Tópico dos carros eléctricos

Entender que há gente que não compre um carro por não ter algumas características?
Entendo perfeitamente.
O que não entendo, nem aceito é a justificação sem sentido das pessoas acerca dessas características.
A tesla está errada em tudo e os outros são sempre melhores, mas a BMW está a mudar os carros para ser mais parecidos com a Tesla (com as devidas diferenças).
O comando rotativo do idrive, que era a coisa mais espetacular do mundo já não está presente no ix3, os puxadores das portas também são diferentes do habitual, o menu segue a mesma logica da tesla, têm jogos, não tem um quadrante (tem um head up display diferente e que acho espetacular e o que falta na tesla) e o tablier é mais baixo!
Vamos ver se estas caracteristicas vão afastar ou vão atrair mais clientes.

O facto da BMW se estar a aaproximar da Tesla não faz com que eu aplauda, antes pelo contrario, estou fartinho de dizer aqui que os comandos da climatização são uma merd@ no i4, e vê lá, são uma tendência começada pela Tesla.
Os outros não são sempre melhores, isso és tu a meter palavras na boca dos outros.[;)]
O Tesla é um caso muito especial onde não tens praticamente nenhuma personalização, ou gostas ou não gostas, praticamente não tens opcionais.

Last edited:
Entender que há gente que não compre um carro por não ter algumas características?
Entendo perfeitamente.
O que não entendo, nem aceito é a justificação sem sentido das pessoas acerca dessas características.
A tesla está errada em tudo e os outros são sempre melhores, mas a BMW está a mudar os carros para ser mais parecidos com a Tesla (com as devidas diferenças).
O comando rotativo do idrive, que era a coisa mais espetacular do mundo já não está presente no ix3, os puxadores das portas também são diferentes do habitual, o menu segue a mesma logica da tesla, têm jogos, não tem um quadrante (tem um head up display diferente e que acho espetacular e o que falta na tesla) e o tablier é mais baixo!

Errado.

Tem um quadrante que é do tamanho do vidro frontal do carro. E tem um HUD que é apenas um opcional pago.

os diesel já não contam para as vendas na Europa !
Já ninguém os quer (e deixaram de ter benefícios fiscais para eni/empresas) e as marcas quase todas deixaram de ter carros a diesel na europa

Quais as motorizaçoes mais vendidas do serie 1 e do classe A?

O facto da BMW se estar a aaproximar da Tesla não faz com que eu aplauda, antes pelo contrario, estou fartinho de dizer aqui que os comandos da climatização são uma ***** no i4, e vê lá, são uma tendência começada pela Tesla.
Os outros não são sempre melhores, isso és tu a meter palavras na boca dos outros.[;)]
O Tesla é um caso muito especial onde não tens praticamente nenhuma personalização, ou gostas ou não gostas, praticamente não tens opcionais.
O que é certo é que a bmw, uma das melhores marcas europeias no segmento premium, está a aproximar-se mais do conceito interior dum tesla do que dum BMW tradicional (que de tradicional já tinha muito pouco).
Não estou a colocar em causa as possibilidades de personalização dum bmw vs tesla, mas é engraçado ver as marcas a seguir o que estava errado e as coisas passarem a estar certas!
É como os SuC não estarem nas AE, um desconforto do caraças sair da AE para carregar, etc e é ver o pessoal das outras marcas a encher SuC!

Só se for o 52kWh

O de 77kWh começa em 47.574€, fora eventuais extras e despesas...

(em portugal)

Já tinha colocado a imagem que o CCorreia colocou há pouco, do Id4 77kWh a 40577€, no passado. Está no site. E é bem mais barato que um Model Y

Mas também é do segmento abaixo

Não seria possível, pelo menos pelo mesmo preço, já que a VW não iria baixar dessa forma os padrões de qualidade na construção de um segmento D.

Aliás, se a aldrabice do FSD tivesse ocorrido com a VW, já tinha fechado portas [:D]

Basta aplicarem a receita do ID4. Com os seus plásticos e travões de tambor.

E o que a VW mais tem feito é cortar custos. É paradigmático o que fizeram no Golf VIII vs o VII.

Mas é uma estratégia planeada que ocorre noutras marcas do grupo:
https://www.motor1.com/news/751377/audi-admits-interior-quality-worse/

O que é certo é que a bmw, uma das melhores marcas europeias no segmento premium, está a aproximar-se mais do conceito interior dum tesla do que dum BMW tradicional (que de tradicional já tinha muito pouco).
Não estou a colocar em causa as possibilidades de personalização dum bmw vs tesla, mas é engraçado ver as marcas a seguir o que estava errado e as coisas passarem a estar certas!
É como os SuC não estarem nas AE, um desconforto do caraças sair da AE para carregar, etc e é ver o pessoal das outras marcas a encher SuC!

O que tem isso a ver com o que se estava a falar? As tendencias são o que o mercado pede, a prorpia Tesla teve que voltar atrás em algumas coisas, eles proprios assumiram que erraram. nunca ouviste dizer que passou a estar certo ter a climatização no tablet por a BMW o fazer, antes pelo contrário, isso és tu a continuar a colocar palavras na boca dos outros.[;)]

Já que se fala em argumentos deixem-me dar aqui um que para mim é mais importante que qualquer CarPlay ou android auto.
O Sentry, não me vejo a comprar outro carro sem isto.

Tinha-me poupado as chatices e tempo perdido que tive nos últimos 2 anos em 2 acidentes do meu sogro.
Já há mais marcas com isso:
https://youtu.be/PcjBfP2zt_M?si=RXdYIi9gOqNiUuLM

Neste momento só a parte da Dashcam na Europa está bloqueada por questões burocráticas/legais...

Já agora do mesmo canal, isto é algo que me via a usar bastante se o meu carro tivesse:
https://youtu.be/tZco19DDuIA?si=trKcTNPCx3DL-Mqe

https://youtu.be/lxAW-ZxeA4k?si=XAnYQDaMflHyh-M4

Basta aplicarem a receita do ID4. Com os seus plásticos e travões de tambor.

E o que a VW mais tem feito é cortar custos. É paradigmático o que fizeram no Golf VIII vs o VII.

Mas é uma estratégia planeada que ocorre noutras marcas do grupo:
https://www.motor1.com/news/751377/audi-admits-interior-quality-worse/

Travões atrás de tambor não é uma questão de cortar custos até porque aposto que sai bem mais caro ir para uma solução menos convencional nos dias de hoje que o oposto... E já foi bem explicado o porquê de ter tambores atrás, pelo menos assim não ganham ferrugem e não é por isso que trava pior que a concorrência.

Já os plásticos, são feios e de toque menos bom, mas tirando a treta do preto piano(que é uma cagada seja em que carro fôr), mas estão bem montados em qualquer ID.

Se fôr o que penso ele tem de facto um "ecrã" logo abaixo do vidro que vai de uma ponta a outra do carro e depois tem o HUD acima disso

Esse ecrã não é um ecrã mas uma imagem projetada na parte preta do vidro.
Há alguns videos a falar disso.
O HUD acima diso tem a info 3d da navegação (não sei se tem mais coisas).
Isto pelo que li e vi em videos.

Não vou teimar porque de facto não tenho a certeza, mas tinha mesmo ideia que era um ecrã, daí o HUD ser um extra pelo que percebi

Entendo perfeitamente.

Daqui a uns tempos o bmw já faz tudo bem pq se habituaram àquilo que o pessoal dos Tesla já gaba desde 2017. Kakakaka

o headup display pelos vistos é programado por uma empresa portuguesa, vamos lá ver o que sai dali, para conta km é curta a expectativa, se conseguirem enfiar lá alguma info do GPS, com setas e placas de saídas, pode começar a ficar uma ideia engraçada…

o que não conseguem ainda é meter os carros num target dos 40k€, essa parte é difícil.

tambem julgo ter visto que a imagem é projectada, vem do tablier!

Entretanto andei a ver e é semelhante ao que a Xiaomi faz no SU7/YU7 e é como dizes, projectado de uma espécie de Hud mais básico e depois há o de AR(que é extra) e esse sim projecta no vidro.

Noutra nota tivesse eu orçamento para isto ou o carro sair cá ao preço que está na China e não me importava nadinha(37mil dólares):
https://youtu.be/uELL3fAwlwU?si=3v9pvwxoV4znoX2I

Apesar de ser Sedan ao menos é 5 portas, além do mais tem umas linhas que gosto(muito)

Daqui a uns tempos o bmw já faz tudo bem pq se habituaram àquilo que o pessoal dos Tesla já gaba desde 2017. Kakakaka

o headup display pelos vistos é programado por uma empresa portuguesa, vamos lá ver o que sai dali, para conta km é curta a expectativa, se conseguirem enfiar lá alguma info do GPS, com setas e placas de saídas, pode começar a ficar uma ideia engraçada…

o que não conseguem ainda é meter os carros num target dos 40k€, essa parte é difícil.

A BMW não quer meter carros ao mesmo preço da Tesla. E até agradece que a Tesla baixe os preços e assuma uma posição mais generalista. Quanto a retirar botões do interior já critiquei muito essa decisão e não sou o único a fazê-lo online.
Quanto ao interior ser parecido com os Tesla? Por favor, dá dez a zero aos Tesla porque ao contrário destes não cortam tudo o que podem do interior para cortar custos. Fazem decisões com dois dedos de testa. Vocês é que olham para uma marcar a retirar elementos funcionais do interior de um veículo, a retirar elementos críticos para condução autónoma para cortar custos no fabrico dos carros e ainda aplaudem.

Last edited:

Onde viste pessoal a dizer bem da climatização da BMW por não ter botões, por exemplo? Parecem o Ventura....[:D]

Se começarem a abdicar de sensores, radares e coisas dessas fica mais facil, mas também fica pior. A malta dos Teslas papa tudo o que o seu Deus faz com um sorriso nos labios, ficam sem o minimo sentido critico.

Last edited:

Eu nunca fui grande fã da BMW embora esteja completamente satisfeito com o produto que comprei.

Mas se na altura que for trocar de carro continuarem com esta filosofia do iX3 eu quase de certeza que compro outra marca.

Back