jfangio
Suspenso
Na minha modesta opinião, falta aí um pequeno mas importante pormenor, o risco financeiro.
Nunca esquecer que, na prática, vais emprestar dinheiro, durante um longo período, a uma empresa que não conheces ou conheces muito mal. Sem garantias ( o terreno e o que vai sendo construído está normalmente hipotecado ao Banco que financiou a construção).
Em tempos de vacas gordas, quando tudo se vende e os preços estão sempre a subir, o risco tende a ser menor, mas existe. Além disso, o comprador normal vai ter dificuldade em aperceber-se das mudanças no mercado, o barco pode estar já a meter água e a orquestra continuar a tocar ... e a compra só se vai concretizar daqui a uns anos, muita coisa pode acontecer entretanto.
Há milhares de casos de pessoas que ficaram sem casa e sem dinheiro. Alguns, raros, recuperaram umas migalhas ao fim de muito tempo. Também há muitos milhares de pessoas que fizeram excelentes negócios, há que ponderar tudo e decidir, consciente de que é sempre um risco.
Eu ia escrever isto, mas depois deixei andar.
Partilho um episódio de um casal muito próximo.
Há uns anos compraram em planta, as paredes do prédio foram erguidas com todos os andares, a empresa faliu.
Ficaram sem o dinheiro, dissera-me que nunca receberam nada da massa falida e o pior, há pouco tempo alguém retomou a obra e eles viram o "seu" apartamento (que eles pagaram uma parte substantiva) a ser habitado por outras pessoas.
Eu sei que é um risco medido e com baixa probabilidade de acontecer, mas de facto às vezes acontece.