Hoje um trágico incidente num dos maiores aeroportos do mundo, La Guardia em NYC.
Um camião de bombeiros atravessava uma pista enquanto um avião do Canadá aterrava. Infelizmente ambos os pilotos morreram, mas felizmente parece que não há mais vítimas num acidente que podia ter tido consequencias muito piores. [s)]
Uma coisa que eu não entendo neste acidente, e se houver aqui algum "entendido" no assunto que possa esclarecer, agradeço.
Pelas gravações das comunicações que eu vi no youtube, parece ser o mesmo controlador a fazer controle de torre e ground no momento do acidente. Eu sei que isto é possível em aeroportos menores, mas neste que tem tanto tráfego, mesmo que fosse um horário com pouco movimento, isto é normal? Parece ter sido decisivo no desfecho deste acidente.
O que passa por atravessar as pistas é responsabilidade do mesmo controlador. Só depois dos Taxiway é que mudam para ground para parquear.
ok, mas a minha questão é se esse controlador não estaria sobrecarregado...
Vê aqui no minuto 2.37, parece que é o mesmo controlador a fazer as duas coisas
Nesse acidente há uma coisa que não entendo.
Como é que um avião, com toda a rigidez e massa que comporta, embate num camião a uma velocidade de 40km/h (pelo que li, admito que pelo vídeo diria que ia sempre bem mais rápido) e morrem os dois pilotos?
Além de os pilotos irem numa posição bastante mais elevada, iriam presos com o cinto e 40km/h pouco mais e do que a velocidade de uma trotinete elétrica.
Nesse acidente há uma coisa que não entendo.
Como é que um avião, com toda a rigidez e massa que comporta, embate num camião a uma velocidade de 40km/h (pelo que li, admito que pelo vídeo diria que ia sempre bem mais rápido) e morrem os dois pilotos?
Além de os pilotos irem numa posição bastante mais elevada, iriam presos com o cinto e 40km/h pouco mais e do que a velocidade de uma trotinete elétrica.
Li algures que os veículos que atravessam a pista, mesmo com autorização, têm que se certificar da segurança na passagem.
Nesse caso claramente não o fizerem, eventualmente por estarem concentrados na tal emergência.
Onde viste os 40km/h?
O que eu vi falavam em acima de 90 milhas por hora. Ou seja na casa dos 150km/h.
Além que um avião é feito de materiais super resistentes, mas leves e não feitos para impactos, nem com partes deformáveis.
Eu também disse que pelas imagens nunca na vida seria 40km/h.
Mas há várias notícias a dar essa nota.
Exemplo:
”Aeroporto LaGuardia encerrado após colisão entre avião e veículo de bombeiros
Segundo o Flightradar24, que registou os últimos dados do voo às 23h37 de domingo (3h37 de segunda-feira em Lisboa), o avião atingiu a viatura a uma velocidade de aproximadamente 39 quilómetros por hora. As imagens captadas pela agência Reuters após o acidente mostram a parte dianteira do avião totalmente destruída.”
https://www.publico.pt/2026/03/23/mundo/noticia/aeroporto-laguardia-encerrado-apos-colisao-aviao-veiculo-bombeiros-2168797
Está a gerir os veículos de socorro para uma emergência que estava a ter. É normal.
Mas sim é claramente overload... Aliás quem acompanha estes canais de ATC sabe que um acidente assim pode acontecer quase todos os dias... Muitos aviões, aeroportos cheios, muita confusão. E claro excesso de trabalho.
não faz sentido. Os americanos gastam tantos milhões com segurança aérea e tudo que envolve a aviação, não seriam os salários de mais algumas centenas de controladores que fariam grande diferença no cenário global, penso eu.
vamos lá ver, por exemplo mais 500 controladores, se a despesa com cada um for 30K mensais, são 15 milhões de dólares por mês. "Peanuts" nesta indústria, como diria o JJ.
não faz sentido. Os americanos gastam tantos milhões com segurança aérea e tudo que envolve a aviação, não seriam os salários de mais algumas centenas de controladores que fariam grande diferença no cenário global, penso eu.
vamos lá ver, por exemplo mais 500 controladores, se a despesa com cada um for 30K mensais, são 15 milhões de dólares por mês. "Peanuts" nesta indústria, como diria o JJ.