Estou a meio da visualização da corrida e tenho de dizer que cada circuito de uma forma diferente demonstra como estes carros são ridículos.
O Bearman tem um acidente em que bate a 50G porque o carro à sua frente de repente decide que é hora de entrar na estação de carregamento e passa a circular 40 ou 50 KMS/h mais lento do que o esperado. Felizmente foi só umas nódoas negras, mas já começamos a ter uma coleção de situações extremamente perigosas por causa da forma como estes carros funcionam.
A luta entre o Max e o Gasly mostra como isso é ridículo. O motor Mercedes obviamente consegue manter a entrega elétrica mais uns metros, então é virtualmente impossível ultrapassar. Porque se o Max forçar nas zonas sinuosas onde nitidamente está melhor, depois não carrega a bateria ao máximo e nas retas é um alvo parado.
E as ultrapassagens dos Mercedes mostram zero habilidade dos pilotos, todas elas foram porque conseguem manter a entrega elétrica um pouco mais do que o adversário à frente que está com menos 500cv e como tal absolutamente indefeso.
As ultrapassagens yoyo entre a reta traseira e a reta da meta, igualmente ridículo. O piloto que dá o máximo na reta antes da chicane, chega à reta da meta e é reultrapassado, vez, após vez. Isso é o que? Qual é a lógica disto? O único sítio onde as ultrapassagens parecem ser permitidas é no fim da reta da meta porque depois vêm os ESSES que é uma estação de carregamento para todos os carros e como tal já não há reultrapassagem. Que ridículo.
A única coisa interessante desta geração de carros é o espetáculo que os dois pilotos da Ferrari dão corrida após corrida. Brilhante... Parabéns a ambos, para mim os verdadeiros campeões de 2026 porque são eles que dão uma réstia de interesse a estas corridas.