Fórmula 1 2025

Acho que toda a gente foi competente, todos fizeram bem o seu função, até Tsu, embora este com uma componente negativa.

Duas notas, McLaren não meteu a pés pelas mãos e, quem diria, Leclerc pareceu ser o único q por em causa o título de Lando.

Era escusado terem feito tanta asneira durante a 2 parte da tempora, foi só para animar a malta :)

NORRIS apr:)apr:) Finalmente! Para o ano é o LECLERC [:cool:][:cool:][:cool:]

zz0.umh611fer9kzz

É nosso! Aleluia!!

b76324d385ec8b48eaaa2c11a2c12e9b.jpg

Temos de agradecer à McLaren por permitir que a luta fosse até ao último minuto, sem necessidade nenhuma disso, mas o conjunto MCL39 e o Norris acabaram por ser o vencedor mais do que esperado e que acaba por merecer tendo em conta o que fez depois da Holanda.

Acho que devemos também ao Max um agradecimento por ter tornado este campeonato tão animado apesar de em boa parte da época ter tido uma carroça.

Parabéns ao Lando, e para aqueles que mesmo quando não são claramente superiores, consegue lá chegar, há sempre espaço para todos, parabéns a vocês também.

Claramente, tambem sou um adepto do "let them race" e a Mclaren tem esse espirito, ou pelo menos é a equipa que mais o pratica.

Não tenho ainda a certeza de que Lando seja mais completo que Piastri, mas objectivamente foi quem mais pontuou, e por isso merece o titulo.

Sobre Max, bom é claramente o melhor de todos, foi pena não ter tido um bom RB ao longo de toda a época, pois o 5⁰ titulo seria uma realidade hoje.

Nunca vi um campeão a choramingar tanto, que aproveite pois será o unico campeonato.

Com um canhão de carro ficar á frente por dois pontos é qualquer coisa.

A cotação da magui a subir em flecha.

Corrida sem assunto, Lec sem andamento , foi pena, o Tsnunoda coitado não tem nada.

Venha 2026!!

Uma palavra para a RB. Conseguiram dar meia época de avanço. A certa altura parecia que o carro era mto inferior mas viu-se a partir de Monza que afinal não era.

Foi o monolugar de referência em diversas corridas…

Depois a gestão do segundo piloto.

Independentemente da preferência clara por um piloto, o que acaba por ser natural qdo se tem um Max no pico de forma, convém ter um segundo minimamente competitivo. Pois a RB não foi assim. Quiça um segundo piloto minimamente conseguiria tirar pontos aos McL.

Anyway pouca gente sabe mas o Tsunoda foi para a qualif sem o fundo mais recente. O Ant partiu-o na fp3 e eles não tinham spare para ele.

Depois na corrida houve um erro estratégico. O Tsunoda fez a figura que fez na luta com o Norris mas depois o Lec ficou preso uma volta inters atrás do Tsu o que é descabido quando a RB precisava do Lec a combater o Nor.

O maior erro na gestão do 2º piloto, para mim, foi a dispensa do Perez.

O RB20 a partir da 2ª metade de 2024 tornou-se extremamente dificil de dominar e ai, como foi evidente, as diferenças entre um talento geracional como é o do Max e um piloto como o Perez tornaram-se cada vez mais evidentes. Mas o próprio Max avisou vezes sem conta que o problema estava no carro e não no Perez. Em vez de manterem um piloto experiente e que sabe o que é um carro dominador que ajudasse no desenvolvimento e que com o RB21 a melhorar e a tornar-se mais fácil nos últimos meses, até poderia roubar pontos com alguma consistência, optaram por dois tiros falhados.

Eu tenho consciência que o lugar ao lado do Max será dos mais difíceis da grelha, mas até por isso era avisado que metessem lá alguém com experiência, capaz de lidar com a ideia de ser um piloto de suporte e fazer o seu melhor nesse papel. Ao trazerem miúdos que ainda têm tudo para provar, só acrescentaram problemas em cima de problemas. Basta comparar a defesa que o Perez fez com o Hamilton em 2021 e a que o Tsunoda fez hoje com o Norris.

Mesmo a escolha para 2026 é extremamente arriscada, parece certo que o Hadjar tem tudo para ser um grande piloto, mas vamos lá ver se não o estão a meter num lugar onde vai acabar queimado.

Back