Tópico dos Híbridos: Plug-in (PHEVs) e não Plug-in (HEVs)

PHEV é carregar em casa, caso contrário é deitar dinheiro fora...

é uma meia verdade, não podemos generalizar.
está tudo relacionado com a velocidade de carregamento, tenho um plugin que carrega AC a 7,4 kW (opcional DC a 11kW ) e sim preciso fazer contas para ver se faz sentido, em alguns postos sim em outros claramente que não, alias consigo viver perfeitamente com carregamentos que faço exclusivamente em casa.
Atualmente existem plugins com carregamento DC a 22 e inclusivo a 55kW, nestes casos acredito que compense.

Última edição:
é uma meia verdade, não podemos generalizar.
está tudo relacionado com a velocidade de carregamento, tenho um plugin que carrega AC a 7,4 kW (opcional DC a 11kW ) e sim preciso fazer contas para ver se faz sentido, em alguns postos sim em outros claramente que não, alias consigo viver perfeitamente com carregamentos que faço exclusivamente em casa.
Atualmente existem plugins com carregamento DC a 22 e inclusivo a 55kW, nestes casos acredito que compense.

Tenho o seguinte cenário com o Passat:
- Durante a semana carrego em casa diáriamente a 80/90%. O carro faz +- 30 Kms, em AE (Leiria.Fátima) para cada lado e chega a casa entre os 15% (ou menos) e os 25% (no máximo);
- Ao fim de semana se der umas voltas por cá normalmente anda em elétrico e depois a gasolina se andar um pouco mais ou se o elétrco acabar (sempre com carregamentos em casa);
- No entanto pontualmente vou a Coimbra ou a Lisboa. Nesses casos, normalmente vou em hibrido e principalmente em Lisboa, podendo carrego na rua se tiver onde. E parece-me que compensa. Tenho cartões da Eletroverse, EDP e Goldenergy. Normalmente uso este ultipo que me dá +- 7Kws/50 Kms grátis por mês.

Para Lisboa se eu for em elétrico, faço em AE uns 70kms, depois faço outro tanto a gasolina. Não carregando faço os 140/150 kms do regresso a gasolina. Ora o carro a gasolina gasta entre os 5,50 e os 6 litros/100.

Indo em hibrido, com carregamento prévio em casa e carregamento de rua em Lisboa gasta-me entre os 2,50 e os 3 litos aos 100 + a eletricidade claro.

Considerando que não gasto 10€ para carregar o carro em Lisboa, a diferença global entre carregar ou não o carro na rua e tendo em conta os preços atuais da gasolina a diferença neste tipo de viagem ronda os 5€, além de que chego a Lisboa com batera e a casa com bateria.

Se calhar farei isto umas 25/30 vezes por ano. É relevante? Não é. Há poupança? Alguma, residual... Tenho prejuízo? Não me parece.

Última edição:
- Durante a semana carrego em casa diáriamente a 80/90%. O carro faz +- 30 Kms, em AE (Leiria.Fátima) para cada lado e chega a casa entre os 15% (ou menos) e os 25% (no máximo);
- Ao fim de semana se der umas voltas por cá normalmente anda em elétrico e depois a gasolina se andar um pouco mais ou se o elétrco acabar (sempre com carregamentos em casa);
- No entanto pontualmente vou a Coimbra ou a Lisboa. Nesses casos, normalmente vou em hibrido e principalmente em Lisboa, podendo carrego na rua se tiver onde. E parece-me que compensa. Tenho cartões da Eletroverse, EDP e Goldenergy. Normalmente uso este ultipo que me dá +- 7Kws/50 Kms grátis por mês.

Para Lisboa se eu for em elétrico, faço em AE uns 70kms, depois faço outro tanto a gasolina. Não carregando faço os 140/150 kms do regresso a gasolina. Ora o carro a gasolina gasta entre os 5,50 e os 6 litros/100.

Indo em hibrido, com carregamento prévio em casa e carregamento de rua em Lisboa gasta-me entre os 2,50 e os 3 litos aos 100 + a eletricidade claro.

Considerando que não gasto 10€ para carregar o carro em Lisboa, a diferença global entre carregar ou não o carro na rua e tendo em conta os preços atuais da gasolina a diferença neste tipo de viagem ronda os 5€, além de que chego a Lisboa com batera e a casa com bateria.

Se calhar farei isto umas 25/30 vezes por ano. É relevante? Não é. Há poupança? Alguma, residual... Tenho prejuízo? Não me parece.

Qto tempo demoram esses carregamentos na rua?

Esse cartão da goldenergy pode ser interessante. É preciso ter a eletricidade de casa neles ou é independente? O teu carro carrega a que potencia ?

Esse cartão da goldenergy pode ser interessante. É preciso ter a eletricidade de casa neles ou é independente? O teu carro carrega a que potencia ?

Para ter o beneficio mensal tens que ser tb cliente casa.

Em casa carrego a 2Kw.

Em postos públicos carrega até 11Kw em AC. Mas tb tem a opção de carregamentos rápidos/DC em que suporta até 50Kw.

Para ter o beneficio mensal tens que ser tb cliente casa.

Em casa carrego a 2Kw.

Em postos públicos carrega até 11Kw em AC. Mas tb tem a opção de carregamentos rápidos/DC em que suporta até 50Kw.

Pois, assim já vale a pena carregar fora de casa. O meu carrega apenas a 3.qq kwh fora de casa, é mesmo muito lento. Em casa é como o teu, a 2kwh.

Uma cena que tem acontecido com o MG... Saio de casa com a bateria carregada, temperatura amena, mas ainda assim desliguei a climatização, e saio imediatamente em modo EV. Vou buscar o meu filho mais velho ao karaté, e a estrada até lá é sempre a descer, cerca de 5km de distância. Passados cerca de 2km, liga o motor a gasolina, tento passar para modo EV, e simplesmente não permite. Paro o carro, o motor a gasolina sempre a trabalhar, arranco para regressar a casa, (desta vez sempre a subir), e passados cerca de 200m, já permite colocar em modo EV, e lá desligou o motor. Já me fez isto mais vezes, mas associei sempre a estar frio cá fora e ele tentar aquecer o habitáculo.

Não consigo entender o motivo. Cheguei a casa com um consumo de 2.6l/100 de gasolina...

Uma cena que tem acontecido com o MG... Saio de casa com a bateria carregada, temperatura amena, mas ainda assim desliguei a climatização, e saio imediatamente em modo EV. Vou buscar o meu filho mais velho ao karaté, e a estrada até lá é sempre a descer, cerca de 5km de distância. Passados cerca de 2km, liga o motor a gasolina, tento passar para modo EV, e simplesmente não permite. Paro o carro, o motor a gasolina sempre a trabalhar, arranco para regressar a casa, (desta vez sempre a subir), e passados cerca de 200m, já permite colocar em modo EV, e lá desligou o motor. Já me fez isto mais vezes, mas associei sempre a estar frio cá fora e ele tentar aquecer o habitáculo.

Não consigo entender o motivo. Cheguei a casa com um consumo de 2.6l/100 de gasolina...

No meu Compass, nunca aconteceu isso, mesmo com muito frio exterior. No meu caso ele só força a passagem para hibrido nas 4 seguintes condições:

1) Quando a bateria chega aos 5%

2) Quando faço uma aceleração de pé no fundo do pedal

3) Quando paro numa subida com bastante inclinação, ao efetuar o arranque ele usa o motor a gasolina para ajudar os poucos (50cv) cavalos elétricos a mover os +/- 1800kg do animal

4) Se mudar o sistema de tração de 4x2 para 4x4

No meu Compass, nunca aconteceu isso, mesmo com muito frio exterior. No meu caso ele só força a passagem para hibrido nas 4 seguintes condições:

1) Quando a bateria chega aos 5%

2) Quando faço uma aceleração de pé no fundo do pedal

3) Quando paro numa subida com bastante inclinação, ao efetuar o arranque ele usa o motor a gasolina para ajudar os poucos (50cv) cavalos elétricos a mover os +/- 1800kg do animal

4) Se mudar o sistema de tração de 4x2 para 4x4

O teu deve ter bomba de calor, o meu não, aquece o habitáculo com o aquecimento do liquido de refrigeração. Mas essa parte ok, percebo.

Agora o quando tenho uma descida longa, e tenho a bateria carregada, ele passar para gasolina, não consigo entender o motivo.

Já agora, o teu, quando tens a subida com inclinação, ou quando aceleras a fundo, depois de passar essa fase, passa novamente para EV ou tens de passar manualmente?

O teu deve ter bomba de calor, o meu não, aquece o habitáculo com o aquecimento do liquido de refrigeração. Mas essa parte ok, percebo.

Sim, é através da bomba de calor

Agora o quando tenho uma descida longa, e tenho a bateria carregada, ele passar para gasolina, não consigo entender o motivo.

Esta parte é realmente estranha

Já agora, o teu, quando tens a subida com inclinação, ou quando aceleras a fundo, depois de passar essa fase, passa novamente para EV ou tens de passar manualmente?

Não volta a passar para elétrico, aí já tenho que ser eu a passar manualmente.

Não volta a passar para elétrico, aí já tenho que ser eu a passar manualmente.

Não acaba por activar o motor electrico? No meu Tonale, cujo comportamento é praticamente o mesmo do Compass, andando alguns metros, acaba por activar, novamente, o motor electrico, ainda que em modo híbrido ( se não quiser que volte a acionar o motor de combustão, aí sim, tenho que colocar o selector no modo puramente electrico).

Não acaba por activar o motor electrico? No meu Tonale, cujo comportamento é praticamente o mesmo do Compass, andando alguns metros, acaba por activar, novamente, o motor electrico, ainda que em modo híbrido ( se não quiser que volte a acionar o motor de combustão, aí sim, tenho que colocar o selector no modo puramente electrico).
É exatamente esse o processo.

Ou seja, ele não volta automaticamente para o modo 100%, mas no modo híbrido anda em elétrico

Não acaba por activar o motor electrico? No meu Tonale, cujo comportamento é praticamente o mesmo do Compass, andando alguns metros, acaba por activar, novamente, o motor electrico, ainda que em modo híbrido ( se não quiser que volte a acionar o motor de combustão, aí sim, tenho que colocar o seletor no modo puramente electrico).

Sim, no meu também fica em modo hibrido. Grosso modo, até 40km/h ou com muito pouca carga de acelerador tem o motor a combustão desligado, acima disto, liga. Para mim, deveria voltar ao modo anterior. Selecionamos o modo ev, por algum motivo o gajo lá liga o motor a combustão, e depois fica em modo hibrido até forçarmos novamente.

Normalmente é a minha mulher que anda com o carro, não liga muito a isso, e poderia aproveitar mais o motor elétrico do que o que realmente aproveita.

Mesmo assim, tem tido uns consumos porreiros, está neste momento com cerca de 3.0l/100.

Alguns Golf, Passat e Tiguan (todos PHEV) com descontos interessantes. Ver no site da VW nos veículos com disponibilidade imediata.

Eu abri este tópico com um conjunto de dúvidas, já devidamente esclarecidas, o qual agradeço a todos os colegas de fórum que tiveram a disponibilidade para me elucidar. Hoje, estando, diria eu, mais perto de uma possível compra neste mundo dos PHEVs, surge-me outra questão.

Lembrar antes que falo do ponto de vista de um particular que quer um carro para muitos e bons anos, como referência, imaginem 15/20 anos, se bem que tudo muda num piscar de olhos, bem sei. Seja como for, considerem um carro sem perspectiva de venda.

A dúvida prende-se com o uso exclusivo da bateria no dia-a-dia, que invariavelmente representará 90/95% dos kms percorridos e com os efeitos que poderão aparecer no motor térmico. Se num HEV, o motor térmico está constantemente on/off, e portanto em funcionamento regular ainda que intermitente, num PHEV onde aproveitamos a autonomia em modo eléctrico, podemos passar semanas sem ouvir o motor ligar.

Pergunto eu, se esta situação influi negativamente no motor? Imaginemos que 25 mil kms por ano, só 2 mil kms é que o motor rodou, e mesmo desses, uma boa parte foi com o motor sem estar à temperatura de funcionamento.

Tirando da equação a questão económica, não seria mais vantajoso usá-lo com regularidade forçando o modo híbrido, não deixando o carro escolher o regime de utilização (confesso que não sei se é possível com todos os modelos, mas penso que não), nem andando constantemente em modo EV? P.e., pessoalmente todos os dias faço trajectos urbanos, com trânsito compacto ou pára-arranca, e neste exercício teórico, aplicaria o modo EV nestes trajectos, e nos intermédios, forçaria o modo híbrido. Estaria, desta forma, a preservar a bateria, diminuindo o número de ciclos usados no mesmo período de tempo, e a fazer os fluídos do motor térmico rodar no carro numa base diária.

Obviamente, agora considerando a questão económica, rodar a gasolina, ainda que em modo híbrido (não estou a falar de usar o modo de recarregar a bateria) é mais dispendioso que rodar a electricidade. Por outro lado, a dúvida prende-se com a longevidade e probabilidade de problemas tanto do motor térmico como da bateria.

Voltar
Superior