Não queria estar aparentemente do lado do Jewel mas objetivamente até €40k novo não encontro reais alternativas ao Model 3 (e agora Model Y nos SUVs), nomeadamente carros do segmento D com bancos em pele, farois LED, teto panorâmico, bancos elétricos aquecidos com memória etc. Nem sequer considerando carros a combustão.
E se formos para usados até 5/6 anos e até €20k, mais uma vez, digam-me alternativas ao Model 3 para quem quer um EV com pouca manutenção, bom equipamento e do segmento D. Até mesmo descendo de segmento é difícil.
Até digo mais, se o Model 3 fosse tudo igual mas com um logo da VW na frente era ver montes de gente aqui a defender o facto de ser um segmento D, o equipamento etc.
Comparações com Pugs 208 então devem ser anedota. Again, se eu chegasse aqui a dizer que um Ibiza com um extra qlq era melhor que um Audi A4 sem esse extra diziam que eram maluco... É que basicamente é isso que estão a fazer.
Por fim, claro que se alguém quer um carro compacto claro que um carro de 4,7m e 1,8m de largura é demasiado, da mesma forma que para muita gente (sobretudo masi velha) um Model 3 é demasiado à frente.
Aliás até para mim recentemente tive stresses com um carro com quase tudo no ecrã, mas - nem por acaso - foi com um 2008 com 1 ano em que o sistema touch deixou de funcionar no meio da viagem e basicamente fiquei sem música, sem GPS (e ia a usar o Waze, por sorte sabia o resto do caminho) e sem sequer conseguir regular o AC. Apenas tinha acesso ao off ou MAX (botões físicos...), agora isto de ter tudo ou quse tudo num ecrã está a ser prática comum de todas as marcas. Infelizmente diga-se. Até acho que é das criticas mais justas que podem fazer do Model 3, agora se a concorrência vai pelo mesmo caminho lá se vai esse argumento.
BTW se isto que descrevi de ficar sem sistema touch no 2008 acontecesse a alguém aqui com um Tesla caia o carmo e a Trindade, mas se calhar com um Peugeot já é na boa.
Epá digam logo que não gostam da marca, ou do Elon ou do interior ou seja o que for, agora negar evidências...
Pessoalmente só tenho pena de não haver Model 3 carrinha, e não, não gosto do Y pq não gosto de SUVs. Tal como tenho genuina pena de não haver mais alternativas a bom preço ao Model 3, sobretudo no mercado de usados.
BTW, encontrei isto ali num fórum ao lado:
https://docs.google.com/spreadsheet...i5NeFJR8qZhQ/edit?gid=483668531#gid=483668531
Do que investiguei desses códigos a menor degradação é dos packs de várias iterações do 3/Y LR AWD (NMC) e o pack com maior degração é...
... dos SR com bateria LFP da CATL.
Quando a prática desmente a teoria, embora eu se tivesse de apostar diria que isto está a acontecer pq os utilizadores dos LFP convenceram-se que é para carregar sempre a 100%, algo que continuo a achar que não é a melhor abordagem. Se carregarem a 100% 2 vezes por mês deve chegar perfeitamente para calibrar o BMS e evita-se o estar a colocar a bateria em "stress" todos os dias, o que acaba por causar desgaste pq é um dos dois estados mais desiquilbrados de qlq bateria.
Note-se que 0,2%/mês de degradação vs 0,3%/mês parece pouca diferença mas ao fim de 8 anos um está com 19% de deg e o outro está com 29%. Ainda é considerável, e a somar isso temos o facto dos LFP tipicamente serem já de si baterias mais pequenas em novo.