Que consumos fazem habitualmente os vossos carros?

Primeiros ensaios com Ibiza 1.0 TSI 115cv DSG-7 : entre 4.8 e 5.1 nos commutes, porta a porta condiçoes globalmente boas com pouco urbano.
Curioso para experimentar uma viagem maior em EN a 80/100 e outra em AE em torno dos 120.

Mas depois do S560 do v7 até tou envergonhado, mostrar aqui consumos de um carrinho de linhas [:D]

Primeiros ensaios com Ibiza 1.0 TSI 115cv DSG-7 : entre 4.8 e 5.1 nos commutes, porta a porta condiçoes globalmente boas com pouco urbano.
Curioso para experimentar uma viagem maior em EN a 80/100 e outra em AE em torno dos 120.

Mas depois do S560 do v7 até tou envergonhado, mostrar aqui consumos de um carrinho de linhas [:D]

"Abandonaste" o Dacia a gpl?

Este fim de semana andei com uma Ford Focus SW1.0 MHEV e em cerca de 800km o consumo médio ficou nos 9,5l/100km.
Na ida de Madrid- Valencia a média foi de 10l/100km em pouco mais de 300km com velocidades altas e quase sempre em AE (99% do trajeto)
Nas voltas pelos arredores de valência, com percursos 50% AE (120-140 km/h e pé super leve) e 50% nacional sem trânsito, em +-75km a média ficou nos 5,1l/100km.
Na viagem Valencia- Madrid, com velocidades mais moderadas em AE a média foi de 9 baixos (não me lembro ao certo do valor, mas era menos de 9,5).
Valores de CB.
Achei os consumos super altos em AE! Mesmo com gasolina a 1,35€ no primeiro abastecimento e a 1,5€ no segundo, gastei quase 120€ para fazer 800km!!!!

"Abandonaste" o Dacia a gpl?

Parece que sim.

Havia outras hipoteses como Aronas ou Polo mas este ultimo, na versão DSG eram quase todos 95cv e pese embora seja bom eu quis estes 200NM entre as 2000 e 3500 e 115cv pa ter assim um coice extra , embora o Polo fosse mais refinado no interior ainda que com AC manual.

O " target " era mesmo Leon 1.5 TSI 150 DSG mas, além de n encontrar nenhum, duvido que fizesse os consumos deste Ibiza.

Ainda vi alguns Leon 1.0 DSG, é outro carro sem duvida um outro nivel.

160-170 de Madrid- Valencia e 140-150 no sentido inverso.
Um diesel de potência semelhante faz na boa menos 3l/100km.

Isso já se sabe.
Troquei ontem de carro (de um diesel para gasolina) e com a mesma condução fazia médias de 4.5 no diesel e agora estou em 6.0 no gasolina

Acabei de chegar a valencia no A3 1.6tdi e a média da viagem ficou nos 6,5l/100km.
910km- 6h40 (incluindo paragem rápida para abastecer e ir ao wc).
Velocidades iguais ou superiores aos que fiz na focus. Quando cheguei a Madrid a média estava nos 6,9l/100km, ou seja, o percurso entre Madrid e Valencia é bem favorável a consumos.

Acabei de chegar a valencia no A3 1.6tdi e a média da viagem ficou nos 6,5l/100km.
910km- 6h40 (incluindo paragem rápida para abastecer e ir ao wc).
Velocidades iguais ou superiores aos que fiz na focus. Quando cheguei a Madrid a média estava nos 6,9l/100km, ou seja, o percurso entre Madrid e Valencia é bem favorável a consumos.
Tiveste de ir a andar muito bem para fazer esses kms em 6:40...

Últimos 100 e tal kms antes de Valencia desce bastante. Fiz essa viagem prai umas 8 vezes.

Tiveste de ir a andar muito bem para fazer esses kms em 6:40...

Últimos 100 e tal kms antes de Valencia desce bastante. Fiz essa viagem prai umas 8 vezes.
Fui a andar bem a maior parte do caminho.
Algumas zonas não davam para andar muito rápido (nem a 120km/h) por causa dos buracos, onde estavam às vezes 2 das 3 vias cortadas.
O CB mostra 6h35 já depois de ter parado no hotel, mas acho que ele não conta o tempo que o carro está desligado para abastecer.

Parece que sim.

Havia outras hipoteses como Aronas ou Polo mas este ultimo, na versão DSG eram quase todos 95cv e pese embora seja bom eu quis estes 200NM entre as 2000 e 3500 e 115cv pa ter assim um coice extra , embora o Polo fosse mais refinado no interior ainda que com AC manual.

O " target " era mesmo Leon 1.5 TSI 150 DSG mas, além de n encontrar nenhum, duvido que fizesse os consumos deste Ibiza.

Ainda vi alguns Leon 1.0 DSG, é outro carro sem duvida um outro nivel.

Pois compreendo.

Por acaso ainda vi anúncios de Ibiza´s quando tava para trocar, mas acabei por escolher Leon por que os que via eram quase todos FR e eu não queria muito isso, e ter receio de ser um downgrade enorme do Passat.

160-170 de Madrid- Valencia e 140-150 no sentido inverso.
Um diesel de potência semelhante faz na boa menos 3l/100km.

Para 160-170 acho que já não será a praia de um 1.0, mesmo que estes novos tenham muitos cavalos, mas sim é um consumo alto.

Diesel é rei em consumos não há volta a dar.

A 160/170 nenhum carro consome muito pouco.

Mas um a diesel segmento C tipo 2.0 será o mais económico, porque vai folgado, ou seja não precisa de muito acelerador para manter essas velocidades. Diria que é possível fazer 7 litros ou mesmo ligeiramente menos (percursos de algumas dezenas de km a essas velocidades)

A gasolina será um pouco mais (25/30% !?) e eléctricos é uma desgraça.

Curioso curioso sera um dia fazer uns 200 KM em AE a 160 km/h com um gasolina tipo 1.2 60cv ou 70cv dos anos 90 pra ver se realmente consome mais que alguns 2.5 gasolina da época. Na altura fiquei chocado com isso mas talvez faça o seu sentido já que a essas velocidades um vai esganiçado e o outro vai a "dormir".

Lembro-me que a 160 km/h um 2.0 HDI 110 consumia menos que um 1.5 DCI 70, como é natural.

Uma experiência um pouco diferente, mais ao estilo deste tópico.. [:D]

O meu pai recebeu recentemente um 320e G20, 2022, bateria de 12kwh, com 28000kms.. E eu ainda nao tinha privado com o carro como deve ser! Como eles foram para fora passar uns dias, eu fiquei com o carro e depois tive de os ir buscar ao aeroporto, portanto é uma viagem tipica Évora - Lisboa.

Como ia com tempo, toca a sair de casa cedo, bateria ao máximo (autonomia de 48kms qdo o saquei da carga em casa) e depósito de gasolina também ele ao máximo, ia já na expectativa que o carro assim que acabasse a bateria, começasse a desmontar gasolina q nem um animal, afinal, é um 2 litros a gasolina com 1840kg de peso.. pensei "Vamos lá ver se isto é inteligente o suficiente".
Meto o destino da navegaçao para um restaurante algures em Lisboa (zona avenidas novas, nada de baixa ou principe real, mas tampouco Expo), já que supostamente o carro com a navegaçao nativa, faz a gestao dos motores melhor, modo Hybrid EcoPro e vamos embora, mas antes ainda tive de fazer 15kms em cidade para tratar de uns assuntos.
O carro é do caraças, nao se nota praticamente nada a transiçao para gasolina e os kms começam-se a somar pelo tipico percurso da N114 e N4 via Montemor, Vendas Novas e Pegoes, levava o painel de instrumentos no indicador de consumo instantaneo para perceber quando é que ligava o motor a combustao, e efetivamente ligou umas 3 ou 4 vezes, 2 delas para ultrapassagens a camioes mais contundentes (mas evitando pedais a fundo para nao acordar o motor a gasolina e começar logo a "berrar rotaçao" com o oleo frio), ligou também nas subidas das 2 faixas depois de Montemor em direçao a Vendas Novas. Chego a VN e o carro já marcava mais de 40kms feitos em modo 100% EV e ainda a bateria acima dos 50%...
Continuo até ao Montijo, na expectativa da bateria ir ao ar, mas nada disso, nao sei como, nao me perguntem como, o gajo la continuou a fazer a gestao dele e cheguei à rotunda de Passil assim:
1dFkTIcy4yrD1LUXCU6h2JP-9PXr54z2c

O gajo entre regeneraçoes de travagem, sailing/coasting nas descidas, etc etc conseguiu gerar energia para fazer 76kms em EV e gastar pouquissima gasolina.

Entretanto entro na VDG e o gajo aqui ligou o B48, fiz a ponte praticamente toda em ICE e chego ao fim da mesma com prai 20% de bateria e uma autonomia de 11kms, que assim que entrei na 2ª circular começou o modo EV, que deu para ir às Avenidas Novas, e ir para o Aeroporto.

Fim da noite, recolho os meus pais e os meus tios no aeroporto, com 2L/100km, 1km de autonomia electrica e o depósito de gasolina praticamente no máximo, ora aqui é que a coisa começou a torcer, 5 adultos no carro (55-80kg), AE à noite, percurso a subir e AC ligado. Nao fiz reset à saída, mas meti o destino de casa na navegaçao, aqui, fui em Hybrid e sempre a conversar dentro do carro, fiz a VDG a 120 por causa dos radares, assim que terminei, fixei o CC nos 150km/h e só tirei para as portagens e um gás até aos 170 para despachar uns carros na direita, já no percurso curto de EN, fiz 2 ultrapassagens mais agressivas (motor a combustao quente) para perceber a resposta do carro com prai 2200kg às costas, cumpriu bastante bem.
Dado curioso: Com o regresso SEMPRE por auto-estrada e SEMPRE a 150km/h, cheguei à entrada da cidade com 11kms de autonomia electrica, que deram para fazer o percurso desde a entrada da cidade até casa e ainda sobrou.
Pelas minhas contas, assim por alto, no regresso a casa consumiu 8.4L/100km, nao é pouco, mas também nao é o horror que eu esperava, é um Série 3 a gasolina com 5 adultos e 2200kg, pela minha experiencia com os 20d, um 20d ia fazer uns 6.5/7 nestas condiçoes...
Menos bom: O depósito de gota tem apenas 40 litros, o que uma viagem curta em AE nestes ritmos, faz com que o depósito fique ligeiramente abaixo dos 3/4...
Total ida e volta:
1HiaCnqzLR1Jc29ok7EQg5zMtG4teG2ZH

Aprovadíssimo! Para os próximos 3 anos e com o use-case do meu pai, está excelente! [:blush:] Satisfaçao a 200%...

Back