[Mercado] O Tópico dos Recall

Estando no ramo, posso confirmar esta afirmacao. A BMW é das OEM com desenvolvimento mais rigido de fornecedores.

No entanto, ninguém está safo, neste caso até a Continental, uma empresa enorme e com bom sistema de qualidade, foi vitima de um problema enorme.

Comparando com uma VW ou Mercedes, eu diria que a BMW claramente está um furos acima no que toca a desenvolvimento de fornecedores. Pelo menos na area em que estou.

E das três é a marca com mais problemas crónicos de fiabilidade. Imagina se a Bmw tivesse uns furos abaixo. Excepto nos elétricos onde a Bmw é a mais fiável das três alemãs.

Mas há duas coisas distintas, uma é a concepção de um produto, outro é a fabricação. A Bmw até pode ser exigente com os fornecedores mas se concebe mal os seus próprios produtos então por muito que seja exigente os problemas vão sempre existir. Depois além disso, um componente até pode ser fiável mas dar problemas quando integrado com outros componentes.

Tudo isto é complexo, as marcas premium se são mais caras devem ter obrigação de oferecer um produto pelo menos com uma fiabilidade acima da média o que não é o caso. Mas se o mercado continua a comprar, então a culpa é do mercado, as marcas existem para fazer dinheiro.
 
Nao estou a par deste processo de fabrico.
Falam numa fissura, pelo que pode ser problema do material, pode ser problema do tratamento-térmico e pode ser um problema a formar a peca. Nao encontrei grandes informacoes, apenas que sao 1.150 carros produzidos entre 07.03 e 25.04.

Aparentemente esse número seriam as unidades US-spec afetadas:

BMW is recalling certain versions of the i4 Gran Coupe electric sedan because of a potential issue with the rear-left-side longitudinal chassis beam. According to the National Highway Traffic Safety Administration, the beam may not have been produced by the supplier to specifications and could contain cracks near the area of a rivet flange which is used to support the rear wheel arch.

Because of this condition, the structural integrity of the chassis may be compromised. Furthermore, in the case of a crash, the area of the second row of seats, as well as the high-voltage battery may be damaged, increasing the risk of injury and fire.

Only 2024 model-year BMW i4s are affected by this recall, with roughly 1,150 U.S.-spec i4 eDrive40, i4 xDrive40 and i4 M50 models included in the recall. To fix the issue, BMW dealers will replace the affected component for free. The German automaker said it is unaware of any warranty claims, customer complaints or field reports related to this issue. The company is also not aware of any accidents or injuries related to this problem.


The affected cars were built between March 7 and April 27, 2024.​

Fonte: https://insideevs.com/news/732140/bmw-i4-recall-chassis-beam/

No entanto como afinal também afeta unidades europeias, o que seria de esperar porque todos os i4 são fabricados em Munique, fiquei sem perceber o total de unidades envolvidas.

Ainda em relação aos EUA, li algures (agora não estou a encontrar o link) que a BMW inicialmente reteve todos os veículos afetados para esse mercado e os reparou antes da entrega.
No entanto, em julho, descobriram que afinal alguns i4s adicionais foram construídos fora do período previamente identificado com a mesma falha e daí o recall.
Como o Ratcher mencionou não houve relatos de garantias terem sido acionadas, nem reclamações de clientes, nem existe prova de quaisquer acidentes causados ​​pelo defeito.
 
As autoridades dos EUA e dos direitos dos consumidores são muito mais exigentes do que as europeias, provavelmente a Bmw nem vai fazer o recall na Europa por questão custos e porque na Europa nunca vai ser responsabilizada pelas autoridades.
 
Ora colocado no tópico ao lado, mas para condensar a info, fica aqui:




Sei que há um tópico geral sobre recalls, mas não o encontro.

Mas um tópico de há quase 20 anos é encontrado pela pesquisa e serve para o efeito, pois falamos da mesma marca! [:D]

Recall para 140.250 Focus a nível mundial devido a problemas no FAP.

(Conteúdo em Alemão, usar um tradutor automático)

https://www.auto-motor-und-sport.de...n=daily-newsletter&utm_content=artikel-teaser

 
Colocado no tópico ao lado, mas aqui fica também:

https://forum.motorguia.net/forum/m...eral/8836-tópico-ford?p=14685290#post14685290


Se alguém está a pensar comprar um Kuga PHEV... Fujam! [;)]


O princípio da banana é o nome popular dado à tática de deixar os produtos amadurecerem junto ao cliente. Isso vem à mente quando se recapitula o histórico de recalls do Ford Kuga Plug-in Hybrid. Pois o Kuga com ficha tornou-se um pesadelo moderado tanto para o fabricante como para os clientes. E as medidas não se referem a pequenos detalhes, mas a problemas graves, como risco de incêndio.

Ford Kuga Plug-in Hybrid com drama de recalls

10 recalls em 6 anos para o carro problemático da Ford
Quem verificar o histórico de recalls pode pensar que o Ford Kuga Plug-in Hybrid passa mais tempo na oficina do que na estrada. Resumimos o drama em torno do SUV PHEV.




Segue-se o resumo de todos os recalls, mas quem quiser ler a história completa e a forma como a Ford reagiu de forma atabalhoada (para não dizer desastrosa) a todas estas situações, pode consultar o link no final do post.​

https://www.auto-motor-und-sport.de/verkehr/rueckruf-drama-ford-kuga-phev/​



 
Vai ser interessante as IPO nos próximos tempos...


Viaturas que removeram o filtro de partículas aparentemente vão começar a chumbar, viaturas que não foram a marca por causa do "recall" do dieselgate vão também levar com chumbo...

Complicados dias para os diesel "alterados"...
 
Essa a falta de Filtro de Particulas acho que não vai a avante, ouve-se isso já há uns 10 anos quase.
 
Essa a falta de Filtro de Particulas acho que não vai a avante, ouve-se isso já há uns 10 anos quase.

Também não me parece que seja implementado num futuro próximo.
Toda a gente sabe que há milhares e milhares de veículos sem FAP, as oficinas fazem publicidade a esse serviço, os centros de inspeção sabem, os legisladores sabem, todos sabem. Implementar isso faria parar milhares e milhares de carros, não haveria sequer capacidade humana e peças para repôr todos os veículos, seria economicamente catastrófico para a economia.

Eu penso que será coisa para deixar que o tempo resolva. A transição está em curso e paulatinamente veremos menos carros diesel nas estradas.
 
Pena o meu não estar abrangido, calhava bem uma bateria nova e renovar os 8 anos de garantia [:cool:]

Sim, para a grande maioria dos donos até pode trazer vantagens*. Só será uma desgraça para os poucos cujos carros se incendeiem/já se tenham incendiado.

*É o mesmo que vai acontecer aos donos de EQBs americanos.

Vai sair bem caro à marca.
 
Last edited:
Sim, para a grande maioria dos donos até pode trazer vantagens*. Só será uma desgraça para os poucos cujos carros se incendeiem/já se tenham incendiado.

*É o mesmo que vai acontecer aos donos de EQBs americanos.

Vai sair bem caro à marca.

Não consigo ver vantagem:
  1. quando é que vão ser feitas as substituições?
  2. até lá andam com o carro, havendo o risco latente?
  3. quanto tempo demoram na oficina?
  4. o pipeline de baterias afecta a nova produção ou ambos os casos?
Não consigo ver vantagens, mas admito que há sempre quem veja o copo meio cheio.
 
Back
Top