Recordo-me perfeitamente do primeiro Clio.
Presumo ter sido em 1991 que um familiar comprou um. Ela era fã da marca e vinha de um Renault 5 e adorava o carro! Eu não tinha carca há mais de 2 ou 3 anos quando ela mo deixou conduzir e adorei o carrito! Era um grande salto face ao 5, sobretudo estético e ganhou o Prémio Carro do Ano!
Um carro que trouxe muitas alegrias à marca e que se soube impor no seu segmento (sim, nesse tempo ainda se falava de segmentos). Trouxe "coisas" giras, caso das verões Baccara e versões apimentadas como o Williams ou com grandes motores, tipo o V6!
Cá por casa passou um comercial com o vetusto e fiável 1.9 D (tirando o problema crónico da bomba de água) e ainda um dos primeiros DCI de 65 (o das limalhas na bomba injetora). Este foi vendido com 200 e tal mil e ainda hoje circula, já a caminho dos 400 mil e o dono diz que não vende e só o encosta quando morrer! A pintura mete medo, mas o carro continua a rolar sem chatices e os consumos são de passarinho!
Com o passar dos anos e a aposta forte da concorrência (incluindo nos SUV), o Clio foi perdendo protagonismo e duvido que agora o consiga recuperar, mais ainda com uma estética nada consensual, mas tenho que ver ao vivo!
Sobre a questão dos preços não me pronuncio, mas a ideia que tenho é que está tudo caríssimo: carros, motos... incluído! Se formos então para as casas o melhor mesmo é cortar os pulsos!
PS: o 1.º Clio media cerca de 3,70 metros e pesava menos de 900 kg. O novo terá algo como 4,12 metros e o peso será na casa dos 1200 kg!!!