Estando no ramo, posso confirmar esta afirmacao. A BMW é das OEM com desenvolvimento mais rigido de fornecedores.
No entanto, ninguém está safo, neste caso até a Continental, uma empresa enorme e com bom sistema de qualidade, foi vitima de um problema enorme.
Comparando com uma VW ou Mercedes, eu diria que a BMW claramente está um furos acima no que toca a desenvolvimento de fornecedores. Pelo menos na area em que estou.
E das três é a marca com mais problemas crónicos de fiabilidade. Imagina se a Bmw tivesse uns furos abaixo. Excepto nos elétricos onde a Bmw é a mais fiável das três alemãs.
Mas há duas coisas distintas, uma é a concepção de um produto, outro é a fabricação. A Bmw até pode ser exigente com os fornecedores mas se concebe mal os seus próprios produtos então por muito que seja exigente os problemas vão sempre existir. Depois além disso, um componente até pode ser fiável mas dar problemas quando integrado com outros componentes.
Tudo isto é complexo, as marcas premium se são mais caras devem ter obrigação de oferecer um produto pelo menos com uma fiabilidade acima da média o que não é o caso. Mas se o mercado continua a comprar, então a culpa é do mercado, as marcas existem para fazer dinheiro.