Tópico das Casas

e a TV/móvel da sala ? onde fica ?
para que serve aquele hall de 6,7m2 ?

Tem de se rodar o sofá, ficam as costas para a mesa de jantar e a TV fica na parede do fundo.

O Hall não serve de muito, mas deve ser o que deu com a zona de escada e elevadores, nem sempre dá para ter a entrada de casa perfeita.

Li um artigo na semana passada em que referia que apenas 1/3 das casas à venda em Portugal tinha um preço abaixo dos 300.000€. Se considerarmos que Portugal não é só Porto e Lisboa, acho que apenas 33,33% do mercado abaixo dos 300K, um valor absurdo.
Para mim é claro que existe uma bolha no mercado imobiliário em Portugal.
Só não sei quando irá rebentar nem de que forma.​

Já ando a ouvir isso aos anos…

Por causa dessa lengalenga da bolha, adiei a decisão de comprar casa.

Ainda assim, comprei há dois anos um T3 novo na margem sul que neste momento tem uma valorização potencial de 60%.

Infelizmente não comprei 2, porque o meu era o único que havia disponível no prédio.

Se andasse à espera do rebentamento da bolha até hoje, já tinha de comprar um T3 a 600k.

Se não tivesse adiado por causa da bolha, tinha comprado um T3 novo igual ao meu em 2019 ou 2020 por 180k.

O valor das casas honestamente é aceitar que dói menos. Depois de entrar no mercado, é tranquilo.

Aliás, 1 ano e meio depois de lá morar ando a piscar o olho a imóveis de valores que sempre considerei completamente inalcancaveis, em boa parte devido ao lucro potencial que tive alavancado na aquisição da minha casa atual.

Last edited:
Deixem lá a bolha continuar no ar sem rebentar, é à pala disso que fiz ganda negócio [:p]
E quem me comprou estava desesperado por comprar...
É que já nem é só o preço que assusta muita gente, mas sim o não ter sequer uma casa...

Ainda assim, comprei há dois anos um T3 novo na margem sul que neste momento tem uma valorização potencial de 60%.

Infelizmente não comprei 2, porque o meu era o único que havia disponível no prédio.

Se andasse à espera do rebentamento da bolha até hoje, já tinha de comprar um T3 a 600k.

Se não tivesse adiado por causa da bolha, tinha comprado um T3 novo igual ao meu em 2019 ou 2020 por 180k.

O valor das casas honestamente é aceitar que dói menos. Depois de entrar no mercado, é tranquilo.

Aliás, 1 ano e meio depois de lá morar ando a piscar o olho a imóveis de valores que sempre considerei completamente inalcancaveis, em boa parte devido ao lucro potencial que tive alavancado na aquisição da minha casa atual.

Acho que não sabes o que aconteceu ali entre 2010 e 2015.
Se investiste há dois anos atrás, há apesar de tudo uma diferença considerável de preços. Eu estou a referir-mr a hoje, a este tempo.
Até podes comprar hoje um imovel e vender mais caro daqui a um ano por exemplo e correr bem.
Agora o que digo é que existe um desfazamento brutal entre o valor dos imóveis, mesmo com uma boa margem para quem vende/constrói e o valor a que estão a ser comercializados. Isto para mim é claro e por isso digo que existe uma bolha no mercado imobiliário. O que acontece é que de tempos a tempos o mercado faz correcções. E mantenho a opinião de que há de corrigir. Não sei como será a correcção, mas vai acontecer.
A malta até aos 35, sem tusto no bolso anda a correr a comprar casa com valores de financiamentos que os vão deixar quase esganados. Quando vier um pouco de vento mais forte é que quero ver.
O próprio Governo já se apercebeu disso. Acho que vão apertar com a taxa de esforço.
Isto não impede que quem puder não continue a investir. Eu arrisco ali para o final de 2028.

não foi 1 ano ou 2 mais cedo ?! a crise começou em 2008

mas sim, foi um autentico desastre, a euribor chegou aos 5.6 por cento acho eu

naquela altura o endividamento não era tão grande e expressivo, as casas eram mais baratas

mas ainda assim muitos jovens devolveram as casas aos bancos e voltaram para casa dos pais

atualmente mesmo que um jovem tenha 20 mil ou 30 mil para dar, e mesmo com as benesses fiscais, as casas não param de aumentar de preço

a não ser que tenham ajudas, quase todos estão a endividar-se à volta dos 200.000 euros por uma casa mediana, um simples T2

se chegar outra vez aos 5% ?!?!?!

Se investiste há dois anos atrás, há apesar de tudo uma diferença considerável de preços. Eu estou a referir-mr a hoje, a este tempo.
Até podes comprar hoje um imovel e vender mais caro daqui a um ano por exemplo e correr bem.
Agora o que digo é que existe um desfazamento brutal entre o valor dos imóveis, mesmo com uma boa margem para quem vende/constrói e o valor a que estão a ser comercializados. Isto para mim é claro e por isso digo que existe uma bolha no mercado imobiliário. O que acontece é que de tempos a tempos o mercado faz correcções. E mantenho a opinião de que há de corrigir. Não sei como será a correcção, mas vai acontecer.
A malta até aos 35, sem tusto no bolso anda a correr a comprar casa com valores de financiamentos que os vão deixar quase esganados. Quando vier um pouco de vento mais forte é que quero ver.
O próprio Governo já se apercebeu disso. Acho que vão apertar com a taxa de esforço.
Isto não impede que quem puder não continue a investir. Eu arrisco ali para o final de 2028.

Em 2015 ainda eu estava na faculdade, pelo que sei bem o preço das casas, mas estava fora do mercado como é lógico.

Mas mesmo entre 2018 e 2026 tiveste um aumento enorme que muito indicam como sendo “a bolha” que vai rebentar.

Enquanto a bolha rebenta e não rebenta, a malta que comprou no ano anterior ri-se da malta que comprou no ano seguinte.

Isto ano após ano.

Enquanto as casas continuarem a subir mais rápido do que as pessoas conseguem juntar o dinheiro que compensa essa subida, é agarrar.

Era este o conselho que gostava que me tivessem dado ali em 2020/2021.

De 2020/2021 para 2024, juntei uns 40k. Se as casas subiram 120k, serviu-me de muito…

naquela altura o endividamento não era tão grande e expressivo, as casas eram mais baratas

mas ainda assim muitos jovens devolveram as casas aos bancos e voltaram para casa dos pais

atualmente mesmo que um jovem tenha 20 mil ou 30 mil para dar, e mesmo com as benesses fiscais, as casas não param de aumentar de preço

a não ser que tenham ajudas, quase todos estão a endividar-se à volta dos 200.000 euros por uma casa mediana, um simples T2

Na verdade a crise começa em 2007.
A 1ª vez que ouvi falar algo foi em agosto de 2007. Estava em Amesterdão com um amigo que hoje trabalha no Banco de Fomento. Na altura disse algo do género: " há uma cena nos EUA chamada de subprime que ainda não se sabe quais poderão ser as consequências, mas fala-se em algo grave a nivel mundial".
A partir daí as bolsas começaram a cair, sendo que em 2008 o problema veio ao de cima sem reservas.
Contudo, em termos do valor dos imóveis em Portugal, as coisas aguentaram-se +/- até ao pedido de resgate do engenheiro em meados de 2011.
A partir daí foi o descalabro.
Tinha aqui casas e apartamentos a serem vendidos a menos de metade do que haviam custado 15 anos antes.
Eu na verdade aproveitei essa altura para comprar a minha casa.

....
1M ...
com cozinha de 4m2 ?
...

sobre isso das cozinhas, esse design não foi importado dos EUA ?

é tudo open space para os convidados :

som ambiental :

- barulho de panelas, de frigideiras, de pratos, do exaustor, talheres, do próprio cozinhar

cheiro ambiental :

- cebola e alho e outras especiarias e do peixe ou carne ou outros aromas tipo feromonas lançadas ao ar pelos fritos e grelhados e cozidos, o próprio lixo orgânico ali perto num caixote....

desarrumação ambiental :

- pratos, frigideiras, panelas, tupperwares, tudo ali na bancada depois de um almoço ou jantar
- migalhas arrastadas pela sala pelos pés descalços ou com pantufas
- detritos alimentícios espalhados pela mobília dos vapores dos cozinhados
- cheiros entranhados nos tecidos sofás ou cortinas ou almofadas

Last edited:

som ambiental :

- barulho de panelas, de frigideiras, de pratos, do exaustor, talheres, do próprio cozinhar

cheiro ambiental :

- cebola e alho e outras especiarias e do peixe ou carne ou outros aromas tipo feromonas lançadas ao ar pelos fritos e grelhados e cozidos, o próprio lixo orgânico ali perto num caixote....

desarrumação ambiental :

- pratos, frigideiras, panelas, tupperwares, tudo ali na bancada depois de um almoço ou jantar

Importado de países onda vais comprar o jantar em caixas de cartão.

Para comprar casa para habitação é um erro andar a pensar em bolhas.

O importante é comprar uma casa compativel com o nosso orçamento.

E olha que vejo esse erro a ser cometido para os dois lados: tanto pessoas que não compram casa porque estão à espera que a "bolha rebente", como pessoas que compram casas acima do que podem comprar por simples FOMO.

Honestamente, hoje em dia acredito que o segundo caso é bem mais comum que o primeiro.

Já não vejo pessoas à espera para comprar casa, antes pelo contrario: vejo tudo desesperado para comprar o mais rapido possivel, mesmo a preços completamente fora do seu pé, porque creem que quanto mais esperarem mais dificil será comprarem casa. É o "agora ou nunca".

E isto, meus amigos, é a receita para o "desastre".

Last edited:
Estou a rever agora o meu CH, apresentaram-me a seguinte proposta:

Tx fixa 2 anos: 2,25%
Prazo: 30 anos
Seguro vida OUT sem agravamento das condições
Suporte total custos transferência

Estou a ponderar seriamente.

Muita Bom!
Bankinter?

Hoje em dia com 30k nem pagas os impostos de aquisição....

som ambiental :

cheiro ambiental :

desarrumação ambiental :

Não.
Podes até ter importado o conceito de open space, mas as casas americanas tem cozinhas que metem as nossas casas actuais num canto.... (e não são apenas as cozinhas).
Nao pensemos em States como sendo apenas Manhattan.
A grande parte do país tem grandes casas com grandes espaços...

não digo que não tenhas razão, mas o desespero da malta a comprar casa é tanta que...não é raro em T2 dos anos 90 oferecerem mais 10 ou 20K só pa conseguir fechar negócio de imediato, a mim quase fizeram fila e só não foi mais porque o valor já era algo puxadote para o mercado, e mesmo assim ainda foi " jackpot ".
Isto pa dizer que a fila ainda é longa e resta saber quando vai encurtar.

Quem comprou acho que ia com taxa de esforço máx autorizada de 50% ou o que era, fiquei parvo, pensei que era 33% máx :sh)

Basta ver aliás que hoje numa qualquer periferia quse n há placas " vende-se " .

Há uns 5 anos era uma diferença brutal.

E a malta já se vai " formatando ". O que era 90K hoje está a 220 e para muitos assim se avança, e como referes e bem, isto num abanão económico eu não sei não....

Para comprar casa para habitação é um erro andar a pensar em bolhas.

O importante é comprar uma casa compativel com o nosso orçamento.

E olha que vejo esse erro a ser cometido para os dois lados: tanto pessoas que não compram casa porque estão à espera que a "bolha rebente", como pessoas que compram casas acima do que podem comprar por simples FOMO.

Honestamente, hoje em dia acredito que o segundo caso é bem mais comum que o primeiro.

Já não vejo pessoas à espera para comprar casa, antes pelo contrario: vejo tudo desesperado para comprar o mais rapido possivel, mesmo a preços completamente fora do seu pé, porque creem que quanto mais esperarem mais dificil será comprarem casa. É o "agora ou nunca".

E isto, meus amigos, é a receita para o "desastre".

Conheço quem tenha 2 apartamentos ali em torno da praça do chile em LX, ou av alm reis / av roma portanto são 2 apartamentos muuuuito valiosos, a precisar de obras, vazios há vários anos mas sem estarem decadentes, e não é que insistem em não os vender?

Faziam uma pequena fortuna....esta malta é doida, havia de ser eu [:p]

Neste momento imobiliário parado = torrar dinheiro.....se e quando a bolha rebentar aí boa sorte pa vender.

Back