Tópico dos carros Chineses

A SS já cá esteve uns anos e entretanto desapareceu praí 2 décadas, como sabes. agora voltou com outro nome, mas não deve aguentar muito por aqui. vejo poucos (e até já vi um táxi KGM Torres), mas não vai demorar muito a ir embora outra vez. mesmo não sendo chinesa.

Em Portugal nunca venderam muito, mas em outros mercados (até o Espanhol), tiveram até uma carreira a ter em conta.

Veremos como se irão portar as coisas

Ouçam o último podcast da razão automóvel sobre o salão automóvel recente e sobre os carros Chineses.

É revelador do poderio técnico deles e tb do ocaso das marcas Europeias nas vendas por lá.

Segundo disseram lá vendem-se por ano o quase mesmo número de carros que nos EUa e Europa juntos.

O carro mais vendido na china era do segmento A e custava 7 ou 8k se não me falha a memoria será/ é o 1° carro para milhares de chineses e uma grande evolução da sua bicicleta

Cá em pt os chineses que tem lojas... andam.de MB ou BMW ...

na razão automovel parece que os carros chineses são os melhores do mundo !
antigamente avaliavam performance, conforto, dinamica, caixa/motor, qualidade, etc ...

Agora as reviews parecem um "comunicado da agencia lusa"... uma descrição completa de qualidade, equipamento e enumeração de características...
Mas , claro ... as marcas europeias j(á)não pagam viagem às fabricas ! E eles tem de sobreviver

O carro mais vendido na china era do segmento A e custava 7 ou 8k se não me falha a memoria será/ é o 1° carro para milhares de chineses e uma grande evolução da sua bicicleta

antigamente avaliavam performance, conforto, dinamica, caixa/motor, qualidade, etc ...

Agora as reviews parecem um "comunicado da agencia lusa"... uma descrição completa de qualidade, equipamento e enumeração de características...
Mas , claro ... as marcas europeias j(á)não pagam viagem às fabricas ! E eles tem de sobreviver

Quem tem dinheiro (como os Chineses que vivem cá) não compra as coisas pela qualidade real/fiabilidade mas sim pela imagem e status. Claro que um Chinês prefere andar de Mercedes do que andar de carro barato Chinês.

Quem é milionário compra Bentley, Lamborghini ou Aston Martin, mas algum dia um Bentley ou um Aston Martin é mais fiável que um Toyota? Claro que não, as pessoas compram carros caros mais por imagem do que outra coisa, tal como compram roupa da Louis Vuitton, Gucci, etc., mas não significa que essa roupa seja melhor que uma marca normal. O luxo é uma coisa superflua.

Estou a falar do podcast. Reviews raramente vejo.

Do qualquer forma a quebra enorme de vendas das marcas Europeias na China são um dado objectivo.

As vendas lá eram um cashcow enorme que desapareceu trocadas por vendas de marcas domésticas. As vendas lá de marcas Europeias são mto menores.

Dai que os fabricantes Europeus debatem-se com capacidade de produção excessiva o que é péssimo para o negócio.

Pq achas que os CEO da Stellantis/VW já estão a preparar as opiniões públicas para a cedência de fábricas para construtores Chineses?

E essa e outras estratégias serão uma questão de sobrevivência. Agora o Trump com as tarifas de 25% ainda vai ajudar mais ao stress com as fábricas Europeias com menos mercados para escoar a preços competitivos.

Last edited:
Estou a falar do podcast. Reviews raramente vejo.

Do qualquer forma a quebra enorme de vendas das marcas Europeias na China são um dado objectivo.

As vendas lá eram um cashcow enorme que desapareceu trocadas por vendas de marcas domésticas. As vendas lá de marcas Europeias são mto menores.

Dai que os fabricantes Europeus debatem-se com capacidade de produção excessiva o que é péssimo para o negócio.

Pq achas que os CEO da Stellantis/VW já estão a preparar as opiniões públicas para a cedência de fábricas para construtores Chineses?

E essa e outras estratégias serão uma questão de sobrevivência. Agora o Trump com as tarifas de 25% ainda vai ajudar mais ao stress com as fábricas Europeias com menos mercados para escoar a preços competitivos.

A VW deve ter planos.... para se manter n. 2 mundial ou passar para 1°.... mas alguma coisa devem estar a fazer bem para vender quase 9M de carros
Screenshot_20260503_181224_Chrome.jpg

Claro que estão. E uma das coisas é ceder chão nas fábricas aos Chineses.

https://www.reuters.com/world/china...apacity-with-chinese-partners-ceo-2026-04-30/

Já disse isto no tópico da Stellantis, eu acho que os construtotres europeus vão acabar por usar os construtores Chineses como OEMs para todos os seus veículos elétricos.

A Stellantis, a Vw e a Mazda já fazem isto em alguns modelos mas quando perceberem que os VEs Chineses são muito melhores tecnicamente e não têm de gastar rios de dinheiro em R&D para desenvovler VEs que nunca serão tão bons como os Chineses, vão alargar isto a todos os VEs da sua gama inclusivé a gama europeia. Actualmente a Vw já tem um modelo que é um rebadge de um XPeng mas só o vende na China, isto vai ser a tendência do futuro.

Este Vw é um XPeng G9:

Volkswagen-ID-UNYX-08-in-Tianhe-Guangzhou-20250314.jpg

É uma aposta, isto é o futuro dos europeus.

Isso não é um rebadge... É um veículo diferente... rebadge era o que se fazia com o Fiesta e Mazda... é um veículo feito em parceria com a Xpeng(de quem a VW é dona de uma parte já agora) e não deve sair do continente asiático... de igual forma o outro Unix(antes de ser marca separada) é na Europa um cupra(este sim rebadge)

Last edited:
a stellantis vai ceder 20% da produção à leapmotor. saiu a notícia acho que há 2 dias. assim a leapmotor faz mais veículos e, mais importante, em solo europeu para evitar taxas (e assim faturam mais uns milhões todos os anos).

Isso não é um rebadge... É um veículo diferente... rebadge era o que se fazia com o Fiesta e Mazda... é um veículo feito em parceria com a Xpeng(de quem a VW é dona de uma parte já agora) e não deve sair do continente asiático... de igual forma o outro Unix(antes de ser marca separada) é na Europa um cupra(este sim rebadge)

Mas isto por baixo não é um XPeng G9? Não é um rebadge porque a estética não é igual ao G9 mas é um carrro que tecnicamente é um XPeng.

Mas isto por baixo não é um XPeng G9? Não é um rebadge porque a estética não é igual ao G9 mas é um carrro que tecnicamente é um XPeng.

Então por essa lógica todos os carros que partilhem plataformas são rebadge... Ou seja um ID3 é um rebadge de um Born, ou de um ID4 ou Elroq... Por baixo são todos iguais e partilham a base toda. Idem para o Model 3 e o Model Y...

Então por essa lógica todos os carros que partilhem plataformas são rebadge... Ou seja um ID3 é um rebadge de um Born, ou de um ID4 ou Elroq... Por baixo são todos iguais e partilham a base toda. Idem para o Model 3 e o Model Y...

Ok, não é um rebadge mas tecnicamente é um XPeng ou não? Basicamente a única coisa Vw neste carro é a estética... É isto que quero dizer, os europeus vão desenhar os carros e os Chineses vão desenvolvê-los tecnicamente.

Como as OEMs nas mais variadas áreas fazem.

Ok, não é um rebadge mas tecnicamente é um XPeng ou não? Basicamente a única coisa Vw neste carro é a estética... É isto que quero dizer, os europeus vão desenhar os carros e os Chineses vão desenvolvê-lo tecnicamente.

A base ate pode ser, mas novamente isto é um carro para o mercado asiático, aproveitam o parceiro para fazer um carro ao gosto deles(aquilo nem a estetica é VW).

No meu caso vou mesmo comprar carro novo elétrico até ao final de 2026 entre 25-30 mil euros e não há um único europeu na Short List. Será Chines ou Coreano.

Gosto muito do Polo mas com uma bateria de 37kw/h fica difícil.

No meu caso vou mesmo comprar carro novo elétrico até ao final de 2026 entre 25-30 mil euros e não há um único europeu na Short List. Será Chines ou Coreano.

Gosto muito do Polo mas com uma bateria de 37kw/h fica difícil.

entre 25 e 30k só vejo o leapmotor ...
ou então algum modelo com pouco equipamento ou bateria pequena !

Back