Tópico dos carros eléctricos

. Para mim, prazer de condução é um carro silencioso e confortável, que possa estar 3h seguidas a conduzir sem ficar com zumbido nos ouvidos. Um e208 dá-me mais prazer de condução que um s2000. Serei maluco em preferir um e208 a um s2000?

Tu procuras um meio de transporte, e não um automóvel.

Um carro elétrico até pode ter milhares de cavalos, nunca vai conseguir oferecer o que um simples mx5 oferece...

Já com o dieselgate o grupo VW cuspiu na cara de todas as pessoas que compraram VAGs diesel nessa era. E só no mercado americano houve quem tivesse sido compensado por isso, no resto do mundo cuspiram-te na cara e ainda tiveste de perder tempo a levar o carro à marca para ficar com o carro a andar menos e gastar mais como forma de cumprir as normas.

Cuspir na cara é cobrar milhares de euros por funcionalidades fantasma, que nunca funcionaram nem vão funcionar, e não devolver o dinheiro.

Nao acredito que 1 pessoa que seja que tenha sido envolvida no dieselgate, tenha optado por um vw tdi em detrimento de outro qualquer porque olhou para a folha de especificações e gostou das emissões anunciadas, ou por outra qualquer questão ambiental. É hipócrita, especialmente nos EUA. E é ainda mais ridículo quando praticamente todos os fabricantes o faziam.

Nao acredito que 1 pessoa que seja que tenha sido envolvida no dieselgate, tenha optado por um vw tdi em detrimento de outro qualquer porque olhou para a folha de especificações e gostou das emissões anunciadas, ou por outra qualquer questão ambiental.

Os Diesel emitem NOx. São gases prejudiciais à saúde. Estabeleceram-se limites legais. A VW cometeu um crime contra a saúde pública. Os executivos responsáveis na Alemanha não foram punidos.

Eu consigo dar-te 10 motivos diferentes para escolher um 208 em vez de um TM3.

Quer dizer que o 208 é melhor? Claro que não, mas tendo em conta a quantidade de 208 que há na rua (e olha que os GT Line não custam muito menos que o TM3) prova que estás enganado.

No fundo tudo se resume ao que cada um valoriza num carro.

Eu tenho um colega que diz que os elétricos não dão prazer de condução, falta o ruído do motor, o cheiro a gasolina e a adrenalina das rotações. Para mim, prazer de condução é um carro silencioso e confortável, que possa estar 3h seguidas a conduzir sem ficar com zumbido nos ouvidos. Um e208 dá-me mais prazer de condução que um s2000. Serei maluco em preferir um e208 a um s2000?
Eu também te consigo dar 10 motivos diferentes para escolher um Dacia Spring em vez do 208, e 12 se for um 208 GT Line.

Enviado do meu Pixel 7 Pro através do Tapatalk

Tu procuras um meio de transporte, e não um automóvel.

Um carro elétrico até pode ter milhares de cavalos, nunca vai conseguir oferecer o que um simples mx5 oferece...

Amigo, eu ao fim de semana pego na minha família, os meus pais ou os meus sogros, malas na bagagem e vou passear com eles, criar memórias enquanto é possível.

O MX5 também não consegue oferecer isso, pelo menos com a mesma qualidade.

Sou empresário, não sou piloto. No fim do dia só quero silêncio, já tenho adrenalina que chegue nas 11h de trabalho por dia.

Por isso sim, quero um meio de transporte que seja seguro e confortável e o meu carro cumpre a sua função na perfeição bem melhor que qualquer desportivo.

Mas há 20 anos atrás concordava contigo. Tudo se resume aos nossos gostos e às nossas necessidades e se o carro que temos cumprir isso, então é para nós o melhor carro do mundo!

Um aparte, há 10 anos atrás se quiséssemos ter um carro silencioso, suave etc tínhamos de comprar um Classe S, hoje em dia quase qualquer elétrico atinge esse patamar que só os carros de luxo tinham, já pensaram nisso?

Eu também te consigo dar 10 motivos diferentes para escolher um Dacia Spring em vez do 208, e 12 se for um 208 GT Line.

Enviado do meu Pixel 7 Pro através do Tapatalk
E?

Só vai de encontro aquilo que disse.

Se alguém tiver um carro bom e quiser um elétrico económico para usar no dia a dia, eu aconselhava mais facilmente um Spring que um Model 3, por muitos argumentos que o Model 3 tenha face ao Dacia.

A não escolha dos sedans só tem a ver com a facilidade de desenvolver, o ter que alocar as baterias no fundo do carro torna muito mais dificil encontrar um compromisso para a produção de um sedan, isto aliado a uma adesão da sociedade aos SUVs e encontras aí o porquê das marcas preferirem ir pelos formatos mais encaixotados.

A evolução nos carregamentos não passa apenas por ligar a ficha, existem outros caminhos que estão a ser percorridos. Com esta solução tens autocarros que passaram de baterias de 400kWh para 45kWh.

https://rfm.pt/atualidade/21644/franca-cria-estrada-que-carrega-carros-eletricos

A eficiencia de um carro é a energia que ele produz para se deslocar, o peso do i4 é inerente a uma plataforma mista, mesmo assim faz consumos muito parecidos com o model 3. Vendo pelo teu ponto de vista a plataforma do model 3 é muito mais recente do que a do i4.

Os suv parecem ter melhores margens para as OEMs (não há informação publica por segmento). Alteram pára-choques/guarda lamas e vendem pelo preço do segmento acima (ex Formentor, Puma etc). Isso também ajuda à sua promoção por parte das marcas ou à eliminação de concorrentes de outros formatos

tal como nos ICE gastam mais, mas nos EV a aerodinâmica de caixote ainda é mais crítica para a autonomia a velocidades de AE.

Fazer um não suv, isto é, um sedan que aproveite os benefícios dos Kamm tail sem cair no exagero dos EQE/S que se tornam subjetivamente pouco apelativos é um exercício interessante. Para mim o Model 3 e o CLA conseguiram. O ionic 6 não.

sobre as baterias, não sei quem mais adotou a solução da Lucid de esculpir as baterias para não prejudicar o espaço interior, mas é uma solução mais cara. Não ter isso prejudica o espaço, mas nunca tanto como ter um túnel central.

Nunca considerei a ideia de catenárias, por acaso. Os custos devem ser incomportáveis para fazer isso em escala.

A velocidade de carregamento é um bom benefício, mas para mim interessa um caminho também de ter maior densidade energética nas baterias o que baixa o seu peso e o espaço que ocupam no carro.

E com mais eficiência não é necessário ter baterias tão grandes, para mim não interessa que o i3 venha com a bateria de 110 do ix3, que me leva uma eternidade a carregar em casa, desde que seja eficiente.

Reparei agora que o model 3 é ainda mais antigo. Fiz as contas por lapso com o lançamento em Portugal. Não nos EUA. Distam 4 anos no mercado (2017 vs 2021).

A Leapmotor tem um carro com 67Kw/h com mais equipamento que o tesla por 32 mil. Não é do mesmo segmento mas tem um espaço semelhante e
é muito mais prático. Só perde na eficiencia e eventualmente no comportamento desportivo. Em tudo o resto é igual para igual e tem algumas vantagens, como o quadrante, a manete de velocidades e uma rede física de distribuição na stelantis.

O MG S5 também joga no mesmo terreno com preços que rondam os 34-36 mil.

Fui ver o carro por mera curiosidade. Não conduzi.
O carro estava interessante para o preço e era a versão mais equipada. Gostei do espaço interior.
Gostei de várias cores da marca no b10/c10.

Pontos mais negativos:
Notei alguns plásticos menos interessantes, mas também não ia com expectativas altas. (Não achei os materiais ao nível do tesla)
o compartimento do motor podia estar um pouco melhor arranjado. Não achei muito bem resolvido.
os pneus eram de marca chinesa ao contrário dos do C10.

Se tiver um teste bom no euroncap como o c10, parece uma compra interessante e adequada ao mercado europeu. Embora custe o dobro do que custa na China.

Amigo, eu ao fim de semana pego na minha família, os meus pais ou os meus sogros, malas na bagagem e vou passear com eles, criar memórias enquanto é possível.

O MX5 também não consegue oferecer isso, pelo menos com a mesma qualidade.

Sou empresário, não sou piloto. No fim do dia só quero silêncio, já tenho adrenalina que chegue nas 11h de trabalho por dia.

Por isso sim, quero um meio de transporte que seja seguro e confortável e o meu carro cumpre a sua função na perfeição bem melhor que qualquer desportivo.

Mas há 20 anos atrás concordava contigo. Tudo se resume aos nossos gostos e às nossas necessidades e se o carro que temos cumprir isso, então é para nós o melhor carro do mundo!

Um aparte, há 10 anos atrás se quiséssemos ter um carro silencioso, suave etc tínhamos de comprar um Classe S, hoje em dia quase qualquer elétrico atinge esse patamar que só os carros de luxo tinham, já pensaram nisso?

Por acaso acho que sou um tosco piloto de fim de semana e troquei o pseudo-mx5 pelo Tesla standard e não concordo, perde-se o lado cabrio e roadster, e todo esse lifestyle, o conduzir no chão, mas continuas a ter aquela consola central envolvente. E surpreendentemente o Tesla é muito divertido de conduzir depressa, farto-me de fazer tiradas de curvas com ele e dá-me tanto gozo como conduzir o mx5. Perde não dar para desligar os controlos, ganha na disponibilidade imediata. Mas ali a abordar curvas, a apostar tudo, é muito fixe também, acaba por ter uma reações engraçadas conduzindo depressa e pisando ainda dentro da curva. Eu gosto!

então fica lá com esse horroroso spring e deixa o tesla 3 comigo
Ora pensa bem.

Eu por exemplo tenho um i4, se quisesse comprar um segundo carro para alguém da família (esposa, filho etc) só para ir para o trabalho, valia a pena gastar mais 20k num M3, sendo que o sempre que precisasse de fazer uma viagem longa ou com a família completa já tinha um carro que cumprisse o serviço?

Se 20k não te fizerem falta então doa esse dinheiro a alguma instituição.

Por acaso acho que sou um tosco piloto de fim de semana e troquei o pseudo-mx5 pelo Tesla standard e não concordo, perde-se o lado cabrio e roadster, e todo esse lifestyle, o conduzir no chão, mas continuas a ter aquela consola central envolvente. E surpreendentemente o Tesla é muito divertido de conduzir depressa, farto-me de fazer tiradas de curvas com ele e dá-me tanto gozo como conduzir o mx5. Perde não dar para desligar os controlos, ganha na disponibilidade imediata. Mas ali a abordar curvas, a apostar tudo, é muito fixe também, acaba por ter uma reações engraçadas conduzindo depressa e pisando ainda dentro da curva. Eu gosto!
O prazer de condução é algo tão pessoal que a definição varia de pessoa para pessoa.

Nada a dizer aqui, é impossível alguém discordar mesmo que tenha uma opinião totalmente oposta

Os suv parecem ter melhores margens para as OEMs (não há informação publica por segmento). Alteram pára-choques/guarda lamas e vendem pelo preço do segmento acima (ex Formentor, Puma etc). Isso também ajuda à sua promoção por parte das marcas ou à eliminação de concorrentes de outros formatos

tal como nos ICE gastam mais, mas nos EV a aerodinâmica de caixote ainda é mais crítica para a autonomia a velocidades de AE.

Fazer um não suv, isto é, um sedan que aproveite os benefícios dos Kamm tail sem cair no exagero dos EQE/S que se tornam subjetivamente pouco apelativos é um exercício interessante. Para mim o Model 3 e o CLA conseguiram. O ionic 6 não.

sobre as baterias, não sei quem mais adotou a solução da Lucid de esculpir as baterias para não prejudicar o espaço interior, mas é uma solução mais cara. Não ter isso prejudica o espaço, mas nunca tanto como ter um túnel central.

Nunca considerei a ideia de catenárias, por acaso. Os custos devem ser incomportáveis para fazer isso em escala.

A velocidade de carregamento é um bom benefício, mas para mim interessa um caminho também de ter maior densidade energética nas baterias o que baixa o seu peso e o espaço que ocupam no carro.

E com mais eficiência não é necessário ter baterias tão grandes, para mim não interessa que o i3 venha com a bateria de 110 do ix3, que me leva uma eternidade a carregar em casa, desde que seja eficiente.

Reparei agora que o model 3 é ainda mais antigo. Fiz as contas por lapso com o lançamento em Portugal. Não nos EUA. Distam 4 anos no mercado (2017 vs 2021).

O exemplo que dei não é de catenárias, é de bobines no chão, já existem vários troços em em teste, esse que dei é um novo em Paris.

Não estão a entender o que o user quer dizer, sem levar em conta os gostos e necessidades das pessoas, o TM3 é o melhor VE abaixo dos 40 mil euros, isso é factual, no papel não existe melhor, isso não tem discussão, por aquele preço não se consegue comprar nada equiparável.

Cumps

Podia-se rebater tantas respostas aí deixadas, mas pega nesta tua porque é interessante quando dizes - "sem levar em conta os gostos e necessidades das pessoas"

Mas então, se se ignora o que as pessoas querem, o que é que se está realmente a avaliar? Um carro não existe num vácuo técnico, é feito para pessoas, com diferentes necessidades, prioridades e gostos. Se o “melhor” é decidido sem ter isso em conta, quem é que define os critérios? E com base em quê? Quais são os critérios? E tu aceitas esses tais critérios porquê? E se os critérios definidos não se sabe por quem, não forem de encontro ao que as pessoas querem?

Dizer que algo é “factualmente melhor” só faz sentido se todos concordarem com os parâmetros usados para o medir. Caso contrário, estamos apenas a confundir preferências pessoais com factos.

E esta dificuldade da definição do "melhor" só tem uma solução. E essa solução é a solução que sempre foi usada pelas marcas para criar os seus carros - Satisfazer a necessidade do mercado, ou por outras palavras, das pessoas.

Então quem faz a avaliação do melhor, é o mercado, são os consumidores e a única coisa factual que se pode afirmar é que o mercado não quer o model 3. Dizer que “o mercado não quer o Model 3” é uma forma figurativa de dizer que, ele não conquista a maioria dos consumidores nem lá perto, deve ter menos de 2% de quota de mercado.

Como ficamos então com a afirmação "O Model 3 é o melhor carro de todos na seu espectro de preços", ficamos com uma mão cheia de nada que só se aplica aos tais 2% de consumidores que o compraram.

Não queria estar aparentemente do lado do Jewel mas objetivamente até €40k novo não encontro reais alternativas ao Model 3 (e agora Model Y nos SUVs), nomeadamente carros do segmento D com bancos em pele, farois LED, teto panorâmico, bancos elétricos aquecidos com memória etc. Nem sequer considerando carros a combustão.

E se formos para usados até 5/6 anos e até €20k, mais uma vez, digam-me alternativas ao Model 3 para quem quer um EV com pouca manutenção, bom equipamento e do segmento D. Até mesmo descendo de segmento é difícil.

Até digo mais, se o Model 3 fosse tudo igual mas com um logo da VW na frente era ver montes de gente aqui a defender o facto de ser um segmento D, o equipamento etc.

Comparações com Pugs 208 então devem ser anedota. Again, se eu chegasse aqui a dizer que um Ibiza com um extra qlq era melhor que um Audi A4 sem esse extra diziam que eram maluco... É que basicamente é isso que estão a fazer.

Por fim, claro que se alguém quer um carro compacto claro que um carro de 4,7m e 1,8m de largura é demasiado, da mesma forma que para muita gente (sobretudo masi velha) um Model 3 é demasiado à frente.

Aliás até para mim recentemente tive stresses com um carro com quase tudo no ecrã, mas - nem por acaso - foi com um 2008 com 1 ano em que o sistema touch deixou de funcionar no meio da viagem e basicamente fiquei sem música, sem GPS (e ia a usar o Waze, por sorte sabia o resto do caminho) e sem sequer conseguir regular o AC. Apenas tinha acesso ao off ou MAX (botões físicos...), agora isto de ter tudo ou quse tudo num ecrã está a ser prática comum de todas as marcas. Infelizmente diga-se. Até acho que é das criticas mais justas que podem fazer do Model 3, agora se a concorrência vai pelo mesmo caminho lá se vai esse argumento.

BTW se isto que descrevi de ficar sem sistema touch no 2008 acontecesse a alguém aqui com um Tesla caia o carmo e a Trindade, mas se calhar com um Peugeot já é na boa.

Epá digam logo que não gostam da marca, ou do Elon ou do interior ou seja o que for, agora negar evidências...

Pessoalmente só tenho pena de não haver Model 3 carrinha, e não, não gosto do Y pq não gosto de SUVs. Tal como tenho genuina pena de não haver mais alternativas a bom preço ao Model 3, sobretudo no mercado de usados.

BTW, encontrei isto ali num fórum ao lado:

https://docs.google.com/spreadsheet...i5NeFJR8qZhQ/edit?gid=483668531#gid=483668531

Do que investiguei desses códigos a menor degradação é dos packs de várias iterações do 3/Y LR AWD (NMC) e o pack com maior degração é...

... dos SR com bateria LFP da CATL.

Quando a prática desmente a teoria, embora eu se tivesse de apostar diria que isto está a acontecer pq os utilizadores dos LFP convenceram-se que é para carregar sempre a 100%, algo que continuo a achar que não é a melhor abordagem. Se carregarem a 100% 2 vezes por mês deve chegar perfeitamente para calibrar o BMS e evita-se o estar a colocar a bateria em "stress" todos os dias, o que acaba por causar desgaste pq é um dos dois estados mais desiquilbrados de qlq bateria.

Note-se que 0,2%/mês de degradação vs 0,3%/mês parece pouca diferença mas ao fim de 8 anos um está com 19% de deg e o outro está com 29%. Ainda é considerável, e a somar isso temos o facto dos LFP tipicamente serem já de si baterias mais pequenas em novo.

Há uns meses largos atrás, discutiu-se aqui o LFP vs NMC pela primeira vez apontando-se desvantagens às LFP, era numa altura em que toda a gente dizia, vais comprar elétrico compra com LFP. Nessa altura eu fiz uma pesquisa sobre a matéria porque sempre me intrigou porque é que algumas marcas que usavam ambas as tecnologias não usavam então só LFP.
Estas conclusões não me surpreendem nada, pelo contrário.
Compraria perfeitamente um carro com LFP, mas não exclusivamente porque tem essas baterias, sempre me pareceu que no final da vida dos carros nas nossas mãos, a química da bateria seria o que menos importava.

Podia-se rebater tantas respostas aí deixadas, mas pega nesta tua porque é interessante quando dizes - "sem levar em conta os gostos e necessidades das pessoas"

Mas então, se se ignora o que as pessoas querem, o que é que se está realmente a avaliar? Um carro não existe num vácuo técnico, é feito para pessoas, com diferentes necessidades, prioridades e gostos. Se o “melhor” é decidido sem ter isso em conta, quem é que define os critérios? E com base em quê? Quais são os critérios? E tu aceitas esses tais critérios porquê? E se os critérios definidos não se sabe por quem, não forem de encontro ao que as pessoas querem?

Dizer que algo é “factualmente melhor” só faz sentido se todos concordarem com os parâmetros usados para o medir. Caso contrário, estamos apenas a confundir preferências pessoais com factos.

E esta dificuldade da definição do "melhor" só tem uma solução. E essa solução é a solução que sempre foi usada pelas marcas para criar os seus carros - Satisfazer a necessidade do mercado, ou por outras palavras, das pessoas.

Então quem faz a avaliação do melhor, é o mercado, são os consumidores e a única coisa factual que se pode afirmar é que o mercado não quer o model 3. Dizer que “o mercado não quer o Model 3” é uma forma figurativa de dizer que, ele não conquista a maioria dos consumidores nem lá perto, deve ter menos de 2% de quota de mercado.

Como ficamos então com a afirmação "O Model 3 é o melhor carro de todos na seu espectro de preços", ficamos com uma mão cheia de nada que só se aplica aos tais 2% de consumidores que o compraram.

Então podemos afirmar que um dacia sandero é melhor que um bmw serie 7 porque tem mais aceitação no mercado, é isso?
Então por essa ordem de ideias, o dacia sandero é o melhor carro do mundo!
Ou que o model 3 é melhor que um bmw i4, ou que um model y é melhor que qualquer modelo da bmw, porque teve mais aceitação do mercado!
Aceito a tua lógica, porque assim até me sinto mais feliz porque eu tenho dinheiro para comprar o melhor carro do mundo.

...
Se tiver um teste bom no euroncap como o c10, parece uma compra interessante e adequada ao mercado europeu. Embora custe o dobro do que custa na China.

Talvez para o ano quando foi fabricado na Europa passe a custar menos 10k, uma vez que paga menos taxas
e a qualidade, mão de obra, custo da energia, ordenados, taxas ambientais são muito menores ! 🤔🤔🤔🤥🤥🤥

Esta discussão é a prova em como o ódio a algo (seja a uma marca, pessoa, empresa, instituição) pode deturpar completamente o sentido e a razão das coisas.

O ódio à Tesla e ao Musk faz as pessoas dizer autênticas barbaridades em relação aos produtos da marca. Deturpam o que uma pessoa diz e levam a discussão para um sentido completamente diferente do que se disse inicialmente. Nunca se disse que o Model 3 é o carro ideal para toda a gente. Mas sim que abaixo de 40 mil Euros é o VE que oferece mais, o que tem o melhor value for money. É evidente que isto é um facto.

Isto parece as discussões de futebol que o ódio a um clube cega completamente o discernimento e faz com que pessoas civilizadas e educadas se transformem completamente e tenham comportamentos absurdos e digam autênticas barbaridades.

O ódio é algo que explica muita coisa do comportamento humano. Se formos analisar a História da Humanidade, muitos acontecimentos podem ser explicados por isso

Voltando à Tesla, analisando as vendas deste mês/mês passado em alguns mercados europeus, por exemplo, na Noruega o Model Y bateu o record de quota de mercado em Setembro na Noruega, enquanto num mercado muito semelhante e vizinho, a Suécia, a Tesla afundou quase 90% em Outubro. Isto são dois países culturalmente muito próximos em que um gosta da Tesla (que é o mercado de referência dos VE no Mundo) e o outro odeia a marca, com certeza motivado por razões políticas relacionadas com o Musk e o Trump. O ódio e a irracionalidade leva pessoas civilizadas a dizer coisas absurdas.

Last edited:
Back