Tópico dos carros eléctricos

é normal essa preocupação, com a maioria a andar de elétrico, com clima frio grande parte do ano e com a redução da capacidade das baterias. estranho seria se não fosse tema de discussão para eles! [:D]

Realmente os preços em PT estão absurdos, alguns importadores estão a esticar-se à grande. Por exemplo estava a ver um video onde mostram o Geely E5. Em Espanha custa 28 mil euros. Lembro-me de ver na feira e acho que era 38 mil o mais barato. Não me parece que valha a pena porque estes carros chineses vão ter uma desvalorização brutal. Já têm por natureza e com estes preços em novo inflacionados ainda vai ser pior. BYD também estão super inflacionados. Salvador Caetano, grupo auto industrial, estão claramente a exagerar nas margens, vamos ver o que vai acontecer a BYD ainda tenho visto a circular mas na Changan o Stand está as moscas…

Entretanto estive a ver melhor o Leapmotor B10. Na versão mais equipada e o valor anda nos 32 mil fora 600 euros para a pintura de outras cores que nao o azul. O que não gostei? Da posição de condução, é muito ao estilo monovolume. O volante é regulável em altura e profundidade mas essa regulação tem muito pouca amplitude. O volante fica sempre demasiado para cima. Para quem goste de uma posição mais desportiva com o volante mais vertical vai ser um turn off. De resto ate pareceu mais ou menos bem construído e uma razoável relação qualidade - preço. Não tinham carro para teste só após dia 15.

Em termos de condução, espaço conforto o que agradou mais foi o Deepal S05. Mas lá está, comparando com Espanha a diferença é absurda. Estive a ver e na Alemanha um S07 de fevereiro de 2026 e 3 mil km fica a 34 mil euros. E é capaz de ser um carro que dê para fazer a viagem para Lx a rolar… Se calhar a compra do meu familiar vai ficar em stand by até saírem estes novos modelos e estes atuais começarem a aparecer a bom preço.

Já há bastantes usados importados a bom preço. E há stands especializados nisso em que eles para o cliente particular é como comprar um usado sem mais.

No ano passado estava a pensar importar mas encontrei o carro com a configuração q queria num desses stands e foi um mimo.

entre esse e um BYD 3, preferia sempre um sealion 7 com mais 1 ano, 1 ano e meio em cima e poucos mais kms, 10 ou 15 mil a mais. só não gosto das jantes com que eles são propostos lá na alemanha.

com 3 anos e pico de uso era capaz de comprar um!

São as mesmas jantes com que é vendido em PT, esse da foto é igual ao meu. Acho que as jantes só são diferentes nos mercados asiáticos e da australásia. A versão de 82.5KW tem jantes de 19" e a de 91.3KW tem jantes de 20", mas são iguais por toda a gama.

Last edited:
Sobre isto:

IMG_9720.jpg

Basicamente a partir do momento que apliquei o código tenho 6 meses até esse saldo expirar, certo?

Tenho de converter em € primeiro para o saldo ser descontado certo? Posso converter já em € mesmo para usar daqui a uns dias ou até semanas?

Pena só dar na rede Atlante, mas não é grave. Tenho três Pingo Doces que costumo passar com frequência (ok um deles só de férias no algarve) que são rede Atlante com 50kW.

Estive agora mesmo de volta disso, e só o LACHAINEEV5 funcionou, os outros dois deram inválidos. Mais alguém?

Comigo só mesmo o WEAREBACK10 funcionou.

E testei isto no sábado à tarde.

Estive a ver agora, os usados estão com preços abusados (carros de 2024 inclusivamente) :sh)

No geral e até há bem pouco tempo atrás não havia a mínima dúvida que os EVs desvalorizavam imenso.

Mas noto que isso está a mudar nalguns modelos mais apetecíveis, como é o caso do teu HL.

Com o aumento do preço dos combustíveis e com o facto de cada vez mais gente estar melhor informada (e portanto cada vez mais gente convencida que os tema das baterias não é necessariamente o drama que tantos achavam*) já nem todos os EVs estão a desvalorizar assim tanto.

Há até modelos com muita procura e a serem vendidos rapidamente no mercado de usados.

Este Model 3 HL é exemplo disso. Por ser um modelo muito procurado e tb pelo facto do modelo RWD/base na sua versão Premium ter sido descontinuado (novo já só há o Standard) os usados estão a valores elevados, mesmo carros com 2 anos, alguns quase 3 anos (os primeiros HL).

Para ti até é bom, mas para quem está no mercado de usados e valorize os perks da tua versão Premium é tramado. E depois o Standard novo tem a campanha 0% de juros que é super apetecível. Até sou dos que valoriza os mimos do Premium, mas não acho que o Standard seja o fim do mundo e o que cortaram é aceitável face ao negócio, nomeadamente para quem usufruir da campanha 0% de juros.

É que depois comprando usado e se for preciso financiamento um Premium usado pode ficar mais caro que um Standard novinho em folha igualmente financiado.

*é uma preocupação séria claro, mas por exemplo para carros novos ou usados recentes se há garantias de 8 anos e 160 ou 192mil km (por exemplo) acho que não é caso para um drama tão grande, e mesmo sem garantia não é necessariamente o fim do mundo, mas isso é um tema que dá muita conversa...

Então cá na maravilhosa e perfeita Lusitânia as suspensões não se estragam? :confused:

Sabemos que a neve acelera (face a climas quentes) o envelhecimento de alguns componentes inferiores.

No entanto não é menos verdade que, falando de suspensões, em termos de por exemplo amortecedores parece-me que um carro vindo da DE, NL etc. estará, em média, até melhor que um carro nacional. As nossas estradas vs as destes dois países é como comparar água com vinho.

E se forem carros com suspensões deportivas e/ou jantes grandes pior ainda para os carros nacionais.

Depois no caso concreto dos EVs o calor é o maior inimigo das baterias pelo que um carro nacional do sul de PT ou sul de ES (por exemplo) pode até ter, em média, uma maior degradação de um carro dos NL ou da DE.

Aliás se somarmos super fast charging com os típicos verões portugueses temos uma receita para temperaturas super agressivas para as baterias e degradação acelerada.

OT: Sim para um ICE o calor extremo também não é o melhor cenário e tenho até ideia que os nossos verões aceleraram o desgaste (ou levam à quebra, fugas etc.) de n peças de plástico, borracha etc. perto de zonas dos motores que atingem temperaturas super elevadas.

• Like
Reactions: DMA
São as mesmas jantes com que é vendido em PT, esse da foto é igual ao meu. Acho que as jantes só são diferentes nos mercados asiáticos e da australásia. A versão de 82.5KW tem jantes de 19" e a de 91.3KW tem jantes de 20", mas são iguais por toda a gama.

é pena, pois são feias. não estive a explorar a sério, mas só vi dois conjuntos diferentes no mobile.

Realmente os preços em PT estão absurdos, alguns importadores estão a esticar-se à grande. Por exemplo estava a ver um video onde mostram o Geely E5. Em Espanha custa 28 mil euros. Lembro-me de ver na feira e acho que era 38 mil o mais barato. Não me parece que valha a pena porque estes carros chineses vão ter uma desvalorização brutal. Já têm por natureza e com estes preços em novo inflacionados ainda vai ser pior. BYD também estão super inflacionados. Salvador Caetano, grupo auto industrial, estão claramente a exagerar nas margens, vamos ver o que vai acontecer a BYD ainda tenho visto a circular mas na Changan o Stand está as moscas…

Entretanto estive a ver melhor o Leapmotor B10. Na versão mais equipada e o valor anda nos 32 mil fora 600 euros para a pintura de outras cores que nao o azul. O que não gostei? Da posição de condução, é muito ao estilo monovolume. O volante é regulável em altura e profundidade mas essa regulação tem muito pouca amplitude. O volante fica sempre demasiado para cima. Para quem goste de uma posição mais desportiva com o volante mais vertical vai ser um turn off. De resto ate pareceu mais ou menos bem construído e uma razoável relação qualidade - preço. Não tinham carro para teste só após dia 15.

Em termos de condução, espaço conforto o que agradou mais foi o Deepal S05. Mas lá está, comparando com Espanha a diferença é absurda. Estive a ver e na Alemanha um S07 de fevereiro de 2026 e 3 mil km fica a 34 mil euros. E é capaz de ser um carro que dê para fazer a viagem para Lx a rolar… Se calhar a compra do meu familiar vai ficar em stand by até saírem estes novos modelos e estes atuais começarem a aparecer a bom preço.

preços com letrinhas pequenas e apoios ....

image.png - Click image for larger version  Name:	image.png Size:	589.7 KB ID:	14714755
image.png

Last edited:
Sobre isto:

filedata/fetch?filedataid=192990

Basicamente a partir do momento que apliquei o código tenho 6 meses até esse saldo expirar, certo?

Tenho de converter em € primeiro para o saldo ser descontado certo? Posso converter já em € mesmo para usar daqui a uns dias ou até semanas?

Pena só dar na rede Atlante, mas não é grave. Tenho três Pingo Doces que costumo passar com frequência (ok um deles só de férias no algarve) que são rede Atlante com 50kW.

Comigo só mesmo o WEAREBACK10 funcionou.

E testei isto no sábado à tarde.

Também tenho essa duvida, o que me parece é que depois de trocares os GEMS por dinheiro fica em carteira sem qualquer prazo.

Aqui em Viseu temos um HUB da Atlante, 1X160KW, 3X60KW, 8X22KW, existe também em Leiria, Coimbra, Matosinhos,...

2026 tem sido um ano excelente para a Tesla depois de ter sido perseguida e prejudicada injustamente o ano passado pelos lunáticos de esquerda por razões políticas.

Na Coreia do Sul pela primeira vez na História o carro mais vendido é um carro fabricado fora do país, o Tesla Model Y.

https://bestsellingcarsblog.com/202...y-first-foreign-model-to-top-charts-outright/

Na China apesar do mercado estar em queda produnda, a Tesla é uma das únicas marcas que cresce e cresce bem.

https://bestsellingcarsblog.com/202...-tesla-defy-market-down-22-1-exports-up-75-1/

2026 vai ser o ano mau para os haters.[:D]

preços com letrinhas pequenas e apoios ....

Sim eu vi as letras pequeninas e vi em sites e videos no youtube quais os preços a que pode ficar.

O Geeli ainda não está à venda cá mas vamos ver o caso do Changan.

Configurador nacional com pintura metalizada o Pro fica em €37725 mais despesas. Valor da proposta final com despesas etc €38465

Em Espanha podes ver aqui:

https://www.changaneurope.com/es/promociones/changan-deepal-s05

A ajuda do estado espanhol serão €3375 segundo essa imagem acima.

Soma esse valor ao valor indicado no link do Changan com promoção e vê a diferença.

Obviamente o meu familiar ja tirou o sentido desse carro embora até tivesse gostado bastante de o conduzir.

Primeira viagem ida e volta ao Algarve (500 Kms para cada lado) com o stress de ser a primeira viagem mais longa, mas correu tudo sem stress.

As estações de serviço da A2 (pelo menos Alcácer e Grândola) estão bem apetrechadas; talvez seja um problema em picos de procura, mas nesta altura foi pacífico.

Já há bastantes usados importados a bom preço. E há stands especializados nisso em que eles para o cliente particular é como comprar um usado sem mais.

No ano passado estava a pensar importar mas encontrei o carro com a configuração q queria num desses stands e foi um mimo.

Se não for inconveniente, podes partilhar quais são - na tua opinião - alguns dos stands em que tens confiança de trabalharem correctamente?

Sim eu vi as letras pequeninas e vi em sites e videos no youtube quais os preços a que pode ficar.

O Geeli ainda não está à venda cá mas vamos ver o caso do Changan.

Configurador nacional com pintura metalizada o Pro fica em €37725 mais despesas. Valor da proposta final com despesas etc €38465

Em Espanha podes ver aqui:

https://www.changaneurope.com/es/promociones/changan-deepal-s05

A ajuda do estado espanhol serão €3375 segundo essa imagem acima.

Soma esse valor ao valor indicado no link do Changan com promoção e vê a diferença.

Obviamente o meu familiar ja tirou o sentido desse carro embora até tivesse gostado bastante de o conduzir.

"Precio al contado 28.140 " é este que conta. 10 mil euros de diferença é uma brutalidade. ​

"Precio al contado 28.140 " é este que conta. 10 mil euros de diferença é uma brutalidade. ​

eu vi:

*Promoción para Deepal S05 PHEV. Precio al contado 28.140 €. Precio Financiando 24.890 €.

*Promoción para Changan Deepal S05 Pro. Precio al contado 31.365 €. Precio Financiando 24.490 €.

*Promoción para Changan Deepal S05 RWD Max. Precio al contado 37.155 €. Precio Financiando 29.780 €.​​

eu vi:

*Promoción para Deepal S05 PHEV. Precio al contado 28.140 €. Precio Financiando 24.890 €.

*Promoción para Changan Deepal S05 Pro. Precio al contado 31.365 €. Precio Financiando 24.490 €.

*Promoción para Changan Deepal S05 RWD Max. Precio al contado 37.155 €. Precio Financiando 29.780 €.​​

7000 euros de desconto com um financiamento... imagino as taxas de juro 🤨

Precio al contado é pagamento a pronto. É esse que realmente interessa. o preço financiado é sempre um engodo. Acabas a pagar mais.

Precio al contado é pagamento a pronto. É esse que realmente interessa. o preço financiado é sempre um engodo. Acabas a pagar mais.

claro que se paga mais, mas nem sempre é "muito mau"
por vezes existem algums excepçoes

este custa 29.900€ a pronto
fica por 265€x72 = 19.080€ + 11.983€ = 31.063€ + 600€ despesas contrato = 31.663€

https://omodajaecoo.pt/financiamento-omoda-5-shs/

image.png​​

Attachments

• image.png
    image.png
    845.5 KB · Views: 0
Eu, estupidamente digitei incorretamente o nome da denominacao[8b] e nao me deixa alterar, vamos ver se passa como uma mera formalidade:sh)

Last edited:
Back