Tópico das Casas

Conheço quem tenha 2 apartamentos ali em torno da praça do chile em LX, ou av alm reis / av roma portanto são 2 apartamentos muuuuito valiosos, a precisar de obras, vazios há vários anos mas sem estarem decadentes, e não é que insistem em não os vender?

Faziam uma pequena fortuna....esta malta é doida, havia de ser eu [:p]

Neste momento imobiliário parado = torrar dinheiro.....se e quando a bolha rebentar aí boa sorte pa vender.

Isso só em.impostoa de mais valias .... ia o lucro todo !

As pessoas tambem não vendem pois não querem entregar uns 50% do lucro ao estado !

E/ou não querem comprar 1 casa nova de 2M ou 3M com a venda desses 2

Isso só em.impostoa de mais valias .... ia o lucro todo !

As pessoas tambem não vendem pois não querem entregar uns 50% do lucro ao estado !

E/ou não querem comprar 1 casa nova de 2M ou 3M com a venda desses 2

Mas olha que isso das mais valias tem muito o que se diga....
"Basta" a pessoa pedir um crédito habitação e já não paga mais nada.....
Uma complete joke....

Mas olha que isso das mais valias tem muito o que se diga....
"Basta" a pessoa pedir um crédito habitação e já não paga mais nada.....
Uma complete joke....

Acho que só pode ser para habitacao primária

E se vender os 2 apartamentos... se calhar recebe uns 2M ou mais... pelo que teria de investir isso ou mais num credito habitação

Acho que só pode ser para habitacao primária

E se vender os 2 apartamentos... se calhar recebe uns 2M ou mais... pelo que teria de investir isso ou mais num credito habitação

Os apartamentos são da pessoa há décadas, não sei quanto teria de pagar de mais valias, mas de qq forma entre isso e ficar ali a apodrecer , eu preferia vender.

Método diferente dos censos e com várias aspas.

Mas vai de encontro a uma dúvida que tinha. Muitos estrangeiros não têm nenhum incentivo a fazer censos.

https://eco.sapo.pt/2026/06/22/popu...milhoes-estrangeiros-representam-14-do-total/

E vem para o tópico das casas, porque a população aumenta, agregados familiares aumentam, mas sempre apareceram notícias de como o stock de casas aumentaram muito mais para o número de pessoas e que "grandes fundos imobiliários", pronto aqui já sou eu a exagerar, açambarcam casas, que o problema é das devolutas, que existe muita gente com as casas fechadas, como se esses casos tivessem aumentado exponencialmente.

https://www.bportugal.pt/publicacao/boletim-economico-dezembro-2025

Mas já em Dezembro 2025, tema II.

• Like
Reactions: DMA
Não fossem estas politicas esquerdalhas de 50 anos que protegem os caloteiros, casas como estas podiam estar no mercado de arrendamento a valorizar, em vrz de estarem vazias.

Quando vendi a minha, ainda comentei com o consultor " então e seu eu metesse isto no mercado de arrendamento "

Ele muito honestamente só me disse " esqueça lá isso, se você soubesse o estado de algumas casas que já vi serem alugadas.....e depois os inquilinos escapam-se como se nada fosse "

• Like
Quando vendi a minha, ainda comentei com o consultor " então e seu eu metesse isto no mercado de arrendamento "

Ele muito honestamente só me disse " esqueça lá isso, se você soubesse o estado de algumas casas que já vi serem alugadas.....e depois os inquilinos escapam-se como se nada fosse "

Além disso estavas a contratar o homem para vender, ganhando uma comissão mais choruda que o arrendamento

É preciso cuidado com os inquilinos, mas é uma boa forma de rentabilizar os imóveis e de assegurar uma reforma.

Quando comprei a minha 1ª casa, o objectivo era colocar posteriormente no mercado de arrendamento. Mas a pior praga de todas (vizinhos), impossibilitaram que tivesse paz de espirito para manter a casa.

• Like
não digo que não tenhas razão, mas o desespero da malta a comprar casa é tanta que...não é raro em T2 dos anos 90 oferecerem mais 10 ou 20K só pa conseguir fechar negócio de imediato, a mim quase fizeram fila e só não foi mais porque o valor já era algo puxadote para o mercado, e mesmo assim ainda foi " jackpot ".
Isto pa dizer que a fila ainda é longa e resta saber quando vai encurtar.

Quem comprou acho que ia com taxa de esforço máx autorizada de 50% ou o que era, fiquei parvo, pensei que era 33% máx :sh)

Basta ver aliás que hoje numa qualquer periferia quse n há placas " vende-se " .

Há uns 5 anos era uma diferença brutal.

E a malta já se vai " formatando ". O que era 90K hoje está a 220 e para muitos assim se avança, e como referes e bem, isto num abanão económico eu não sei não....

quanto era a prestação? 1500?

eu tmb consigo isso, até bem mais, se considerarem o IRS jovem e a devolução de IRS, é completamente louco, isto não estava assim, o mercado até estava a descer, mas depois de entrarem com a isenção de IMT e os 100% "rebentaram" com tudo e o FOMO tornou conta do resto...

neste momento não compro, se tiver de emigrar que seja

btw a minha segurança laboral apesar de ter contrato efectivo é imo 0

mas não acho que vá descer, a não ser que haja um abanão grande e mesmo aí vou vir com moratórias ou algo do género

Além disso estavas a contratar o homem para vender, ganhando uma comissão mais choruda que o arrendamento

É preciso cuidado com os inquilinos, mas é uma boa forma de rentabilizar os imóveis e de assegurar uma reforma.

Quando comprei a minha 1ª casa, o objectivo era colocar posteriormente no mercado de arrendamento. Mas a pior praga de todas (vizinhos), impossibilitaram que tivesse paz de espirito para manter a casa.

Sim acredito que a fatia da venda fosse melhor.

MAs seriam precisos tantos anos até uma renda fazer o valor da casa....nem pensar.

Reforma, sei lá se chego lá vivo, já me custa o ordenado trucidado pela ( entre outras ) SS, espero que dê pa alguma coisa [:)]

Depois o predio estava a precisar de obras, nem sempre os proprietários estavam alinhados no dinheiro a gastar, responsabilidade no condominio, ouvir vizinhos por causa dos inquilinos, tá bem abelha.

quanto era a prestação? 1500?

eu tmb consigo isso, até bem mais, se considerarem o IRS jovem e a devolução de IRS, é completamente louco, isto não estava assim, o mercado até estava a descer, mas depois de entrarem com a isenção de IMT e os 100% "rebentaram" com tudo e o FOMO tornou conta do resto...

neste momento não compro, se tiver de emigrar que seja

btw a minha segurança laboral apesar de ter contrato efectivo é imo 0

mas não acho que vá descer, a não ser que haja um abanão grande e mesmo aí vou vir com moratórias ou algo do género

A prestação de quem ia comprar a minha casa? Nem faço ideia mas apontaria pa no minimo 1000 aéreos.

E pensar que quando comprei aquele andar em 2021 via crédito, nem a 90K chegou e sem seguros a prestação nem chegava a 190 euros.....surreal.
adiantei foi os 10% iniciais, coisa que hoje nem isso é preciso em alguns casos.

A prestação de quem ia comprar a minha casa? Nem faço ideia mas apontaria pa no minimo 1000 aéreos.

E pensar que quando comprei aquele andar em 2021 via crédito, nem a 90K chegou e sem seguros a prestação nem chegava a 190 euros.....surreal.
adiantei foi os 10% iniciais, coisa que hoje nem isso é preciso em alguns casos.

tens de agradecer ao Montenegro, aqui vi vários a tirar mais de 100k de lucro em poucos meses

os 100k que eu poupei, completamente inúteis

tens de agradecer ao Montenegro, aqui vi vários a tirar mais de 100k de lucro em poucos meses

os 100k que eu poupei, completamente inúteis

Diria antes, agradece ao Costa e companhia, pela imigração descontrolada e pela ausência de construção durante todo o seu reinado.

O resultado está à vista.

Não se esqueçam de outro factor crucial: anos e anos seguidos de políticas de QE promovidas pelos Bancos Centrais mais relevantes.

Era inevitável que uma intervenção tão gigantesca tivesse consequências do estilo "efeitos secundários" ou até efeitos imprevisíveis.

Houve muito quem alertasse que havia um potencial inflacionista enorme, mas não faltou gente a gritar que "desta vez é diferente". E houve bastante soberba ao catalogar quem alertava como uns ignorantes por estarem agarrados a "modelos económicos ultrapassados".

Depois nova vaga de dinheiro a rodos durante o COVID.

"Pick your poison": fez-se uma escolha e houve coisas que correram mal. Mas é (tão) mais fácil lançar bodes expiatórios do que tentar aprender com o que foi feito ... ou admitir que se calhar abusou-se na dose. Mas o ego de muita dessa gente (principalmente académicos e comentadores da CS) é grande demais para ter essa capacidade.

Last edited:
Diria antes, agradece ao Costa e companhia, pela imigração descontrolada e pela ausência de construção durante todo o seu reinado.

Realmente o tema voltou à baila com força nos últimos dias.

2017 com ~420mil

2021 com ~750mil

2025 com ~1,6M

(mais que duplicou de 2021 para 2025)

Foi uma evolução com um ritmo muito rápido. Era impossível que não provocasse escassez em certos bens e serviços. E de notar que a mais que duplicação de 2021 para 2025 coincidiu com um contexto internacional inflacionista ... ou seja: dois factores a pressionarem o preço de certos bens e serviços simultaneamente.

Last edited:
Há dias soube de um T2 em inicio de construção aqui na zona e o preço chamou-me à atenção: 276.000€.
Pedi informação e planta. Tinham-me dito que tinham que a área eram 75 m2. Quando vejo a planta, somo as áreas e dá 63,26m2.
A casa não tem corredor! as portas dos dois quartos têm acesso directo à sala, sendo que a sala é total open space = sala+ espécie de cozinha+ espécie de lavandaria, tudo junto!
Ou seja, eu tenho uns anexos com 62m2 aqui em casa, nem sabia que tinha um T2 [:D] [:D] [:D]
Isto tudo pela módica quantia de 276.000€.

o Costa foi o 1º aumento, mas este aumento ridículo só aconteceu depois de o Montenegro se armar em génio quando o mercado já estava a acalmar

aliás... já que mencionas o Montenegro permitiu a esses mesmos gajos comprar casa a 100% LOL

o Costa foi o 1º aumento, mas este aumento ridículo só aconteceu depois de o Montenegro se armar em génio quando o mercado já estava a acalmar

aliás... já que mencionas o Montenegro permitiu a esses mesmos gajos comprar casa a 100% LOL

Nem um nem outro foram iluminados na gestão deste tema, mas de longe o maior impacto no preço da habitação, reside no facto de termos recebido 1 milhão de imigrantes desde o covid.
Isto tem um nome: António Costa.

Back