Formula 1 2026

Antonelli com sorte, Russell com azar.

Mclaren evoluiram, Ferrari mantiveram.

Vamos ver o que trás o pós mês de abril, mas os motores Mercedes são claramente os melhores.

O Alonso aguentou a corrida toda!

O acidente do Bearman é a confirmaçao da aberração que é a F1 atual.

Assim que a Mercedes se apanha na frente têm mais ritmo que qualquer um. Atrás é mais complicado, porque para passar têm a abusar no consumo da bateria e não é fácil.

E passar o Ferrari é mais ou menos fácil, mas o McLaren com o mesmo motor vai ser ainda mais dificil.

Não fosse o arranque rápido da Ferrari e as corridas eram uma seca ainda maior.

Estou a meio da visualização da corrida e tenho de dizer que cada circuito de uma forma diferente demonstra como estes carros são ridículos.

O Bearman tem um acidente em que bate a 50G porque o carro à sua frente de repente decide que é hora de entrar na estação de carregamento e passa a circular 40 ou 50 KMS/h mais lento do que o esperado. Felizmente foi só umas nódoas negras, mas já começamos a ter uma coleção de situações extremamente perigosas por causa da forma como estes carros funcionam.

A luta entre o Max e o Gasly mostra como isso é ridículo. O motor Mercedes obviamente consegue manter a entrega elétrica mais uns metros, então é virtualmente impossível ultrapassar. Porque se o Max forçar nas zonas sinuosas onde nitidamente está melhor, depois não carrega a bateria ao máximo e nas retas é um alvo parado.

E as ultrapassagens dos Mercedes mostram zero habilidade dos pilotos, todas elas foram porque conseguem manter a entrega elétrica um pouco mais do que o adversário à frente que está com menos 500cv e como tal absolutamente indefeso.

As ultrapassagens yoyo entre a reta traseira e a reta da meta, igualmente ridículo. O piloto que dá o máximo na reta antes da chicane, chega à reta da meta e é reultrapassado, vez, após vez. Isso é o que? Qual é a lógica disto? O único sítio onde as ultrapassagens parecem ser permitidas é no fim da reta da meta porque depois vêm os ESSES que é uma estação de carregamento para todos os carros e como tal já não há reultrapassagem. Que ridículo.

A única coisa interessante desta geração de carros é o espetáculo que os dois pilotos da Ferrari dão corrida após corrida. Brilhante... Parabéns a ambos, para mim os verdadeiros campeões de 2026 porque são eles que dão uma réstia de interesse a estas corridas.

Last edited:
Estou a meio da visualização da corrida e tenho de dizer que cada circuito de uma forma diferente demonstra como estes carros são ridículos.

O Bearman tem um acidente em que bate a 50G porque o carro à sua frente de repente decide que é hora de entrar na estação de carregamento e passa a circular 40 ou 50 KMS/h mais lento do que o esperado. Felizmente foi só umas nódoas negras, mas já começamos a ter uma coleção de situações extremamente perigosas por causa da forma como estes carros funcionam.

A luta entre o Max e o Gasly mostra como isso é ridículo. O motor Mercedes obviamente consegue manter a entrega elétrica mais uns metros, então é virtualmente impossível ultrapassar. Porque se o Max forçar nas zonas sinuosas onde nitidamente está melhor, depois não carrega a bateria ao máximo e nas retas é um alvo parado.

E as ultrapassagens dos Mercedes mostram zero habilidade dos pilotos, todas elas foram porque conseguem manter a entrega elétrica um pouco mais do que o adversário à frente que está com menos 500cv e como tal absolutamente indefeso.

As ultrapassagens yoyo entre a reta traseira e a reta da meta, igualmente ridículo. O piloto que dá o máximo na reta antes da chicane, chega à reta da meta e é reultrapassado, vez, após vez. Isso é o que? Qual é a lógica disto? O único sítio onde as ultrapassagens parecem ser permitidas é no fim da reta da meta porque depois vêm os ESSES que é uma estação de carregamento para todos os carros e como tal já não há reultrapassagem. Que ridículo.

A única coisa interessante desta geração de carros é o espetáculo que os dois pilotos da Ferrari dão corrida após corrida. Brilhante... Parabéns a ambos, para mim os verdadeiros campeões de 2026 porque são eles que dão uma réstia de interesse a estas corridas.

Gostava de ter visto um pouco mais dessa luta Max-Gasly, desde o recomeço que a distância foi sempre inferior a um segundo, infelizmente só no fim apareceram.

É isso, não fossem os Ferrari e a seca seria maior ainda, vemos uma corrida de carros e não de pilotos, num fim de semna com MotGP e SBK, nota-se a aberração que se tornou a F1.
Esperemos que os proximos GP sejam melhores, assim os 60€ da F1TV são escusados.:sh)

Gostava de ter visto um pouco mais dessa luta Max-Gasly, desde o recomeço que a distância foi sempre inferior a um segundo, infelizmente só no fim apareceram.

Exacto, também não percebi, o MAX chegou a ultrapassar na reta da meta e depois ficou sem pilhas, e nem uma imagem mostraram durante o GP....

Desculpem-me os fãs de f1, mas isto não são corridas!
Pode haver muitas trocas de posições e ultrapassagens, mas é tudo artificial.
Faz-me lembrar a larte do sketch dos Gato Fedorento “O maior da minha aldeia” em que um vai de carro e o outro vai a pé!!!
muito sinceramente, não gosto e vou continuar a acompanhar apenas os resumos.

Fake! :sh)

É o adjectivo que encontro para esta F1 de 2026

Mesmo que as próximas 4 semanas sirvam para aproximar as equipas do fundo do pelotão, e resolver alguns problemas noutras, como na RB e na Williams, isto não é um campeonato do mundo de condutores...

Exacto, também não percebi, o MAX chegou a ultrapassar na reta da meta e depois ficou sem pilhas, e nem uma imagem mostraram durante o GP....

Então mas não era o Zé do boné o supra-sumo na gestão da energia?

O homem até fazia reduções duplas com as costas dos dedos e dominava a arte da energia... 😆

Então o que se passou?

Não estou a ver resultados nenhuns... 😬😂

Do que deu para ver andou sempre em cima do Gasly, mas o motor RB na reta ficava sem pilhas mais cedo do que o Mercedes e então a meio do que parecia uma potencial ultrapassagem o RB perdia gás. Chegou a passar na reta traseira, mas foi reultrapassado na reta seguinte graças ao efeito yoyo destes carros.

Neste momento, a habilidade dos pilotos ou a capacidade de curvar melhor, seja dos carros ou dos pilotos, conta muito pouco. As curvas são zonas de carregamento.

Já agora, a questão dos arranques parece que não terá nada a ver com o tamanho do turbo, mas com a gestão do procedimento. Hoje a McLaren lançou os dois carros tão bem como a Ferrari e muito melhor do que a Mercedes. O que também são más notícias, porque quando todos acertaram com a fórmula, um dos elementos que ainda trazia interesse às corridas também desaparece.

Last edited:
Mas foi o carro que acelerou sozinho ou foi ele que não soube controlar o carro?

É que são coisas completamente diferentes. Sê sério.

Um piloto agora tem que contar que alguém vai estar na linha de trajetória “quase parado” numa corrida!

É mais ou menos isto que se passa hoje em dia certo?

É a negacão total disto!

Tal como já explicou o mundano, não se trata de contestar a evolucão tecnológica, o que está em causa é que a essência da F1, as skills de um racer, não estiveram presentes no goal de quem fez estes regulamentos, apenas o showbiz

E parece-me evidente que um verdadeiro racer como é Max, Hamilton, Leclerc, ou Alonso estejam desencantados com a actual F1. Duvido que Max continue na F1 em 2027...

https://www.bbc.com/sport/formula1/articles/cx2695dkjzdo

Last edited:
Então mas não era o Zé do boné o supra-sumo na gestão da energia?

O homem até fazia reduções duplas com as costas dos dedos e dominava a arte da energia... 😆

Então o que se passou?

Não estou a ver resultados nenhuns... 😬😂

E então, criaste expectativas a mais? Foi isso? Consegues ver a F1 sem ver o teu idolo MAX? Ou és como os adeptos de futebol?
Eu consigo olha rpara este desporto e ver que se não está morto está a morrer, pelo menos fazendo as comparações que eu fiz, mas para ti está tudo bem, desde que o MAX ande lá para trás...[:D]

É a negacão total disto!

Tal como já explicou o mundano, não se trata de contestar a evolucão tecnológica, o que está em causa é que a essência da F1, as skills de um racer, não estiveram presentes no goal de quem fez estes regulamentos, apenas o showbiz

E parece-me evidente que um verdadeiro racer como é Max, Hamilton, Leclerc, ou Alonso estejam desencantados com a actual F1. Duvido que Max continue na F1 em 2027...

https://www.bbc.com/sport/formula1/articles/cx2695dkjzdo

Como é óbvio os carros de corrida modernos têm de ter outros objectivos que não apenas a performance pura e dura a qualquer custo. Houve tempos em que nem o risco de vida do piloto ou assistência eram um motivo suficiente para se fazer compromissos, hoje seria naturalmente inaceitável, os nossos valores enquanto sociedade evoluíram.

Mas não é preciso recuar tanto para ver um piloto sacar da cartola um coelho com um carro nitidamente pior, no ano passado só com alguns coelhos é que o Max aguentou há luta até ao último GP.

Isto foi apenas há um ano:
https://www.reddit.com/r/formula1/s/msYi2nKxCA

Agora o que se passa em 2026 não tem a ver com tecnologia, nem com ambiente, tem a ver com a escolha de transformar a F1 numa espécie de Mário Kart, com imensas ultrapassagens ainda que 100% artificiais, como é o efeito yoyo que gera o passa e repassa, porque o TikTok, a Netflix e a geração viciada em dopamina exigem 200 ultrapassagens por corrida. E isso foi feito à custa de tirarem qualquer importância ao piloto e à forma como conduz, porque com estes carros, quem arrisca mais nas zonas difíceis, nas zonas onde nasceram as lendas da F1, acaba muito mais penalizado do que beneficiado porque a carga da bateria é mais importante do que ganhar uma décima em cada curva. Até um circuito como Suzuka deixou de separar os grandes dos bons, e até um rookie que tendo muitas qualidades também demonstrou ao longo da corrida ainda muitas fragilidades na incapacidade de ultrapassar, nos erros cometidos etc, é capaz de fazer a pole e ganhar a corrida.

É óbvio que os pilotos estão todos a detestar isto, talvez menos o Kimi e o Russell, como é natural. E nos últimos dias até tinham conseguido enfiar uma mordaça na maioria deles e o discurso era que estes carros eram muito divertidos. Só que não... Neste fim de semana explodiram quase todos.

Last edited:
E então, criaste expectativas a mais? Foi isso? Consegues ver a F1 sem ver o teu idolo MAX? Ou és como os adeptos de futebol?
Eu consigo olha rpara este desporto e ver que se não está morto está a morrer, pelo menos fazendo as comparações que eu fiz, mas para ti está tudo bem, desde que o MAX ande lá para trás...[:D]

Claro, então dizem isto e afinal é um grande barrete!? 🤣🤣🤣🤣🤣

Fiquei desiludido... 😆

qoKTwme.jpeg

Back