Fundo Ambiental - Incentivo de 4k € - para compra de Evs

Desculpem a pergunta mas isto só compensa para quem quer entregar um "chaço" certo ? se eu tiver um carro de 20K a gasolina e quiser trocar por um electrico não tenho qualquer vantagem com este incentivo nao é ?

Mas só reporta ao ano de 2025, certo?

Quer parecer-me que o incentivo reporta a aquisições feitas em 2025 e 2026, inclusive.
Pelo menos de acordo com o titulo do aviso que está no fundo ambiental: https://www.fundoambiental.pt/apoios-2025/mitigacao-as-alteracoes-climaticas/introducao-no-consumo-de-veiculos-de-emissoes-nulas-no-ano-de-2025-mobilidade-verde-passageiros2.aspx

EDIT: Entretanto tive a ler o aviso e diz mesmo: "A descarbonização da mobilidade é um dos desígnios da Política Pública de Mobilidade pelo que a eletrificação do parque automóvel é mais um objetivo em paralelo com o incentivo ao uso do transporte público. Por forma a garantir a efetividade do incentivo, mantém-se em 2025 e em 2026 a dimensão do abate de automóvel, na Tipologia 1, por forma a reduzir o impacto dos veículos movidos a combustíveis fósseis ainda em circulação."

Ou seja, o meu carro chega no fim de fevereiro, pelo que fico de fora desta leva ..

Podes candidatar-te e é aceite ou não. Apôs ser aceite tens 90 dias para apresentar a papelada.

Última edição:
Alguém sabe se para carro a abater, é necessário te-lo durante algum tempo, ou bastam poucos dias na posse dele, para efectuar esse abate?
Não referem nada relativamente a este ponto.

Alguém sabe se para carro a abater, é necessário te-lo durante algum tempo, ou bastam poucos dias na posse dele, para efectuar esse abate?

Não tem tempo de permanencia em teu nome.

E sim, podes comprar um carro velho e passas para teu nome, assim que receberes o DUA (15 dias +/-) podes submeter os documentos para pagamento no fundo ambiental. Uma nota, o carro para abate tem que ser da mesma categoria/5 lugares.
Precisas de enviar o documento de abate, factura de compra, declaração da marca a passar o carro para ti ou DUA em teu nome se chegar a tempo, e anexar comprovativo de transferencia/pagamento.

Última edição:
15 dias para o DUA? em meados de novembro registei um carro usado numa 5ª feira na loja do cidadão, na 2ª ou 3ª estava em minha casa o DUA, acho que 3ª feira.

A abertura do registo a 29/12 ou seja daqui a 5 horas e pouco, começa logo às 00:00 ou derivado ao "bom" funcionamento do estado, pode começar a qualquer hora, e o pessoal a tentar submeter pedidos, sem que a plataforma esteja receptivel a aceita-los? Sabem alguma coisa acerca da hora deste início?

Última edição:
Desculpem a pergunta mas isto só compensa para quem quer entregar um "chaço" certo ? se eu tiver um carro de 20K a gasolina e quiser trocar por um electrico não tenho qualquer vantagem com este incentivo nao é ?

Mas para quem vai comprar um VE em 2026 novo ou usado não pode comprar um chaço por uns 300€ e depois abater passado 6 meses?

Há quase 20 anos quando começou isto de darem subsídio pelo abate na compra de um carro novo muita gente fez isto.

Última edição:
Mas para quem vai comprar um VE em 2026 novo ou usado não pode comprar um chaço por uns 300€ e depois abater passado 6 meses?

Há quase 20 anos quando começou isto de darem subsídio pelo abate na compra de um carro novo muita gente fez isto.

Os incentivos sao para carros 100% electricos novos, não dá para usados. Como tinha dito pode comprar um chaço, alterar registo de propriedade e mandar abater logo, nao existe período de permanência.

Os incentivos esgotaram...mas ja se fala de novo mos próximos meses...nao me admira.

Tive dois registos de carro usados este ano e um demorou menos de uma semana o outro foram 15 dias. Depende de onde fazes e onde o processo vai parar.

Cá por casa um negócio de usadofeito faz menos de 2 semanas com registo na loja do cidadão das larangeiras em Lisboa e a carta com o DUA entrou na caixa de correio dia 26.
Achei um prazo bastante bom até tendo em conta a epoca festiva com os tipicos atrasos.

Atualmente não sei, mas lembro-me que quando comecaram os incentivos ao abate era condição ter o registo com algum tempo, julgo alguns 6 meses.

Voltar
Superior