Tópico dos carros eléctricos

Reduzir a comparação de um mx30 com um dacia spring a uma mera 'autonomia mais baixa' tem tanto sentido quanto dizer que um porsche 911 tem menos espaço que uma ford trasit.

Um é um galinheiro com rodas, outro é um carro de qualidade considerável, cuja autonomia acompanha o seu conceito. 150km de autonomia é semelhante à concorrência da altura, mini cooper SE e honda E.

Conduzi um há uns anos e gostei bastante.​

Nunca conheci nenhum deles mas não duvido da distância que os separa.
Em todo o caso, os 150kms são mesmo muito poucos. Acho que de uma forma ou de outra estes carros deviam ter uma autonomia minima de 250kms.

Nunca conheci nenhum deles mas não duvido da distância que os separa.
Em todo o caso, os 150kms são mesmo muito poucos. Acho que de uma forma ou de outra estes carros deviam ter uma autonomia minima de 250kms.

Também acho bastante curto, especialmente porque tenho o pé pesado, mas depende das necessidades de cada um.

Para autonomia de 250km precisava de mais bateria, o que se traduz em maior peso e volume, ou seja, lá se foi o conceito.

Tenho um conhecido com um e é mesmo isso, claro que sendo um Mazda tem muito mais qualidade que um Dacia, ele gosta muito mas a autonomia é mesmo muito limitada (tipo 150-180km). Dentro do mesmo género também há o Mini E.

Será que vem aí novidades da Tesla neste campo?

Porreiro era fazerem packs de bateria no futuro, i.e, de 4 em 4 anos fazias upgrade à tua bateria, com nova autonomia e capacidade de carregamento.
Não necessariamente, podem estar a preparar terreno para o camião deles(e outros).

c

Muito bem visto, o camião! nem me tinha lembrado disso, deve ser mesmo preciso carregamentos super rápidos com baterias grandes!

game changer

Usando a tua expressão, será?

Os camiões Tesla não se podem vender na Europa devido à falta de cabine.

Até agora não mostraram nenhuma versão para a Europa.

Não sei se na Noruega as limitações são diferentes e podem-nos lá vender.

Ainda há pouco tempo vi um vídeo da Nova Zelândia, onde o preço dos camiões elétricos até ficava mais barato que os diesel. Chineses claro e surpreendia os camionistas o preço. Lá o Tesla semi parece que pode ser vendido.

O da Tesla pelo menos parece ter uma eficiência muito boa, mas e é mas não está no mercado, enquanto que já existem alternativas já faz pelo menos 2 anos.

Game changer, mas só nos EUA.

poderá ser uma "guerra acesa" com novo id3.neo pela liderança do segmento C

Está caro.[:D]

Vamos ver o que fazem de preços, mas 40.000€ versão intermédia bateria de 58kWh e 48000€ para versão de 79kWh que só é possível na versão mais cara.

iD-Disaster com o APP310.
Já há uns anos que os ID usam outro motor(app550 e seu derivado com menos binário nas versões mais fracas)... e preocupa-me mais os que estão a ir para as oficinas por células mortas/defeituosas que pelo relato de uma oficina que quer vender os seus serviços

Tenho um conhecido com um e é mesmo isso, claro que sendo um Mazda tem muito mais qualidade que um Dacia, ele gosta muito mas a autonomia é mesmo muito limitada (tipo 150-180km). Dentro do mesmo género também há o Mini E.

Eu conheço um que TINHA um! Adorou o conceito e era fã da marca, mas a autonomia matou-o!

Não sei por que valor foi entregue, mas sei que agora tem um R5...

O R5 também é uma opção para o nosso user, mesmo sem bateria LFP, se ele conseguir meter a carga rápida é capaz de ficar dentro do orçamento e é um carro muito fixe.

Está caro.[:D]

Vamos ver o que fazem de preços, mas 40.000€ versão intermédia bateria de 58kWh e 48000€ para versão de 79kWh que só é possível na versão mais cara.

a versão antiga era um TOP3 na Europa
este novo, é melhor, mais equipado, mais bonito, com mais qualidade e bateria maior ...e mais barato !

Já há uns anos que os ID usam outro motor(app550 e seu derivado com menos binário nas versões mais fracas)... e preocupa-me mais os que estão a ir para as oficinas por células mortas/defeituosas que pelo relato de uma oficina que quer vender os seus serviços
Abre os horizontes..

Hoje a BMW decidiu pregar um susto a toda a gente. Um erro de software fez com que esta mensagem aparecesse em carros por todo o mundo 😅

7c49bcd9d3be56deb708fec492cae064.jpg

olha, nem de propósito, hoje eu vi este vídeo de manhã, a propósito de uma bateria de um tesla em que apareceu a mensagem que aquilo estava a dar o berro:

No grupo Tesla Club Portugal no Facebook infelizmente há casos desses quase que diariamente (curiosamente, a grande maioria dos casos é com baterias NCA Panasonic, NMC da LG há algumas, LFP não vi ainda nenhum caso).

Abre os horizontes..
Não percebi isso... abre os horizontes? Eu gosto tanto de tecnologia e VE que sou presença assídua nos ENVE e e-car show e vou ver todas as marcas, queres melhor que isso?
Sou tambem membro de vários grupos no FB das mais variadas marcas.
Tenho um ID, recomendei a compra de um MG4 a uma familiar e um outro familiar tem um Model 3 e um BZ4x, um colega do trabalho perguntou-me por "suv" de determinado tamanho e sugeri-lhe 3:
Skoda Enyaq(ele tem uma Octavia Break)
Model Y
Xpeng G6
Está inclinado para o último.

E sim o app310 levou um update ao nível do inversor igual ao que equipa o app550, pelo menos do que me lembro de ler "por aí".

pode acontecer a todos ... mas umas marcas abrem telejornais e CS ... outros nem por isso

Relativamente a carros elétricos, fiquei impressionado com a quantidade de Xpeng que vi na Dinamarca, muitos G9 e G6.
Vi muitos ID (vários ID.7), mas sobretudo ID.4 e 3 e vi muitos, mas mesmo muitos E-tron.
Mercedes também vi muitos, sobretudo táxis e ubers.
Vi poucos BYD, muito poucos elétricos da stelantis e poucos Renault.

Isto é apenas uma análise a olho, não fui consultar os rankings, vai na volta e é ao contrário do que disse 😄

Edit: esqueci-me da Toyota (BZ4X, urban Cruiser e do CHR+ e também da Skoda (muitos Elroq).

Last edited:
Back