O maior erro na gestão do 2º piloto, para mim, foi a dispensa do Perez.
O RB20 a partir da 2ª metade de 2024 tornou-se extremamente dificil de dominar e ai, como foi evidente, as diferenças entre um talento geracional como é o do Max e um piloto como o Perez tornaram-se cada vez mais evidentes. Mas o próprio Max avisou vezes sem conta que o problema estava no carro e não no Perez. Em vez de manterem um piloto experiente e que sabe o que é um carro dominador que ajudasse no desenvolvimento e que com o RB21 a melhorar e a tornar-se mais fácil nos últimos meses, até poderia roubar pontos com alguma consistência, optaram por dois tiros falhados.
Eu tenho consciência que o lugar ao lado do Max será dos mais difíceis da grelha, mas até por isso era avisado que metessem lá alguém com experiência, capaz de lidar com a ideia de ser um piloto de suporte e fazer o seu melhor nesse papel. Ao trazerem miúdos que ainda têm tudo para provar, só acrescentaram problemas em cima de problemas. Basta comparar a defesa que o Perez fez com o Hamilton em 2021 e a que o Tsunoda fez hoje com o Norris.
Mesmo a escolha para 2026 é extremamente arriscada, parece certo que o Hadjar tem tudo para ser um grande piloto, mas vamos lá ver se não o estão a meter num lugar onde vai acabar queimado.