Tópico dos carros eléctricos

E sabes se ainda é assim? Ainda há VW sem bomba de calor?
Em Portugal a bomba de calor é um extra... porque lá está tirando situações pontuais(serra da estrela e afins) não temos clima que justifique isso. Por isso é que não há muitas oficinas que mexam nisso em Portugal.

Bem os Nio e Firefly estão muito fixes, acho que são a surpresa do salão dado que havia imensa gente de volta deles.

o firefly? aquele pequenito? isso não é para mim! :sh)

os Nio, não gosto de carrinhas, mas tem mais modelos. no mobile já vi 3 ou 4 e parecem fixes, mas fui lá agora outra vez e à venda só há 37 de todos os modelos. já vi um aqui pertinho a chegar, de matrícula portuguesa, penso eu, de cor preta.

o mais barato é um nio ET5 igual ao que eu vi que vai fazer agora 3 anos, tem bateria de 75kw e 91 mil, mas tem contrato de bateria, por 19900€. tem é 489cv!!!

se não fosse a questão da bateria - não sei como vai ser em portugal - teria tudo para ser um best seller.

o firefly? aquele pequenito? isso não é para mim! :sh)

os Nio, não gosto de carrinhas, mas tem mais modelos. no mobile já vi 3 ou 4 e parecem fixes, mas fui lá agora outra vez e à venda só há 37 de todos os modelos. já vi um aqui pertinho a chegar, de matrícula portuguesa, penso eu, de cor preta.
Sim, o firefly é o pequeno... 30 mil pela versão mais equipada e olha que achei imensa piada ao dito... Tem um bom espaço no geral, uma mala e uma frunk jeitosas para o tamanho e os bancos são super confortáveis.
Os Nio só lá estava a ET5(carrinha) e um SUV(E7 acho), a carrinha é brutal

Sim firefly tem uma linha original é diferente. É um carro que se demarca dos restantes.nNão entrei nem avaliei o espaço e irrita-me os preços serem apresentados sem IVA. Da ideia que não querem vender a clientes particulares.

O Nio tem aspeto de ter alguma qualidade, sem dúvida.

A ideia com que fiquei é que os SUV ou crossover chineses do segmento c e d são no geral todos muito idênticos. Um ecrã central com o mesmo tipo de aspeto, um pequeno ecrã frente ao volante com um aspeto igual ou muito semelhante. Mesmo género de tons, de acabamentos, tudo muito idêntico.

Estive a ver o Aion UT, sentei-me à frente e atrás vi o equipamento e para os 26500 que custa pareceu-me que oferece muito. Bancos confortáveis e bem terminados e com regulação elétrica, muito espaço no banco de trás, quem dera a muitos segmentos d. Os tapetes são de borracha, não são luxuosos. Claro que ficam muitas dúvidas como será a assistência, reparações se for necessário e ainda teria de fazer um test drive para ver como é na verdade. Considerando que muitos dos carros são apresentados nas versões mais caras a diferença no preço é mesmo gigante.

Gostei de ver os Geely com preços à volta dos 40k, A Mazda tinha muita gente à volta do CX-6e, muito bonito o carro. Tinham uma promoção no Mazda 6e que mais uma vez achei muito bem desenhado mas muito grande. Podia pensar em vender o CX-30 e Mini Cooper SE e comprar o 6e mas era enorme para levar todos os dias para o centro da cidade. 😀

Last edited:
a vantagem dos chineses reside mesmo - nesta primeira fase - na tecnologia e ecrãs grandes a bordo (QUE FAZEM VENDER).

Eu diria nos ecrans grandes e nos extras, pois em termos tecnológicos não se desmarca dos europeus/americanos, não conseguem a mesma eficiência, motores sem grandes rasgos de evolução, baterias o mesmo, no capitulo de tecnologia aponto apenas a forma como abordam os carregamentos que fica a duvida da longevidade das celulas nesse registo de cargas muito rápidas, não sei se este risco se pode chamar tecnologia...

Não sei se é só esse motivo.

Há muito ódio às marcas europeias sobre o pretexto que são chulos, têm enormes margens de lucro etc etc, então preferem elogiar tudo o que vem de fora.

Não é nada de novo na nossa mentalidade.

Então a quantidade de influencers que há de marcas chinesas é demais, dá ideia que são pagos para isso.

Uma vez a ouvir um podcast de um investidor, perguntaram-lhe quais as linhas vermelhas e ele disse que era a China, não investia lá (risco de ficar sem o dinheiro), então porque é que compramos carros chineses? Não é a mesma coisa? Claro que ninguém nos tira o carro, mas é mais difícil arranjar peças, manutenções devem ser mais caras, etc etc

Há muito ódio às marcas europeias sobre o pretexto que são chulos, têm enormes margens de lucro etc etc, então preferem elogiar tudo o que vem de fora.

Então a quantidade de influencers que há de marcas chinesas é demais, dá ideia que são pagos para isso.

Uma vez a ouvir um podcast de um investidor, perguntaram-lhe quais as linhas vermelhas e ele disse que era a China, não investia lá (risco de ficar sem o dinheiro), então porque é que compramos carros chineses? Não é a mesma coisa? Claro que ninguém nos tira o carro, mas é mais difícil arranjar peças, manutenções devem ser mais caras, etc etc

Sim, as marcas chinesas apostam fortemente em influencers. Tal como as marcas europeias apostam fortemente nos velhos sites de notícias automóveis.
Falando da Xpeng, contudo a estratégia é interessante. Não apostam somente nos tradicionais influencers do Youtube. Procuram proprietários dos seus veículos que publicam vídeos sobre como é viver com os seus carros e recolhem feedback além de os convidar para eventos da marca ao lado de influencers e media tradicionais.
Procuram feedback de quem tem os carros da marca sobre prioridades de desenvolvimento e adaptação dos seus carros ao gosto europeu.

Dão alguns rebuçados mas fazem um esforço para estabelecer uma relação simbiótica com os proprietários para evoluírem.
Mas sim as marcas chinesas estando a entrar em novos mercados procuram influencers para vender os seus produtos.

Quanto ás marcas europeias, não diria que há ódio. Há expectativas defraudadas, frustração e desapontamento pois tens muitas marcas europeias a fazer lobbying na UE para afrouxar as regras de emissões de CO2 (isto num momento em que é mais do que evidente para qualquer pessoa com meio neurónio que a dependência de combustíveis fósseis é contra-producente para a UE) apenas para comprar um bocado mais de tempo contra as marcas chinesas. Se as marcas europeias querem apoio, e não querem ter ressentimento então têm que adoptar uma postura diferente. Em muitas marcas existe uma "velha guarda" nos conselhos de administração que ainda está em negação de que o mundo mudou e não vão ser políticas reaccionárias contra o progresso que os vão salvar. E atenção que esta "velha guarda" muitas vezes é velha de ideias mas nova na idade.

tambem acho que é isso mesmo !
e para além do mais os europeus querem trabalhar 35H e ganhar o dobro ! E BEM, claro !
quem não quer ?

às vezes gostava de ver um negociação sindical na Auto Europa, ou num fabricante chinês !!!!

tambem acho que é isso mesmo !
e para além do mais os europeus querem trabalhar 35H e ganhar o dobro ! E BEM, claro !
quem não quer ?

às vezes gostava de ver um negociação sindical na Auto Europa, ou num fabricante chinês !!!!

Um fabricante chinês na Europa? Aposto que vai pagar bem mais do que paga na China.
Ou achas que os trabalhadores da Magna Steyr na Austria vão aceitar receber menos só porque estão a fabricar para uma empresa chinesa?
Porque é que havemos de abdicar dos direitos conquistados durante séculos de lutas laborais?

Sim, as marcas chinesas apostam fortemente em influencers. Tal como as marcas europeias apostam fortemente nos velhos sites de notícias automóveis.
Falando da Xpeng, contudo a estratégia é interessante. Não apostam somente nos tradicionais influencers do Youtube. Procuram proprietários dos seus veículos que publicam vídeos sobre como é viver com os seus carros e recolhem feedback além de os convidar para eventos da marca ao lado de influencers e media tradicionais.
Procuram feedback de quem tem os carros da marca sobre prioridades de desenvolvimento e adaptação dos seus carros ao gosto europeu.

Dão alguns rebuçados mas fazem um esforço para estabelecer uma relação simbiótica com os proprietários para evoluírem.
Mas sim as marcas chinesas estando a entrar em novos mercados procuram influencers para vender os seus produtos.

Quanto ás marcas europeias, não diria que há ódio. Há expectativas defraudadas, frustração e desapontamento pois tens muitas marcas europeias a fazer lobbying na UE para afrouxar as regras de emissões de CO2 (isto num momento em que é mais do que evidente para qualquer pessoa com meio neurónio que a dependência de combustíveis fósseis é contra-producente para a UE) apenas para comprar um bocado mais de tempo contra as marcas chinesas. Se as marcas europeias querem apoio, e não querem ter ressentimento então têm que adoptar uma postura diferente. Em muitas marcas existe uma "velha guarda" nos conselhos de administração que ainda está em negação de que o mundo mudou e não vão ser políticas reaccionárias contra o progresso que os vão salvar. E atenção que esta "velha guarda" muitas vezes é velha de ideias mas nova na idade.

Se as baterias são 40% mais baratas na China que na Europa por várias razões, como é que consegues competir no curto prazo?

90% da produção de baterias está na Ásia.

A bateria é 20, 30% do custo de um carro?

Neste nível de valores, baterias 40% mais baratas são vantagem muito significativa num sector muito competitivo.

Tivemos um Ministro a exagerar a dizer que o carro a gasóleo não ia valer nada numa previsão a 5 anos, quando não aconteceu nada do que disse.

Quando anunciaram a proibição do carro a combustão em 2035, não tinhas, acho eu, metade dos modelos que agora estão à venda e ainda falta oferta comparativamente e com acessibilidade parecida.

Aliás, essa conversa do último parágrafo, volta e meia volta regressa e já a leio há mais de 5 anos.

Transformações a uma escala grande, não se fazem num estalar de dedos e nem mesmo no país dos carros baratos elétricos tens uma maioria de quota de mercado dos carros elétricos.

Também é preciso dar tempo ao tempo, em vez de anunciar proibições a 10 anos é preciso apontar o caminho e dar apoio, sem ideologias, mas com estratégia e racionalidade.

Last edited:
Se as baterias são 40% mais baratas na China que na Europa por várias razões, como é que consegues competir no curto prazo?

90% da produção de baterias está na Ásia.

A bateria é 20, 30% do custo de um carro?

Neste nível de valores, baterias 40% mais baratas são vantagem muito significativa num sector muito competitivo.

Simples, compras as baterias aos chineses. Não são um mono-bloco. São diferentes empresas e se encomendas á CATL ou CALB em volume suficiente de certeza que consegues melhores preços. Pergunta á Mercedes ou VW entre outros a quem estão a adquirir baterias. A fábrica da CALB em Sines supostamente vai servir para fornecer a VW.

Tivemos um Ministro a exagerar a dizer que o carro a gasóleo não ia valer nada numa previsão a 5 anos, quando não aconteceu nada do que disse.

Infelizmente já se foi, pelo que não irei implicar muito mais vezes com a sua memória.

Vai ver a evolução de vendas de carros novos a diesel em Portugal e na Europa nos últimos 3 anos. Eu espero aqui.

[/quote]Quando anunciaram a proibição do carro a combustão em 2035, não tinhas, acho eu, metade dos modelos que agora estão à venda e ainda falta oferta comparativamente e com acessibilidade parecida.

Aliás, essa conversa do último parágrafo, volta e meia volta regressa e já a leio há mais de 5 anos.

Transformações a uma escala grande, não se fazem num estalar de dedos e nem mesmo no país dos carros baratos elétricos tens uma maioria de quota de mercado dos carros elétricos.

Também é preciso dar tempo ao tempo, em vez de anunciar proibições a 10 anos é preciso apontar o caminho e dar apoio, sem ideologias, mas com estratégia e racionalidade.
[/QUOTE]

No país dos carros eléctricos baratos este ano vais ver a percentagem de EVs a ultrapassar os 50%. O ano passado estiveram perto. Se fores a ver quem atrasa mais isso são os construtores estrangeiros. Vais ver a percentagem de EVs nas vendas dos seus construtores domésticos e já passaram os 50%.
O "dar tempo ao tempo" é conversa da treta que a indústria automóvel europeia usa para atrasar mudanças significativas. Agora têm que competir com os chineses, e estes estão a investir em produção na Europa.
Por muita preferência que tenha por marcas europeias, precisam de levar um chuto no rabo para competir a sério em vez de arrastar os pés e limitar os modelos abaixo de 25,000€ a ofertas vergonhosas.

Incrível como tu tomas tudo o que ouves em podcasts como verdades absolutas. Qualquer grande empresa hoje em dia tem presença na China mas porque ouviste num podcast qualquer que a China não sei quê, nem perdes dois segundos a tentar perceber se isso que ouviste faz algum sentido ou não.

Depois não admira que tanta gente acredite em tantas teorias da conspiração tão absurdas.

Quando tu falas de "ódio às marcas europeias", não é uma questão de ódio, é uma constatação, nenhuma marca europeia consegue apresentar um VE decente do segmento B por menos de 30 mil Euros tu achas isto normal?

E a desculpa dos Chineses terem custos muito menores nem sequer faz sentido porque a Tesla é uma empresa dos EUA e tem uma fábrica no país mais caro do Mundo para produzir automóveis, a Alemanha, e consegue ter preços decentes e justos nos seus automóveis.

As marcas não vendem os seus carros a preços decentes porque não querem ou porque são incompetentes.

Além dos VE da China, na Índia vendem-se VE de excelente qualidade e segurança (5 estrelas no Global NCAP) com baterias de 40 kWh LFP por 12 mil Euros e a Índia não é uma ditadura nem utiliza a escravatura nas suas fábricas.

Tata Punch 40 kWh LFP - 12 mil Euros (começa em 9 mil com bateria de 30 kWh)

tatapunchevfaceliftexteriorfrontview.webp

tatapunchevfaceliftexteriorrightrearthreequarter.webp

Outra coisa, quando se fala em China fala-se apenas no preço mas os Chineses em termos de tecnologia já não são apenas mais baratos que os europeus, são também melhores. Melhores e mais baratos, boa sorte Europa porque vais precisar.

Tudo isto são factos mas que muitos não gostam de ouvir.

Last edited:
Como ninguém se lembrou aos anos de não ir lá comprar baterias mais baratas.[:p]

Por alguma razão continua a haver essa diferença em estudos anuais, eu não sei qual é, já que não trabalho no meio, mas sigo há 4 anos pelo menos a evolução do preço das baterias.

O resto da conversa, eu não vou perder muito tempo a rebater ao pormenor, até porque em relação aos diesel, não perderam valor quase total á troca.

Estas conversas de X vs Y, já leio essa conversa dos electricos há muitos anos, desde o lançamento do model 3 em 2016/2017, já lá vão 10 anos.

Só dou à achega que estamos num ano fora do habitual.

Não acho piada é a fundamentalismos e tenho elétrico.

E não acredito que demore menos de 15 anos a ocorrer algumas transformações em larga escala que uma Climáximo quer.

Mas ainda bem que existem sonhadores que acham que se altera metade da frota automóvel em 5 anos.

Edit: E não levar a nível individual, eu percebo a ideia, mas é mais um rebate à ideia não ao escritor da ideia.

Last edited:
Agora que o meu percurso diário me permite, estou a pensar fazer finalmente o switch para full electric, e ando à procura no mercado de usados.

O TM3 seria a escolha aparentemente certa, mas não vou mesmo com a estética.
Posto isto, e sabendo que não será tão eficiente, agrada-me bastante o Polestar 2, que anda com bons preços no mercado de usados.

O que têm a dizer das unidades de 2021, versão standard range?
Tenho lido sobre bugs de software/infotainment, mas relativamente às baterias e unidade propulsora aparentemente não há registos de grandes problemas.

Opiniões?

...
O resto da conversa, eu não vou perder muito tempo a rebater ao pormenor, até porque em relação aos diesel, como disse o autor da frase já morreu e os diesel não perderam valor quase total á troca.
...

Como assim morreu? O ex-ministro Matos Fernandes do PS?
De certeza? Não vi nada sobre isso.

Back