MI band, cheguei a equacionar até os híbridos por uma questão de design (não sou grande fã de smartwatchs).

Como comecei a correr de forma bastante regular e o telemóvel é limitado (além da imprecisão do GPS), andei a investigar e basicamente recomendam para corrida marcas como Garmin, Coros, Polar...um colega tem um Huawei e não me aparecem fazer pior, mas ok.

Posto isto, não queira também passar dos 200/300€, esqueci os Polar Pacer Pro e andei a ver os Garmin. O Forerunner 55 é bastante mais barato mas tem menos funções, como por exemplo a altimetria e por isso para mim ficou fora de questão. É um relógio de 41mm, achei pequeno.
Sobrou o Forerunner 255 (o normal é maior e o 255S mais pequeno), que era "a máquina a comprar", e depois entrou em jogo o 165, versão bem mais recente já com outro tipo de ecrã, mas menos umas funções que para mim não fazem diferença.

Entretanto no início do mês aparece o Forerunner 165 na Amazon a 210€, comprei logo sem pensar muito.
Mais recentemente na Amazon Prime o 255 estava também com um preço semelhante.

Há outros modelos, julgo que mais otimizados para outras modalidades.

Tenho uma duvida: um Apple watch SE2nd ou um S8 41mm novo por 300?

S8 claro melhor em tudo.
Aliás por 300€ é de aproveitar já, quando me ofereceram o meu S8 em finais de 2022 estava a 500€[:D]

Last edited:
Já passaram uns dias, não vi...

Comprei este mês um Garmin forerunner 165, basicamente também para correr.
Para já estou a gostar de utilizar o relógio, mas ainda estou a aprender a funcionar com ele, visto que tem muitas funções que me podem ajudar.

Entretanto já tinha feito a minha compra. Os dois finalistas foram o forerunner 165 e o Venu 2s. Optei pelo mais pequeno no pulso.

Comprei o Venu 2s na Amazon.de por 256€.

Ainda não o recebi. Quando receber posso dar feedback.

Entretanto já tinha feito a minha compra. Os dois finalistas foram o forerunner 165 e o Venu 2s. Optei pelo mais pequeno no pulso.

Comprei o Venu 2s na Amazon.de por 256€.

Ainda não o recebi. Quando receber posso dar feedback.

Vais arrepender-te.

Regra nº 1: ter os 5 botões em vez de 2.

Para quem está habituado aos relógios convencionais da Garmin com os 5 botões, quando pega num desses, só apetece é mandá-lo ao chão...

Vais arrepender-te.

Regra nº 1: ter os 5 botões em vez de 2.

Para quem está habituado aos relógios convencionais da Garmin com os 5 botões, quando pega num desses, só apetece é mandá-lo ao chão...
O meu atual só tem um botão. Acho que já tenho calo para lidar com o touchscreen 😁

Mas logo vejo quando o tiver no pulso.

Last edited:
O meu atual só tem um botão. Acho que já tenho calo para lidar com o touchscreen 😁

A primeira coisa que fiz no meu Garmin foi desligar o touchscreen quando faço actividades, e mesmo no dia a dia raramente uso essa opção.

Ainda só estou com 18 dias e umas 6 corridas de uso, e estava com esse receio de não ser touchscreen (o 255) fossenpior, mas tenho que dar razão ao Diamondplus, percebi logo que o touchscreen é bastante dispensável e os botões são muito mais práticos de usar.
Felizmente ele vem programado para nos programas de corrida desligar o Touch, e aprendendo para que servem os botões é bastante prático de usar.

Bem, vou só dar um ponto de situação sobre o Garmin Venu 2 S:

O tamanho do relógio é perfeito para mim e gosto do aspeto geral do relógio, é mais "polido" quando comparado com a gama forerunner.

Já o uso há mais de duas semanas e logo na primeira corrida, estava a ver que teria de o devolver. Passo a explicar, parametrizei o relógio na APP e quando estava a correr estava a olhar para o relógio e estava a indicar um ritmo muito lento, eu a pensar que talvez o GPS não estivesse a funcionar. Acabei a corrida e só depois é que percebi que os dados estavam em milhas no relógio e em Kms na APP 😅.

Em corrida, o touchscreen funciona bem, mesmo com o suor dos dedos, mas não há grande necessidade de usar o ecrã, os botões são suficientes.

No treino de ginásio estou maravilhado com o relógio. Seleciono o treino hiit no modo livre e o próprio relógio advinha alguns dos exercícios, ou seja, na APP aparece o exercício que fiz, isto em alguns exercícios, não todos.

Só me falta usar o relógio na piscina, mas conto fazer em breve.

Muito satisfeito! Vamos lá ver quando tempo dura.

Last edited:
Boa tarde forunistas!
Ontem comecei a usar um smartwatch da cmf "Nothing"
Vou ser sincero, fui atraído pelo design e preço.
As reviews até são boas para o patamar de preço e honestamente pare muito bem construído. Carcaça em alumínio anodizado, botão rotativo, etc.

O ponto negativo pelo que vi na NET é o GPS, e para dizer verdade num dos treinos em modo autónomo o registo ficou a meio.

Mais alguém aqui com um para poder dar dicas?
É o cmf 2 pro da Nothing.
880c968e2687366f01250a6a55862373.jpg

Ora viva, vendi há algumas semanas o meu Garmin Forerunner 955 (cerca de 1 ano de uso, estava imaculado), para ir para um Garmin com os novos ecrãs amoled, tudo isso porque comprei um Forerunner 265 para a minha filha, e adorei a experiência do ecrã amoled e o interface apelativo.
O 955 usa mip translúcido, apesar de haver pessoas que preferem esse estilo de ecrã.

Estive a ver alguns modelos e a escolha primeiro recaiu no Forerunner 965, excelente relógio, leve, ecrã amoled de 1.4´ e menos reflectivo, porque usa o gorila glass dx, e bezel em titânio revestido a dlc.

Seria o relógio ideal se só o usa-se para praticar desporto, mas como queria algo para usar todo o dia, o estilo demasiado desportivo não encaixava no resto do dia, e não há também a hipótese de ter ecrã safira, e como este tipo de relógios é para usar durante 24h no pulso, não faz muito sentido comprar outro e ter 2 relógios a desvalorizar ao mesmo tempo.

Depois de andar a pesquisar alternativas que encaixassem no pretendia, estava bastante inclinado para ir para o Epix Pro amoled de 47mm, mas o interface ainda é o antigo e o ecrã é de 1,3´.

E como isto é um pouco "não negues à partida uma ciência que desconheces" 😅, comecei a olhar para o novo Fénix 8, que era um relógio que nunca tinha equacionado.

Tem o bezel mais estreito que a linha Epix, já tem o ecrã com 1.4´ e o mais recente interface, ainda melhor que o da linha Forerunner, para além de ter sensores para tudo e mais alguma coisa, incluindo já novas métricas de surf e mergulho.

Depois de ter andado a ver as diferentes versões, a escolha recaiu no Fénix 8 47mm Sapphire, Titânio revestido a DLC, cinzento carbono​.

A versão Fénix 8 Sapphire, Titânio com bracelete laranja/grafite​, pareceu-me muito folclórica, com a protecção do sensor na cor laranja, depois para colocar outras cores de braceletes a coisa não fica bonita, e a versão igual mas com o sensor em cinza é vendida num conjunto com a bracelete em titânio e mais outra negra em silicone por mais 200€... não se percebe porque não há uma versão dessas só com a bracelete com silicone ao mesmo preço das outras... enfim...

Bem, as fotos da máquina 😎:

KyNb6KC.jpeg

jPR9PsS.jpeg

9Ugebfv.jpeg

Para meu espanto, o meu cardiologista "receitou-me" um smartwatch com ECG.

Actualmente tenho um smartwatch, oferecido pela minha mulher, e usado por mim um bocado a contra-gosto, que não tem essa função. Na realidade não o meto no pulso há semanas... [:D]

Parece-me então que vou ter que avançar para um smartwatch de melhor qualidade, e largar o meu "velhinho" e adorado Tissot. Atendendo a que o meu telemóvel é Android (Samsung A35), gostaria de manter-me nos Android e provavelmente no "ecosistema" Samsung. Gostaria também que o equipamento fosse sóbrio/discreto e que fosse o mais fiável possível na componente do ECG. Alguém com experiência nisto?

Agradam-me os Galaxy Watch 7 e 8, embora o 8 (Classic) já ultrapasse os 300€ que queria gastar nisto. Está na Castro Electrónica a 289... como é o feedback desta loja? Lembro-me que nos tempos do Covid aquilo andou mau.

Já agora, entre BT e LTE, qual a melhor opção e porquê?

PS: O objectivo é gravar uma determinada "anomalia", que se manifesta 1 ou 2 vezes por ano, sem razão aparente.

Last edited:

Actualmente tenho um smartwatch, oferecido pela minha mulher, e usado por mim um bocado a contra-gosto, que não tem essa função. Na realidade não o meto no pulso há semanas... [:D]

Parece-me então que vou ter que avançar para um smartwatch de melhor qualidade, e largar o meu "velhinho" e adorado Tissot. Atendendo a que o meu telemóvel é Android (Samsung A35), gostaria de manter-me nos Android e provavelmente no "ecosistema" Samsung. Gostaria também que o equipamento fosse sóbrio/discreto e que fosse o mais fiável possível na componente do ECG. Alguém com experiência nisto?

Agradam-me os Galaxy Watch 7 e 8, embora o 8 (Classic) já ultrapasse os 300€ que queria gastar nisto. Está na Castro Electrónica a 289... como é o feedback desta loja? Lembro-me que nos tempos do Covid aquilo andou mau.

PS: O objectivo é gravar uma determinada "anomalia", que se manifesta 1 ou 2 vezes por ano, sem razão aparente.

Eu tenho um que faz o ECG, de apenas uma derivação, claro, mas só manualmente. Tenho de ter a mão direita num sensor do relógio. Faz uma leitura durante cerca de 30s e depois faz um pequeno relatorio. É uma marca chinesa qq. É raro andar com ele, quanto mais penso naquilo acho que pior é. A médica tb não valorizou as medições do relógio.

Relativamente a "anomalia", já fizeste um holter? não te apanhou nada?

Eu tenho um que faz o ECG, de apenas uma derivação, claro, mas só manualmente. Tenho de ter a mão direita num sensor do relógio. Faz uma leitura durante cerca de 30s e depois faz um pequeno relatorio. É uma marca chinesa qq. É raro andar com ele, quanto mais penso naquilo acho que pior é. A médica tb não valorizou as medições do relógio.

Relativamente a "anomalia", já fizeste um holter? não te apanhou nada?

Sim, já fiz uma bateria de exames, incluindo um holter de 24h e prova de esforço, e estava tudo normal. Porque durante esses exames nunca foi possível desencadear a arritmia, que acontece 1 a 2x por ano, e dura alguns minutos (<40 min).

Vou comprar, mas não queria comprar algum que assumidamente não fosse fiável. Ele sugeriu o Apple Watch e os Galaxy Watch, portanto gostava de perceber qual o modelo mais fiável dentro dos Samsung, e se alguém tem experiência com este tipo de utilização.

Eu tenho um Galaxy 6 Classic, curiosamente comprado na Castro Eletrónica (tudo correu bem) e acho que os sensores são bastante fiáveis dentro do esperado para um smartwatch. Como disse o darkwings, terás de fazer o ECG de forma manual, ele não o faz de forma automática. A função ECG só funciona com telemóveis Samsung, acho que há forma de funcionar com outras marcas mas não sei a que ponto funcionará correctamente.

A aplicação Samsung Health dá-te um relatório deste género, com um PDF mais detalhado e com bastante melhor resolução (tem informações pessoais):

Screenshot_20251023_175833_Samsung Health Monitor.jpg

Tenho um AW e funciona bem, mas que eu saiba praticamente "só" faz o que disseram acima, Porém tb manda notificações se nota uma pulsação anormalmente elevada sem movimento que o justifique por exemplo.

De resto consegues perceber mto melhor a tua pulsação normal etc nos vários registos.

Mas tb tem mais coisas a nivel de saude, como o o2, temperatura, qualidade do sono etc.

Eu tenho 2 Huawei watch e adoro....

A Castro Electrónica tem loja física...

Back