Eu abri este tópico com um conjunto de dúvidas, já devidamente esclarecidas, o qual agradeço a todos os colegas de fórum que tiveram a disponibilidade para me elucidar. Hoje, estando, diria eu, mais perto de uma possível compra neste mundo dos PHEVs, surge-me outra questão.
Lembrar antes que falo do ponto de vista de um particular que quer um carro para muitos e bons anos, como referência, imaginem 15/20 anos, se bem que tudo muda num piscar de olhos, bem sei. Seja como for, considerem um carro sem perspectiva de venda.
A dúvida prende-se com o uso exclusivo da bateria no dia-a-dia, que invariavelmente representará 90/95% dos kms percorridos e com os efeitos que poderão aparecer no motor térmico. Se num HEV, o motor térmico está constantemente on/off, e portanto em funcionamento regular ainda que intermitente, num PHEV onde aproveitamos a autonomia em modo eléctrico, podemos passar semanas sem ouvir o motor ligar.
Pergunto eu, se esta situação influi negativamente no motor? Imaginemos que 25 mil kms por ano, só 2 mil kms é que o motor rodou, e mesmo desses, uma boa parte foi com o motor sem estar à temperatura de funcionamento.
Tirando da equação a questão económica, não seria mais vantajoso usá-lo com regularidade forçando o modo híbrido, não deixando o carro escolher o regime de utilização (confesso que não sei se é possível com todos os modelos, mas penso que não), nem andando constantemente em modo EV? P.e., pessoalmente todos os dias faço trajectos urbanos, com trânsito compacto ou pára-arranca, e neste exercício teórico, aplicaria o modo EV nestes trajectos, e nos intermédios, forçaria o modo híbrido. Estaria, desta forma, a preservar a bateria, diminuindo o número de ciclos usados no mesmo período de tempo, e a fazer os fluídos do motor térmico rodar no carro numa base diária.
Obviamente, agora considerando a questão económica, rodar a gasolina, ainda que em modo híbrido (não estou a falar de usar o modo de recarregar a bateria) é mais dispendioso que rodar a electricidade. Por outro lado, a dúvida prende-se com a longevidade e probabilidade de problemas tanto do motor térmico como da bateria.