Stellantis em crise

Voltando ao tópico, neste vídeo expõe-se a gestão "milagrosa" de Carlos Tavares, vista pelo lado norte-americano. A verdade nua e crua sobre sobre o estado em que o grupo ficou depois da sua saída! Cabe à equipa de António Filosa repor a companhia na rota certa:

As ações estão agora no limiar dos 5 paus, e o mercado divide-se entre a compra forte ou manter o portfólio; vou comprar mais algumas pois tenho confiança que as mudanças estruturais e de filosofia, assim os novos carros permitirão o rebound da companhia, pelo menos até aos 12\14 paus. Aliás, mesmo com toda a concorrência a apresentar carros em catadupa e os novos players no mercado (leia-se Chineses), os resultados já começam aparecer.

Pelo que leio nos fóruns, de malta que lá trabalha ou trabalhou, existem excelentes engenheiros e estão a ser contratados muitos mais. O problema era mesmo a Gestão e a sua obsessão pelos cortes orçamentais em todas as áreas (da I&D à produção!); Carlos Tavares preferia dar garantias pós-venda do que resolver os problemas em casa antes de colocar os carros no mercado (que se lixasse a qualidade, fiabilidade ou reputação!). Preferia contratar fornecedores Tier 1 em vez de Tier 3 para assim baixar os custos de produção... mas continuava a vender os carros a preços exorbitantes, etc! Aliás havia fornecedores que já nem concorriam pois sabiam que não iriam ganhar, nem se davam ao trabalho!!

Enfim... Este Senhor, com tanta experiência no mercado, não sabia que cliente descontente, por mais apaixonado que seja por uma marca, dificilmente voltará?? Não sabia que o passa-palavra é a pior das publicidades? Que também iria prejudicar os concessionários?? Talvez não soubesse, mas sabia certamente que margens operacionais de 12/14% - à lá Ferrari - lhe dariam direito a um cheque monstruoso!!

Ainda gostava de ver os americanos a elogiarem carros fora dos EUA
e comparar anos e anos da cultura pick-up, motores v6 e v8, grandes autoestradas... com o forte da stellantis B/C ... a mim, parece-me só estranho !

E já agora, na Europa, no 1° semestre a stellantis não aumentou as vendas ?

O quê?? Nos EUA os carros de fora dos EUA têm melhor reputação e imagem do que os carros de marcas Norte-Americanas. Tu não poderias estar mais errado!

A marca mais vendida nos EUA é a TOYOTA. Imaginas algum dia a marca mais vendida da Europa não ser uma marca europeia? Os europeus são muito mais chauvinistas.

e comparar anos e anos da cultura pick-up, motores v6 e v8, grandes autoestradas... com o forte da stellantis B/C ... a mim, parece-me só estranho !

E já agora, na Europa, no 1° semestre a stellantis não aumentou as vendas ?
É normal.

As marcas fazem carros à imagem do seu país, com a vantagem (ou desvantagem) da Europa ser um misto de países com valores diferentes.

Um RAM não serve para as ruas da Itália da mesma forma que um 500 não serve para as auto estradas da América.

O quê?? Nos EUA os carros de fora dos EUA têm melhor reputação e imagem do que os carros de marcas Norte-Americanas. Tu não poderias estar mais errado!

A marca mais vendida nos EUA é a TOYOTA. Imaginas algum dia a marca mais vendida da Europa não ser uma marca europeia? Os europeus são muito mais chauvinistas.
Achas que os europeus compram carros europeus por serem chauvinistas?

Compram porque são os melhores carros para o uso que lhes é dado.

Dou-te um exemplo, recua 10 anos, EUA têm gasolina ao preço da chuva, Europa dependente de gasóleo. Nessa altura tínhamos os melhores motores diesel, perfeitamente normal que se vendam mais europeus com bons motores diesel do que V8 a gasolina...

Last edited:
Estava lá o link com as informações, mas está aqui

Quanto aos tampões... parece 1 moda que voltou.. em especial nos electricos por causa da aerodinâmica

Ok entao será uma espécie de promo? Nao sei se de algum concessionario em especifico? Porque no site nao aponta pra isso.

Mas sim havendo clio a gás caixa auto 120cv e ainda pra mais a gás, é mt mt bom.

Já agora como andam os prazos de entrega? É que já por 2x esperei 3 a 4 meses.

Não acontecerá novamente. Não tenho pachorra.

Achas que os europeus compram carros europeus por serem chauvinistas?

Compram porque são os melhores carros para o uso que lhes é dado.

Dou-te um exemplo, recua 10 anos, EUA têm gasolina ao preço da chuva, Europa dependente de gasóleo. Nessa altura tínhamos os melhores motores diesel, perfeitamente normal que se vendam mais europeus com bons motores diesel do que V8 a gasolina...

Mas lá compram imensos carros de marcas estrangeiras, a marca mais vendida lá nem sequer é dos EUA, na Europa principalmente nos países que fabricam automóveis como a Alemanha e a França, as pessoas são menos abertas a marcas etrangeiras. Embora isso esteja a mudar porque agora a oferta é muita e variada felizmente.

Imaginas uma Toyota, Kia ou Hyundai ser um dia a marca mais vendida na Alemanha ou na França? Pode acontecer claro mas será daqui a muitos anos.

A Toyota até tem várias fábricas na Europa umas delas até em França, a Kia também, a Nissan, a Ford, a Suzuki, etc..

Mas lá compram imensos carros de marcas estrangeiras, a marca mais vendida lá nem sequer é dos EUA, na Europa principalmente nos países que fabricam automóveis como a Alemanha e a França, as pessoas são menos abertas a marcas etrangeiras. Embora isso esteja a mudar porque agora a oferta é muita e variada felizmente.

Imaginas uma Toyota, Kia ou Hyundai ser um dia a marca mais vendida na Alemanha ou na França? Pode acontecer claro mas será daqui a muitos anos.

A Toyota até tem várias fábricas na Europa umas delas até em França, a Kia também, a Nissan, a Ford, a Suzuki, etc..
Ainda à dias li uma entrevista ao CEO da Audi acerca disso.

Muitas marcas adaptam os carros aos países que vão ser vendidos, outras marcas são universais, o mesmo modelo serve para todo o mundo (penso que seja o caso da Toyota). Agora imagina o alemão que tem milhares de km de auto estrada, algumas sem limite de velocidade, vai querer carros para isso, já o francês ao fim de semana vai para a casa no campo, quer um carro confortável para andar em terra batida e assim em diante. Ninguém conhece melhor o que o alemão quer do que o próprio alemão, ou francês, ou inglês, ou italiano.

Há de tudo, há chauvinistas, há antis, há fanáticos etc e tens alguma razão, mas não acho que seja a principal.

Na Europa o segmento B e C é muito forte, Toyota tem concorrência séria, nos Estados Unidos não, pelo menos não me ocorre um carro americano que faça concorrência a sério com um corolla por exemplo.

Na Alemanha em específico há muita força no segmento D onde a Toyota perde expressão

Ainda à dias li uma entrevista ao CEO da Audi acerca disso.

Muitas marcas adaptam os carros aos países que vão ser vendidos, outras marcas são universais, o mesmo modelo serve para todo o mundo (penso que seja o caso da Toyota). Agora imagina o alemão que tem milhares de km de auto estrada, algumas sem limite de velocidade, vai querer carros para isso, já o francês ao fim de semana vai para a casa no campo, quer um carro confortável para andar em terra batida e assim em diante. Ninguém conhece melhor o que o alemão quer do que o próprio alemão, ou francês, ou inglês, ou italiano.

Há de tudo, há chauvinistas, há antis, há fanáticos etc e tens alguma razão, mas não acho que seja a principal.

Na Europa o segmento B e C é muito forte, Toyota tem concorrência séria, nos Estados Unidos não, pelo menos não me ocorre um carro americano que faça concorrência a sério com um corolla por exemplo.

Na Alemanha em específico há muita força no segmento D onde a Toyota perde expressão

Há de tudo em todo o lado mas os europeus são claramente mais chauvinistas do que os Norte-Americanos, principalmente os franceses e os alemães que são os piores dos europeus claramente. E não é só nos carros, ainda agora estou a ter uma discussão online sobre supermercados e quase todos os alemães dizem que não existem supermercados estrangeiros na Alemanha porque os deles (Lidl e Aldi) são melhores do que os outros todos da Europa, isto é simplesmente patético, é isto, são insuportáveis, arrogantes e chauvinistas. Os Norte-Americanos por exemplo são os primeiros a dizer mal do Walmart, só para termo de comparação em termos de atitude e de honestidade.

A GM e a Ford fazem carros ao nível da Toyota excepto em fiabilidade mas tanto Ford como GM são mais fiáveis do que os Vw.

Não sei com que alemães estranhos andas a falar, mas como sabes tenho fortes raízes nesse país e nunca ouvi 1 alemão sequer com esse tipo de discurso... [:p]

Não sei com que alemães estranhos andas a falar, mas como sabes tenho fortes raízes nesse país e nunca ouvi 1 alemão sequer com esse tipo de discurso... [:p]

Isso é porque és um alemão chauvinista como aqueles que estou a falar. Tu nem sequer com dados e estatísticas reais de milhares de automóveis consegues admitir que os carros alemães estão entre os menos fiáveis do mercado. É a isso que se chama fanatismo.

Pergunta a um alemão porque é que na Alemanha não existem supermercados estrangeiros então. Só os deles é que são bons é isso? Um país que está inclusivé muito longe do melhor que faz no Mundo a nível de gastronomia e diversidade alimentar e que tem elevadas taxas de obesidade e uma das piores esperanças médias de vida entre os países desenvolvidos. Os Norte-Americanos e os Britânicos por exemplo têm uma gastronomia tradicional de porcaria e eles são os primeiros a admiti-lo (daí que os supermercados Britânicos tenham uma grande variedade produtos de todo o Mundo para poderem ter acesso a outros tipo de dieta mais saudável), já os alemães não conseguem ser honestos e admitir o mesmo.

Last edited:
Após este tempo todo, ainda me consegues surpreender com o nível de alarvidades que debitas, incrível!! apr:)apr:)apr:)[:)][:)][:)][:)]

Após este tempo todo, ainda me consegues surpreender com o nível de alarvidades que debitas, incrível!! apr:)apr:)apr:)[:)][:)][:)][:)]

E tu em vez de responderes às perguntas, só sabes insultar e fazer e ataques pessoais.

Explica lá porque é que na Alemanha não há cadeias de supermercados estrangeiros.​ Explica-me por favor. Sou todo ouvidos. Gostava mesmo de saber. Perguntei a esses alemães e o que me responderam foi o que os supermercados deles são melhores. É isto. Uma resposta que é apenas chauvinismo e fanatismo puro.

Se quiseres passamos a conversa para outro tópico mas gostava mesmo de saber a tua opinião já que és parcialmente alemão.

Vou mudar esta conversa para este tópico: https://forum.motorguia.net/forum/m...rcas-brancas-private-label/page7#post14721639

Last edited:
E tu em vez de responderes às perguntas, só sabes insultar e fazer e ataques pessoais.

Explica lá porque é que na Alemanha não há cadeias de supermercados estrangeiros.​ Explica-me por favor. Sou todo ouvidos. Gostava mesmo de saber. Perguntei a esses alemães e o que me responderam foi o que os supermercados deles são melhores. É isto. Uma resposta que é apenas chauvinismo e fanatismo puro.

Se quiseres passamos a conversa para outro tópico mas gostava mesmo de saber a tua opinião já que és parcialmente alemão.

Vou mudar esta conversa para este tópico: https://forum.motorguia.net/forum/m...rcas-brancas-private-label/page7#post14721639

Não há porque desistiram de tentar.

O wallmart em menos de 10 anos, na alemanha, perdeu mais de mil milhões de dólares e teve de 'fugir'.

Já o aldi é o grupo com maior número de supermercados (não hypers) nos EUA e continua a ser o que mais cresce.

Não há porque desistiram de tentar.

O wallmart em menos de 10 anos, na alemanha, perdeu mais de mil milhões de dólares e teve de 'fugir'.

Já o aldi é o grupo com maior número de supermercados (não hypers) nos EUA e continua a ser o que mais cresce.

Isso só prova o que eu disse, os alemães são mais chauvinistas do que outros povos porque obviamente há melhores cadeias de supermercados e muito melhor comida do que a comida alemã mas ele recusam-se a comprar nos supermercados não alemães.

Não foi só o Walmart que não conseguiu, foram todos os estrangeiros.

Isso só prova o que eu disse, os alemães são mais chauvinistas do que outros povos porque obviamente há melhores cadeias de supermercados e muito melhor comida do que a comida alemã mas ele recusam-se a comprar nos supermercados não alemães.

Não foi só o Walmart que não conseguiu, foram todos os estrangeiros.

Só prova que és quadrado.

Se podem comprar por 100 nos supermercados nacionais, que por acaso até são referências a nível mundial, porque vão comprar a 130 numa cadeia estrangeira?

O wallmart vendia cerca de 30% mais caro, e quando viu que não tinha qualquer hipótese contra os discounters alemães tentou ganhar volume ao vender abaixo do preço de custo, mas rapidamente foi corrigido, e muito bem, pela legislação local.

Só prova que és quadrado.

Se podem comprar por 100 nos supermercados nacionais, que por acaso até são referências a nível mundial, porque vão comprar a 130 numa cadeia estrangeira?

O Lidl e o Aldi vendem por ser barato. Mas em termos de variedade e mesmo qualidade ficam atrás das cadeias de supermercados de outros países.

Porque a comida alemã está muito longe de ser referência no que quer que seja. Os alemães apesar de terem um sistema de saúde de topo têm uma das taxas mais altas de obesidade da Europa e uma esperança média de vida apenas 2 anos superior à dos EUA que nem sequer tem saúde universal e tem gangs que se matam diariamente às dezenas o que baixa a esperança média de vida.

A Alemanha em gastronomia e saúde não é referência no que quer que seja por muito que os alemães se achem superiores. O Lidl e o Aldi têm preço baixo e são muito agressivos nas suas aberturas, por isso é que crescem. Nao é por serem melhores. A comida em si não é referência.​

E tu com a conversa do Walmart, ninguém defendeu o Walmart, os Norte-Americanos são os primeiros a dizer mal do Walmart. Os EUA têm dezenas e dezenas de cadeias de supermercados para além do Walmart.

Back